terça-feira, 17 de julho de 2018

Armando Monteiro visita ex-presidente Lula em Curitiba, no Paraná

Visita do petebista a Lula, ocorreu por Monteiro integrar uma comissão do Senado, que busca verificar as 
condições de todos os presos e a situação da carceragem da PF. (Foto: Instituto Lula/Divulgação).

O senador Armando Monteiro (PTB) visitou, nesta terça-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sede da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná. O petebista integrou uma comissão suprapartidária formada por senadores que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O objetivo da comitiva foi verificar as condições de todos os presos e a situação da carceragem da PF.

Além de Armando Monteiro, que foi ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de Dilma Rousseff, também estiveram com o ex-presidente Lula os senadores Roberto Requião (MDB-PR), Renan Calheiros (MDB-AL), Edison Lobão (MDB-MA) e Jorge Viana (PT-AC) – autor do requerimento para realização da visita. Lula está preso na carceragem da Polícia Federal há mais de 100 dias.

Ao sair da sede da Polícia Federal (PF), Armando afirmou ter encontrado o ex-presidente Lula animado. O senador ressaltou que, para além do caráter institucional, a visita também teve um significado pessoal, tendo em vista a relação de amizade do ex-presidente com seu pai, o ex-ministro Armando Monteiro Filho.

“O presidente Lula está animado, inteiro, e fiquei muito feliz de encontrá-lo com disposição. Essa viagem tem um significado para além do caráter institucional, de uma visita oficial do Senado”, afirmou Armando, aproveitando em seguida para arrematar: “Para mim, também tem um sentido pessoal, por minha relação de muitos anos com o presidente Lula e como uma homenagem ao meu pai, que se vivo estivesse certamente viria aqui trazer sua solidariedade ao presidente Lula”, ressaltou.

Ruas e Avenidas de Garanhuns serão interditadas durante o 28º FIG

Medidas anunciadas pela Guarda Municipal, passam a valer já na próxima sexta-feira (20). 
Mudanças, visam garantir um melhor fluxo de veículos e passagem dos pedestres. (Secom/PMG).

Durante a 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), por meio da Guarda Municipal, irá executar algumas interdições de trânsito nas principais ruas e avenidas da cidade – incluindo os acessos aos principais polos de animação. De acordo com a AMSTT, as medidas visam garantir um melhor fluxo de veículos e passagem dos pedestres. O evento começa na próxima quinta-feira (19) e segue até o dia 28 deste mês.

Os isolamentos iniciam às 16h30min da próxima sexta-feira (20), na rua Nilo Peçanha, a partir do cruzamento com a rua General Dantas Barreto; rua Afonso Pena, a partir da praça Dom Moura III; rua Coronel Antônio Victor, a partir do Colégio Estadual; além das ruas Manoel Ouro preto, Prosperidade, Coronel Antônio Souto e Coronel Antônio Victor – todas essas áreas dão acesso ao maior polo do festival, a Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Outras mudanças de trânsito – Ainda a partir da primeira noite de shows, a rua Ari Barroso, a partir do cruzamento com a rua 13 de Maio, também no centro da cidade, servirá, exclusivamente, para a circulação de táxis; assim como a rua Manoel Clemente, na área do Parque Ruber van der Linden, onde acontecem os shows do Palco Instrumental.

Bairro Heliópolis – O trecho da avenida Júlio Brasileiro, que compreende a parte frontal do Parque Euclides Dourado, passará por interdição a partir da sexta (20). Os cruzamentos da avenida Rui Barbosa com a rua Marina Branco, e avenida Júlio Brasileiro com a rua Pedro Rocha também estarão fechados, servindo apenas para a entrada e saída de pedestres, táxis e mototáxis. Com a colocação do Palco Pop, neste ano, na via em frente à Rodoviária, a Travessa Maria Ramos será interditada.

A AMSTT está realizando um cadastramento dos moradores que residem nas áreas citadas para que possam ter um acesso diferenciado. Aqueles que ainda não foram contatados, devem procurar a sede da autarquia, localizada na avenida Irga, no Centro Administrativo II, nº 100; ou ligar para o (87) 3762-3967.

Palco Orquestrando no FIG’ se consagra na programação do evento

Orquestra Manoel Rabelo será a anfitriã do polo este ano. Palco para 
apresentações, será montado em frente a Prefeitura Municipal. (Secom/PMG).

