sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Betânia: “Aumento nas passagens de ônibus é escolha política”

Ainda de acordo com vereadora, que distribuiu nota a imprensa, “Governo municipal 
está comprometido com os interesses das empresas de ônibus, e não com os cidadãos.”

A vereadora Betânia da Ação Social, filiada ao partido do atual Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), que exerce oposição ao Executivo Local, não se omitiu de manifestar sua posição sobre o tema mais polêmico da atualidade; tema este, que envolve o aumento das passagens de ônibus aqui no município e que vem sendo discutido oficialmente desde a última quinta-feira (25), pelo Conselho Municipal de Transportes, sob a perspectiva de que o preço atual possa aumentar de R$ 2,60 para R$ 3,00; em percentual, 15,4%.

De acordo com a parlamentar, que manifestou sua posição através de nota remetida a imprensa, esse aumento das passagens é "abusivo". Segundo ela, a medida, acaso se concretize, irá ferir o direito social ao transporte da população, e alcançará sobretudo as pessoas mais carentes, dentre elas, alunos e desempregados.

Ao mesmo tempo em que a parlamentar critica o acréscimo, na nota distribuída à imprensa, ela afirma que seria possível reduzir o preço dessas passagens, desde que algumas medidas fossem adotadas pela gestão municipal, dizendo: “O transporte é uma concessão a uma empresa privada. A empresa visa o lucro. Precisamos fazer algo que tenha impacto na planilha de custos gerais. O problema é que essa planilha em Garanhuns é uma caixa preta. Você não tem clareza de como ela se compõe para chegar ao índice de reajuste que temos. Teria que ter transparência, porque não existe elementos para poder ter a visão de como é feito esse cálculo”

Utilizando seu posto, a fim de fiscalizar, o que está previsto em suas prerrogativas, ela acrescenta: “Por conta desse cenário, defendo que haja uma  auditoria, que mostre de forma transparente à população do que é composto o preço da tarifa.”

Após defender uma auditoria, Betânia chama atenção para outra perspectiva, neste caso, que envolve uma postura que alcança a figura do Prefeito, alegando: “A escolha no aumento, é uma escolha política. Da mesma forma, seria uma escolha política manter a tarifa congelada até que haja uma auditoria séria do preço das passagens, para que o cidadão saiba do que é composta a tarifa que ele paga, para onde vai o dinheiro. O que não há é interesse. Pois o governo municipal continua comprometido com as empresas de ônibus, e não com os cidadãos”.

A vereadora apresentou um exemplo para embasar sua posição. Segundo ela, uma pessoa que embarque em um ônibus na Cohab 2, que irá até o centro, num percurso de 4,5 km, pagará 3 reais de tarifa. Acaso essa mesma pessoa, desça na metade do caminho, ela gastará o mesmo valor, muito embora, o coletivo tenha rodado pouco mais da metade do percurso. “No Recife há linhas de 30/40 km em que a passagem custa só alguns centavos mais do que em Garanhuns. Sinceramente, acho que aqui estão querendo praticar um assalto contra o povo, com a cumplicidade da prefeitura", dispara a parlamentar.

      O Blog está a disposição, acaso a Prefeitura de Garanhuns, queira se manifestar sobre o assunto.

Recife: Haddad para Bolsonaro: “Você é arregão. Vem pro debate”

De passagem pela capital pernambucana, Petista ainda comentou sobre a repercussão 
da eleição na mídia internacional. (JC Online – Foto: Anderson Stevens/Folha PE).

Para militância presente no ato na Praça do Carmo, no Centro do Recife, o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, não poupou críticas a Jair Bolsonaro, seu adversário no segundo turno e acrescentou os comentários da mídia internacional referente a eleição que ocorre no próximo domingo (28). "Entre um livro de um ministro da educação e uma arma de um soldadinho de araque o Brasil ficará com o que? Eu quero falar com você (Bolsonaro): Você é um arregão. Ainda tem tempo. Vem para o debate. Os correligionários dele dizem que a estratégia é evitar debate. Ele não respeita ninguém, não tem serviço prestado e não vai ganhar a eleição.", questionou Haddad.

