quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Recife: Porto reivindica novos cursos para UPE de Garanhuns

Para deputado, Universidade deve contar
com as habilitações em Farmácia e Enfermagem.

O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) iniciou o segundo mandato parlamentar comprometido com a criação dos cursos de Enfermagem e Farmácia no Campus da Universidade de Pernambuco (UPE) aqui de Garanhuns. 

O petebista argumenta que os dois cursos vão formar profissionais capacitados a suprir as vagas crescentes nos segmentos no Agreste Meridional, região com 641,7 habitantes. Na última segunda-feira (04.02), Porto apresentou indicações à Mesa Diretora da Alepe solicitando à UPE a instalação dos dois cursos.

De acordo com o deputado, atualmente os interessados em cursar Farmácia e Enfermagem na UPE são obrigados a se deslocar para o Recife. "É importante que quem não dispõe de recursos financeiros possa estudar numa universidade de excelência, sem ter que deixar sua região de origem", afirma na justificativa das indicações.

O texto frisa ainda que Garanhuns, com cerca de 135 mil habitantes e cidade-polo da região Agreste Meridional do estado de Pernambuco, atende a demanda dos 26 municípios da região, sobretudo no que diz respeito à saúde. E observa que o Hospital Regional Dom Moura, tem papel fundamental nesse atendimento.

O deputado enfatiza que o aumento crescente da demanda de profissionais de nível superior para o setor de saúde, bem como a ausência de cursos de enfermagem e farmácia gratuitos na região, "tornam imprescindível a criação destas faculdades na UPE de Garanhuns". Nas indicações, Porto solicita o envio do seu pleito ao governador Paulo Câmara, ao secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, e ao reitor da UPE, Professor Pedro Henrique de Barros Falcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário