quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Alunos da Rede Municipal são aprovados na Escola Técnica

Provas foram aplicadas durante o último mês de novembro e agora, os
estudantes já se preparam para iniciar os cursos. (Secom/PMG).

A Educação Municipal se destaca novamente em educação de qualidade. Mais de 60 alunos que fazem parte da Rede Municipal de Ensino foram aprovados no vestibular da Escola Técnica Estadual de Garanhuns (ETE) Ariano Vilar Suassuna. As provas foram aplicadas durante o último mês de novembro e agora, os estudantes se preparam para iniciar os cursos de Logística, Administração, Biblioteconomia, Design de Interiores, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar e Segurança do Trabalho.

A aluna Bruna Letícia Costa, de 15 anos de idade, estuda no nono ano da Escola Municipal José Brasileiro Vila Nova e passou em primeiro lugar no curso técnico de Logística. “Estou muito feliz por ter sido aprovada e ainda mais em primeiro lugar. Agradeço aos professores competentes e a toda a equipe da escola. Eles não mediram esforços para repassar os assuntos e sempre nos apoiaram em tudo. Eu estou confiante que vou fazer o melhor, pois também tive o melhor aprendizado”, concluiu.

A gestora da Escola Municipal Letácio Brito, Edjane Fortunato, enfatiza que o resultado foi positivo devido ao trabalho em conjunto. “A Rede Municipal está imensamente feliz pelo resultado dos nossos estudantes, afinal, muito vem sendo feito no que se refere a otimização no processo de ensino e aprendizagem. Observamos que este resultado é a junção do esforço de todos que fazem parte da Educação, incluindo os alunos. Os nossos educandos são sensacionais, é um sonho que se tornou realidade”, destaca.

O prefeito Izaías Régis também comemorou as aprovações. "O investimento que estamos realizando hoje vai ser visto no futuro. Esses meninos e meninas já são parte desse resultado. Novos profissionais que vão chegar no nosso mercado daqui a alguns anos, e fazer a diferença. Conhecimento novo, mão de obra qualificada, para um mercado mais competitivo e mais geração de renda local", finaliza o gestor
.

Idosos serão beneficiados com cirurgias de catarata em Garanhuns

Ao total, quase 400 procedimentos serão realizados no Hospital Infantil Palmira 
Sales durante este mês. Mutirão é uma iniciativa da Prefeitura Municipal. (Secom/PMG).

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início neste sábado (08) e domingo (09), a um mutirão de cirurgias de catarata, voltadas para pessoas acima de 60 anos. Os procedimentos acontecerão ao longo do mês de dezembro, no Hospital Infantil Palmira Sales, e serão executadas pela equipe da Clínica Oftalmo PE, que possui um convênio com o Governo Municipal. A expectativa é de que cerca de 400 pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa.

Os exames laboratoriais pré-operatórios, necessários para que a cirurgia seja feita, já estão sendo realizados no Centro de Especialidades Luís Lessa (Cell), localizado no Centro Administrativo I, além dos exames pré-oculares que acontecem na própria Oftalmo PE. De acordo com a pasta todos os pacientes beneficiados são de uma demanda já existente no município, e que estavam sendo acompanhados pelas suas respectivas UBS’s.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes, a iniciativa é de grande relevância para atender as demandas oftalmológicas do município. “Nossa equipe já havia traçado um perfil dos pacientes que necessitam deste procedimento, que em muitas vezes tem um alto custo. Por isso, viabilizamos este mutirão, como uma melhor forma de beneficiar as pessoas que aguardavam por esse tipo de cirurgia em nossa Central de Regulação. Sem dúvidas, a  nossa maior satisfação é fazer com que essa parcela da população volte a enxergar normalmente”, finalizou a titular da pasta.

Sobre a doença — A catarata é uma doença em que a visão fica opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, e tem entre seus sintomas a visão nublada, sensibilidade à luz e a visão noturna mais fraca. O tipo mais comum é a catarata senil, que ocorre em pessoas idosas, em geral, após os 60 anos.

Magia do Natal de Garanhuns: Decoração é o destaque do evento

Ornamentação em Garanhuns, segue até o próximo dia 06 de janeiro.
Shows acontecem até 31 de dezembro. (Secom/PMG).

Garanhuns, localizada no Agreste Meridional de Pernambuco, se transforma entre os meses de novembro e dezembro. A cidade recebe o evento A Magia do Natal, que tem encantado turistas de todo o país e se consolidou no calendário natalino do público desde sua primeira edição, em 2013, quando ainda recebia o nome de Natal Luz.

Neste ano, a decoração recebe diferentes significados em cada polo ornamentado. A Praça Souto Filho, conhecida como a Fonte Luminosa, as avenidas Santo Antônio e Rui Barbosa, o Relógio de Flores, o Pórtico de Entrada e o Colunata recebem o brilho das luzes de Natal. Os distritos São Pedro, Miracica e Iratama também estão decorados para o Natal.

Quem visitar a Praça Souto Filho, a Fonte Luminosa, vai poder conhecer a Vila dos Sabores que traz um conceito especial para as famílias. A ornamentação traz representações de famílias fazendo piqueniques, vivenciando momentos especiais, além da grande árvore de Natal, que mede cerca de 12 metros.
.

