domingo, 16 de dezembro de 2018

Izaías: “Natal de Garanhuns será maior do que o de Nova York”

Confiança do chefe do poder executivo local, é motivada, sobretudo, 
pelo resultado expressivo da festividade em 2018, que já é visto pelas ruas.

Na última oportunidade em que falou ao Blog do Gidi Santos com exclusividade, neste caso no sábado (8), ocasião em que o cantor Guilherme Arantes apresentou seu show no Palco Prefeitura, o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), manifestou toda sua satisfação, em presenciar o êxito que vem obtendo a Magia do Natal de 2018. 

          Na ocasião, indagado sobre a perspectiva, onde o evento natalino da suíça pernambucana, possa torna-se o maior do Brasil, já no próximo ano, Régis demonstrou grande otimismo, atestando que a Magia do Natal, deve em breve, superar até mesmo um dos maiores natais do mundo, o da cidade de Nova York. Ontem (15), o Prefeito voltou a tocar nesse assunto, desta vez, diante do público que acompanhava os shows de Cafuringa e da banda The Fevers. A fala, ao tempo que contagiou os presentes, ainda produziu uma grande salva de palmas dirigida ao Prefeito. 

Essa confiança que parte do chefe do poder executivo local, é motivada, sobretudo, pelo resultado expressivo que vem obtendo a festividade. Além de um público surpreendente, que deve bater um milhão de pessoas, superando as 800 mil do ano passado; em 2018, mais de 40 milhões de reais devem ser injetados na economia local, por estímulo da Magia do Natal. Tudo isso, viabilizado, lembrou o Prefeito, graças ao empenho da equipe envolvida na produção do evento. Segundo Izaías, nada disso seria possível, acaso não houvesse a entrega total da Secretaria de Cultura e Turismo; e da Associação Casa do Artesão; que respondem pela ornamentação de ruas, praças e avenidas.



Ao Blog, Izaías chamou a atenção para o trabalho inspirador que está exibido pela cidade; naqueles que são os principais pontos de ornamentação e visitação; caso da avenida Santo Antônio, do Centro, da Praça Tavares Correia, onde o Relógio de Flores está localizado; da Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa, e do pórtico de entrada da cidade. Segundo Izaías, este ano, os profissionais envolvidos no trabalho, se superaram. “É preciso visitar cada um desses pontos. Só assim é possível incorporar toda a atmosfera que compõe o ambiente da Magia do Natal”, disse Régis ao Blog.

Câmara – Satisfeito com a Magia do Natal, na entrevista que concedeu ao Blog, o Prefeito ainda reservou espaço para expor a importância do Poder Legislativo Municipal, na consolidação do evento. Segundo Régis, o crescimento da festividade em 2018, também é devido aos parlamentares que aprovaram o projeto de Lei que autorizou o Governo Municipal, a promover aumento no investimento dirigido ao evento. Para Régis, isso é prova de que o Legislativo tem compromisso com o crescimento econômico do município. “Ano que vem, teremos ainda mais investimentos”, destacou o Prefeito.
.

Deputado na Magia do Natal – Com Izaías expondo a experiência vitoriosa do Natal de Garanhuns por todo o país, e servindo de anfitrião aos turistas que desembarcam na cidade; quem esteve circulando pelas ruas, praças e avenidas do município no último final de semana, a fim de contemplar a decoração e as atividades da programação do evento, que tanto envaidecem Régis e os garanhuenses, foi o deputado estadual diplomado, que representa Caruaru e Região, Delegado Lessa.

Na oportunidade, ele esteve acompanhado de sua esposa e filha. Lessa se mostrou encantado com a beleza e a dimensão do evento, e em razão disso, ele fez questão de registrar sua passagem pela cidade, através de uma fotografia, que foi compartilhada no Instagram, com parentes, amigos e eleitores. Ao se referir ao Natal de Garanhuns, na legenda da foto, o deputado escreveu: “Parabéns ao Prefeito e ao seu povo, que tem um administrador preocupado com a cidade e com o turismo”.

Lessa, que é filiado ao PP, foi eleito em outubro deste ano, ao obter 29.128 votos. Antes, porém, em 2016, ele já havia disputado a Prefeitura de Caruaru, ocasião em que se sagrou terceiro colocado, ficando a pouco menos de 3,700 votos de disputar o segundo turno, onde Raquel Lyra (PSDB), acabou derrotando o ex-Prefeito, Tony Gel (MDB).

Vale registrar, embora Lessa integre o PP, partido da base aliada do Governador Paulo Câmara (PSB), de quem o Prefeito de Garanhuns é oposição, o deputado não se furtou de cumprimentar Izaías, pela realização do evento.
.

.

.

Mais uma denúncia de Sivaldo contra Izaías é arquivada pelo MP

Caso, envolve denúncia de ex-vereador, sobre suposto direcionamento de licitação para contratação 
da estrutura do evento Garanhuns Jazz Festival, ainda em 2014. (Blog do Carlos Eugênio).

O Ministério Público de Pernambuco, aqui em Garanhuns, resolveu arquivar um Inquérito Civil que investigava um suposto direcionamento de licitação para estrutura do evento Garanhuns Jazz Festival, ainda do ano de 2014.

O Inquérito foi aberto pelo MP após denúncia do então vereador Sivaldo Albino, em maio de 2014. A época, Sivaldo encaminhou aos órgãos de Imprensa e ao Ministério Público,informações, fotos e cópia de uma publicação do Diário Oficial da AMUPE, denunciando que o processo licitatório para instalação da estrutura do Garanhuns Jazz Festival, realizado em março daquele ano, teria sido direcionada. “A Licitação, Pregão Eletrônico nº 004/2014, foi marcada para o dia 26/02/2014 (quarta-feira), só que na segunda-feira (24/02/2014) a estrutura já estava sendo montada, mesmo sem se saber quem seria a empresa vencedora”, denunciou Albino.

Após a denúncia de Sivaldo, a Prefeitura e a empresa Djair de Barros Valença Ltda-ME, citada na denúncia de Albino, se posicionaram, revelando que a estrutura do Jazz 2014 foi contratada através de contratos firmados em 2013 (contratos 115/2013 e 232/2013) e não alusivo ao Pregão Eletrônico nº 004/2014, citado pelo então Vereador como irregular.

Após análise aprofundada da denúncia, e da documentação apresentada pela Prefeitura de Garanhuns, o Promotor Domingos Sávio, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, concluiu que não havia indícios de direcionamento da licitação, Pregão Eletrônico nº 004/2014, e promoveu o arquivamento do Inquérito Civil.