segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Eleições: Garanhuns terá sete candidatos a deputado estadual

Em 2018, representam candidaturas consideradas “legítimas” da suíça pernambucana, as do Professor
Jaílton, Audálio Ramos, Damásio Cardoso, Claudomira Andrade, Thiago Paes, Sivaldo Albino e Álvaro Porto.

Contando com pouco mais de 85 mil eleitores aptos a votar, sendo a principal cidade situada na região Agreste Meridional do Estado de Pernambuco, Garanhuns terá sete candidatos a deputado estadual nas eleições de outubro deste ano. A contar do início do mês de agosto, quando as convenções partidárias se encarregaram de oficializar as candidaturas, Garanhuns tomou conhecimento dos envolvidos no pleito que se aproxima.

2018 apresenta, dentre os nomes que estarão postulando um assento na Casa Joaquim Nabuco, apenas uma novidade: Thiago Paes (PSL). Comerciante local, ele irá disputar assento na Alepe pela primeira vez. A Advogada Claudomira Andrade, o ex-vereador Sivaldo Albino (PSB), o bombeiro militar, Damásio Cardoso (Patriotas), o Professor Jaílton (Psol), o vereador Audálio Ramos (DC) e o deputado estadual que busca reeleição, Álvaro Porto (PTB), completam a lista. Claudiano Filho e Romário Dias figuram com candidaturas ligadas a Garanhuns, embora "corram por fora".

Para o caso de Claudomira, que vem de uma disputa pela Prefeitura de Garanhuns em 2016, precedida de uma corrida eleitoral dois anos antes à Câmara Federal, ela não chega a ser uma novidade, embora ainda empolgue o eleitorado local com o seu carisma.
.

Damásio, hoje no Patriotas, que chegou a integrar o mesmo Dem da Advogada, vem de uma eleição municipal onde abriu mão de sua candidatura, em razão de decidir-se pelo apoio ao seu irmão, Giovanni Cardoso, que em 2016, recebeu uma votação expressiva, e só não ocupa um assento na Câmara Municipal, por equívoco naquilo que diz respeito a formação da coligação. Damásio, é ligado a grupos religiosos, assim como Giovanni. Diante do arranjo de sua coligação, ele precisará de cerca de 20 mil votos para se eleger deputado.

Militante histórico do PSOL local, o professor Jaílton, 51 anos, oferece seu nome à disputa pela segunda vez; a primeira, foi em 2014, quando obteve 2.399 votos. Em 2016, pôs na rua, candidatura à Câmara Municipal. Fez uma campanha limpa, programática e que se identificava com diversos segmentos locais, mas sobretudo com a população.

PDT e PRP, além do seu partido, o PSOL, formaram a sua coligação, que embora não tenha lhe oferecido a melhor via eleitoral, deixou sua marca, já que o professor alcançou 905 votos naquela que é considerada a eleição mais disputada do país: a de vereadores. Jaílton, é outro campeão de votos local que não ocupa um assento no Legislativo, assim como Giovanni, em razão do método que define os eleitos à Câmara, a proporcionalidade.
.

Audálio Filho - No exercício do seu terceiro mandato de vereador, economista por formação, cristão praticante, Audálio já ocupou o posto de Presidente da Câmara Municipal no período que compreende o biênio 2013 e 2014. Por sua postura reta, conservadora, ele desfruta de enorme prestígio junto a sociedade local, motivo pelo qual, seu nome é sempre lembrado para uma possível candidatura a Prefeitura de Garanhuns em 2020.

A partir de uma Lei proposta pelo seu mandato ainda em 2017, a discussão sobre gênero não chegou as escolas locais. Isso, fez seu mandato ganhar destaque por todo o estado de Pernambuco. Em torno do seu PL, sancionado pelo Prefeito Izaías em dezembro daquele mesmo ano, Audálio conseguiu reunir a maioria esmagadora da opinião pública, que viu na figura do parlamentar, a representação mais combativa da sociedade local.
.

Sivaldo Albino - Vereador por quatro oportunidades, afastado da gerência que ocupa na Casa Civil do Governo do Estado de Pernambuco, Sivaldo Albino (PSB), tem a missão mais difícil entre os sete. Ele precisa de cerca de 50 mil votos para se eleger deputado, enquanto que em média, seus colegas candidatos precisam de uma soma que oscila entre 20 e 30 mil votos. Desfruta de um recall político de pouco mais de 15 mil votos que obteve frente aos quase 45 mil de Régis em 2016. Fará dobradinha na região com João Campos, filho e herdeiro político do falecido ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Mais do que disputar um mandato, Albino trabalha pela manutenção de sua posição de aliado do Governador Paulo Câmara na cidade, com melhores vias para uma candidatura ao Palácio Celso Galvão em 2020. Terá de ser cirúrgico nos próximos anos, pois nos bastidores, já circula uma perspectiva onde o atual Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, tende a ocupar essa vaga.
.