"A imprensa do mundo está escandalizada com o apoio das nossas elites. Apoiando alguém que quer seguir o Temer, entregar nossa soberania para os americanos. Alguém que presta continência para a bandeira norte-americana não pode ser presidente do Brasil", criticou o petista.

RECIFE - O ato nesta quinta-feira (25) marca o quase fim da campanha eleitoral de Fernando Haddad (PT) para a eleição ao segundo turno. Representantes de movimentos sociais como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), também estiveram no local para acompanhar o ato intitulado “Movimento da Virada”, já que o candidato tem aparecido em segundo lugar nas pesquisas.

A queda do candidato Jair Bolsonaro (PSL) na última pesquisa Ibope, divulgada ontem, quinta-feira (25), empolgou o eleitorado do Partido dos Trabalhadores. Entre os votos válidos (excluindo brancos, nulos e as pessoas que se manifestaram indecisas), Bolsonaro aparece 56% das intenções, contra 44% de Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). No levantamento anterior, realizado no dia 18 de outubro, o ex-capitão do Exército havia registrado 59% e o ex-prefeito de São Paulo, 41% dos votos válidos.

Segundo o Datafolha, Bolsonaro perdeu apoio em todas as regiões do país, mas permanece na frente. No Sudeste, a vantagem é de 53%, contra 31%. A única região em que Haddad está na frente é no Nordeste, onde tem 56% das intenções de voto, contra 30% do ex-capitão.

Rejeição - Na análise da rejeição, a de Haddad caiu de 54% para 52% dos entrevistados que não votariam de jeito nenhum no candidato. Já a de Bolsonaro cresceu três pontos, de 41% a 44%.

Em relação à certeza do voto, 94% dos que manifestaram intenção de voto no candidato do PSL garantiram que estão decididos. No caso do presidenciável do PT, a certeza foi declarada por 91%.

Gênero, idade e renda - Bolsonaro segue o preferido entre os homens, com 55% contra 35% de Haddad.

Entre as mulheres, a diferença caiu para um empate técnico: 42% a 41%. No recorte por idade, o petista cresceu entre os mais jovens atingindo 45% e ultrapassou o candidato do PSL, que caiu de 48% para 42%. No quesito renda, Bolsonaro manteve a liderança no grupo das pessoas que recebem mais de dez salários mínimos, com 61% a 32%. Já na faixa dos que recebem até dois salários mínimos, Haddad está na frente, com 47% a 37%.

A pesquisa entrevistou 9.173 pessoas em 341 cidades ontem (24) e hoje (25). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo.

No estado de Lula – Aqui em Pernambuco, no entanto, o candidato petista venceu com vantagem o adversário. No dia 7 de outubro, Fernando Haddad obteve 48,87% dos votos (2.309.104) e Jair Bolsonaro 30,57% dos votos (1.444.685).

Ação “Garanhuns cuidando de você” atende quase 6 mil pacientes

Atendimentos de ultrassonografia, ortopedia e oftalmologia
seguem sendo realizados até o mês de novembro. (Secom/PMG).

Após o início do projeto “Garanhuns cuidando de você: Mais saúde, menos fila”, idealizado do Executivo local, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente comandada por Nilva Mendes, mais de 5.800 pacientes do município já foram beneficiados. A ação promove, desde o mês de setembro, consultas e exames gratuitos, nas áreas de ultrassonografia, ortopedia e oftalmologia. A expectativa é de que, até o próximo mês, sejam realizados em média 8 mil atendimentos; no intuito de reduzir as filas de acesso às áreas que possuem maior demanda.

