quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Haddad: "Praticamente atingimos patamar para irmos ao 2º turno"

Afirmação de petista, vem após ele crescer 11 pontos na pesquisa Ibope e se isolar em segundo lugar 
nas intenções de voto para o primeiro turno. (Estadão Conteúdo – Foto: Sebastião Moreira).

Após crescer 11 pontos porcentuais na pesquisa Ibope e se isolar em segundo lugar nas intenções de voto para o primeiro turno da corrida presidencial, o candidato Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores afirmou, nesta quarta-feira, 19 de setembro, que o resultado "praticamente" o coloca na segunda etapa da disputa este ano. "Nós já praticamente atingimos o patamar de ir para o segundo turno. Não temos que ficar olhando pesquisa só porque está boa ou ruim, agora é trabalho", disse Haddad ao discursar para militantes em uma praça de São Mateus, na região leste da capital paulista.

O candidato chamou os apoiadores para trabalhar e consolidar a posição até o dia votação. "Não precisamos fazer ofensa", ponderou. Como o Broadcast Político publicou mais cedo, aliados de Haddad afirmam que o cenário de segundo turno entre o petista e Jair Bolsonaro (PSL) está praticamente definido, mas ponderam que Geraldo Alckmin (PSDB), ex-governador do estado de São Paulo, ainda pode crescer na reta final.

Discurso - Haddad discursou embaixo de duas vias do monotrilho, obra prometida pelo governo de Alckmin em São Paulo cujas estações foram previstas inicialmente para 2011, depois para 2016 e que ainda não foram entregues na totalidade. O tucano agora é adversário de Haddad na disputa pelo Planalto.

Usando uma camiseta com a caricatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como está fazendo desde o início da campanha, Haddad atacou os governos tucanos em São Paulo ao pedir votos para o candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, Luiz Marinho. "Depois de 24 anos de tucano cortando, cortando e cortando, queremos um sindicalista." Haddad também fez críticas ao governo do presidente Michel Temer afirmando que a gestão do emedebista só tirou direitos da população.

"Intenção de voto a Bolsonaro já está no teto e cairá", diz Alckmin

'Uma boa parte da intenção de votos do Bolsonaro, na realidade, não é dele, 
é um voto antipetista', ainda defende o presidenciável. (Estadão Conteúdo – Foto: AFP).

O candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), ao Palácio do Planalto, Geraldo Alckmin, explicou os motivos por trás da sua confiança em chegar ao segundo turno do pleito eleitoral e, posteriormente, vencer as eleições. "É importante notar que, no voto espontâneo, uma faixa de 30% ainda está indefinida", disse a jornalistas nesta quarta-feira (19), após sabatina em evento realizado pela revista "Veja".

O ex-governador paulista considera o candidato do PSL e líder das pesquisas de intenção de voto, Jair Bolsonaro, como seu principal contendor na disputa por um lugar no segundo turno. "Uma boa parte da intenção de votos do Bolsonaro, na realidade, não é dele, é um voto antipetista. Vamos trabalhar nestas próximas semanas para mostrar que somos a melhor opção para o País", declarou Geraldo à jornalistas nesta quarta.

Defesa - Na avaliação do tucano, os números de Bolsonaro nas pesquisas não têm potencial de crescimento. "Bolsonaro já está no teto e agora tende a cair", comentou. O ex-governador aproveitou para criticar propostas do principal assessor econômico do capitão da reserva, Paulo Guedes. "Ele já anunciou que pretende recriar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) e vai aumentar impostos. Eu não", declarou.

“Críticas a Paulo em guia devem ser mantidas”, decide Justiça

Críticas tem sido feitas pelo grupo liderado por Armando Monteiro, que no guia eleitoral tem lembrado das 
promessas não cumpridas de Câmara, como construir hospitais, UPAs e ainda implantar o bilhete único.

A Justiça Eleitoral decidiu, mais uma vez, que as críticas à atual gestão podem permanecer no rádio e na TV. A campanha de Armando tem resgatado as promessas de Paulo Câmara durante a campanha de 2014 e comparado com a realidade atual de Pernambuco. Há quatro anos Paulo prometeu construir hospitais, UPAs, implantar o bilhete único e uma série de ações que não foram entregues à população. Desde que os filmes foram ao ar a campanha do atual gestor tenta retirá-los da mídia eletrônica, alegando que a imagem dele estaria sendo atingida no campo pessoal.

“A meu ver, o que se pretendeu mostrar ao eleitor foi que Paulo Câmara não teria concretizado determinados pontos que assumiu para efetivar em seu mandato (atual). Daí, cabe a cada eleitor tirar suas conclusões, levando em conta, sempre, as demais obras realizadas e outras convicções que venha a ter sobre o tema. O embate da espécie tem dessas coisas, quem entra no jogo eleitoral sabe que terá seus feitos trazidos a público, muitas vezes de forma negativa. Não foi feita qualquer referência à esfera pessoal de Paulo Câmara. A figura em questão, ali, é tão só a do candidato, fazendo-se uma concatenação entre algumas de suas propostas, nas últimas eleições passadas, e o que se teve neste mandato em curso”, afirma o desembargador eleitoral Vladimir Souza Carvalho, na decisão assinada nesta quarta-feira, 19 de setembro.

