sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Eleições: Claudiano Filho é festejado em caminhada no Indiano

Desde as primeiras horas da noite de ontem, deputado percorreu as principais ruas
do bairro. Na ocasião, ele fez corpo a corpo com seu eleitorado. (Fotos: Calango Publicidade).

Acompanhado por diversas lideranças políticas, dentre elas a do atual Prefeito de Palmeirina, Marcelo Neves (PSB), e os vereadores garanhuenses, Zaqueu Naum Lins (PRB) e Gil PM (PSC), o deputado estadual e candidato a reeleição Claudiano Filho (PP), foi recebido nesta quinta-feira (13), com muita festa no bairro indiano, aqui em Garanhuns.

Desde as primeiras horas da noite de ontem, Claudiano percorreu as principais ruas daquela localidade. Na ocasião, ele fez corpo a corpo com o seu eleitorado, prestou contas do trabalho na Assembleia Legislativa, e ainda manifestou o seu desejo de seguir na Alepe.

Durante sua passagem pelo indiano, Claudiano rechaçou o discurso que vem sendo explorado por alguns candidatos nascidos aqui em Garanhuns; de que ele  seria forasteiro. Como forma de reafirmar sua ligação com a cidade, e portanto, a legitimidade de sua candidatura, o deputado lembrou que tem residência fixa no município há onze anos.

Lembrou ainda, que seu primeiro negócio na iniciativa privada foi edificado aqui, e que sobretudo, como parlamentar do Agreste Meridional, atuou no exercício do seu segundo mandato, afim de obter o apoio do Governo do Estado, na pavimentação de estradas e rodovias, na eletrificação rural e no abastecimento d’água das mais diversas cidades que integram a região, além daquelas localizadas no sertão.

Nesta quinta, Claudiano selou um compromisso com os moradores de Garanhuns e com os vereadores Zaqueu Naum Lins e Gil PM. Disse que se reeleito, implantará uma política constante, naquilo que diz respeito a uma agenda de desenvolvimento.
.
.

"GURU POLÍTICO E ELEITORAL" – Empresário no segmento de veículos aqui em Garanhuns, Erivan Pita anunciou o seu apoio de maneira oficial à reeleição de Claudiano Filho. Após muitas costuras políticas, Pita revelou sua decisão no início da semana à Saulo Malta, assessor parlamentar do deputado. Os dois fotografaram juntos para selar a decisão.

Com bom trânsito junto a Claudiano, Erivan, que vota em Luciano Bivar para Federal, atua como uma espécie de Guru político e eleitoral de Martins. Ao lado dele e não menos importante, somam musculatura à candidatura de Claudiano, o seu coordenador de campanha, ex-secretário de Saúde municipal, Alfredo de Góis e o atual Presidente do PP Garanhuns, Rafael Peixoto. Antenados, experientes e bem articulados, eles formam o QG da postulação de Martins, na suíça pernambucana.
.

Educação de PE é premiada por Excelência em Competitividade

Fred Amancio, Secretário de Educação: “Vencer mais uma vez uma premiação nacional, reforça o
compromisso do Governo do Estado e de sua Educação com a melhoria da qualidade com eficiência”.

Pernambuco é mais uma vez destaque nacional em Gestão Pública. A Educação do Estado, com o seu “Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar”, criado com o objetivo de valorizar a  gestão das escolas da rede, foi vencedora do Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Boas Práticas na Gestão Pública. O anúncio da premiação aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (14), em São Paulo. Pernambuco concorria com dezenas de iniciativas de Gestão Pública de vários Estados.

O Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar é uma iniciativa de eficiência escolar com a finalidade de fortalecer a gestão das unidades de ensino. Utilizando uma metodologia sustentável de redução de custos, os recursos gerados no programa são investidos nas escolas para que tenham profissionais bem remunerados, ao mesmo tempo que organiza a gestão escolar e incrementa as práticas de administração.

Esta é a segunda vez que Pernambuco se destaca no prêmio. Em 2017, o Estado venceu na mesma categoria com o “Pacto pela Educação”, política-pública que objetiva a melhoria da qualidade da educação, para todos e com equidade, abrangendo todas as escolas do ensino fundamental anos finais e o ensino médio através do acompanhamento dos seus resultados por meio de indicadores.

