quarta-feira, 18 de julho de 2018

Wanderson: Vereador do Recife homenageia Garanhuenses

Iniciativa de parlamentar, visa promover e valorizar diferentes artistas em destaque
nas cidades pernambucanas, uma delas, Garanhuns. (Fotos: Divulgação).

Advogado, ambientalista e atualmente vereador da cidade do Recife, Wanderson Florêncio (PSC), homenageou diversas personalidades aqui de Garanhums no último sábado (14), no auditorio do Garanhuns Palace Hotel.  A iniciativa do parlamentar, declaradamente um ativista cultural, visa promover e valorizar diferentes artistas em destaque nas cidades pernambucanas, uma delas, Garanhuns.

Entre os agraciados, o radialista e comunicador Wando Pontes, as cantoras Andreia Amorim e Belinha Lisboa, o tenor lírico de carreira internacional, João Paulo Ferreira, o professor de artes maciais, Carlos Tevano, o escritor Raimundo Dias de Brito Júnior, o ator, cantor e educador, Marcelo Francisco, o cantor e produtor cultural Diógenes Albuquerque, o humorista Esdras Frazão, o professor de educação física, Audálio Alves Júnior e a historiadora e defensora dos animais, Ainoan Oliveira.

No evento do último sábado, destaque para o momento em que o parlamentar condecorou o radialista Solon Gomes, falecido no último dia 8 de julho. Solon, além de prestigiado e influente comunicador de sua época, foi responsável pela criação do programa de maior audiência no interior do estado da Rádio Jornal, o “Ronda Policial”, que permanece no até os dias de hoje. O reconhecimento ao profissional, feito em forma de certificado, foi entregue a sua esposa, Isabele Ramos, sob forte comoção dos presentes.

Autor do mandato compartilhado, onde as comunidades da capital pernambucana, Recife, definem qual ação ou projeto deve ser apresentado e defendido pelo vereador, Wanderson é também o responsável pela implantação em 2014, do sistema de agendamento online, para atendimento no Detran-PE. No ano em questão, ele ocupou a Diretoria de Atendimento do Órgão, o que tornou possível a implantação de sua ideia. No início, o serviço era visto com bastante ceticismo. Hoje porém, é considerado uma conquista para os milhares de usuários do departamento estadual de trânsito.

“Sábado emocionante em Garanhuns, onde dezenas de amigos nos aguardavam numa recepção e programação cheia de surpresas. Garanhuns é um dos municípios mais importantes do estado, com muita gente que faz a diferença e isso tínhamos que reconhecer. Apresentamos o nosso Mandato Compartilhado, numa excelente troca de experiências. Obrigado Garanhuns, cidade linda e de pessoas muito carinhosas”, registrou o vereador em seu perfil no Facebook.
.

Edilson Silva acusa Izaías de instigar população contra show no FIG

Deputado afirmou em rede social, que Prefeito estaria influenciando população a boicotar apresentação 
da cantora Karol Conka.  Izaías: “Queria que ele dissesse a verdade, quando falasse de mim”

Deputado Estadual no exercício de seu primeiro mandato; ligado a movimentos LGBT, com a experiência de já ter disputado o Governo do Estado por duas ocasiões, nos anos de 2006 e 2010, Edilson Silva (PSOL), envolveu o atual Prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB), em uma polêmica onde chefe do executivo local sequer se pronunciou.

No Facebook, no início da semana passada, o parlamentar chegou a dizer que o Prefeito Izaías estaria influenciando pessoas, para que nas redes sociais, elas iniciassem uma campanha, cujo objetivo seria o de impedir a vinda da cantora Karol Conka a Garanhuns. A Karol, a que Edilson se refere, é a mesma que se apresentará no Palco Pop do FIG no dia 28 de julho, e que expomos aqui, é autora de uma música que se queixa de sexo oral mal feito, e ainda propaga a cultura do uso da maconha (relembre aqui).