Já na Praça Tavares Correia, onde fica instalado o tradicional Relógio das Flores, as crianças poderão visitar a Fábrica de Bolas e Laços, comandada pelos duendes. As crianças também podem enviar cartas para o Papai Noel, nas caixas de correio colocadas no local. A Casinha da Educação é mais uma novidade da edição. Em parceria com a Secretaria de Educação, as famílias podem participar de momentos de mediação e contação de histórias todas as quintas-feiras, a partir das 15h. Brinquedos com acessibilidade para crianças com deficiência também podem ser encontrados no polo.

As principais avenidas de Garanhuns também recebem decoração. Na avenida Santo Antônio, onde está localizada a maior área comercial de Garanhuns e o Palácio Celso Galvão, o público pode conferir o presépio natalino, com as figuras de José, Maria e Jesus, e mais símbolos religiosos espalhados por toda sua extensão. Na parte de cima do Colunata, diversas escultura cobertas em leds dão brilho a cidade. Anjos também fazem parte da decoração da via. Na avenida Rui Barbosa, os balões natalinos que transportam os presentes e o letreiro #feliznatal encantam quem passa.

Desfile do Papai Noel — Os nove carros alegóricos do Desfile do Papai Noel também ficam estacionados no Colunata. Com mais de 110 crianças que fazem parte dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) do município, o desfile leva a magia que o Natal traz para quem visita Garanhuns aos sábados e domingos.
.

Sesc Garanhuns realiza mais uma edição do Projeto Colmeia

Nesta sexta (7), serão oferecidas ações de saúde e cidadania.
Expectativa é que sejam feitos mais de 10 mil atendimentos.

Com o intuito de promover o bem-estar à população, o ServiçoSocial do COmércio, Sesc Garanhuns realiza, nesta sexta-feira, 7 de dezembro, mais uma edição do Projeto Colmeia. Das 9h às 14h, serão oferecidos serviços de saúde e cidadania gratuitamente, em frente ao ginásio da Unidade, localizado na Rua Benigno Lira. A expectativa da organização é que sejam realizados mais de 10 mil atendimentos.

Na área da saúde, serão oferecidas consultas médicas, exames de tipagem sanguínea, teste de glicemia, teste rápido de HIV, atendimento psicológico, aplicação de flúor e avaliação bucal. Em relação à assistência social e cidadania, haverá cadastro e atualização cadastral de programas do Governo Federal como o NIS, o Cadastro Único e a Carteira do Idoso, além de serviços rápidos oferecidos pelo Detran-PE, como consultas, detalhamento de débito e marcação para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Serão realizadas ainda atendimento jurídico, uma oficina de produtos naturais e exposição e orientação sobre animais peçonhentos.

“Ao realizar o Projeto Colmeia, o Sesc atinge um de seus objetivos, que é o de promover o bem estar da população. Nossos parceiros sempre trazem serviços de qualidade que contribuem para o sucesso do evento”, ressalta Ivânia Barros, gerente do Sesc Garanhuns. Este ano o projeto é promovido em parceria com o Exército, Senac, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Corpo de Bombeiros, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Detran, INSS, Uniodonto, Hinode, Laboratório Adolfo Lutz, Academia duo, Newts life, Unopar, Aesga.
.

Senado: Comissão aprova relatório de Armando para reduzir juros

Relatório de senador, ainda lista projetos em tramitação no Congresso que barateiam 
democratizam o crédito e sugestões de medidas ao Banco Central e ao CADE.

A proibição do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a que um grupo financeiro detenha, ao mesmo tempo, a bandeira e a emissão e seja também credenciadora dos cartões de crédito e débito é uma das propostas de relatório do senador Armando Monteiro (PTB-PE) para redução dos juros  aprovado na última terça (4), pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

“Proibir essa verticalização, como já ocorre nos Estados Unidos, Chile, Israel, Argentina, Austrália e União Europeia, é uma medida mais efetiva para coibir condutas anticompetitivas no sistema financeiro do que o atual padrão do CADE de punições por meio de multas”, assinala Armando.

Seu relatório, de 48 páginas, resultado de amplos debates na CAE ocorridos desde março último, que incluíram duas audiências públicas, lista projetos em tramitação no Congresso que barateiam e democratizam o crédito e sugestões de medidas ao Banco Central e ao CADE nesta direção.

“É uma das maiores contribuições do Legislativo para diminuição dos custos da intermediação financeira e consequente melhoraria do ambiente de negócios do país”, definiu o presidente da CAE, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Concordaram com Tasso os senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES), Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e Rose de Freitas (MDB-ES), unânimes em elogiar na CAE o que classificaram de “propostas consistentes”..

Maior concorrência - Armando propõe como uma das medidas para diminuir os custos do crédito eliminar a exigência de decreto presidencial para bancos estrangeiros operarem no país, de forma a aumentar a concorrência.

Sugere que o Banco Central apresse a criação no país do chamado open banking, existente na União  Europeia, um sistema de compartilhamento de informações bancárias que confere ao consumidor, e não aos bancos, o poder de decidir com quais instituições seus dados financeiros serão compartilhados.

O senador petebista defende também a aprovação rápida da Câmara dos Deputados ao Cadastro Positivo, já votado no Senado, que institui a listagem dos bons pagadores, e da nova Lei de Falências, que fortalece as garantias dos credores.

Seu relatório, intitulado “Novos Caminhos para Redução dos Spreads Bancários” (diferença entre as taxas de captação dos bancos e o juro final cobrado do tomador), sugere ainda o estímulo à ampliação das fintechs, empresas que oferecem serviços financeiros por meio digital e ajudam a desconcentrá-los. Segundo Armando, o número delas cresceu 648% nos últimos três anos no país, passando de 54 para 404 empresas.