O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, comemora mais essa conquista e ressalta a importância do trabalho em gestão. “Vencer mais uma vez uma premiação nacional da área de gestão pública, reforça o compromisso do Governo do Estado e de sua Educação com a melhoria da qualidade com eficiência”, destaca.

Armando Monteiro: “Pernambuco está na frente dos piores índices"

Segundo candidato e seu grupo político, nos rankings de Segurança, Potencial de
Mercado e Educação, Estado perde para o Ceará, Paraíba, Alagoas e Piauí.

Pernambuco tem a pior segurança pública do Brasil, é o 20º no ranking de competitividade do País e é o penúltimo em potencial de mercado, segundo defende a coligação “Pernambuco Vai Mudar”, que encabeça o senador Armando Monteiro (PTB), como candidato a Governador de Pernambuco. De acordo com o grupo, os dados divulgados nesta sexta-feira (14) pelo Centro de Liderança Pública, em parceria com a revista inglesa The Economist; mostram que Pernambuco perde para estados vizinhos, localizados também no Nordeste Brasileiro, como a Paraíba e Alagoas.

Com o levantamento, ainda segundo informa o palanque de Armando, também é possível comparar a posição do ranking que Pernambuco se encontrava antes do governo Paulo Câmara e aonde chegou neste ano de 2018. O resultado mostra claramente a ineficiência e a incompetência do sucessor do ex-governador Eduardo Campos em diversas áreas. Em 2015, Pernambuco ocupava a 13º posição em Competitividade no Brasil e em 2018, caiu 7 pontos chegando ao 20º lugar. Em Segurança caiu do 22º para o último posto. Até a Educação piorou, saiu de 13º lugar em 2015 para 18º este ano.

O discurso da crise econômica que o candidato a reeleição tem dado para justificar promessas não cumpridas e obras inacabadas, não corresponde à realidade, uma vez o levantamento aponta que a Paraíba saiu da 15º posição para ocupar o 9º no índice geral de Competitividade e Alagoas cresceu 9 posições, estando este ano, em 16º lugar. Nos rankings de Segurança, Potencial de Mercado e Educação, por exemplo, vemos que Pernambuco perde para o Ceará, Paraíba, Alagoas e Piauí.

Para o candidato a governador pela Coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro, o levantamento só reforça que o slogan da campanha do atual governo “Pernambuco na Frente” infelizmente mostra o Estado na frente dos piores índices. “Tudo o que os pernambucanos não precisam é continuar com um governo que nos coloca em posições como estas. Não pode ‘estar na frente’, como ele diz, na lista dos piores Estados em áreas como a Segurança, por exemplo. Vamos mudar esta situação”, disse Armando em encontro na Câmara de Dirigente Logistas (CDL) de Olinda, em um hotel em Bairro Novo.

No encontro, Armando falou sobre suas propostas para os micro e pequenos empresários. "O ambiente de negócios em Pernambuco é hostil. A política que o governo vem aplicando é prejudicial aos pequenos, com a substituição tributária, que cobra antecipadamente o imposto", lembrou o senador, que é relator de um projeto de lei no Congresso para sanar este problema. "No que depender de nós, vamos restringir o uso desse expediente no Estado", afirmou, salientando que criará o Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte.

Ciro questiona viabilidade da candidatura de Fernando Haddad

"O atributo do Haddad presidente indicado por Lula, isso vai dar m(*), não tenho 
a menor dúvida", dispara o presidenciável. (Estadão Conteúdo – Foto: Reprodução 247).

Ciente de que disputa diretamente votos com a recém-oficializada candidatura de Fernando Haddad (PT), à Presidência da República, o presidenciável Ciro Gomes (PDT), criticou duramente o petista nesta quinta (13). Ciro adotou a estratégia de acusar o ex-prefeito de São Paulo de fragilidade política e também questionar sua capacidade de derrotar Jair Bolsonaro (PSL) num eventual segundo turno - evocando a eleição de 1989.

"O atributo do Haddad presidente indicado por Lula, isso vai dar m(*), não tenho a menor dúvida", disse Ciro, citando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Lava Jato, durante evento na Academia Brasileira de Ciências (ABC). "Porque se der certo, não dá certo, compreende? Pode dar certo eleitoralmente, mas não vai dar certo."