Álvaro Porto - Radicado na cidade de Canhotinho onde foi Prefeito por duas ocasiões, concorre a reeleição em 2018 com um aliado de peso: o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, que de quebra, colocará metade da Câmara em seu palanque. Em 2014, obteve quase cinco mil votos dos garanhuenses. Abertamente, o grupo político do Prefeito Izaías prefere não falar em números. Os mais entusiasmados, no entanto, falam em até 25 mil votos transferidos do recall político de Régis à Porto.

Opositores, por outro lado, sugerem que Felipe Porto, atual Prefeito de Canhotinho, sobrinho e aliado político de Álvaro, conseguirá um resultado em votos, proporcionalmente melhor do que aquele que Régis dará à Porto. Isso porque, segundo eles, Izaías estaria numa queda de popularidade e aprovação do seu governo, todavia um levantamento do Instituto Analysis Pesquisa, realizado ainda em março deste ano, revelou justamente o oposto. Segundo o Analyses, Régis tem aprovação de 67% da população municipal.

Claudiano Filho – Um dos deputados mais influentes junto ao Governador Paulo Câmara (PSB), Claudiano Filho (PP), também marcará território em Garanhuns. Com residência fixa na cidade, este ano ele tentará ser eleito para o terceiro mandato consecutivo. Atualmente na Alepe, Martins integra as comissões de Agricultura, Pecuária e Política Rural, além de ser suplente em outras duas. Sua atuação na casa e junto ao Governo repercute positivamente por todo o estado, sobretudo nas demandas ligadas a produtores rurais, que ele tutela na Casa Joaquim Nabuco. Betânia da Ação Social e Zaqueu Naum Lins, ambos vereadores de Garanhuns, já confirmaram apoio à Claudiano.
.

Garanhuns vivencia Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Abertura oficial da semana, acontecerá nesta quinta (16),
na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns. (Secom/PMG).

Terá início, na próxima quinta-feira, dia 16) de agosto aqui em Garanhuns, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. A abertura oficial será realizada no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), a partir das 14 horas. O evento, que neste ano possui o tema “Liberdade é ter compaixão: todos contra a discriminação”, é promovido pela Prefeitura Municipal de Garanhuns, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa das Pessoas com Deficiência (Comud), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Deficientes Visuais do Agreste Meridional de Pernambuco (Advampe), Associação de Surdos do Agreste Meridional de Pernambuco (Asampe) e a Associação de Pessoas com Deficiência de Garanhuns (Apecomdeg).

Até o fim de agosto, serão promovidas diversas ações no intuito de sensibilizar e conscientizar a população e os órgãos públicos e privados acerca dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência. Como uma forma de promover o debate sobre a efetivação de programas e políticas públicas. Na ocasião de abertura, o tema central será discutido em um primeiro momento, com o coordenador do Comud, José Juca. Logo após, haverá outro momento de debate, com a participação da coordenada de Educação Inclusiva do município, Rosineide Chaves; além da exposição do tema com o advogado Jarbas Trindade.

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência foi instituída pela lei estadual 13.381 de 21 de dezembro de 2007, e em Garanhuns já é vivenciada há sete anos, com o apoio da Prefeitura em ações como: fiscalização de estabelecimentos em relação a acessibilidade, campanhas de conscientização sobre o respeito às vagas de trânsito destinadas às pessoas com deficiência, palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, entre outros.

Projeto Artincluir — Ao longo deste mês, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) também vai promover ações como o Projeto Artincluir, que irá realizar um show de talentos para pessoas com deficiência, no dia 28 de agosto, no Parque Euclides Dourado. Os interessados poderão participar em categorias como teatro, música, dança, piadas e stand up. As inscrições seguem até o dia 22 deste mês, e podem ser feitas no setor de acessibilidade da SASDH, localizada na avenida Rui Barbosa, nº 807, no bairro Heliópolis; na Casa dos Conselhos, na avenida Ernesto Dourado, 890, bairro Heliópolis; ou na sede da Secretaria de Turismo e Cultura, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, na avenida Afonso Pena, S/N, bairro São José.