O palco do Orquestrando no FIG (Festival de Inverno de Garanhuns), fará parte, mais uma vez, da grade de programação do evento, que chega, neste ano, à sua 28ª edição. O polo, criado em 2014, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, traz como anfitriã a Orquestra Manoel Rabelo, acompanhada de diversos convidados, a partir da sexta-feira (20). O Orquestrando no FIG estará localizado em frente ao Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal, e as apresentações serão iniciadas sempre a partir das 16h. Os shows ocorrerão nos dias 20, 21, 26, 27 e 28.

Na sexta-feira (20), a Orquestra Manoel Rabelo será acompanhada pelo Grupo Afrofênix, de Garanhuns, e a Orquestra Metal Nobre, de Paranatama (PE). No sábado (21), a Banda Musical Mariano de Assis, de Panelas (PE), e outra atração a confirmar irão participar do evento. As apresentações voltarão a ser feitas na quinta-feira (26), com shows do Grupo de Flautas do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Boa Vista e da Banda Marcial do 71 BIMTz; na sexta-feira (27), será a vez da Orquestra Municipal Talentos do Una, de São Bento do Una (PE), e do Grupo de Violões do Cras Heliópolis. No último dia da programação (28), a Orquestra Meninos do Cras, da vizinha cidade de Saloá (PE), além de uma atração surpresa ainda a confirmar encerram o polo. 

Filho de Mendonça e assessor recebem alta após acidente na 232

Os dois estavam internados no Hospital Santa Joana. No acidente, motorista Edson  Santos 
advogado Rodrigo Albuquerque não resistiram aos ferimentos e faleceram. (JC Online – Foto: Facebook).

O filho do deputado federal Mendonça Filho (DEM), Vinícius Mendonça, de 24 anos e o assessor Rodrigo Mota, de 26 anos, receberam alta hospitalar na manhã desta terça-feira (17). Os dois estavam internados no Hospital Santa Joana, que fica no bairro do Derby, na área Central do Recife, depois de sofrerem um acidente de carro na BR-232, em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, na noite dessa segunda-feira, 16 de julho.

No acidente, o motorista Edson de Oliveira Santos e o advogado Rodrigo Albuquerque não resistiram aos ferimentos e faleceram. O sepultamento de Rodrigo está marcado para as 16h desta terça, em Gravatá. Já Edson de Oliveira será velado nesta quarta-feira (18), no Cemitério Parque das Flores, que fica no bairro de Tejipió, na Zona Oeste do Recife.

O acidente - O veículo Toyota Hilux seguia pela BR-232, a caminho de Belo Jardim, terra natal de familiares de Mendonça Filho. De acordo com a assessoria de imprensa do deputado, o automóvel trafegava em velocidade compatível com o trecho em que ocorreu o acidente, na altura do distrito de Encruzilhada de São João. No carro estavam quatro pessoas. Vinícius teve um rompimento nos ligamentos do ombro direito, enquanto Rodrigo Maia sofreu escoriações pelo corpo.

Os dois foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital de Bezerros. De lá, foram transferidos para o Recife. O advogado Rodrigo Albuquerque e o motorista Edson de Oliveira faleceram no momento do acidente.

Confira nota de pesar do DEM: - O Democratas, o deputado federal Mendonça Filho e Vinícius Mendonça manifestam profundo pesar pelo falecimento do Motorista Edson de Oliveira Santos e do advogado Rodrigo Albuquerque em decorrência do acidente de automóvel ocorrido na noite desta segunda-feira (16/07), na BR-232, no município de Bezerros. Às famílias e aos amigos, nossa integral solidariedade neste momento de profunda dor pela perda irreparável de entes queridos.

Pesquisa revela desejo de mudança e Armando cresce no 2º turno

Armando: “O jogo eleitoral ainda está para começar e as posições de cada um
ficarão mais claras nas próximas semanas.” (Foto: Léo Caldas).

A pouco mais de dois meses e meio da eleição para escolha do novo governador de Pernambuco, pesquisa de intenção de voto divulgada nesta terça-feira (17) pelo Diario de Pernambuco confirma a consolidação de um sentimento de mudança predominante na população. O mesmo estudo também aponta crescimento do pré-candidato Armando Monteiro (PTB) em todos os cenários, sobretudo no 2º turno.