Estratégia - Segundo o pedetista, o PT já sabia que Lula não poderia ser candidato, mas, ainda assim, manteve a candidatura do ex-presidente até o último minuto possível antes de oficializar a de Haddad. O objetivo do Partido dos Trabalhadores é transferir a expressiva intenção de voto em Lula para Haddad - votos que Ciro luta para herdar, pelo menos em parte, e assim garantir sua ida ao segundo turno.

"Agitaram essa candidatura fraudulenta e, agora, querem incitar a população a votar numa pessoa que não tem conhecimento do Brasil", disse o ex-ministro e ex-governador do Ceará, completando: "Haddad é um querido amigo, uma excelente pessoa, mas ele não conhece o Brasil, ele não tem a garra necessária nesse momento difícil da vida brasileira, em que estamos às vésperas de um fenômeno protofascista, uma ameaça real ao Brasil, e a gente não pode chamar a nação para dançar na beira do abismo."

Ciro lembrou a eleição de 1989, quando as pesquisas mostravam que tanto Leonel Brizola (PDT) quanto Mário Covas (PSDB) tinham condições de vencer Fernando Collor de Melo no segundo turno, mas quem foi para o segundo turno foi Lula, que perdeu a eleição. "Bolsonaro é o cabra marcado para perder a eleição no segundo turno, se a gente não cometer nenhuma imprudência; porque a rejeição dele é a maior de todas", afirmou.

O candidato lembrou ainda que Haddad perdeu a reeleição à Prefeitura de São Paulo "para um farsante como o (João) Dória" e, agora, na campanha presidencial, aceitou alianças com o "golpista" Eunício Oliveira (MDB), no Ceará, e com Renan Calheiros Filho (MDB), em Alagoas. "Vamos fazer essa brincadeira com o Brasil?", questionou. E, finalmente, afagou: "Se Haddad for para o segundo turno, eu voto nele"

Falando para uma plateia de cientistas, Ciro Gomes destacou a importância da ciência e da tecnologia para a "soberania nacional". Disse que, se for eleito, uma de suas primeiras medidas seria revogar a Emenda Constitucional 95, conhecida como PEC do Teto - que proíbe a expansão do investimento em educação, saúde, segurança pública, ciência, tecnologia, cultura e infraestrutura por 20 anos. E prometeu um aumento do orçamento da ciência para o equivalente a 2% do PIB do País, cerca de R$ 150 bilhões por ano.

Carreata em apoio a Bolsonaro acontece sábado em Garanhuns

Ato político contará com a presenças do garanhuense e candidato a deputado estadual, 
Thiago Paes (PSL) e de Luciano Bivar, candidato a deputado Federal.

Está prevista para o próximo sábado (15), às 15h, uma carreata em prol da campanha do candidato a presidente da república, Jair Bolsonaro (PSL), em Garanhuns. O ato político contará com a presença do garanhuense e candidato a deputado estadual, Thiago Paes (PSL), e do candidato a deputado federal, Luciano Bivar (PSL). A carreata terá concentração na antiga casa de show Metroplaza, localizado na Rodovia PE-177.

O grupo pró-Bolsonaro em Garanhuns vem intensificando o seu trabalho e se organizando para levar a mensagem do presidenciável do PSL a todos os setores, como empresas e entidades de classes e sociais, com reuniões diárias para ouvir e esclarecer dúvidas que ainda possam pairar sobre o candidato, principalmente em relação a muitas notícias consideradas “fakes” espalhadas pelas redes sociais, com o objetivo, segundo eles, de desestabilizar o movimento que ganha corpo em todo o Brasil.

Garanhuns: Centro de Esportes abre inscrições para jovens

Inscrições são limitadas e serão realizadas nesta sexta (14)  e segunda (17), 
das 8 às 14h, na sede da Secretaria de Juventude Esportes e Lazer. (Secom/PMG).

Alunos da cidade de Garanhuns terão a oportunidade de praticar esportes gratuitamente por meio do Centro de Excelência no Esporte III, um projeto do Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte & Cultura (Ibeec) com o patrocínio da empresa Ferreira Costa Home Center. A ação também conta com a parceria do Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Autarquia Municipal do Ensino Superior (Aesga), sendo executado, por intermédio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (SJEL).