“O deputado afirmou algo oposto a realidade vivida aqui; se baseando apenas no que seus aliados levaram ao seu conhecimento na capital. A campanha a que ele se referiu no Facebook, onde supostamente uma parcela da cidade estaria censurando a apresentação da artista, sob a tutela do Prefeito, nunca ganhou as redes sociais, assim como não aconteceu em lugar algum”, destacou um governista ouvido pelo Blog.

Izaías e Edilson não foram colegas na Assembleia Legislativa, isso porque, Régis se afastou da Alepe ainda em 2012, ano em que foi eleito pela primeira vez Prefeito de Garanhuns. Edilson por outro lado, cumpre mandato iniciado em 2015. Contactado pelo Blog, Izaías preferiu não se manifestar sobre o assunto, embora tenha deixado um recado taxativo ao parlamentar: “Queria que ele dissesse a verdade quando falasse de mim”.

Conforme registramos, o Prefeito Izaías Régis não se manifestou sobre a apresentação da cantora Karol Conka no FIG 2018. Em rádio, jornal, redes sociais ou mesmo blogs, também não há registro dessa natureza, onde o chefe do executivo se oponha a qualquer que seja a atração devidamente habilitada e contratada pelo Governo do Estado de Pernambuco, para se apresentar no FIG, com exceção do monólogo “o Evangelho Segundo Jesus, Rainha do céu”, onde o Prefeito atendeu um pedido da população, que clamou nas redes sociais, para que a presentação não ocorresse.

PE: Governo do Estado ainda não pagou shows do Carnaval 2018

Informação, é do Coletivo Pernambuco, que nesta terça (17), divulgou denúncia contra os 
atrasos da Fundarpe e da Empetur. (Folha de Pernambuco - Foto: Brenda Alcântara)

O grupo de artistas Coletivo Pernambuco divulgou nesta terça-feira (17) um manifesto contra o atraso do Governo do Estado em pagar os cachês do Carnaval 2018. A denúncia, assinada por seis importantes grupos musicais - entre eles a A Banda de Pau e Corda e o Quinteto Violado, e onze artistas como Marrom Brasileiro, Maestro Spok, Nena Queiroga e Almir Rouche, reclama do "desrespeito e falta de compromisso” do governo estadual, comandado por Paulo Câmara, com a classe de artistas e músicos pernambucanos.

Segundo eles, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe, órgão da Secretaria Estadual de Cultura, e a Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur, vinculada à Secretaria Estadual de Turismo, responsáveis pelo incentivo aos carnavais municipais, "não se pronunciam e nem explicam o motivo desse imenso e danoso atraso. Até o momento nada foi pago e nenhum esclarecimento nos foi dado", afirmou o grupo, em manifesto distribuído a imprensa.

Alguns artistas já haviam se manifestado pelas redes sociais, demonstrando a insatisfação com os atrasos nos pagamentos das apresentações para eventos promovidos pelo Governo do Estado. O vocalista da Banda de Pau e Corda, Sérgio Andrade, diz que antes mesmo do Carnaval o grupo já vinha pleiteando falar com o governador Paulo Câmara sobre os problemas recorrentes a cada ano.
.

Segundo ele, a carta de apresentação do Coletivo Pernambuco, criado há quase um ano para representar os artistas que formavam o "Grupo de Carnaval", já falava dos atrasos e de outros pontos polêmicos da classe artística junto à Secretaria Estadual de Cultura. "Tudo continua do mesmo jeito. A gente não aguenta mais", desabafou.

O artista e apresentador cultural Sérgio Gusmão, integrante do Aurora dos Carnavais, que reuniu 29 blocos líricos, numa única apresentação antes do Carnaval deste ano, diz que o tratamento é histórico. "Os artistas sempre foram relegados à última opção na hora dos pagamentos. Temos sempre pendências financeiras. Quando recebo, o dinheiro já não me pertence mais", lamenta, elencando a necessidade de saldar débitos com os blocos, técnicos de som e orquestra, entre outros assistentes de produções artísticas.