Se a eleição fosse hoje, estaria confirmado o 2º turno, com um empate técnico entre os três principais candidatos. No entanto, a soma dos percentuais de Armando Monteiro, de Marília Arraes e dos demais pré-candidatos de oposição supera o índice de Paulo Câmara em 16 pontos percentuais, chegando a 41% contra 25%.

A projeção para o 2º turno, no entanto, confirma a tendência firme de crescimento de Armando nas intenções de voto, subindo oito pontos percentuais, o equivalente a duas vezes a margem de erro da pesquisa realizada pela Datamétrica, que é de quatro pontos. Com isso, Armando sobe de 24% para 32%, entre a primeira rodada no início de junho e agora, empatando numericamente com Paulo Câmara.

Outro dado importante é a transferência de votos para Armando, caso se confirme a retirada da pré-candidatura da vereadora do PT da disputa eleitoral. A preferência do eleitorado dela por Armando se dá em função de o senador ser aliado de Lula, de ter apoiado seus dois governos e de ter sido ministro de Dilma até o final. A migração de eleitorado para Armando cresceu 13 pontos percentuais em relação à rodada de junho.

Para Armando, os números confirmam o sentimento de mudança na população. “O jogo eleitoral ainda está para começar e as posições de cada um ficarão mais claras nas próximas semanas. O sentimento de mudança está cada vez mais presente entre os pernambucanos. O importante é fazer um debate sobre o futuro de Pernambuco, sobre os avanços que precisamos promover e que foram interrompidos nos últimos anos”, afirmou.

Garanhuns: Visita de Betânia a Posto de Saúde acaba na Delegacia

Apesar disso, ida de parlamentar a UBS da Braham, revelou que diversos remédios estão em falta. Em 
seu segundo ano de mandato, Betânia tem ganhado notoriedade com suas fiscalizações e denúncias

Essa, é destaque no Blog do Carlos Eugênio:

Uma nova polêmica toma conta das rodas políticas da cidade. É que uma visita da vereadora Betânia Monteiro (PTB), a popular Betânia da Ação Social, a um posto de saúde, ação que deveria ser normal, haja vista a função constitucional de fiscalização ao qual o cargo que exerce prevê, virou caso de Polícia. O fato aconteceu na última quarta-feira, dia 11, na Unidade Básica de Saúde do bairro José Maria Dourado, a Brahma.

A Parlamentar esteve acompanhada de assessores e do Blogueiro Kleber Cisneiros. O momento foi registrado através de gravações em áudio e vídeo, posteriormente divulgados nas mídias sociais. No Posto de Saúde, Betânia entrevistou duas cidadãs, identificadas como Cícera (imagem acima) e Valdete da Silva, e constatou que a Médica do Posto estava de férias, assim como registrou a falta de alguns medicamentos e a demora na marcação de exames, bem como de algumas consultas

Depois da visita, a enfermeira responsável pelo Posto de Saúde da Brahma, Darliane Mendes Rodrigues, compareceu a 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, para registrar um Boletim de Ocorrência (BO), prestando queixa contra a vereadora Betânia Monteiro, seus assessores e o blogueiro Kleber Cisneiros. Segundo a profissional de saúde, a visita causou constrangimento aos funcionários e prejudicou o atendimento no local.
.

Após a repercussão do fato, o Blogueiro e a Vereadora se pronunciaram através de notas. “Ficamos surpresos ao ver tal atitude desta Enfermeira, uma vez que tudo aconteceu da forma mais civilizada e cordial”, registrou Kleber Cisneiros, em seu Blog. “Posso garantir que tanto eu, quanto as duas pessoas que me acompanharam, em nenhum momento foram invasivas ou mal-educadas, trataram bem a funcionária e por esta também fomos bem recebidos”, pontuou a Vereadora Betânia, que garantiu que pretende acionar a Polícia Judiciária para que apure a suposta “comunicação falsa de crime”, uma vez que de acordo com a Parlamentar, a queixa prestada na Delegacia “não corresponde à verdade”.

Para a Prefeitura de Garanhuns, que divulgou nota sobre o assunto, a visita da Vereadora e do Blogueiro, bem como os atos de registrar e divulgar em áudio e vídeo o momento, têm objetivos sensacionalistas e políticos. A vereadora Betânia Monteiro integra a Bancada de Oposição na Câmara Municipal.

UNIDADE DE SAÚDE DA BRAHMA – De com a Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade Básica de Saúda da Brahma conta com 12 servidores, entre eles: uma médica que realiza 25 atendimentos diários às segundas, quartas e sextas-feiras. Além das visitas domiciliares ao longo da semana. 

