quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Izaías: "Geraldo Júlio e Paulo Câmara foram contra Lula e Dilma"

Segundo Prefeito, defesa dos Petistas que vem sendo feita pelos dois socialistas, não passa de 
oportunismo. Em 2014, eles apoiaram Aécio Neves e em 2016, o impeachment de Dilma.

Coordenador da campanha presidencial do tucano Aécio Neves em 2014 contra a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), aqui no Estado de Pernambuco, Geraldo Júlio (PSB), atual Prefeito da capital, Recife, foi apontado nesta quarta-feira (15) pelo prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), como um dos principais articuladores da manobra que viabilizou a chega de Michel Temer à Presidência da República. 

"Essa turma do PSB entende muito de Temer, até porque Paulo Câmara e Geraldo Júlio são vice-presidentes nacionais do PSB e o partido votou a favor do impeachment. O povo tem memória e lembra que Geraldo Júlio disse que Dilma não fazia bem, que era a favor do impeachment e que Lula tinha raiva do povo. Agora ele aparece na TV defendendo Lula, não passa de oportunismo”, destacou Régis em contato com o Blog do Gidi Santos.

Izaías recorda a decisão do PSB de liberar dos cargos os secretários que estavam licenciados da Câmara dos Deputados só para reassumir seus mandatos e votar a favor do impeachment e do atual Presidente Michel Temer, contra Dilma. "Paulo e Geraldo agora querem fazer esse jogo por desespero, para justificar o novo golpe que deram, desta vez contra outra mulher, contra a candidatura de Marília Arraes", afirma Izaías.

O prefeito também questionou os dados citados por Geraldo no Roda Viva. “Ele disse que a segurança vai bem, mas no ano passado foram assassinadas 5.426 pessoas. O interior está amedrontado com os assaltos a banco e Pernambuco bateu todos os recordes do desemprego. Paulo é o pior governador que nosso estado já teve”.
.

Armando é eleito um dos cinco melhores senadores de 2018

“A escolha, que muito me honra, é um reconhecimento ao trabalho incansável em defesa dos 
brasileiros e, em especial, dos pernambucanos", destaca o Senador. (Foto: Divulgação).

O senador Armando Monteiro (PTB-PE), candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar a governador de Pernambuco, foi eleito nesta segunda (13), em Brasília, um dos cinco melhores senadores de 2018 pelo site Congresso Em Foco, especializado na cobertura jornalística do Congresso Nacional. Armando foi escolhido por um júri de cinco integrantes, entre analistas políticos e professores, ao lado de Simone Tebet (MDB-MS), Ana Amélia (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS) e Regina Souza (PT-PI).  “A escolha, que muito me honra, é um reconhecimento ao trabalho incansável em defesa dos brasileiros e, em especial, dos pernambucanos”, destacou.

Concedida anualmente, a premiação tem por objetivo principal “reconhecer o trabalho de deputados federais e senadores que se destacam positivamente no exercício do mandato”. Concorrem parlamentares que não respondem a acusações criminais e exerceram o mandato ao menos 60 dias por ano. A avaliação é feita em três frentes – votação pela internet, dos jornalistas e por júri especializado – e em seis categorias.

Na atual legislatura, Armando é relator de 70 projetos de lei, dos quais 21 foram aprovados nas comissões em que atua ou no plenário do Senado. Um deles, criando a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, sediada em Garanhuns, foi transformado em lei. Outros modificam o Cadastro Positivo, listagem dos bons pagadores que reduzirá as taxas de juros, prorrogam até dezembro de 2023 os incentivos fiscais da Sudene e determinam no local do embarque a cobrança do ISS do transporte por aplicativos, como Uber e Cabify, ampliando a receita de 30 municípios pernambucanos.

Armando é autor de 19 projetos, dos quais um virou lei, o que denomina de Rodovia Mestre Dominguinhos o trecho da BR-423 entre São Caetano e Garanhuns.  Outros já foram votados no Senado e tramitam na Câmara dos Deputados, como o projeto de lei determinando que as torcidas organizadas sejam dissolvidas judicialmente por atos de vandalismo e que o torcedor que promover conflito ou agressões sofrerá pena de reclusão de um a quatro anos e multa.

A atuação parlamentar de Armando tem sido reconhecida ano a ano. Em 2017, ele foi escolhido o melhor senador de Pernambuco na votação popular promovida pelo mesmo Congresso em Foco, com 1.133 votos. Também no ano passado, o Departamento Intersindical de Pesquisas Sócio Econômicas (Diap) escolheu Armando como um dos “cabeças” do Congresso. 