Por meio da Assessoria de Imprensa, a Secretaria de Cultura de Pernambuco, conduzida pelo Secretário Marcelino Granja (foto, abaixo), informou que "os processos dos artistas que tocaram no Carnaval pela Fundarpe estão prontos para pagamento, só dependendo do desembolso da Secretaria da Fazenda". Já a Empetur/ Secretaria de Turismo informa "que os pagamentos dos cachês dos artistas pernambucanos que participaram do carnaval 2018 segue o processo normal de prestação de contas, com vistas ao posterior pagamento dos artistas, conforme o fluxo de caixa".
.

Abaixo, você confere o manifesto divulgado
pelo Coletivo Pernambuco:

MANIFESTO - O Coletivo Pernambuco, grupo do qual fazem parte os artistas abaixo descritos, vem a público denunciar o Governo de Pernambuco pelo desrespeito e falta de compromisso com que trata a classe de artistas e músicos pernambucanos que fizeram o carnaval 2018. Passado o Ciclo Junino e já na preparação para o Festival de Inverno de Garanhuns, o Governo de Pernambuco, apesar dos inúmeros contatos e esforços da nossa classe em receber satisfações, não deu qualquer explicação sobre a falta de pagamento relativo aos shows realizados no carnaval de 2018. 

Apesar de exigirem dos artistas, profissionalismo para lidar com a burocracia imposta pelo Estado, o governo credita que os artistas trabalham apenas por amor à arte. Vale destacar que para cada show realizado durante o carnaval, os artistas Pernambucanos precisam investir recursos em ensaios, figurino, equipe técnica, transporte, etc.

Ao se apresentarem no carnaval e passarem meses sem receber seus cachês, os artistas perdem seu poder de investimento, de Promover a Renovação e expansão da nossa Arte , paralisando suas carreiras e prejudicando, inclusive, a divulgação da música pernambucana para além das fronteiras de nosso estado. Isso prejudica, mais uma vez, a carreira dos Cantores da nossa Região. É impressionante o descaso, a falta de respeito e falta de compromisso desse governo para com os trabalhadores da cultura de Pernambuco!

Em matéria publicada no site da Fundarpe em 08 de fevereiro de 2018, os representantes do Governo do Estado fizeram questão de destacar os 14,8 milhões de reais que deveriam ser investidos nos festejos locais, além da valorização das manifestações culturais e dos artistas pernambucanos. Passados cinco meses da festa, tal discurso se mostra apenas mais uma falácia de uma gestão que prefere focar seus esforços em publicidade e esquece de investir em políticas públicas efetivas para a cultura local.

          RECIFE, 11 de julho de 2018
.

Assinam o manifesto:

Grupo musicais:
Banda de Pau e Corda
Coral Edgard Moraes
Som da Terra
Quinteto Violado
Maestro Forró & OPBH

Artistas:
Gustavo Travassos
Gerlane Lops
Karynna Spineli
Luciano Magno
Marrom Brasileiro
Nena Queiroga
Nonô Germano
Almir Rouche
Spok
André Rio
Ed Carlos

Marília sobre Paulo Câmara: "A gente não sabe de que lado ele é"

Posição da petista, foi exposta durante entrevista concedida ao programa Conversa Afiada, 
comandado pelo apresentador Paulo Henrique Amorim. (JC Online – Foto: Diego Nigro/JC Imagem).

A pré-candidata ao governo do Estado de Pernambuco, Marília Arraes (PT), voltou a utilizar a estratégia de criticar o posicionamento do atual governador Paulo Câmara (PSB) de buscar o apoio do PT no seu projeto de reeleição. Em entrevista concedida ao programa Conversa Afiada, comandado pelo apresentador Paulo Henrique Amorim, a vereadora do Recife classificou o perfil do socialista como 'gerencial'. 

"Ele é um gerente que deveria ser guiado por um líder político que não está mais aqui. Então, não dá para expressar o posicionamento político dele. O que eu quero dizer: A gente precisa construir a unidade da esquerda, do campo progressista, é necessário. Mas essa unidade tem que ser construída com base em projetos e não simplesmente no 'toma lá da cá', no 'tu tira uma candidatura aqui que a gente te apoia ali', não é assim, não dá para fazer esse diálogo", cravou a pré-candidata, que é neta do ex-governador Miguel Arraes.