A Pasta reconheceu que a Médica da Unidade está em gozo de férias, mas esclareceu que, durante o período, Médicos de outras unidades estavam recebendo demandas específicas da UBS José Maria Dourado, no intuito de não deixar a população desassistida. A Secretaria informou ainda, que também está realizando a contratação de médicos feristas, no intuito de substituir os profissionais em períodos de férias ou de licenças. A nota distribuída pela Prefeitura não fez menção a falta de medicamentos e a demora na marcação de exames registrada pela Vereadora.
.

Conforme adiantado, apesar da versão apresentada pela Prefeitura de Garanhuns, a vereadora Betânia da Ação Social, divulgou nota à imprensa, onde se opõe a posição do executivo local. A petebista, que tem ganhado notoriedade, a partir de seu trabalho de fiscalização e denúncias, apresentou também áudio produzido por sua assessoria, gravado no posto de saúde da Brahma, onde fica claro, que o constrangimento não aconteceu.

Confira nota e áudio divulgados por Betânia, abaixo:

“Fiquei surpresa com a atitude da enfermeira Darliane Mendes Rodrigues, do PSF da Brahma, em registrar uma queixa contra minha pessoa, meu chefe de gabinete Luizinho Roldão e o blogueiro Kleber Cisneiros, depois da nossa visita à unidade de saúde do bairro José Maria Dourado. Informo que a visita foi feita para fiscalizar o funcionamento do posto, de modo a cumprir meu papel de parlamentar.

Posso garantir que tanto eu Betânia da Ação Social quanto as duas pessoas que me acompanharam em nenhum momento foram invasivas ou mal-educadas, trataram bem a funcionária e por esta também fomos bem recebidos. A conversa, inclusive, foi registrada em áudio (anexo para todos que quiserem ouvir), o que desmente tanto a versão da enfermeira no Boletim de Ocorrência quanto uma nota oficial da Prefeitura do Município, distorcendo os fatos com objetivos políticos.

A impressão que se tem, é que o prefeito pressionou a funcionária e sua equipe de comunicação a prestar queixa e divulgar essa versão mentirosa, para me atingir, como também meu chefe de gabinete Luizinho Roldão e o blogueiro Kleber Cisneiros que nos acompanhava. A verdade é que fizemos uma visita de trabalho, tratamos bem a enfermeira e todos que estavam na unidade de saúde, constatando, na ocasião, a falta de médico e de medicamentos, num descaso lamentável com a população de Garanhuns.

Mais uma vez é lamentável que o Governo Municipal, no lugar de reconhecer as falhas, contratar médico para atendimento da população e suprir a farmácia do posto dos remédios necessários, transforme um problema de saúde pública num caso policial e ainda use a estrutura de comunicação da prefeitura para reforçar uma mentira.

O prefeito, que continua devendo ao povo de Garanhuns, em mais de um ano e meio do segundo mandato, continua com o comportamento estranho de fazer política de CORONEL DO ASFALTO, de uma forma rasteira, colocando sempre seu ego, acima dos interesses de Garanhuns e do seu povo.

Com tudo isso pretendo acionar primeiramente a polícia judiciária para que todos os envolvidos na “armação” paguem pelo crime de comunicação falsa de crime, uma vez que a queixa prestada na delegacia não corresponde à verdade.

No áudio feito quando da visita à unidade de saúde, há um trecho em que a enfermeira Darliane Rodrigues revela que, por falta de médicos no posto, ela mesmo prescreve a medicação e leva a receita para os médicos carimbarem e assinarem, sem que estes ao menos tenham visto os pacientes. Isso é crime e grave, porque coloca em risco a vida das pessoas. Espero que o prefeito tome providências contra esta situação.”

       Vereadora Betânia da Ação Social

Nova pesquisa revela que eleição em Pernambuco está indefinida

Novo levantamento Datamétrica indica que Paulo (com 25%), Marília (com 21%) e Armando 
(com 17%), estão tecnicamente empatados. (Com informações do Diário Pernambuco).

