sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Educação: Estudantes poderão renovar o Fies até o próximo dia 23

Segundo FNDE, prazo foi estendido para que nenhum estudante com
contrato a ser renovado fique de fora. (Agência Brasil – Foto: Arquivo/Divulgação).

Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem renovar os contratos até o dia 23 de novembro. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (16) foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Devem fazer o aditamento aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017. Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados, de acordo com o FNDE.

A renovação do contrato é feita pelo sistema SisFies. Segundo o FNDE, o prazo foi estendido para que nenhum estudante com contrato a ser renovado fique de fora. “Em virtude do feriado, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, disse em nota, o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro.

O FNDE ressalta ainda na nota que é “fundamental que os alunos acessem o SisFies o quanto antes e não deixem para a última hora”. Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino para, depois, as informações serem validadas pelos estudantes no sistema.

Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Saiba mais, clicando aqui.

PE: Tribunal de Justiça suspende extinção da Decasp por 45 dias

De acordo com impetrantes da ação popular que resultou na decisão, extinção da delegacia incorreria 
em violação do princípio da moralidade e desvio de finalidade do Governo do Estado. (Folha de Pernambuco).

A polêmica em torno da extinção da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Decasp) pelo Governo do Estado ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (16). É que segundo a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), corrigindo os vícios de tramitação da lei 16.455/18, o juízo da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital do TJPE, suspendeu a extinção da Decasp por 45 dias.

Na ação popular que resultou na suspensão, os autores Lucas Gondim Chaves Regis, Saulo Gonçalo Brasileiro e Paulo Vinicius Cabral Dos Santos afirmaram que teria ocorrido violação ao princípio da moralidade, desvio de finalidade e comprovação da lesividade aos cofres públicos, uma vez que a reestruturação na estrutura organizacional da Polícia Civil acarretaria despesas. A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) informa que o Estado só irá se pronunciar quando intimado da decisão.

Nilva tem seu trabalho reconhecido pela Câmara de Vereadores

A partir da iniciativa do vereador Marinho da Estiva, secretária de saúde de Garanhuns
foi agraciada com um voto de aplausos pelos relevantes serviços prestados ào município.

A nove meses integrando a atual gestão, e a frente de uma das pastas mais mais requisitadas da administração pública local, Nilva Mendes, atual secretária de saúde do Município de Garanhuns, teve seu trabalho reconhecido pela Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns, na última quarta-feira (14).

Na oportunidade, e a partir da iniciativa parlamentar do vereador Marinho da Estiva, ela foi agraciada com um voto de aplausos pelos relevantes serviços prestados à população garanhuense. Na ocasião, a categoria de Agentes Comunitários de Saúde (ACS); que é ligada a pasta comandada por ela, também recebeu o reconhecimento.

Os aplausos concedido a Nilva na última quarta, vem após a consolidação do seu trabalho na administração local, onde ela demonstra diariamente todo o seu comprometimento para que tudo que é gerenciado pela sua pasta possa lograr êxito.

Um exemplo de sua boa gestão, se refere aos médicos que compõe o quadro da secretaria. Nilva aumentou o número desses profissionais, através de novas contratações. Outro caso, diz respeito aos postos de saúde instalados no município, e a farmácia básica, onde ela busca manter ambos abastecidos de remédios.

Na prevenção ao suicídio, ela registra talvez a sua melhor marca, já que por sua iniciativa, está em funcionamento na cidade, um programa que busca prevenir esse tipo de tragédia. Graças ao trabalho desenvolvido pela saúde local, onde as pessoas são orientadas e acabam encontrando razão para seguirem com suas vidas, combatendo a depressão, o índice desses casos tem diminuído drasticamente na cidade. Essa conquista, tem enchido de orgulho não apenas Nilva, mas todos os funcionários da gestão municipal.

Garanhuenses serão beneficiados com regularização fundiária

Além da suíça pernambucana, outros 18 municípios
serão alcançados na região Agreste Meridional.

O Instituto de Terra e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) vai beneficiar a população rural de 19 Municípios do Agreste Meridional com Títulos de Propriedade, documentos que legitimam a utilização da terra de forma definitiva.

