sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Conta de luz terá bandeira verde em dezembro, sem cobrança extra

Desde maio deste ano, a bandeira estava nos patamares 
amarelo ou vermelho. (Agência Brasil - Foto: Marcelo Camargo).

A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, ou seja, sem custo extra para os consumidores de energia elétrica. Desde maio deste ano, a bandeira estava nos patamares amarelo ou vermelho.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é a de que a estação chuvosa continue aumentando o nível de produção de energia pelas hidrelétricas e a recuperação do fator de risco hidrológico (GSF), fatores que impulsionam a queda no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira tarifária a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. 

A Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.

Jair Bolsonaro: "Não fiz campanha prometendo nada pra ninguém"

Afirmação, se dirigi ao senador que não conseguiu se reeleger, Magno Malta. De acordo com 
presidente eleito, há espaço para Malta no governo, mas não como ministro. (Folha de Pernambuco).

Após as reclamações do senador Magno Malta (PR-ES) e de seu aliado, o pastor Silas Malafaia, por não ter sido contemplado no ministério de Jair Bolsonaro (PSL), o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta sexta-feira, que não prometeu nada a ninguém. "Não fiz campanha prometendo absolutamente nada para ninguém. Não temos como dar ministério para todo mundo. Gostaria, mas não seria producente", disse.

Bolsonaro afirmou que há espaço para Malta no governo, mas não como ministro. Na opinião de Malafaia, o senador só não foi reeleito porque se dedicou à campanha de Bolsonaro. O presidente eleito disse que Malta ajudou muito e que o respeita. "Ele não vai ficar abandonado, mas, por outro lado, ele tem como participar do governo em outra função."

Bolsonaro afirmou ainda que está fazendo diferente ao nomear seu ministério sem aceitar indicação de partidos, mas disse que atendeu a grandes bancadas, como a ruralista. As indicações partidárias, disse, levaram à corrupção e são uma forma que "deu errado".

Segundo Bolsonaro, os militares futuros ministros são "pessoas técnicas, responsáveis e honestas". "Não escolhi porque são militares, mas pelo seu passado, seu conhecimento."

As declarações foram dadas à imprensa nesta sexta (30) durante visita à Comunidade Canção Nova, católica, em Cachoeira Paulista, a 200 km da capital. Antes disso, esteve em uma formatura de sargentos da Aeronáutica em Guaratinguetá (SP), cidade vizinha, e visitou o Santuário Nacional de Aparecida, também na região do Vale do Paraíba. 

Bolsonaro disse respeitar todas as religiões e afirmou que foi até a basílica por ser cristão e católico. "O meu nome Messias veio por conta da gestação complicada da mãe, que era católica fervorosa."

Ao lado de padres na Comunidade Canção Nova, se emocionou ao agradecer a Deus por ter sobrevivido ao atentado a faca em Juiz de Fora (MG), durante a campanha. "Sou sobrevivente. Aqui só estou por interferência de Deus", afirmou. Bolsonaro disse ter pedido para que a filha de oito anos não ficasse órfã.

Saúde: Municípios do Agreste Meridional recebem GERES Itinerante

Na última semana o município visitado foi Teresinha. Recentemente a
GERES Itinerante esteve em São João, Águas Belas e Lajedo.

A V Gerência Regional de Saúde, com sede aqui em Garanhuns, vem cumprindo uma agenda de visitas aos 21 municípios de sua abrangência, no projeto GERES Itinerante, onde a gestora regional, Catarina Tenório, reúne-se com prefeitos e secretários municipais de saúde, e suas equipes de coordenadores para analisar os indicadores dos municípios e planejar ações para melhoria contínua.

"Apresentamos os dados estatísticos e metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, analisamos estes indicadores e buscamos estratégias para os resultados desejados. Esta ação tem impacto direto na saúde regional como um todo." - Afirma a gestora regional.

Na última semana o município visitado foi Teresinha. A GERES esteve representada por Catarina Tenório e suas coordenações: Janaína Ramos (Atenção à Saúde), Conceição Santana (Vigilância em Saúde), Fátima Godoy e Adriana Santos (Planejamento e Regulação), Doracy Santos (PNI), entre outros apoiadores.

