segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Gersinho Filho deve assumir Secretaria de Desenvolvimento Rural

Em seu lugar na Câmara, assume a primeira suplente da coligação 
PTB/PT/PSL, diretora Andréa Nunes; cuja base eleitoral está radicada na Cohab II.

Reeleito em 2016 para o seu terceiro mandato parlamentar, com a expressiva marca de 2,836 votos, ficando atrás apenas da vereadora Luzia da Saúde, a mais votada naquele ano (2,916), o vereador Gerson José de Carvalho Souza Filho, o popular Gersinho Filho (PTB), que já exerceu o posto de Presidente do Poder Legislativo Municipal de 2015 a 2016; deve ser confirmado no início do próximo ano, para ocupar o posto de Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns. A informação, foi repassada ao blog por uma fonte ligada ao Palácio Celso Galvão. A pasta, que equivale a antiga Secretaria de Agricultura, é comandada desde janeiro de 2017, pelo zootecnista João Paulo Sobral.

Acaso se confirme a informação, Gersinho dará lugar na Câmara, à diretora Andréa Nunes (PTB), que em 2016, ao alcançar 1,235 votos, sagrou-se primeira suplente de sua coligação, formada naquela época, pelos partidos PTB, PT e PSL. Andréa que é professora da rede pública de ensino, tem seu reduto eleitoral radicado no bairro da Cohab II.

Além da chegada dela; a Câmara pode passar ainda por outra mudança com a ida de Gersinho para a secretaria. É que segundo apurou o Blog do Gidi Santos, a presidência da comissão mais importante da Casa, a de Legislação, Justiça e Redação de Leis, até então ocupada por Gersinho, deve passar para o comando do atual líder do Governo Izaías na Câmara, Alcindo Correia (PCdoB). Com a ascensão ao posto, Alcindo passará a ocupar os dois espaços de maior importância da casa, depois do Presidente.
.

Abaixo, você confere as competências de atuação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns (SDRMA), que a partir de janeiro deve passar ao comando do Vereador Gersinho Filho:

Tem a função de coordenar medidas e políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico para a população da área rural do município, em consonância com questões ambientalmente sustentáveis e implementando novas tecnologias em auxílio do agronegócio e dos produtores rurais. A pasta também é responsável pela manutenção de estradas e demais vias que ligam o município aos distritos e à área rural de Garanhuns; além da manutenção do garantia safra, fiscalização e licenciamento ambiental, arborização urbana e demais atividades ligadas à gestão ambiental, no qual estão integradas o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA).

Academia de Musculação do Parque será inaugurada nesta terça

Espaço, contará com uma série de máquinas destinadas a
musculação, alongamento e ginástica localizada. (Secom/PMG).

O Governo Municipal promove amanhã (18), a partir as 18h30min, uma cerimônia de inauguração da Academia Garanhuns, localizada no Parque Euclides Dourado. O espaço contará com uma série de máquinas destinadas a musculação, alongamento e ginástica localizada. A Academia, está instalada numa área de 100m² e possui equipamentos em aço inoxidável, com tecido naval e acabamento polido para reflexão do sol.

A academia também contará com professores e estagiários de Educação Física, além da equipe administrativa e de limpeza. O espaço funcionará de segunda à sexta, das 5h30min às 9h30min e das 17h às 21h, e aos sábados, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Para utilizar, é necessário se inscrever previamente na Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, localizada no Parque Euclides Dourado. As inscrições foram realizadas no início deste mês, porém novos cadastros serão realizados nos próximos dias.

"Estamos cuidando da saúde das pessoas antes de cuidar da doença. Queremos os garanhuenses no parque e nas ruas praticando esportes, musculação, ginástica, dançando, tendo o seu lazer, descontraindo e usando seu tempo para coisas boas. Certamente, depois que começamos uma atividade física, mudamos completamente e levamos uma vida com muito mais saúde e alegria, por isso vamos entregar um equipamento de qualidade, que não deixa a desejar a nenhuma outra academia", pontuou o Prefeito Izaías Régis.

“Inicialmente, vamos atender 30 alunos por aula de musculação, cada atividade com duração de 40 minutos e sob acompanhamento de profissionais de Educação Física. Nossa meta não é desempenho, e sim a promoção da saúde e a socialização dos frequentadores da academia”, observou o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio Cavalcanti, que coordena o projeto.
.

Parque Euclides Dourado recebe melhorias em sua estrutura

Espaços para estacionamento e instalação
de leds fazem parte da ampliação. (Secom/PMG).

Além de viabilizar a instalação da Academia Garanhuns, que será inaugurada amanhã, dia 18 de dezembro, o Governo Municipal vem realizando outras melhorias no Parque Euclides Dourado. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), disciplinou os estacionamentos de motocicletas e veículos em frente ao espaço e desde a última semana, foram criados espaços exclusivos para estacionamento, garantindo uma melhor ordenação e otimizando os espaços.

