segunda-feira, 16 de julho de 2018

FIES abre inscrições para todo Brasil. 155 mil vagas são oferecidas

Pode concorrer, quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010,
com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação. (Agência Brasil).

Estão abertas a partir de hoje, segunda-feira, 16 de julho, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, sendo 50 mil a juro zero. As inscrições são feitas pela internet, no site do programa, até o dia 22 de julho. Pode concorrer quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários-mínimos. Nesse caso, segundo informa o Governo Federal Brasileiro, o financiamento mínimo é  50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Resultado - O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 27 de julho, em chamada única. Os candidatos que forem pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 de julho e, depois, fechar a contratação do financiamento. No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto. O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação.

Para fazer sua inscrição no FIES, clique aqui.

Praça da Palavra receberá lançamento de livro de Júnior Almeida

Novo trabalho do escritor, que será lançado durante o FIG 2018,
é intitulado de “Lampião, o Cangaço e Outros Fatos no Agreste de Pernambuco”.

No próximo dia 21 de julho, o pólo Praça da Palavra do FIG, instalado na Praça da Fonte Luminosa, receberá o lançamento do livro “Lampião, o Cangaço e Outros Fatos no Agreste Pernambucano”, do escritor Júnior Almeida. O momento, marcado para as 16 horas, será aberto ao público. No livro, o autor discorre sobre fatos ainda inéditos na região, dentro da literatura especializada na saga cangaceira.

Em seu mais novo livro, o escritor aborda o tema do cangaço, deixando de lado a ficção, para apresentar um trabalho de uma minuciosa pesquisa de campo, realizada junto a livros, jornais e documentários, mostrando como o cangaço esteve presente em algumas cidades do Agreste Meridional, na primeira metade do Século XX.

O livro, na prática, trata de registrar as ligações de coiteiros, volantes e cangaceiros com o Agreste Meridional, nas cidades de Águas Belas, Garanhuns, Angelim, Capoeiras, São Bento do Una, Caetés, Canhotinho e Paranatama. Além disso, ele ainda menciona a passagem de Lampião e outros bandoleiros por algumas dessas cidades.

Um dos personagens que chama a atenção no trabalho, é José Caetano, militar combatente do cangaço, que lutou contra as forças de Antônio Silvino, Sinhô Pereira e Lampião. O destemido volante morou em várias cidades de Pernambuco e terminou a vida em Angelim, a pouco mais de 20 km de Garanhuns, onde está sepultado.

Dona Branca, de Paranatama, que viveu até os 103 anos de idade, foi entrevistada mais de uma vez pelo autor do livro. Ela contou histórias intrigantes da passagem de Lampião pela cidade, anos antes do seu bando se assassinado pela volante (1938).

Capitão Virgulino Ferreira passou uma das maiores humilhações de sua vida no ataque a Paranatama, que à época se chamava Serrinha: sua companheira, Maria Bonita, levou um tiro na bunda e os cangaceiros tiveram de fugir a pressas, levando a mulher nos braços. Lampião saiu cheio de ódio a Serrinha e prometeu voltar um dia para incendiar a vila e matar todo mundo que morava no lugar. Se ele cumpriu sua promessa, você descobrirá lendo: “Lampião, o Cangaço e Outros Fatos no Agreste de Pernambuco”.

2018: Secretaria de Saúde irá atuar nos principais pólos do FIG

Samu, dará suporte nas demandas necessárias do evento. Todos os trabalhos, 
serão comandados por Nilva Mendes, atual gestora da pasta. (Secom/PMG).

A Secretaria de Saúde de Garanhuns divulgou o plano de ação a ser executado durante o 28° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O intuito é garantir a saúde da população e dos turistas que estarão na cidade prestigiando o evento multicultural, que acontece de 19 a 28 deste mês. Os atendimentos de urgência e emergência estão garantidos nos principais polos do festival, que vão contar com pontos de apoio da secretaria, além de uma equipe de servidores de prontidão.

Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, que acolhe o maior palco do evento, a Secretaria de Saúde disponibilizará atendimentos de urgência e remoção de paciente para hospitais, durante todos os dias de programação no local, das 20h às 2h. Uma equipe estará disponível com uma estrutura fixa, onde estarão médico, profissional de enfermagem, e técnico de enfermagem além de uma ambulância para os casos mais graves. A pasta ainda vai dar apoio ao Camarote de Acessibilidade, que também está localizado no polo, com profissional técnico em enfermagem e materiais para primeiros socorros.

Já no Parque Euclides Dourado, que recebe o Palco Pop/Forró, Circo e Pavilhão de Dança, os profissionais estarão se revezando com ponto de apoio e ambulância, das 13h às 21h e das 21h às 02h , nos dias em que houver programação no Palco Pop/Forró.
.

Fique sabendo - A pasta realiza também, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), nos dias 20 a 22, e 27 a 28 de julho, uma ação de com foco na prevenção e combate de HIV/Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). A ação acontecerá na avenida Júlio Brasileiro, no ônibus da “Prevenção para Todos”, que funcionará das 14h às 20h.