Na segunda pesquisa sobre a corrida eleitoral deste ano aqui no Estado de Pernambuco, realizada pelo Instituto Datamétrica, entre os dias 11 e 12 de julho, observa-se pouca mudança em comparação à primeira, feita entre 8 e 9 de junho. Os três principais candidatos cresceram um pouco e as posições relativas deles permanecem as mesmas, tanto na intenção de voto espontânea como na estimulada. O atual Governador Paulo Câmara (PSB), aparece liderando, seguido de Marília Arraes (PT) e de Armando Monteiro (PTB). Estatisticamente, entretanto, os três continuam num empate técnico. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

A intenção espontânea de voto apresenta Paulo Câmara com 13% (em junho ele tinha 12%), Marília Arraes com 11% (em junho ela tinha 8%) e Armando Monteiro com 6% (sendo 4% a registrada em junho). Os demais candidatos obtiveram, cada um, menos de 1% das intenções de voto. Os indecisos cresceram de 39% para 53%, e aqueles votariam branco ou nulo caíram de forma bastante acentuada, de 28% para 14%.

A intenção estimulada de voto no cenário, considerando a participação da pré-candidata do PT, repete a ordem dos candidatos da espontânea, sendo todos com índices maiores, como se esperaria das respostas estimuladas. A intenção espontânea de voto apresenta Paulo Câmara com 13% (em junho ele tinha 12%), Marília Arraes com 11% (em junho ela tinha 8%) e Armando Monteiro com 6% (sendo 4% a registrada em junho). Os demais candidatos obtiveram, cada um, menos de 1% das intenções de voto. Os indecisos cresceram de 39% para 53%, e aqueles votariam branco ou nulo caíram de 28% para 14%. Os 25% (Paulo Câmara), 21% (Marília Arraes) e 17% (Armando Monteiro) confirmam a liderança do Governador, ainda que estejam todos empatados dentro da margem de erro. Os números da pesquisa anterior foram: 20%, 17% e 14%, respectivamente. Os demais candidatos ficaram entre 0% e 2%. A mudança expressiva foi dos brancos e nulos, que caíram de 35% para 26%, algo natural, a medida que a eleição se aproxima.
.

O cenário sem a pré-candidata do PT mantém o Governador na liderança, com 28%, seguido do pré-candidato do PTB, com 22%. A distância de 6 pontos, entretanto, ainda significa empate técnico. Nessa simulação, os demais candidatos atingem, cada um, no máximo 2%. Votos brancos e nulos seriam de 33% (antes 42%). Indecisos caíram somente 1% (de 10% para 9%). A migração dos votos de Marília Arraes, quando se retira o nome dela da disputa, sugere uma preferência clara do seu eleitorado por Armando Monteiro. O pré-candidato do PTB recebe 33% dos votos dela, enquanto o Governador recebe 13%. Essa vantagem de Armando Monteiro sobre os votos de Marília Arraes se ampliou significativamente desde a pesquisa de junho, quando ele recebia 20% dos votos que seriam dela, enquanto Paulo Câmara recebia os mesmos 13%. 

NO SENADO, TRÊS NOMES DESPONTAM - Os nomes mais fortes hoje na disputa pelo Senado seguem sendo o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB), o senador Humberto Costa (PT) e o deputado federal Mendonça Filho (DEM). Seja na intenção de voto espontânea, seja na estimulada, esses são os nomes que se destacam entre os concorrentes às duas vagas no Legislativo federal.
.

Na resposta espontânea de intenção de voto, aparecem Humberto Costa - e Mendonça Filho com 10% e Jarbas Vasconcelos com 9%. Todos os demais ficam entre 0% e 1%. Na resposta estimulada da pesquisa, os três principais pré-candidatos se reafirmam na liderança. Jarbas Vasconcelos, que já exerceu o mandato de senador anteriormente (entre 2007 e 2014), lidera com 32%, Humberto Costa surge em segundo lugar com 25% e Mendonça Filho vem em terceiro com 24%. José Queiroz (PDT) aparece com 8%, Silvio Costa (Avante) com 5%, Maurício Rands (Pros) com 3% e André Ferreira (PSC), Antônio Souza  (Rede) e Eugênia Lima (PSol) com 2% cada, enquanto Albanise Pires (PSol) obteve 1%. Os que declararam intenção de anular seu voto ou votar em branco somaram 27% e 10% se declararam indecisos, segundo o levantamento.

AMOSTRA - A amostra da pesquisa produzida pela Datamétrica foi composta por 600 entrevistas realizadas junto a eleitores que moram e votam no estado de Pernambuco. A pesquisa foi realizada nos dias 11 e 12 de julho. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
.