Para o coordenador jurídico da campanha de Armando, Walber Agra, a posição da Justiça Eleitoral permite que o debate político seja mais aberto. “Tratam-se de promessas não cumpridas no âmbito da discussão pública. O atual governador se comprometeu com o povo de Pernambuco e as pessoas têm o direito de questionar”, ponderou Agra.

Garanhuns: Prefeitura inicia desocupação de imóveis no Vale Verde

Retirada do material das casas comprometidas está sendo realizada pela equipe da 
Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com o apoio e supervisão da Defesa Civil. (Secom/PMG).

A Prefeitura Municipal de Garanhuns deu início ontem, terça-feira, dia 18 de setembro, à desocupação dos imóveis no bairro São José, localizados mais precisamente na comunidade conhecida como "Cabeça de Porco" e no bloco A do Condomínio Vale Verde; área que foi identificada como sendo de risco iminente de deslizamento, de acordo com laudo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

A retirada do material das casas comprometidas está sendo realizada pela equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, com o apoio e supervisão da Defesa Civil. Para a mudança, oito servidores foram disponibilizados. O transporte dos móveis e demais materiais das casas conta com dois caminhões do tipo baú.

Todos os moradores foram encaminhados para que possam entregar a documentação necessária e ter acesso aos benefícios relacionados à calamidade pública, como aluguel social, entrega de cestas básicas e colchões; no intuito de promover a proteção social básica da população. Os benefícios eventuais em caráter emergencial estão sendo disponibilizados de acordo com o repasse de dados das famílias.

Uma nova reunião será realizada na tarde desta quarta-feira (19) com a equipe da Prefeitura de Garanhuns e os moradores do Condomínio Vale Verde, no intuito de esclarecer dúvidas e alinhar demais definições com a população do local.
.
.
.

Sivaldo pontua melhor que Álvaro em pesquisa de consumo interno

Em um dos levantamentos a que o Blog teve acesso, o resultado para
Albino é tão positivo, que ele dobra a intenção de votos de Álvaro.

Embora não sejam registradas, e que portanto não possam ter ser números divulgados oficialmente, segundo defende a atual legislação eleitoral, duas pesquisas de consumo interno a que teve acesso o Blog do Gidi Santos revelam que o ex-gerente da casa civil, Sivaldo Albino (PSB), estaria na dianteira das intenções de voto para o posto de deputado estadual aqui em Garanhuns. Álvaro Porto (PTB), aliado do Prefeito Izaías Régis, que em 2018 disputa reeleição, aparece na segunda posição. Mesmo levantamento, ainda indica outras candidaturas competitivas aqui no município, dentre elas, a do vereador Audálio Ramos (DC), Claudiano Filho (PP) e Priscila Krasuse (Dem), que segundo os dados colhidos, aparecem todos quase que em um “empate técnico”.

Dobro - Em um dos levantamentos, o resultado para Albino é tão positivo, que ele dobra a intenção de votos de Álvaro. Quatro mandatos de vereador e um gama de ações que alcançaram avanços para o município, dentre elas, os pedidos que originaram a UPAE e o Expresso Cidadão aqui na cidade, contribuem para a atual posição eleitoral de Sivaldo.

A todo vapor – Há 19 dias da eleição, Sivaldo vem intensificando sua campanha. No domingo ele esteve na cidade de Itaíba com algumas lideranças. Na segunda percorreu os bairros Indiano e São José. Em ambos, ele foi saudado com muito entusiamo; marca maior de suas caminhadas em 2018. Para o decorrer do período eleitoral, Albino promoverá caminhadas diariamente em dois horários, tarde e noite, para dar o “último gás”. Animada, a coordenação de sua campanha comemora os números.

Chances reais – Com 15 deputados buscando reeleição no PSB, e análises indicando que o partido pode alcançar 16 cadeiras na Alepe, Sivaldo está na briga direta por uma delas. Para o caso de um desses deputados em reeleição decepcionar, Albino estaria numa franca disputa com outros cinco postulantes pelas duas últimas vagas de sua coligação PSB/PSD/MDB. 30 mil votos embolam ele na disputa e podem lhe garantir assento.

Obtendo algo em torno de 25 mil votos, e se consolidando entre a primeira e a segunda suplência de sua coligação, o ex-vereador poderá chegar a Assembleia; tendo em vista a possibilidade dos dois últimos eleitos do PSB serem convocados para assumirem secretarias num possível mandato renovado do atual Governador Paulo Câmara. A despeito desse cenário, o próprio Palácio do Campo das Princesas se mostra solidário.
.
.
.
.