Após o processo de marcação, feito pela Central de Regulação do Município, já foram realizadas mais de 1.882 consultas de ortopedia no Centro de Especialidade Luís Lessa (Cell), no Centro Administrativo I, que está localizado na rua Joaquim Távora, S/N°; e no Centro de Especialidades da Mulher e da Criança (Cesmuc), na avenida Simoa Gomes, n° 346, no bairro Heliópolis. A paciente Valdirene Matos da Silva, de 41 anos, foi uma das beneficiadas pelo projeto. “Eu estava sentido fortes dores na coluna, por isso precisava de um ortopedista. Gostei bastante do atendimento, e essa iniciativa é louvável. A população mais carente requer desse cuidado especial”, afirmou.

Na especialidade de oftalmologia, já foram ofertadas 1.523 consultas, que estão sendo realizadas em clínicas conveniadas do município. Já os exames de ultrassonografia já beneficiaram 2.469 pacientes e seguem sendo realizados no Cesmuc e em clínicas conveniadas. “Estamos buscando promover a resolutividade com esse mutirão, priorizando as áreas com o maior número de solicitações. Sem dúvida já obtivemos êxito, ao beneficiar milhares de garanhuenses. Seguimos atuando para reafirmar o nosso compromisso com a saúde da população”, afirmou a secretária de Saúde, Nilva Mendes.

Para tirar dúvidas ou obter outros esclarecimentos os pacientes devem procurar a sua Unidade Básica de Saúde de referência, ou entrar em contato com a Secretaria Municipal, por meio do telefone (87) 3762-2288.
.

Outubro Rosa: Campanha leva prevenção às ruas de Garanhuns

Servidores realizaram abordagens para divulgar prevenção
do câncer de mama e do colo do útero. (Secom/PMG).

Em mais uma ação da campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Promoção à Saúde (NPS), promoveu nesta quinta-feira (25), uma ação nas ruas de Garanhuns, com o intuito de abordar pedestres e motoristas e divulgar o tema central da campanha.

A ação aconteceu em parceria com o 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM), e com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT); e teve também a participação da titular da pasta, Nilva Mendes, e do secretário-adjunto de Saúde, Harley Davidson; que acompanharam os servidores da sede da Secretaria de Saúde no percurso até a rua XV de Novembro, onde foi realizada a ação de panfletagem e distribuição de adesivos e adereços alusivos ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

A vendedora Marilene Porfirio Cadengue, de 57 anos, destacou a relevância do tema para a população de Garanhuns. “Acho importante fazer a prevenção, além de ir no posto. Não só a mulher, mas o homem também precisa cuidar da sua saúde. Lembrando que temos no próximo mês o Novembro Azul, que é voltado para saúde do homem”, afirmou.

Serviço — A Secretaria constatou um aumento significativo no número de exames citopatológicos realizados no município. Em 2018, a expectativa é de que aproximadamente 3.000 mulheres sejam beneficiadas. Os exames seguem sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro; além do Centro de Especialidades da Mulher e da Criança (Cesmuc), que está localizado na avenida Simoa Gomes, n° 346, no bairro Heliópolis. É necessário que o paciente esteja munido de cópias dos documentos de RG/CPF, do comprovante de residência e do cartão do SUS.

Garanhuns promove enfrentamento à violência contra a mulher

Secretaria da Mulher executou ação de abordagem em áreas de 
atendimento de saúde, nesta quinta, dia 25. (Secom/PMG).

Em referência ao Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, comemorado nesta quinta-feira (25), a Secretaria da Mulher (Secmul) de Garanhuns promoveu ação educativa em estabelecidos da cidade. A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), serve para intensificar a prevenção à violência e informar sobre os serviços prestados pela Secmul. As servidoras da pasta se dividiram em três equipes, o que resultou em 320 pessoas alcançadas ao longo da manhã.

