sexta-feira, 20 de julho de 2018

Cantora Vanessa da Mata celebra retorno ao Festival de Inverno

No FIG 2018, Cantora apresentará show  “Caixinha de Música”, no domingo, às 00h30, no 
Palco Mestre Dominguinhos. (G1 Caruaru e Região – Foto: Mila Cordeiro Divulgação).

Após quatro anos, Vanessa da Mata está de volta ao Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A cantora e compositora mato-grossense vai fazer show no FIG 2018 neste domingo (22), às 00h30, no Palco Mestre Dominguinhos.

A apresentação será da turnê “Caixinha de Música”, fruto de CD e DVD homônimos. Novas composições como “Orgulho e Nada Mais” e “Gente Feliz”, além de sucessos como “Ai, Ai, Ai”, “Amado”, “Não Me Deixe Só” e “Ainda Bem”, estarão presentes no repertório.

Em entrevista ao portal G1 da Globo, Vanessa falou sobre o retorno ao Festival de Inverno. G1: “Sua última apresentação no FIG foi em 2014 com a turnê “Segue o Som”. O que o público de Garanhuns pode esperar desse novo trabalho?”

Vanessa: "Caixinha de Música" é um trabalho completamente diferente dos outros, e foi esperado porque é apenas o segundo DVD na minha carreira. Eu sempre fui exigente demais com trabalhos audiovisuais. Não aprovei os outros DVDs. Esse é o segundo e único aprovado por mim depois do primeiro. São muitas músicas conhecidas, mas, ao mesmo tempo, um apanhado dos discos que não tiveram DVD. Nesse trabalho, nós temos maior possibilidade de arranjo com texturas e instrumentação eletrônica. É o mais eletrônico de todos os trabalhos. Então fica essa sensação no ar de que ele é ligado mais ao eletro mesmo. Ficamos na fazenda de Tom Jobim fazendo esses arranjos e tivemos muitas influências daquele ambiente de harmonia. São quatro músicas novas, mas é um trabalho de coleção, um trabalho que abrange uma obra que não estava nos DVDs”

Governador não autoriza reajuste de 17% no preço do gás natural

Decisão, foi anunciada nesta quinta (19), durante reunião com o presidente da Federação das Indústrias Pernambucanas, amparada por estudos técnicas feitos pela Agência Reguladora de Pernambuco.

Amparado por estudos técnicos da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), o Governo do Estado não irá adotar o aumento de 17,08% no preço do Gás Natural (GN), repassado pela Petrobras, à Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). Esse número é o resultado do percentual acumulado do segundo reajuste repassado pela Petrobrás de 11,7% (previsto para o próximo mês de agosto) e do aumento de 4,8% (do último mês maio).

A decisão foi anunciada pelo governador Paulo Câmara, ontem (19), durante reunião com o presidente da Federação de Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger, com o secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação Profissional, Alexandre Valença, o presidente da Copergás, Roberto Fontelles, e o diretor da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Pernambuco (Arpe), Fred Maranhão.

“Não concordamos com essa política de reajuste de preços adotada pela Petrobras, que não leva em consideração o impacto desses aumentos abusivos sobre a economia do País. Estamos, principalmente, pensando nos milhares de empregos criados pelas indústrias instaladas em Pernambuco, que teriam a competitividade reduzida caso esses reajustes fossem repassados aos consumidores”, justificou Paulo.

Mais de 90% do Gás Natural distribuído pela Copergás é destinado ao setor industrial pernambucano. Para o presidente Ricardo Essinger, o anúncio do governador Paulo Câmara de não repassar os reajustes foi um alívio para o setor.

Fred Maranhão explicou que o contrato entre a Copergás e a Petrobrás prevê uma política de reajuste no preço do GN de três em três meses e que, no dia 1º de maio, a Arpe recebeu um aviso para aumento de 4,8% do produto e, para o próximo dia 1º de agosto, um reajuste de 11,7%. O diretor de regulação da Arpe disse ainda que os aumentos não foram repassados para o consumidor pernambucano, pois os estudos da agência demonstraram que a rentabilidade da Copergás não ficará abaixo do mínimo contratualmente estabelecido.
.

Festival: Começa o Virtuose na Serra e o Conservatório de Música

Nesta quinta (19), Wagner Tiso, Márcio Mallard e Victor Biglione abriram programação do polo 
Música na Igreja Catedral de Santo Antônio. (Secom/PMG – Fotos: Nichole de Andrade).

A Catedral de Santo Antônio recebeu ontem (19), a primeira noite de atrações do polo Música na Catedral. Durante a 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, a igreja matriz será palco para o programa do Conservatório Pernambucano de Música e o Festival Virtuosi na Serra. As apresentações seguem até o dia 27 e partir de amanhã (20), começam a partir das 16h e 21h. O programa do Conservatório Pernambucano de Música completa 10 anos de Festival de Inverno de Garanhuns em 2018 e para dar início a grade de programação, o público conferiu o concerto do pianista Wagner Tiso, juntamente com o violoncelista Márcio Mallard e o violonista Victor Biglione. 

