quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Jaboatão: Adolescente corta pulso em desafio da “Boneca Momo”

Jogo, é semelhante ao desafio da Baleia Azul, que viralizou no ano de 2017,
levando crianças e adolescentes a se mutilarem e até cometerem suicídio. (JC Online).

A Polícia Civil está investigando mais um caso do desafio da Boneca Momo aqui em Pernambuco. A nova vítima é uma adolescente de 13 anos que feriu o pulso com uma lâmina de apontador de lápis, no bairro da Curcurana, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana da capital, Recife.

Segundo as informações da Polícia Civil, a adolescente mora com os avós, que perceberam algumas mudanças no comportamento da neta nos últimos sete dias. Alertada pelos pais, a mãe da jovem descobriu os ferimentos no pulso da filha. “Ela se levantou e correu para o banheiro toda enrolada pra ninguém ver. Mas eu vi o sangue e disse ‘deixa eu ver seu braço’ e ela disse ‘não, mãe, eu me cortei com a unha’, mas eu puxei o braço dela e vi a lâmina”, contou a mãe da vítima, que preferiu não se identificar.

No celular da adolescente, a mãe encontrou uma conversa, em uma rede social, com um perfil da Boneca Momo. O dono do perfil teria ameaçado a menina caso não cumprisse o desafio de cortar o próprio pulso. A conversa foi deletada. A mãe e a jovem prestaram queixa e depoimento na Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) de Jaboatão. O aparelho de celular foi apreendido e deve ser submetido a uma perícia. A adolescente será acompanhada por uma psicóloga. “Enviamos ao Instituto de Criminalística (IC) para tentar recuperar algumas informações, pois a conversa foi apagada pela família. Então nós enviamos para descobrir o perfil que estava conversando com ela”, afirmou a Delegada Vilaneida Aguiar, responsável pela investigação.

O jogo da Boneca Momo é semelhante ao desafio da Baleia Azul, que viralizou no ano de 2017, e levam crianças e adolescentes a se mutilarem e até cometerem suicídio. O tutor do desafio faz exigências a partir da construção do terror psicológico.

Desafio pode ter causado a morte de um menino de 9 anos   - Arthur Luis Barros dos Santos, de nove anos, foi encontrado desacordado pela mãe no dia 15 de agosto, no quintal de casa, amarrado a uma árvore por um fio de náilon enrolado no pescoço. "Fiz manobra e respiração boca a boca. Ele começou a vomitar o jantar e os vizinhos que estavam jogando dominó na calçada correram e socorreram ele com o pai", contou a mãe e professora Jane Nascimento, em entrevista ao Jornal do Commercio.

O menino morreu 16 horas após ser encaminhado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões. Ele chegou a ser transferido para um hospital particular na Ilha do Leite, na área central do Recife, mas não resistiu.  

Sábado, é o Dia D, da campanha Nacional de vacinação antirrábica

Campanha, tem o objetivo de controlar
a circulação do vírus da raiva canina e felina.

Os municípios pernambucanos realizam no próximo sábado (15.09) o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Neste dia, cerca de 8 mil pontos de vacinação estarão funcionando, de acordo com a organização de cada cidade. A meta no Estado é imunizar mais de 1,5 milhão de cães (1.160.989) e gatos (366.855).

Na região Agreste Meridional do Estado, sob coordenação da Vigilância em Saúde da V GERES, sediada em Garanhuns, espera-se a vacinação de mais de 120 mil animais, segundo a apoiadora institucional Michelle Paschoal. "São mais de 80 mil cães e quase 40 mil gatos que precisam ser vacinados. As secretarias municipais de saúde estarão com ações específicas para o Dia D da campanha nacional."

Catarina Tenório, gestora regional de saúde, reforça a importância da campanha. "Estamos contatando os gestores para que deem prioridade à ação. Tivemos excelentes resultados na vacinação contra a poliomielite e sarampo em nossa regional, e com a participação de todos, vamos também conseguir bater as metas do Ministério da Saúde".

Siba mais - A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo, assim, a raiva humana. A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. O coordenador estadual do Programa de Controle da Raiva, da SES, Francisco Duarte, ressalta que a melhor forma de prevenção é vacinação. Quem não conseguir vacinar seu animal no dia D da Campanha deve procurar a secretaria de saúde do seu município.

Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo. Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias, no homem, e de 10 dias a 2 meses, no cão.

O tratamento profilático anti-rábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina antirrábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.
.

“A Magia do Natal 2018”: Lista de propostas habilitadas é divulgada

Grade definitiva será anunciada até o início de outubro. Evento, realizado pela Prefeitura 
Municipal, ocorrerá este ano entre os dias 16 de novembro e 31 de dezembro. (Secom/PMG).