Marília também se preocupa em reconhecer as articulações da Executiva Nacional em prol da candidatura de Lula. O partido ainda busca um apoio formal do PSB à candidatura do ex-presidente Lula, o que poderia implicar na retirada da candidatura própria. "Lógico, o PT Nacional está em uma luta grande para fazer a defesa de Lula, para sair do isolamento e precisa fazer esses diálogos, é natural. A gente lá em Pernambuco cumpre uma função que a gente acredita que é extremamente necessária, que é fazer a defesa do nosso projeto e resgatar o estado do marasmo que se tornou", disse a petista. 

Gleisi - A presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffman,esteve em Recife na semana passada para uma conversa com o diretório estadual e com Paulo Câmara. Com o governador, ela busca o apoio de Pernambuco, que tem um peso considerável no colegiado do PSB.  "Eu me considero também nessa batalha para a gente tirar o PT nacionalmente do isolamento, para a gente buscar apoio à candidatura do presidente Lula, mas considero importante a gente ter um projeto também em Pernambuco. Mas de qualquer forma a presidente está fazendo o papel que ela tem que fazer, de buscar essas articulações nacionais, mas nós vamos sempre respeitar as decisões do partido", disse Marília.

Odacy Amorim desiste de candidatura e vai apoiar Marília Arraes

Amorim, desista da disputa pelo Governo do Estado, em busca de 
uma cadeira na Câmara Federal. (JC Online – Foto: Roberto Soares Alepe).

O deputado estadual Odacy Amorim anunciou a retirada da sua pré-candidatura ao governo do Estado durante reunião da Executiva estadual do PT nessa terça-feira (18). Ele será candidato a deputado federal e, inclusive, já vinha fazendo campanha para à Câmara dos Deputados em paralelo ao pleito da majoritária. 

Em um comunicado lido aos correligionários, Odacy reafirmou a importância da construção de uma unidade no partido e considerou que à candidatura do ex-presidente Lula deve ser uma prioridade. "Entendo, ainda, que esse é um momento que demanda unidade do PT de Pernambuco em qualquer das alternativas de táticas eleitorais que ao final for adotada, seja a candidatura própria que sempre defendi, ou seja a aliança que vem sendo tentada pela direção nacional do PT. Para contribuir com essa unidade, estou retirando a minha pré-candidatura ao Governo do Estado", diz o comunicado. 

Com a desistência de Odacy, ficam apenas as pré-candidaturas da vereadora do Recife, Marília Arraes (PT) e do dirigente José de Oliveira. A convenção do diretório estadual deve ocorrer entre os dias 27 e 29 de julho.  A Executiva Nacional do PT ainda busca um apoio formal do PSB à candidatura do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto, o que implicaria em acordos nos estados, e na retirada do nome de Marília Arraes. Embora a maioria dos socialistas esteja mais inclinado a apoiar o ex-governador do Ceará e presidenciável Ciro Gomes, há resistências do partido, incluindo a do próprio governador Paulo Câmara (PSB), que chegou a afirmar que independente do que o a sigla decidir, ele fará palanque para Lula nas eleições estaduais.

Ainda há a possibilidade de liberação nos estados, o que beneficiaria Paulo e também o governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que busca uma adesão dos socialistas à Geraldo Alckmin (PSDB). Essa tese, porém, foi rechaçada pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que afirmou que a neutralidade é "inaceitável". 

Garanhuns: PRF apreende ambulância transportando colorau

Após a apreensão do veículo, motorista do veículo foi liberado. Caso foi encaminhado
para o Ministério Público de Pernambuco aqui em Garanhuns. (JC Online – Foto: Divulgação PRF).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma ambulância durante fiscalização de rotina na BR-424, aqui em Garanhuns. O motivo é que, ao invés de pacientes, o veículo estava carregando colorau. Durante a abordagem, os policiais constataram que a ambulância transportava uma carga de aproximadamente 200 kg do tempero. Além disso, outras irregularidades foram encontradas, como licenciamento atrasado, pneus lisos e equipamentos obrigatórios sem operar.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista, um homem de 54 anos que não teve o nome revelado, informou que iria entregar a mercadoria no Centro de Garanhuns e que estava a serviço de um produtor rural da localidade.