O trio apresentou “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, “Brasileirinho”, de Pereira da Costa e Waldir Azevedo, “Sete Tempos”, de Wagner Tiso e outras canções de grandes intérpretes da Música Brasileira. Mallard é um dos mais experientes violoncelistas brasileiros e já tocou com Caetano Veloso, Beto Guedes, Moraes Moreira, entre outros cantores. Biglione é argentino e fez parte do grupo A Cor do Som. Wagner Tiso foi parceiro de Milton Nascimento, Lô Borges e Beto Guedes, no Clube da Esquina, um dos maiores movimentos musicais do Brasil, nos anos 60.
.

A piauiense Paula Parente mora há seis meses com a família em Garanhuns e está conferindo o Festival de Inverno de Garanhuns pela primeira vez. “Queremos ver todos os polos do festival. Hoje, viemos conferir esse show instrumental e foi emocionante. Vamos levar nossa filha, Laura, de 9 anos, para a Praça da Palavra”, explicou.

As atrações do Conservatório na Catedral de Santo Antônio continuam. Hoje (20) é a vez da Orquestra de Câmara de Pernambuco, às 16h, e do grupo saGRAMA e Hamilton de Holanda, a partir 21h. No sábado (21), a partir das 16h, Dorival Caymmi será o grande homenageado, com o show “10 Anos Sem Dorival Caymmi”, com a participação de Danilo Caymmi, filho do intérprete, e convidados. Às 21h, Ná Ozetti, Dante Ozzetti e Patrícia Bastos se apresentam. No domingo (22), às 16h, a Orquestra de Câmara de Pernambuco fará um concerto com o Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e o Grupo Vocal Liberi, no show “Musicais”. Às 21h, a soprano Carmen Monarcha e o pianista Daniel Gonçalves farão o recital “Canções que Minha Mãe Ensinou”.

A programação completa pode ser acessada, clicando aqui.
.

FIG: Marcha de todas as Flores será realizada no último sábado (28)

“A ideia da marcha é celebrar as conquistas, desconstruindo muitos padrões de comportamento 
que embasam a violência”, destaca a Secretária da Mulher de Garanhuns, Walquíria Alves. (Secom/PMG)

A Secretaria Municipal da Mulher (Secmul) realizará, durante o Festival de Inverno de Garanhuns deste ano, a “III Marcha de Todas as Flores: das lutas às conquistas”. O evento acontece no sábado (28), e a concentração será às 10h, na Praça Dom Moura, em frente ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá a presença da Orquestra Manoel Rabelo. O trajeto segue até o Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, no Espaço Colunata. Também irão estar presente no momento as coordenadorias das mulheres do Agreste Meridional , além de mulheres que são assistidas pelas referidas secretarias.

“A ideia da marcha, que este ano acontece pela terceira vez, é para celebrar as conquistas que a gente vem tendo, das lutas, ocupando os espaços, desconstruindo muitos padrões de comportamento que embasa a violência. É uma celebração pelas conquistas de todas as mulheres. Nesse sentido temos muito o que comemorar, mesmo com todas as diversidades, estamos conseguindo dar visibilidade para essa causa e essa luta”, enfatiza Walkiria Alves, titular da Secretaria da Mulher de Garanhuns.

Ossessio Silva cobra ampliação do “PE Conduz” para Garanhuns

Além de ampliação do Programa, deputado vem solicitando diversas ações de melhoria para
cidade, dentre elas, uma que visa o aumento no policiamento. (Foto: Jaqueline Souza)


O município de Garanhuns, no Agreste Meridional, um dos mais importantes do interior de Pernambuco, é destaque na atuação do mandato do deputado estadual pernambucano, Ossesio Silva, que integra os quadros do PRB. Várias solicitações foram encaminhadas ao Governo do Estado, cobrando melhorias para os garanhuenses. 

Entre as reivindicações do parlamentar, destaque para a que prevê a ampliação do Programa PE Conduz. Coordenado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), o PE Conduz foi criado para garantir o acesso das pessoas com comprometimento da mobilidade, associada ou não a outra deficiência, de baixa renda, que não apresentam condições de se locomover com autonomia, nos demais meios de transporte coletivo, a fim de viabilizar o acesso aos serviços de saúde, habilitação e reabilitação em tratamentos contínuos para essas pessoas.

Melhorias no Hospital Regional Dom Moura; aumento do policiamento; melhoria do abastecimento dos distritos do município; implantação de saneamento em diversas localidades; ampliação do programas; Juventude Presente e ainda Comunidade Segura e Prorural, integram outro conjunto de reivindicações do parlamentar para o município.