quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Abrigo São Vicente de Paulo é beneficiado com ação de Saúde

Iniciativa, realizada através do Governo local, foi realizada nesta quinta (27)
levou diversos atendimentos preventivos para os idosos do abrigo. (Secom/PMG).

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã desta quinta-feira (27), uma ação de promoção à saúde no Abrigo São Vicente de Paulo. O público-alvo da iniciativa foram as idosas do local, beneficiadas por meio dos diversos serviços de saúde ofertados pela pasta. O momento contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes e de uma equipe multiprofissional, responsáveis pelo atendimento especial.

Entre os serviços, foram ofertados 25 atendimentos em saúde bucal, 10 atendimentos médicos, 20 aferições de pressão arterial, 10 vacinações, além de testes de glicemia, avaliação com nutricionista, atendimentos de enfermagem, testes rápidos, alongamento, dança, música ao vivo e ações de embelezamento. “Já fiz meus exames de prevenção este mês e com essa ação de hoje aproveitei para fazer outros exames que ainda faltavam”, declarou Esmerinda Tavares, de 90 anos, que foi uma das beneficiadas pelos atendimentos.

A titular da pasta de Saúde em Garanhuns, Nilva Mendes, destacou a importância da ação in loco para as idosas. “Todos os idosos precisam desse cuidado especial, pensando sempre na prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Para nós, é uma satisfação imensa encerrar nossas ações itinerantes neste ano aqui, atendendo as demandas deste público, para que ele possa envelhecer com uma maior qualidade de vida”, finalizou.
.

.

.

Magia do Natal terá Adilson Ramos em seu último final de semana

Palco Prefeitura também contará com programação na
segunda-feira (31), a partir das 22h. (Secom/PMG).

A Magia do Natal vai chegando ao final de mais uma edição, com grandes apresentações no Palco Prefeitura. A partir da sexta-feira (28), os moradores e turistas poderão curtir os shows no polo localizado em frente ao Palácio Celso Galvão. A virada de ano também vai contar com programação na segunda-feira (31).

Bebeto Oliveira e a Banda Planeta do Sol irão abrir a série de shows na sexta-feira (28), a partir das 19h. O Grupo Free Style e a banda Blues For Us também se apresentam na noite. No sábado (29), também a partir das 19h, será a vez do Grupo Bambolear, Quinteto Brasis, Carla Marques e Hercinho. O artista carioca Adilson Ramos será o último a cantar no polo, com um repertório formado por canções que emocionam o público, como “Só Liguei Porque Te Amo”, “Sonhar Contigo” e “Vem Pra Mim”.

No domingo (30), as apresentações culturais vão ficar por conta do Reisado Santíssimo Redentor; Reisado Unidos Com Alegria; Banda Crossroad; Companhia Teatral Suart - Mamulengo e Orquestra Manoel Rabelo.

Este ano, a partir das 22h, o “Show da Virada” terá as apresentações dos grupos Ki Zueira e Ousadia, que trarão muito pagode e samba para quem estiver no Palco Prefeitura. O garanhuense Nando Azevedo será a última atração de todo o evento e promete trazer um show de forró que vai esquentar o público. O cantor também fará a contagem regressiva para a virada de 2018 para 2019. A decoração dos polos permanece até o dia 06 de janeiro.
.

.

Paulo reforça Educação com nomeação de 1 mil novos professores

Docentes, atuarão em todas as regiões do Estado nas áreas
de Educação Básica, Especial e Profissional. (Foto: Hélia Scheppa/SEI).

Cumprindo seu compromisso com a valorização e o fortalecimento da educação pública em Pernambuco, o governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (27), no Palácio do Campo das Princesas, ato de nomeação de mil novos professores efetivos da Rede Estadual de Ensino. Os docentes, que atuarão nas áreas de Educação Básica, Especial e Profissional em escolas de todas as regiões do Estado, foram classificados no último concurso público para professor, realizado e homologado em 2016, pelo Governo de Pernambuco. Com este ato, o Estado passa a somar mais de 4.600 nomeações de professores para a rede estadual realizadas nos últimos quatro anos.

Com a nomeação dos novos professores efetivos da Rede Estadual, a Educação Básica ganhará o reforço de 897 docentes; outros 75 vão compor o quadro da Educação Especial; e 28 serão destinados à Educação Profissional. Dos mil novos docentes, 375 atuarão nas escolas da Região Metropolitana do Recife, 143 na Zona da Mata, 197 no Agreste e 285 no Sertão. Vale salientar que, para atender a demanda que as escolas da Rede Estadual vêm recebendo nos últimos anos, o certame de 2016, que previa inicialmente a nomeação de 3.000 novos professores, conforme edital divulgado, nomeou de uma única vez 3.670 docentes nos últimos quatro anos, somando, com estas de hoje, 4.670 nomeações para a Rede Estadual de Ensino.

Balanço – Dos 4.670 docentes nomeados em Pernambuco, nos últimos quadro anos, 4.038 compõem o quadro da rede de Educação Básica, 315 na Educação Especial e 317 na Educação Profissional. No recorte por região, foram nomeados 1.829 na Região Metropolitana do Recife e 2.841 no interior do Estado. Atualmente, a Rede Estadual de Pernambuco conta com 1.060 escolas e 580 mil estudantes.
.

.

.

Sobrinho é suspeito de matar tio a facadas na cidade de Capoeiras

Herança, teria motivado discussão, e em seguida o homicídio. Vítima e suspeito 
estavam bebendo quando começaram a discutir, segundo a PM. (G1 Caruaru e Região).

Na tarde desta quarta-feira (26) um agricultor de 55 anos foi morto a facadas após discutir com o sobrinho, que é suspeito de cometer o crime em Capoeiras.

De acordo com a Polícia Militar, o agricultor e o sobrinho bebiam na casa da vítima desde a terça-feira (25) e começaram a discutir pela residência, que é herança dos dois.

Ainda segundo a Polícia Militar, a vítima havia decidido que a casa se tornaria um bar, mas o suspeito não queria aceitar o acordo e começaram a discutir. Em seguida, o sobrinho teria atingido o tio com dois golpes de faca.

Até a publicação desta matéria, o suspeito não havia sido encontrado; apesar disso, policiais localizaram a arma do crime ainda com o sangue da vítima. A Polícia Civil aqui do Estado de Pernambuco, vai investigar o caso.

Túlio Gadêlha entra com representação contra Alexandre Frota

Representação, foi protocolada no Ministério Público Federal (MPF). O motivo alegado 
por Gadelha: Frota teria manifestado xenofobia. (JC Online – Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem).

O deputado federal eleito Túlio Gadêlha (PDT-PE) anunciou pelo seu perfil no Instagram que entrou com uma representação judicial no Ministério Público Federal (MPF) contra o também deputado federal eleito Alexandre Frota (PSL-SP). O anúncio da ação veio após Frota ter tido uma discussão com um usuário do Twitter nessa terça-feira (25) em que publicou, ironicamente, que o internauta com quem discutia “só podia ser de Pernambuco”.

A reação não demorou e o assunto foi um dos mais comentados na rede social no Recife nessa quarta-feira (26). “Xenofobia é crime. Agora é com a Justiça, Frota. Protocolei hoje interpelação judicial – pedido de explicações em juízo e representação contra o deputado paulista recém eleito, Alexandre Frota. Esse senhor não tem limites e agora irá aprender com as consequências dos seus atos”, postou Gadêlha.

Twitter - O bate boca na rede social começou quando o parlamentar eleito pelo PSL, mesmo partido de Bolsonaro, publicou que “o Twitter é a rede que mais tem professores, estudiosos, cientistas e lacradores culturais”, em tom jocoso. Em resposta, um usuário que se descreve no seu perfil como pernambucano afirmou: “também tem ator pornô que não paga a pensão do filho”. O vereador da capital pernambucana Ivan Moraes Filho (PSOL) foi um dos que responderam, chamando Frota de “babaca”.