Em nota, Júlio Cavalcante anuncia que não disputará reeleição

Júlio: “Cumpri a minha jornada como parlamentar, como deputado estadual filho de Arcoverde, 
e neste dia 31 de dezembro, estarei deixando a Assembleia Legislativa em definitivo.” (Edmar Lyra).

Em uma nota divulgada em sua rede social, o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti (PTB) confirmou que não irá disputar as eleições deste ano quando iria em busca de um terceiro mandato. Na nota, o parlamentar trabalhista agradece o apoio do irmão e deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) e de sua esposa e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Nerianny Cavalcanti, além de lideranças, familiares e ao senador Armando Monteiro, reafirmando a determinação de trabalhar para sua eleição a governador.

Eleito pela primeira vez ainda em 2010 com o apoio do irmão, então prefeito da cidade de Arcoverde, Júlio se reelegeu em 2014 com mais de 47 mil votos. Na nota ele diz que não será candidato por questões de foro pessoal e familiar, mas reafirma que continuará presente em Arcoverde e região, no tocante a contribuir com o desenvolvimento do estado

Leia, abaixo, a nota na íntegra:

"Desde 2011, quando assumi o primeiro mandato como deputado estadual, desenvolvi um trabalho constante na Assembleia Legislativa de Pernambuco em defesa dos municípios do nosso Estado. Chegando ao último ano do meu 2º mandato, tenho a consciência tranquila de que dediquei cada dia, do meu trabalho, em defesa do desenvolvimento das cidades e de cada pessoa que sempre me confiou o seu voto e o seu apoio.

Vim de Arcoverde, minha terra natal, a qual tenho a enorme gratidão de ter me confiado, ainda em 2010, a honra de representar esta cidade e toda a região na Assembleia Legislativa. Municípios como Buíque, Pedra, Itaíba, Tupanatinga, Sanharó, Sertânia, Custódia, Ibimirim e Venturosa, além de cidades no Pajeú, como Afogados da Ingazeira e Carnaíba, entre tantas outras, uniram vozes e apoios nesta caminhada vitoriosa.

Consegui, ao longo destes sete anos e meio de mandato, conquistas que vão ficar na história da nossa querida Arcoverde: a escola técnica Professor Jonas Feitosa, a UPA de Especialidades, o Campus da Universidade de Pernambuco (UPE), a volta do Corpo de Bombeiros, a estrada do CEDEC, além de mais de R$ 2,7 milhões de reais em emendas parlamentares destinadas para ações na saúde, como o ônibus do TFD, infraestrutura e na melhoria da qualidade de vida do povo de Arcoverde.

Nunca, em tão pouco tempo, um deputado estadual fez tanto por sua terra e por sua gente como fiz ao longo destes dois mandatos. Trabalho este que se estendeu pelos diversos municípios aonde sempre estive atuando, levando ações, obras e conquistas.

Cumpri a minha jornada como parlamentar, como deputado estadual filho de Arcoverde, e neste dia 31 de dezembro, quando se encerra o período legislativo para o qual fui eleito em 2014, estarei deixando a Assembleia Legislativa em definitivo.

Não sou candidato a reeleição. É uma decisão que tomei de forma tranquila, serena, ouvindo os amigos, familiares, e que tem como razão o desejo de cuidar de questões da minha vida pessoal e familiar. Tenho hoje consolidada a minha posição e o meu trabalho em mais de 45 cidades pernambucanas – as quais agradeço a enorme confiança – as quais já teriam me dado garantias de marchar mais uma vez juntos neste pleito de 2018. Seria uma honra, mas o destino me reserva outro caminho. Meus agradecimentos!

Aos arcoverdenses, quero deixar uma palavra amiga, um agradecimento especial ao povo que me confiou, por duas vezes, o seu voto, a sua força, as suas esperanças.

Quero agradecer ao deputado federal e meu irmão, Zeca Cavalcanti, e a sua esposa e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Nerianny Cavalcanti, que acreditaram no meu potencial e para o qual vou dedicar agora os esforços, para que esteja mais uma vez representando a nossa terra na Câmara Federal, em Brasília.

Agradeço também ao senador Armando Monteiro Neto, com o qual estarei junto nesta caminhada para mudar Pernambuco, pela sua atenção. Aos amigos prefeitos, às amigas prefeitas, vereadores, lideranças – que não vou citar para não cometer injustiças – um grande abraço de agradecimento pela confiança em mim e no meu trabalho ao longo dessa caminhada. Agradeço, ainda, aos colegas de parlamento, com quem aprendi muito, seja no plenário, seja na Mesa Diretora. Meu muito obrigado!