A Secretaria de Turismo e Cultura divulgou, hoje (12), a lista de propostas habilitadas para seleção de propostas que poderão compor a grade de programação de ‘A Magia do Natal 2018’. O evento, promovido pela Prefeitura de Garanhuns, acontece de 16 de novembro a 31 de dezembro e atrai turistas de todo o Brasil, que vêm conferir a decoração temática e participar das apresentações culturais, incluindo os principais shows musicais. O link, com os detalhes da lista, pode ser acessado clicando aqui.

A lista de propostas habilitadas faz parte do processo de criação e execução da Magia do Natal, portanto, não é necessariamente aquela que vai compor a programação oficial, apenas significa que os referidos artistas e grupos estão habilitados de acordo com as exigências básicas da referida convocatória. De acordo com a Prefeitura Municipal, ao todo, foram selecionadas 133 propostas. Os shows ocorrem na Avenida Santo Antônio, onde fica instalado o Palco Prefeitura, em bairros da cidade, e em distritos municipais. A grade oficial da Magia do Natal 2018 deve ser divulgada até o início do mês de outubro.

Armando defende inovação para gerar mais empregos aqui em PE

Armando: “Com mais incentivo ao micro e pequeno empreendedor e qualificação
profissional para os jovens, sairemos da maior taxa de desemprego da região Nordeste".

Em encontros com representantes do comércio e da construção civil, nesta terça-feira (11), o candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), defendeu que a retomada da geração de emprego no Estado depende de um governo ágil e menos burocratizado. "A palavra-chave é inovação.  Para reduzir o custeio, é preciso apostar nas novas tecnologias e digitalizar os processos para que a máquina possa trabalhar não a serviço de si própria mas de quem mais necessita: o povo, que precisa voltar a acreditar em um futuro melhor", declarou Armando.

Pela manhã, Armando realizou palestra e respondeu a perguntas de empresários do varejo, em sabatina promovida pela Federação das CDLs de Pernambuco, pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife e pelo Sindicato dos Lojistas do Recife, na Boa Vista. "O comércio responde por grande parte dos empregos. É um setor forte, mas que precisa de um ambiente favorável para crescer. Com mais incentivo ao micro e pequeno empreendedor e qualificação profissional para os jovens, sairemos da incômoda condição de ter a maior taxa de desemprego do Nordeste", destacou o senador petebista.

Sobre a desburocratização da estrutura estatal, Armando propôs um extenso choque de tecnologia. "O governo tem que ser digital.  Precisamos criar uma interface com as empresas para que possamos expedir licenças e certidões com maior celeridade", afirmou o candidato, reforçando que está avaliando a formatação de uma estrutura ligada ao gabinete do governador para tratar da desburocratização.

Ex-prefeito de Rio Formoso declara apoio a Silvio Costa ao Senado

Em Rio Formoso, médico Edvaldo é o líder das oposições.
Anúncio oficial, foi feito nesta terça-feira, 11 de setembro.

Com apoios declarados em todos os municípios de Pernambuco, o deputado federal e candidato ao Senado pela coligação Pernambuco Que Você Quer (Avante, Pros, PDT), Silvio Costa, obteve mais uma declaração de voto de liderança política municipal. Ex-prefeito e atual líder das oposições de Rio Formoso, na Mata Sul, o médico Dr. Edvaldo (Podemos) anunciou, nesta terça-feira (11), que se incorpora à campanha ao Senado de Silvio Costa, vice-líder da oposição ao governo Temer na Câmara dos Deputados.

Tendo influência política em municípios do litoral e Mata Sul, o ex-prefeito Dr. Edvaldo revelou que o apoio a Silvio Costa para o Senado é consequência natural da vontade popular que sente nas ruas e o reconhecimento à sua lealdade a Lula. “É muito importante apoiar Silvio Costa no projeto de mudança de Pernambuco. Nós precisamos de representantes verdadeiros no Senado. Silvio encarna o sonho do povo brasileiro que quer Lula presidente, e que deseja que o Brasil retome o sonho de um País justo”, assegura Dr. Edvaldo, que é candidato a deputado federal aqui em Pernambuco.

Percorrendo todas as regiões do Estado - todos os municípios serão visitados até o final da campanha -, Silvio Costa afirmou que o apoio do ex-prefeito de Rio Formoso é mais um importante reforço no expressivo crescimento diário da candidatura ao Senado. “O ex-prefeito Dr. Edvaldo é uma liderança na Mata Sul. Vem agregar mais força à candidatura. Cada apoio é um passo a mais ao Senado, e um compromisso a mais de trabalho. Vou visitar os companheiros de luta em todos os municípios do Estado”, agradeceu Silvio.