O Governo Municipal de Garanhuns, também instalou cerca de 25 novas luminárias com tecnologia led em todo o complexo das quadras esportivas e dos espaços das academias, nas áreas de dança, de convivência e de eventos do Parque. Uma ampla reforma nos alambrados das quadras esportivas também está sendo realizada.

“Recentemente, foram instaladas luminárias em led em toda a extensão da pista de cooper, bem como em pontos estratégicos do Parque, melhorando consideravelmente a luminosidade daquele espaço e garantindo uma maior sensação de segurança. O prefeito já colocou como meta para 2019 a instalação gradativamente de novas luminárias em led no Euclides Dourado, até que tenhamos o Parque totalmente iluminado com essa tecnologia”, finalizou o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio Cavalcanti.
.

.

 .


Canibais são condenados por homicídios cometidos em Garanhuns

Somadas, as sentenças aplicadas ao trio chegam a 210 anos. Julgamento aconteceu no Fórum 
localizado no bairro de Joana Bezerra, área central do Recife e durou dois dias. (JC Online).

Após a primeira condenação ainda no ano de 2014 pelo assassinato de uma jovem em Olinda, o trio que ficou conhecido como os Canibais presos em Garanhuns foi sentenciado novamente no último sábado, dia 15 de dezembro, por duplo homicídio qualificado pela morte de mais duas mulheres, aqui em Garanhuns, no ano de 2012.

O juiz Ernesto Bezerra condenou Jorge Beltrão Negromonte da Silveira a 71 anos de reclusão; Isabel Cristina Pires da Silveira, a 68 anos; e Bruna Cristina Oliveira da Silva, a 71 anos e 10 meses. O segundo julgamento do trio traz um desfecho para o caso que chocou o País, principalmente pelo fato dos réus terem consumido a carne dos corpos das vítimas e usado para fazer e vender salgados em Garanhuns. As penas somadas superam 210 anos. As sentenças foram anunciadas por volta das 23h.
.

O julgamento aconteceu na 1ª Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no bairro de Joana Bezerra, área central do Recife e durou dois dias. O trio foi julgado pelos assassinatos de Gisele Helena Falcão, 31 anos, e Alexandra da Silva Falcão, 20 anos, e condenado por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de crueldade, impossível defesa da vítima), ocultação e vilipêndio de cadáver. Jorge e Bruna também foram condenados por estelionato e apenas Bruna, por falsa identidade, o que elevou sua pena. A defesa irá recorrer da sentença.

“Sempre busco o melhor resultado para o cliente que represento. Foi um processo difícil com repercussão incomensurável em relação até o convencimento do conselho de sentença (juri). Vamos buscar a cassação do veredicto em face de uma decisão manifestamente contrária à prova dos autos. O juiz sobrepesou de forma negativa e indevida”, afirmou Ércio Quaresma, advogado de Isabel Cristina Pires da Silveira.
.

Último lote de restituição do IRPF será pago nesta segunda, dia 17

Neste lote também estão restituições residuais de 2008 a 2017; as
consultas foram liberadas no último dia 10. (JC Online – Foto: Divulgação).

A Receita Federal paga nesta segunda-feira (17) as restituições referentes ao sétimo e último lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2018. Este lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. As consultas foram liberadas no último dia 10. Quem não estiver neste lote é porque está na malha fina.

O crédito bancário é destinado a 151.248 contribuintes e soma mais de R$ 319 milhões. Desse total, R$ 127.393.752,50 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade no recebimento: idosos acima de 80 anos, 19.081 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.157 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 9.297 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Malha fina - A Receita informa ainda que concluído o processamento dos formulários de 2018, 628 mil declarações ainda estavam retidas na malha fina até o último dia 10, devido a inconsistências nas informações prestadas.

A quantidade de documentos retidos até aquela data correspondia a 2% do total de 31.435.539 declarações do IRPF 2018 apresentadas este ano. "Desse conjunto de declarações retidas, 70,35% registra imposto a restituir, 25,88% tem imposto a pagar e 3,77% não apresenta imposto a restituir ou a pagar".

Para saber se estão na malha fina, os contribuintes podem acessar o Extrato de Processamento da DIRPF na página da Receita na internet. Para acessar o extrato da declaração, é necessário usar o código de acesso gerado na própria página do Fisco ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

“Ao acessar o extrato, é importante prestar atenção na seção ‘Pendências de malha’. É nessa seção que o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal, ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo”.

Segundo a Receita, se a declaração estiver na malha fiscal, nessa seção, “o contribuinte encontrará links para verificar com detalhes o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar sua situação apresentando declaração retificadora”.

"Inexistindo erro na declaração apresentada e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal. O agendamento para declarações do exercício 2018 começa a partir de janeiro de 2019", informa ainda a Receita Federal.