Estou deixando um espaço de lutas, mas cumprirei até o último dia o meu mandato confiado pelos pernambucanos. Não vou me ausentar, estarei sempre junto ao povo de Arcoverde e de toda região para que possamos ver um novo Pernambuco nascer, para que possamos verdadeiramente mudar Pernambuco e ver a nossa terra caminhar rumo ao desenvolvimento e também a um novo tempo. Estarei contribuindo assiduamente para essa transformação, em outros campos de lutas; não mais especificamente na Alepe.

Encerro, agradecendo o apoio da minha mãe e das minhas irmãs, os meus familiares, que sempre estiveram ao meu lado nesta jornada; a eles os meus agradecimentos sinceros. A minha esposa e filhos, aos quais quero dedicar ainda mais minha atenção, os agradecimentos do fundo do meu coração. Que Deus nos ilumine, sempre, guiando os nossos caminhos e renovando as nossas esperanças.

Arcoverde, 13 de agosto de 2018.
Júlio Cavalcanti
Deputado Estadual – PTB

Disputa Estadual: Ex-prefeito do PSB declara apoio a Armando

Jaílson do Armazém:  "Aderi ao projeto de Armando porque vi que as
propostas dele para Pernambuco são muito boas. (Fotos: Léo Caldas/Divulgação).

O ex-prefeito de Lagoa do Carro, Zona da Mata Norte, Jaílson do Armazém (PSB), declarou apoio ao candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB). Em ato realizado em sua própria casa, na noite do último sábado (11), o socialista disse que a região quer mudança. "Aderi ao projeto de Armando porque vi que as propostas dele para Pernambuco são muito boas. Além disso, o grupo político e o povo da região de Lagoa do Carro estão querendo Armando. A gente não pode ir contra o povo", afirmou Jaílson.

"Essa manifestação de confiança, Jaílson, e o apoio que você agora oficializa são muito importantes nessa caminhada que nós vamos trilhar. Você é um homem de compromisso e já demonstrou que tem amor à sua terra. Para mim, é uma honra receber o seu apoio", respondeu Armando Monteiro.

O candidato a vice-governador da coligação Pernambuco Vai Mudar, vereador Fred Ferreira (PSC), destacou que "as pessoas estão procurando Armando para sair do lado de lá" e integrar o palanque da mudança. "O que está acontecendo aqui em Lagoa do Carro é algo muito feliz ", comentou Ferreira. Já o candidato ao Senado Mendonça Filho (DEM) ressaltou que Armando está ouvindo às pessoas. "Armando está andando pelo Estado e onde quer que a gente vá o sentimento é de mudança."

No ato de adesão de Jaílson do Armazém, estiveram também o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), os ex-deputados Carlos Lapa (PSL) e Carla Lapa (PSC), a ex-prefeita de Tracunhaém, também na Mata Norte, Graça Lapa (DEM), e o ex-prefeito de Lagoa de Itaenga, Lamartine (PTB).

Batata participa de Festa de Padroeiro em São Lourenço da Mata

Na cidade, Carlos encontrou com o seu candidato a Deputado Estadual, “Nino dos sem Tetos”, 
além de vários amigos e lideranças políticas que reforçarão seu palanque.

O candidato a Deputado Federal, Carlos Batata (DEM, que tem suas bases eleitorais na região Agreste do Estado, esteve na tarde da última sexta-feira (10) participando da tradicional festa de São Lourenço Mártir, padroeiro de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana da capital pernambucana, Recife.

Na cidade, Batata encontrou com o seu candidato a Deputado Estadual, “Nino dos sem Tetos”, vários amigos, lideranças políticas e comunitárias, além de ainda participar de procissão religiosa em que cerca de dez mil pessoas estiveram presentes.

Acompanhado de Nino, Batata percorreu diversas ruas da cidade. Bastante prestigiado, ele foi cumprimentado por diversas pessoas. Buscando ampliar sua base de apoio político e eleitoral, Carlos vem cumprindo uma extensa agenda em municípios pernambucanos, a exemplo de São Lourenço.

Embora seja considerado um homem de vida pública com raízes fincadas na região Agreste do Estado, registramos, Carlos transita bem por todas as regiões pernambucanas. Com a experiência de ter exercido mandatos de deputado Federal e estadual por Pernambuco, além de somar apoios por todo o estado, ele reúne elementos importantes, no objetivo de retornar a Câmara Federal.
.

.