Do total dos 3,5 milhões do convênio voltados à Regularização Fundiária no Sertão do Pajeú e no Agreste Meridional, R$ 389.367,00 serão destinados aos trabalhos de localização e medição das posses, que serão executados pela empresa Seta Serviços Técnicos e Agrimensura nos municípios de Garanhuns, Jupi, São João, Lajedo, Palmerina, Angelim, Canhotinho, Jurema, Calçado, Brejão, Terezinha, Bom Conselho, Paranatama, Saloá, Iati, Caetés, Correntes, Lagoa do Ouro e Jucati.

“A emissão dos títulos de propriedade envolvem diferentes etapas, uma das primeiras é o processo de georreferenciamento, mediação que proporciona com maior exatidão a realidade da malha fundiária e capacita o Estado de Pernambuco em emitir os títulos de propriedade com as peças técnicas de forma atualizada. Durante a etapa de mediação, o Instituto Terra e Reforma Agrária, será o órgão fiscalizador dos trabalhos das empresas licitadas”, explica o atual presidente do órgão, André Negromonte.

O trabalho que visa promover o desenvolvimento regional e reordenamento agrário no Estado através da legalização dos imóveis rurais. O convênio prevê o alcance do trabalho em uma área de aproximadamente 53.572 hectares de terras, englobando o Agreste Meridional e o Sertão do Pajeú, com o objetivo de beneficiar 3,5 mil famílias rurais.

Abertura da Magia do Natal 2018 acontece nesta sexta-feira (16)

Momento será realizado a partir das 19h,
em frente ao Palácio Celso Galvão. (Secom/PMG).

A Magia do Natal de Garanhuns já faz parte do calendário natalino de pessoas do Brasil inteiro. A grande abertura do evento acontecerá sexta-feira (16), com apresentações a partir das 19h, no Palco Prefeitura, localizado na avenida Santo Antônio. Além das primeiras atrações musicais, o momento também será marcado pela apresentação da decoração dos polos principais da festa, como Relógio de Flores e Fonte Luminosa, e do acendimento das luzes do Palácio Celso Galvão e demais pontos.

A Orquestra Manoel Rabelo abrirá a série de shows, trazendo um repertório variado, com clássicos nacionais, internacionais e canções natalinas conhecidas pelo público. Em seguida, será apresentada a peça “O verdadeiro sentido do Natal”, formada por crianças do Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV’s) dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) dos bairros Magano e Boa Vista, em parceria com professoras da Biblioteca Ler É Preciso. As crianças vem ensaiando desde o mês de agosto e prometem emocionar o público com a encenação sobre o nascimento de Jesus. Após a abertura oficial do evento, a cantora garanhuense Andrea Amorim encerra a noite apresentando as músicas oficiais da festa, lançadas no EP “A Magia do Natal II”, que já está disponível nas plataformas de streaming  da internet, como Spotify e Deezer.
.

No sábado (17), as festividades começam mais cedo. Pontualmente às 18h, a cantora Andrea Amorim cantará a Ave Maria — junto a uma surpresa especial, dando início ao tradicional Desfile do Papai Noel, que irá passar por toda a avenida Santo Antônio com os carros alegóricos, emocionando as famílias no centro da cidade. Às 19h, a banda Cidade Nova, formada por alunos da Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns (Erem) irá apresentar músicas nacionais no Palco Prefeitura. A Banda Outono será a próxima, seguida pela cantora Swianne. Quem encerra a noite é a banda garanhuense Still Living. Criada em 2004, o grupo traz em sua formação uma mistura de músicos com mais de 20 anos de trabalho na cena Rock de Pernambuco aliada aos novos talentos da cena atual.

No domingo (17), os turistas e moradores da cidade poderão conferir mais um Desfile do Papai Noel com as crianças dos Cras’s de Garanhuns. O Palco Prefeitura inicia no mesmo horário do sábado, com o monólogo “O Galho do Pessegueiro”. O grupo Nossa Arte, formado por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), fará dupla apresentação. A primeira ficará por conta da expressão cultural Reisado. O Coral vem logo em seguida, juntamente com um show de violino. A última apresentação do final de semana será o Coral da 4ª Igreja Presbiteriana de Garanhuns.

O Palco Prefeitura volta a receber shows na próxima sexta (23). A programação completa e atualizada está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns, através do link.
.