Recentemente a GERES Itinerante esteve em São João, Águas Belas e Lajedo. "Vale ressaltar que as coordenações da GERES estão constantemente visitando os municípios, e fazemos da "GERES Itinerante" o Forum onde analisamos estes dados junto aos gestores municipais" - finaliza Catarina Tenório.

Garanhuns: Escola do Senai inscreve para novo curso gratuito

Interessados devem comparecer à Secretaria de
Juventude, Esportes e Lazer. (Secom/PMG).

O Senai Garanhuns vai ofertar um novo curso gratuito para os moradores de Garanhuns. A formação traz a temática de Gestão de Equipes, que tem uma carga horária de 20 horas e será realizado nas quartas, quintas e sextas-feiras na escola do Senai, localizada no bairro do Magano. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, apoia a realização do curso.

Serão 30 vagas para as aulas que serão ministradas a partir da próxima quarta-feira (05), das 13h às 17h. As inscrições poderão ser realizadas na próxima segunda-feira (3), na Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, localizada no Parque Euclides Dourado, das 8j às 12h. O interessados devem apresentar cópias dos documentos: RG; CPF; Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade (pode ser uma declaração escolar). Os pré-requisitos para inscrição são: ter idade mínima de 16 anos e conhecimentos equivalentes ao Ensino Fundamental Completo.

O conteúdo formativo do curso de Gestão de Equipes traz as disciplinas de Eficiência x Eficácia; Noções de Grupo; Motivação; Comunicação Empresarial; Liderança; Percepção; Importância do Respeito às Diferenças Individuais; Administração do Tempo; Administração de Conflitos; Desenvolvimento Interpessoal e Técnicas de Condução de Reunião. A Escola do Senai fica localizada na Avenida Sátiro Ivo, nº 1011, no Magano.
.

Agnaldo Timóteo e Cristina Amaral cantam na Magia do Natal

No sábado (1), Caravana de Natal da Coca-Cola será a novidade no evento. Desfile 
do Papai Noel volta a encantar o público no domingo (02), a partir das 18h. (Secom/PMG).

A Magia do Natal receberá grandes nomes da Música Popular Brasileira neste fim de semana, em Garanhuns. O público poderá conferir os shows da cantora Cristina Amaral na sexta-feira (30) e Agnaldo Timóteo no sábado (01), além da banda The Rossi e atrações locais. A avenida Santo Antônio também receberá a Caravana de Natal da Coca-Cola no sábado (01) e o tradicional Desfile do Papai Noel no domingo (02).

Nesta sexta (30), o público poderá conferir os shows do Palco Prefeitura a partir das 19h. A primeira atração será o Ballet Primeiros Passos, seguido pelo cantor Léo Barros; a Banda Mistura Fina também se apresentará. Quem encerra a noite é a cantora Cristina Amaral, que irá interpretar os clássicos de Núbia Lafayette, artista que interpretou grandes canções do samba, como "Mil lágrimas" e "Sentimental demais".
.

No sábado (01), a Magia do Natal de Garanhuns receberá um convidado especial: a Caravana de Natal da Coca Cola, que irá passar pela cidade com cinco caminhões cheios do espírito natalino, a partir das 18h. Em razão desta passagem, o Desfile do Papai Noel não será realizado na referida data.

O Palco Prefeitura terá sua primeira apresentação a partir das 19h, com a Banda de Metais da Escola de Referência em Ensino Médio de São João. A Banda The Rossi também fará um show com um repertório que perpetua as canções do Rei do Brega, Reginaldo Rossi. A última atração da noite será o cantor mineiro Agnaldo Timóteo.

O Desfile do Papai Noel volta a encantar o público no domingo (02), a partir das 18h. No Palco Prefeitura, o Sesc Garanhuns fará dupla apresentação: o Grupo de Cordas estará no polo a partir das 19h, seguido pelo Coral Vozes das Colinas. O Reisado Juvenil Cultura de Garanhuns, comandado pelo Patrimônio Vivo de Pernambuco, Mestre Gonzaga, terá a terceira atração da noite. A Orquestra Manoel Rabelo finaliza a programação do fim de semana, entoando clássicos musicais.
.