Na primeira turma, serão disponibilizadas 100 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, que estejam regularmente matriculados e frequentando as aulas da rede de ensino. Além das atividades, que acontecerão de segunda à sexta-feira, no Ginásio da Aesga (antiga quadra do Colégio Municipal), e que serão realizadas no contraturno escolar, os alunos contemplados também receberão kits de uniforme, compostos por: camisa, short, agasalho e mochila, além de ser disponibilizado todo o material esportivo como bolas, coletes, redes, entre outros. As modalidades ofertadas serão voleibol e futsal. A partir de janeiro de 2019, outras 50 vagas serão disponibilizadas, totalizando 150 beneficiados.

As inscrições são limitadas e serão realizadas nesta sexta (14) e segunda (17), das 8 às 14h, na sede da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que fica localizada no Parque Euclides Dourado. É necessário apresentar os seguintes documentos do aluno no ato da inscrição, que deve ser feita exclusivamente pelos pais: cópia da identidade ou da certidão de nascimento do aluno; cópia da identidade dos pais ou responsáveis; comprovante de residência e uma foto 3x4. 

          Para mais informações, a SJEL atende pelo número: (87) 3762-7085.
.

Setembro Amarelo promove atividades de prevenção ao suicídio

Em Garanhuns, campanha segue até o dia 28 de setembro. Encerramento,
acontecerá no Largo do Colunata, das 09h às 12h. (Secom/PMG).

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, promove, ao longo deste mês, uma programação em alusão ao Setembro Amarelo; campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Desde o início do mês, os pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial de Garanhuns (Caps’s), estão vivenciando atividades relacionadas à campanha. Além de um cronograma de palestras que será realizado em instituições de ensino públicas e privadas, bancos e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

Já na próxima quarta-feira (20), os pacientes dos Caps’s e seus familiares serão beneficiados com uma atividade ao ar livre, promovida no Parque Euclides Dourado, e que vai contar com a presença de um profissional de educação física, uma psicóloga e um arte educador, que vão abordar temas como a prevenção ao suicídio e qualidade de vida.

O dia D e encerramento da programação acontecerá no dia 28 de setembro, no Largo do Colunata, das 09h às 12h, onde haverá a distribuição de material informativo sobre a prevenção ao suicídio, aferição de pressão arterial e glicose, auricoloterapia, atividades lúdicas e palestra com a psicóloga Geane Melo, acerca do tema “Sofrimento Psíquico”.

Como buscar ajuda — Atualmente, o município de Garanhuns dispõe de profissionais capacitados à orientação dentro da Rede de Atenção Psicossocial, mais especificamente nos dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD e Caps Flores). Além das equipes das Unidades Básicas de Saúde, que contam com psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.

Vacinação antirrábica irá imunizar cães e gatos em Garanhuns

Dia D da campanha será realizado na dia 22 de setembro,
em 20 pontos distribuídos da cidade, das 08h às 17h.(Secom/PMG).

Com o intuito de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina no município e prevenir a raiva humana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle Ambiental (CCA), dá continuidade à Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina, que tem a meta de imunizar 17 mil animais no município, entre cães e gatos (com idade superior a três meses). Segundo informa o Governo Municipal, o Dia D da ação será realizado no dia 22 de setembro, em 20 pontos distribuídos da cidade, das 08 às 17 horas.

Nos demais dias, segundo o Governo Municipal, o processo será realizado de forma gradativa, distribuído em cada localidade, de segunda a sexta-feira. A estratégia busca promover uma economia dos recursos utilizados para a ação, além de promover um aumento da cobertura vacinal. Para este ano, a pasta também irá dispor de um esquema de acompanhamento e supervisão para conseguir atingir áreas específicas do município.

A vacina já está disponível no Centro de Controle Ambiental, que está localizado na rua Maria Bernadete Penante, S/N, Manoel Camelo, sempre das 07h às 13h. Para mais informações sobre a campanha, a população pode entrar em contato por meio do telefone de contato: (87) 3762-7024. De acordo com o coordenador do Centro de Controle Ambiental, as novas medidas buscam, principalmente, garantir um melhor resultado da cobertura vacinal. “Esse esquema tem proporcionado um menor desperdício de vacina, e estamos atuando com profissionais capacitados na manipulação do material; proporcionando uma imunização eficiente”, afirmou Paulo Valença.

Sobre a doença — A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem. Sua transmissão para o homem acontece pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.