Prefeitura recupera instalações da Escola Municipal Cabo Cobrinha

Nova estrutura, que já está funcionando, e que será inaugurada neste quinta, atende cerca de 170 estudantes, nas modalidades Maternal, Infantil 1 e Infantil 2, com oito professores efetivos. (Secom/PMG).

Promover um ambiente adequado para estudantes faz parte de um plano ideal de Educação. Na próxima quinta-feira (16), a partir das 16h, o Governo Municipal de Garanhuns irá entregar oficialmente as novas instalações da Escola Municipal Cabo Cobrinha, que anteriormente estava em funcionamento dentro do prédio do 9° Batalhão de Polícia Militar. O novo espaço que já está funcionando, atende cerca de 170 estudantes, nas modalidades Maternal, Infantil 1 e Infantil 2, com oito professores efetivos. 

A estrutura, segundo informa a Prefeitura Municipal de Garanhuns, é formada por quatro salas de aula, três espaços administrativos, uma cozinha, uma sala de merenda e um pátio de recreação. O momento de entrega será caracterizado pela visita do prefeito Izaías Régis ao local, para  conferir a nova estrutura, e uma conversa rápida com a equipe de gestão e professores, bem como com alguns pais. A nova estrutura está localizada na Rua Padre Agobar Valença, s/n, ao lado da Escola Municipal Luiz Tenório.

Garanhuns: Produtores rurais recebem apoio para “bata do feijão”

Apoio, será concedido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria
de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. (Secom/PMG).

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA), segue beneficiando os moradores da área rural do município. A ação desta vez consiste no auxílio durante a “bata do feijão”, prática que ocorre tradicionalmente durante este período do ano, quando os agricultores realizam a colheita dos grãos. Para a execução do serviço, a SDRMA disponibiliza as máquinas necessárias para facilitar a atividade, na qual o agricultor retira os grãos do feijão de sua vagem.

A Prefeitura dispõe de duas máquinas, que realizam o trabalho de bater os sacos diariamente. A ação beneficia, principalmente, os pequenos produtores do município, que chegam a economizar até oito reais durante o processo. A secretaria já atendeu aos pedidos nos Sítios Cachoeirinha, Papa Terra e Paulista.

De acordo com o titular de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a secretaria segue disponível para receber novos pedidos da população rural. “Organizamos um cronograma de acordo com a demanda, no intuito de beneficiar os agricultores em todo seu processo produtivo, que vai desde a aração de terras para o plantio, até a essa parte final da bata”, afirmou João Paulo Sobral. As solicitações podem ser feitas diretamente na sede da Secretaria, Centro Administrativo II, ou através do telefone: (87) 3762-7085.

Recuperação de estradas — A ação de recuperação de estradas na área rural continua sendo executada. A Secretaria deu início nessa segunda (14) os reparos na área do Sítio Muniz; além do Sítio Estivado, localizado no distrito de Iratama.
.

Morre José Pimentel, ator consagrado pelo papel de Jesus Cristo

Natural de Garanhuns, José Pimentel começou sua carreira em 1956, participando como figurante no
espetáculo O drama do Calvário - que mais tarde se tornaria A Paixão de Cristo. (Leiajá.com).

Morreu na última terça-feira (14), aos 84 anos, o ator, diretor, professor e dramaturgo pernambucano José Pimentel. Ele estava internado na UTIdo Hospital Esperança, no Recife, desde o dia 8 de agosto e  faleceu em decorrência de um enfisema pulmonar.

Natural aqui de Garanhuns, José Pimentel começou sua carreira em 1956, participando como figurante no espetáculo O drama do Calvário - que mais tarde se tornaria A Paixão de Cristo -, a convite do amigo Otávio Castanha, o Tibi. A amizade entre os dois começou no Ginásio Poder Muscular, anos antes, onde Pimentel treinava como fisiculturista. Após a estreia nos palcos, o garanhuense se descobriu como ator e passou a aprender diversas funções dentro do teatro, como iluminação, cenografia e direção, tornando-se um artista multifunções. Ele também formou-se em jornalismo e foi professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Em 1968, O Drama do Calvário passou a ser encenado em Fazenda Nova, na então recém construída cidade-teatro de Nova Jerusalém.  À essa época, o espetáculo passou a chamar-se Paixão de Cristo e, no ano seguinte, o ator assumiu, também, a direção da montagem. Em 1978, Pimentel passou a atuar no papel principal da produção, Jesus Cristo, função pelas quatro décadas seguintes. 

Em 1996, Pimentel passou a dirigir e encenar um novo espetáculo da Paixão, desta vez na capital pernambucana, Recife. Foi nela que o artista se aposentou do papel de Jesus, em 2018, após longos 40 anos interpretando o mesmo personagem. Um ano antes, em 2017, Pimentel foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural.