quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Cemitérios públicos de Garanhuns não têm mais vagas para corpos

No maior da cidade, o São Miguel, alguns já foram sepultados de forma 
clandestina. (NE 10 Interior – Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Garanhuns).

Os dois cemitérios públicos aqui de Garanhuns, segundo reportagem publicada pelo Portal Ne 10 Interior nesta quarta-feira (19), estão sem vagas para fazer o enterro de corpos. Não há mais espaços disponíveis no São Cristóvão nem no São Miguel.

No maior cemitério da cidade, o São Miguel, localizado no bairro da Boa Vista, alguns corpos já foram sepultados de forma clandestina. Além destes, a cidade tem outros três cemitérios nos distritos e um particular, no bairro Parque Fênix.

Posição do Governo Municipal – Em contato com o Blog do Gidi Santos, o Prefeito de Garanhuns Izaías Régis, assegurou que a gestão já trabalha para solucionar o inconveniente. Segundo ele, um recenseamento será realizado, a fim de identificar os túmulos que foram abandonados pelas famílias daqueles indivíduos sepultados. 

Após o levantamento, o Governo Municipal dará início a construção de ossários em ambos os cemitérios. Os ambientes, servirão de abrigo para os corpos sepultados. Com isso, novos espaços serão abertos (estima-se que 600).

        Atualmente, 80% dos sepultamentos são realizados nos dois cemitérios públicos do município, o que justifica a superlotação e a dificuldade na manutenção deles.

          Ao falar ao Blog, o Prefeito demonstrou interesse em edificar um novo cemitério. Sua ideia esbarra no fato do Governo ter recebido um terreno em forma de doação, mas que todavia não tem escritura pública.

Assembleia terá Sivaldo Albino como representante de Garanhuns

Ex-vereador assumirá lugar de um dos deputados eleitos no PSB, que será
convocado para assumir uma secretária do Governo Paulo Câmara.

A ascensão do ex-gerente da Casa Civil do Governo do Estado de Pernambuco, Sivaldo Albino (PSB), à Assembleia Legislativa (ALEPE), vem sendo considerada como certa, por alguns veículos de imprensa, da capital pernambucana, Recife. Isso porque, o governador Paulo Câmara já teria decidido que pelo menos um deputado estadual da Frente Popular será convocado para o secretariado, a fim de abrir vaga na Alepe para Albino.

A informação, foi publicada na manhã desta quarta-feira, na coluna Fogo Cruzado, do Jornal Folha de Pernambuco, que é assinada pelo jornalista Inaldo Sampaio. Segundo ele, a decisão do Governador ocorre, haja vista ele considerar que Sivaldo não é um suplente qualquer. O entendimento do chefe do executivo faz sentido, afinal, Sivaldo foi vereador por quatro oportunidades e ainda presidente do Poder Legislativo de Garanhuns, por um partido nanico, o PPS, o que mostra a sua capacidade de articulação e convencimento político.

Pesou ainda na decisão de Paulo Câmara, segundo escreveu o experiente jornalista; o fato do ex-vereador ter aceitado o convite para se filiar ao PSB e se candidatar a deputado estadual, com a finalidade de armar palanque aqui em Garanhuns para o governador, que não conta com aliados de peso na região.

Com a candidatura decidida, Sivaldo foi à luta este ano, contra o prefeito Izaías Régis (PTB), aliado do senador Armando Monteiro. Armando derrotou Paulo Câmara por 9 mil votos de vantagem, mas não impediu que Sivaldo e João Campos, com que ele fez dobradinha, saíssem majoritários em outubro deste ano.

A partir do bom desempenho, Sivaldo será recompensado agora com uma cadeira na Assembleia Legislativa e desde já se transforma no candidato das oposições à sucessão de Izaías Régis, que é muito forte no município, e que já prepara um candidato competitivo do seu grupo para sucedê-lo a partir de 2021. Para o PSB, que nunca teve força expressiva em Garanhuns, a candidatura de Sivaldo caiu do céu. Ele disputará a prefeitura sentado na cadeira de deputado, o que o deixa eleitoralmente forte para enfrentar o candidato do PTB.

Fisioterapeutas falam sobre serviços oferecidos na UPAE local

Na oportunidade, profissionais  foram entrevistados na Rádio Jornal, 
pela radialista Samara Pontes, no Programa Consultório. (Vox Comunicação).

A Rádio Jornal de Garanhuns apresenta diariamente o programa Consultório, comandado pela radialista Samara Pontes, e sempre conta entre seus convidados com profissionais da UPAE Garanhuns, que conversam sobre suas especialidades e os serviços oferecidos à população dos 21 municípios da V Regional de Saúde.

Duas semanas atrás, portanto, na quinta-feira (06), os fisioterapeutas Gleydson Almeida e Natálya Vaz discorreram sobre seus atendimentos, e como as pessoas devem fazer para conseguir avaliação e sessões na UPAE. "As pessoas devem procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência. O médico vai analisar e, se for o caso, encaminhar para nossa Unidade." - Explicou Gleydson Almeida.