Arrematado - Sobre a propriedade do carro, o motorista que conduzia a ambulância alegou que o veículo havia sido arrematado pelo patrão em um leilão, há alguns anos, mas a Prefeitura de São Bento do Una ainda não havia repassado o recibo de transferência.

O motorista foi liberado e o veículo levado para o pátio da PRF, aqui em Garanhuns. O caso foi encaminhado para o Ministério Público de Pernambuco, para investigação de improbidade administrativa.

Resposta - Em nota, a Prefeitura de São Bento do Una confirmou que a ambulância foi leiloada no dia de setembro de 2013, no valor de R$ 8500. O órgão esclarece que "todos os veículos da frota do município estão regularizados e viajam exclusivamente para destinos e finalidades para as quais foram adquiridos".
.

350 vagas: FIG 2018 abre inscrições para 14 oficinas gratuitas

Inscrições podem ser feita no Centro Cultural, ou ainda através da internet.
Em ambos os caso, um formulário deve ser preenchido.

Estão abertas as inscrições para as atividades de formação cultural do 28º Festival de Inverno de Garanhuns. São mais de 350 vagas em 14 oficinas nas mais diversas áreas da arte e da cultura, do cinema à gastronomia, da fotografia a expressões da cultura popular.

Novidade nesta 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, a ação “Olhares – a mediação crítica por mulheres”, vai proporcionar debates com artistas e palestrantes mulheres ao final de cada espetáculo da 3ª Mostra de Teatro Alternativo.

O público interessado deve realizar as inscrições de forma presencial, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti (Av. Afonso Pena, 85), das 8h às 14h; ou online, enviando o FORMULÁRIO preenchido para o e-mail oficinasfig@gmail.com até o dia 22/07. É necessário identificar, no assunto do e-mail, a atividade escolhida.

Para conferir a lista completa das oficinas 
          oferecidas este ano pelo Festival, clique aqui.

Marcos Patriota vai aos poucos se aproximando de Garanhuns

Com toda sua disposição para ajudar os garanhuenses, Patriota não esquece de sua
cidade, e em Jupi, onde é Prefeito, ele vem construindo avanços importantes.

Atual Prefeito da cidade de Jupi, empresário por vocação, Marcos Patriota está aos poucos se aproximando de Garanhuns. Seja pela política, seja pela iniciativida privada, Patriota compartilha de suas ideias com Garanhuns. Ideias essas, aliás, que pensam a cidade para o Agreste Meridional. Mais do que isso, pensam Garanhuns, como metrópole urbana essencial para o desenvolvimento de toda a região.

Com toda sua disposição para ajudar Garanhuns, Patriota não esquece de sua cidade, e lá em Jupi, onde exerce o seu primeiro mandato de chefe do executivo, ele vem construindo avanços importantes. Na saúde por exemplo, Marcos conseguiu humanizar o serviço; deixá-lo ao alcance de todos e de quebra, reduzir as enormes e constrangedoras filas de espera em postos de saúde, a quase zero.

Não menos importante, outro segmento a que o Prefeito tem dedicado tempo e empenho, e que por sua atenção vai muito bem obrigado, é o de habitação popular. Atualmente, mais de 500 casas estão sendo edificadas na zona rural. Esse número, garante a cidade o status de estar executando o maior projeto habitacional de todo o país.

Com os dois pés em Jupi, mas os olhos e ouvidos antenados no mundo, a partir de Garanhuns, Patriota vem abrindo espaço à sua figura política. Não trata ele ainda, de postulação a Assembleia Legislativa ou Câmara Federal. Apesar disso, não seria surpresa, se num futuro breve, ele oferecesse seu talento de administrar e sabedoria em lhe dar com as pessoas, a uma dessas casas parlamentares.