O Parque Ruber Van Der Linden, o "Pau Pombo", localizado nas proximidades da Igreja Matriz de Santo Antônio, onde acontecem as apresentações instrumentais no FIG, vai dispor de uma equipe técnica, das 17h às 21h. Ainda no Centro, no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, localizado no Espaço Colunata, estará disponível uma unidade móvel, com técnico de enfermagem, sempre das 13h às 21h.

O Núcleo de Promoção à Saúde (NPS) também estará envolvido na realização das ações de assistência à saúde, além da divulgação de material educativo e distribuição de preservativos. De acordo com o Governo Municipal de Garanhuns, a Vigilância Sanitária estará atuando em regime de plantão, realizando o trabalho de fiscalização na Praça Mestre Dominguinhos durante todos os dias do evento, bem como de outros polos que possuem barracas de alimentos; além de bares, restaurantes, hotéis e motéis.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará dando suporte nas demandas necessárias do evento. Disponibilizando a Unidade de Suporte Básico (USB) na Praça Mestre Dominguinhos, durante todos os dias de programação do polo. Na base do Samu Garanhuns estará disponível a Unidade de Suporte Avançado (USA), com médico, enfermeiro e condutor socorrista. A equipe do Samu estará localizada por trás dos camarotes, ao lado da base da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A ambulância também estará disponível para os casos de maior urgência, que necessitem do deslocamento do paciente para o Hospital Regional.
.

Givaldo Calado inaugura novo investimento local: o Parking Palace

Novo estacionamento privado da cidade, oferecerá local estratégico e seguro para clientes 
da cidade e da Região Agreste Meridional. (Ezandra Ribeiro - Fotos: DIvulgação)

Foi inaugurado na última sexta-feira (13), o Parking Palace GCF do Garanhuns Palace Hotel. O espaço oferece aos seus clientes e à gente garanhuense mais alguns serviços de qualidade, além dos já existentes. “O Parking Palace GCF será o local ideal para a guarda de seu veículo, com segurança e praticidade. Totalmente automatizado, monitorado e iluminado, à noite, permitirá maior mobilidade aos seus usuários”, afirma o proprietário do Garanhuns Palace Hotel GCF, Givaldo Calado de Freitas. 

Ainda de acordo com ele o próxima empresa do grupo será o Restaurante Columinho Gourmet Experience, que já conta com suas obras iniciadas. Para o ativo humano do Palace GCF, “a obra adensará muito mais a função social do Garanhuns Palace Hotel GCF na cidade, através da maior geração de emprego e renda”. 

A entrada do Parking Palace GCF será pela Avenida Simôa Gomes, que acessará a recepção do Garanhuns Palace Hotel GCF, através de sua Área de Lazer Inhúmas, totalmente, repaginada, e o seu Lobby da Recepção, ambiente de muito glamour pela comunhão de peças e traços antigos e modernos. O Parking já se encontra a disposição de todos, clientes do Palace GCF e da gente garanhuense.
.

GIVALDO PRESTIGIA CASA DAS ARTES - Foi aberta também na última sexta feira, 13 de julho, a “Casa das Artes - Território Cultural de Garanhuns” com a presença de dezenas de artistas da Suíça Pernambucana e cidades da região. Na ocasião, foi apresentado ao público  presente os artistas e expositores que estarão presentes na Casa  nessa 28ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

Na oportunidade, o show ficou por conta de Andreia Correia e André Filipe, “Bolero e Tango” e Maylla Alves, “Ballet Clássico”, respectivamente.  Para o acadêmico Givaldo Calado de Freitas a iniciativa “só tem a agregar mais diversidade ao Festival de Inverno de Garanhuns, merecendo os aplausos de todos”. 

A Casa das Artes, terá suas portas abertas ao público durante todo o FIG com exposições de trabalhos de nossos artistas plásticos e apresentações de danças.
.

Garanhuns: Audiência pública será realizada na Câmara Municipal

Momento, ocorrerá nesta terça-feira (17), a partir das 9:30 da manhã. Essa é a quarta 
audiência promovida pela Prefeitura Municipal em menos de 30 dias. (Secom/PMG).

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, realizará audiência pública amanhã, terça-feira (17), com o objetivo de apresentar dados fiscais para a discussão e elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual e Revisão do Plano Plurianual para o ano de 2019. Três audiências já foram realizadas desde o início do mês de julho. A audiência desta terça-feira será realizada a partir das 9h30min, na Câmara dos Vereadores de Garanhuns.

O secretário de Planejamento e Gestão, Carlos Carvalho, destaca a importância da participação da população nas audiências. “É imprescindível que população participe, pois são nessas audiências em que o cidadão tem a oportunidade de expressar as suas opiniões sobre as ações realizadas pelo poder público, e sugerir novas idéias para o tema abordado. Essa é a melhor oportunidade para se expressar diretamente com os agentes da administração pública, contribuindo assim, para uma gestão mais eficiente”, ressaltou.