A UPAE unidade Garanhuns dispõe de quatro fisioterapeutas. Além de Gleydson e Natálya, conta ainda com Izabely Sales e Pâmela Correia. O setor funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. São serviços comuns na unidade: Na área de neurologia, geralmente sequelas de patologias que acometem o sistema nervoso (a exemplo do AVC), pediatria (crianças com retardo no desenvolvimento, síndrome de Down, e ainda de microcefalia), traumato-ortopedia (sequelas de fraturas, entorses, pós-operatórios) e reumatologia (artrite, artrose e fibromialgia), entre outros.

A Unidade Pública de Atendimento Especializado, UPAE Garanhuns está credenciada a Rede SUS, através da Secretaria Estadual de Saúde, sob a Gestão IMIP, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e a V Gerência Regional de Saúde.

Saúde: Izaías inaugura nova Academia de Musculação do Parque

Espaço, funcionará de segunda a sábado. Interessados em usar equipamento, devem 
se inscrever na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. (Secom/PMG).

Os frequentadores do Parque Euclides Dourado compareceram em peso à inauguração da Academia Garanhuns na noite desta terça-feira (18). O prefeito Izaías Régis, o vice, Haroldo Vicente e o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio participaram da cerimônia, junto aos demais secretários do Governo Municipal, os vereadores Daniel Silva e Gerson Filho, o ex-prefeito Silvino Duarte e demais autoridades. O espaço conta com uma área de 100m² e possui uma série de máquinas destinadas a musculação, alongamento e ginástica localizada. A academia estará funcionando a partir das 5h30min de amanhã (19) e irá atender às pessoas cadastradas previamente.

O secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, comemorou a instalação do espaço. “É motivo de muita alegria vivenciar um momento como esse de entregar uma academia de musculação e ginástica, que vai ser totalmente gratuita para a população de Garanhuns com equipamentos de tecnologia de aço inoxidável. Esta academia está beneficiando diretamente 720 pessoas, que serão acompanhadas por profissionais de Educação Física durante as atividades. Em breve, iremos divulgar um novo período de inscrições para que mais pessoas possam participar dessa ação”, comentou.
.

O prefeito Izaías Régis, que participou da inauguração do espaço nesta terça, explicou que o ambiente é um investimento na prevenção da saúde dos garanhuenses. “A Academia Garanhuns possui equipamentos adequados para cuidar preventivamente da saúde da nossa população, os professores estão preparados para orientar em atividades de musculação, ginástica, alongamentos, etc. Este é mais um investimento feito no Parque Euclides Dourado para benefício de todos os garanhuenses”, finalizou.

Para o servidor público Philip Ferreira, de 20 anos de idade, a nova academia irá tirar muitas pessoas do sedentarismo. “Anteriormente, eu fazia musculação em uma academia privada e agora, vou poder fazer exercício aqui mesmo no parque e gratuitamente. Esse local é muito moderno e vai beneficiar a saúde de muita gente”, explicou.

O espaço, funcionará de segunda à sexta, das 5h30min às 9h30min e das 17h às 21h, e aos sábados, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Os interessados em utilizar o espaço devem se inscrever previamente na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, localizada no Parque Euclides Dourado. Um novo período para inscrição deve ser divulgado em breve.
.

.

.

.

Trânsito: Abrigos de ônibus passam por alterações em Garanhuns

Mudanças, passam a valer a partir
da próxima quinta-feira (20). (Secom/PMG).

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, intermédio meio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), informa a população sobre as novas alterações e exclusões de abrigos de ônibus localizados em locais inapropriados para o embarque e desembarque dos passageiros no transporte coletivo; iniciativa que visa também a melhoria no fluxo de veículos pela cidade em horários de pico.

As mudanças dos abrigos não alteram o itinerário das linhas que fazem esse trajeto, porém a pasta solicita aos passageiros que estejam atentos quanto a esta alteração. Para esclarecimento de dúvidas e outras informações a população pode entrar em contato por meio do telefone: (87) 3762-3967 ou 3762-7069.

Lista de abrigos alterados:

- Abrigo localizado em frente ao Hiper Todo Dia (Extinto)
- Abrigo localizado na Av. Rui Barbosa em frente a
Caixa Econômica (Extinto)
- Abrigo Localizado em frente à Galeria Rui Barbosa
(Mudou-se para a calçada do Hotel Tavares Correia)
- Abrigo localizado na Rua Dr. José Mariano em frente
à Igreja Batista (Mudou-se para frente da gráfica Tyoflan)
- Abrigo localizado na Av. Duque de Caxias próx.
Ao semáforo nº 35 (Extinto).
- Novos abrigos instalados próximo na Av.
Duque de Caxias próx. a Igreja Shekina.
- Abrigo localizado na Av. Duque de Caxias
entre as Ruas Ebenezzer Furtado Gueiros e Enéas Lins (Extinto)
- Os dois abrigos localizados na Av. Duque de
Caxias no início e no término da Vila Militar (Extinto)
- Novo abrigo instalado em frente ao posto Ipiranga da Vila Militar