Matheus Martins segue sendo um quadro de renovação local

Ex-presidente do PSDB jovem, atualmente, Martins encabeça um grupo 
que conta com cerca de 300 pessoas no PP. (Foto: Divulgação).

Discutindo Garanhuns e o futuro da cidade, Matheus Martins, do Partido Progressista (PP), voltou a ser entrevistado pelo Blog do Gidi Santos esta semana. Embora ainda não tenha disputado mandato eletivo, o jovem aluno do curso de administração, revelou ao Blog que desde dos 14 anos, sonha em exercer um mandato político, já que considera ser essa sua vocação. Ex-presidente do PSDB jovem aqui de Garanhuns, atualmente, Martins encabeça um grupo que conta com cerca de 300 pessoas no PP. Segundo ele almeja, esses integrantes devem oxigenar a atividade política da cidade.

No último sábado (14), ao falar com exclusividade ao Blog do Gidi Santos, no Garanhuns Palace Hotel, Matheus discorreu sobre suas experiências eleitorais, vividas ainda em 2016. No ano em questão, ele apoiou uma candidatura Tucana a Câmara Municipal. Ao percorrer praticamente todos os bairros aqui de Garanhuns, e em especial a periferia, Martins viu de perto a dura realidade vivida por muitos garanhuenses. Em alguns casos, contou ele, sequer havia alimento em residências a que ele teve acesso.

Mais do que intimidar, o cenário encarado por Matheus, assegurou a ele, que a causa política é nobre o suficiente para transformar vidas, inclusive a sua, que segundo suas próprias palavras: “Está apenas no começo”. “Com todo respeito a quem já teve sua oportunidade, não podemos seguir com viciados políticos ocupando espaço em nossa cidade. Com eles, não temos evoluído. Estamos carente de uma liderança garanhuense que transite em todo território estadual com uma conduta altiva, afim de inserir a cidade em todos os roteiros de desenvolvimento”, frisou Martins ao Blog.

Damásio Cardoso recebe apoio da Igreja Assembleia de Deus

Apoio, foi anunciado no último sábado (14), quando o pré-candidato
esteve na visitando a igreja, na cidade de Limoeiro.

O pré-candidato a deputado Estadual Damásio Cardoso (Patriotas), recebeu importante apoio de membros da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Adoração, em todo o estado. No último sábado (14) ele esteve na cidade de Limoeiro participando de uma reunião com membros da igreja. Na ocasião foi recebido pelo Pastor Presidente Severino do Ramos F. Silva e por vários líderes da denominação aqui de Pernambuco.

O objetivo da visita foi alinhar apoiamento às questões e objetivos do plano de atuação parlamentar do pré-candidato a uma cadeira na assembléia Legislativa, que vem ganhando adeptos no estado.

Outro tema tratado foi a importância da igreja ter um representante na política. Na avaliação dos membros presentes a busca para ter um representante na política é um dever da igreja e de todos que lutam por uma sociedade diferente, embasada no equilíbrio da distribuição de renda compatível com a realidade das pessoas. Projetos que envolvem e ajudam a comunidade como um todo, são coisas que a Igreja já faz; mas, por meio da política o trabalho social desenvolvido pela instituição religiosa terá uma condição melhor para uma abrangência maior.

Na avaliação dos pastores presentes ao encontro, ter um legítimo representante do Ministério Adoração na política é importante. E apoiar Damásio Cardoso como pré-candidato é estar com alguém que todos já conhecem. “Eu vejo que o povo evangélico tem tomado mais consciência que o nosso papel é também político como igreja e o irmão Damásio é alguém que já está envolvido na igreja, conhece todos os procedimentos cristãos na política. Com certeza, como deputado estadual ele fará um excelente trabalho, não só pelo povo evangélico, mas pela comunidade como um todo”, avaliou o Pastor Severino Ramos.

Ao final do encontro ficou firmado o compromisso dos pastores presentes de Barreiros, Ribeirão, Rio Formoso, Tamandaré, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Limoeiro, Lagoa do Carro, Recife, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Camaragibe e São Lourenço da Mata em defender e apoiar a pré-candidatura de Damásio Cardoso.