Vestindo a cor laranja, as servidoras repassaram orientações básicas de segurança a cada abordagem realizada em clínicas da cidade, incluindo uma palestra no Hospital Regional Dom Moura (HRDM) e setores do Hospital Perpétuo Socorro. Celebrado a cada dia 25 do mês, o “Dia Laranja”, como também é chamado, serve de alerta para a eliminação da violência das mulheres em qualquer idade que seja. De acordo com a ONU Mulheres, “com o crescimento contínuo da população, a urbanização, sobrecarga dos recursos naturais, as crises humanitárias se prolongam e o número de comunidades que necessitam de assistência humanitária aumenta”, destaca a instituição.

Garanhuns: Filig atraiu mais de três mil pessoas nesta 4ª edição

Festival literário realizou na cidade três dias de atividades gratuitas.
Em novembro, acontece mais um Seminário Filig de Leitura. (Secom/PMG).

A quarta edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns atraiu aproximadamente três mil pessoas para a cidade de quinta-feira (18) a sábado (20). Crianças, pais, adultos e agentes literários e interessados participaram de diversas atividades gratuitas e ocuparam os espaços da cidade, como o Parque Ruber Van der Linden e o Sesc. Na programação, sessões de leitura, exposição, ateliês, oficinas, feira de livros, conversas, espetáculos, entre outras.

Com o tema “Um povo em forma de histórias” e curadoria do escritor e ilustrador Luciano Pontes, o FIlig trouxe convidados internacionais e nacionais, Vanina Starkoff (Argentina), Yaguarê Yamã (Amazonas), Rita Carelli (São Paulo), Cristino Wapichana (Roraima) e Marilda Castanha (Belo Horizonte). Além deles, Fada Magrinha, representantes da Aldeia Fulni-ô e a Tropa do Balacobaco. “A presença das pessoas e o retorno que recebemos delas nos dão a certeza do sucesso do evento e do legado cultural e educacional que deixa não apenas na cidade, mas em nosso Estado”, avalia Flávia Chiba, gerente de Marketing da Ferreira Costa. Junto com a Proa Cultural, a empresa realiza o evento.
.

Durante esta edição, mais de 70 kits com obras literárias trabalhadas durante o festival foram doados a escolas e salas de leitura da região, beneficiando aproximadamente 200 profissionais de Garanhuns e mais de 80 escolas e instituições contempladas com o projeto. “Além do engajamento do público nas atividades, percebemos o interesse nas atividades formativas, que tiveram inscrições esgotadas, e na grande troca de saberes que foi o evento”, conta Maria Chaves, produtora-executiva da Proa Cultural. No dia 29 de novembro, haverá o último Seminário Filig de Leituras, que vai receber cerca de 150 pessoas para falar sobre a produção literária e cultura indígena.

Realização – O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, idealizado pela  Ferreira Costa e Proa Marketing Cultural e Projetos, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação Municipal, do Serviço Social do Comércio (Sesc) Garanhuns e da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG).

Ferreira Costa - Considerado o maior Home Center do Norte e Nordeste e com mais de 134 anos, a Ferreira Costa ocupa, hoje, o 5º lugar no ranking nacional de varejistas, de acordo com a revista Anamaco. A empresa conta hoje com aproximadamente 3 mil colaboradores diretos e 400 promotores para apoio de vendas, três lojas em Pernambuco, uma na Bahia e uma em Sergipe. Disponibiliza nelas mais de 75 mil itens para casa e construção, incluindo utilidades domésticas, decoração, móveis, eletrodomésticos, equipamentos para bares e restaurantes e setor automotivo. Climatizada e com estacionamento, a rede oferece diversos serviços ao consumidor como clube do profissional, lista de casamento com compras online, televendas, vendas corporativas e centro automotivo. Nesse tempo de atuação, acumula várias conquistas, como o Prêmio Especial de Atendimento ao Consumidor, Troféu Lojista CDL Salvador, Recall de Marcas, Marcas que eu e o 1º lugar das maiores e melhores do Nordeste, da última edição da Revista Anamaco.
.