domingo, 15 de julho de 2018

Casagrande faz Galvão chorar e Arnaldo Cezar Coelho se aposenta

Emocionado, no trecho final da transmissão do jogo entre França e Croácia, Galvão sinalizou 
que essa pode ter sido sua última copa do Mundo como narrador. (Uol – Foto: Reprodução TV Globo).

Galvão Bueno e Valter Casagrande Júnior foram às lágrimas ao final da transmissão da final da Copa do Mundo na Rússia, na tarde deste domingo (15), veja no vídeo aqui. O comentarista comemorou o que chamou de "Copa mais importante da minha vida", pois conseguiu permanecer sóbrio durante todo o seu período. Ao chorar, fez o narrador se emocionar também. Além disso, o comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho anunciou sua despedida das transmissões, em mais um momento emocionante, ao vivo.

"Galvão, tudo isso que você falou realmente aconteceu e para mim é a Copa mais importante da minha vida porque eu tive uma proposta quando eu saí do Brasil, que era sair para uma Copa do Mundo pela primeira vez sóbrio, permanecer sóbrio e voltar pra minha casa sóbrio. Então, estou muito feliz", disse Casagrande, que teve anos de problemas com álcool e drogas. "Assim você chora e me faz chorar também", afirmou Galvão, que completou logo em seguida: "Parabéns, Casa, que Deus te abençoe".

Em 1º de junho, Casagrande havia publicado sobre seu desafio: "É a primeira Copa do Mundo que estou indo totalmente sóbrio, vou ficar totalmente sóbrio lá e vou voltar totalmente sóbrio também. É aí que vou me sentir um Campeão do Mundo", disse, à época. A transmissão não mostrou o narrador e o comentarista, mas foi possível ouvir as vozes embargadas, na tentativa de controlar as lágrimas. Foram precisos alguns segundos até Galvão voltar a falar e se direcionar a Arnaldo. "Vamos lá, tem muita coisa para acontecer. Muitas lágrimas vão rolar ainda."

Despedida de Arnaldo - De surpresa e também comovido, Arnaldo disse que irá se dedicar à família e aos seus negócios e que deixa as transmissões e a cansativa rotina de viagens. "Eu tive minha fase como árbitro e cheguei a apitar uma final de Copa. Tive minha fase de comentarista. E preciso dizer que está chegando ao fim esta minha fase. Tenho novos projetos. A Globo está de portas abertas e sei disso. Mas quero descansar um pouco, é uma vida muito fatigante. Quero me dedicar à minha família e meus negócios."

Galvão usou um dos seus famosos bordões para brincar com o amigo. “Pode isso, Arnaldo? Pode, você pode tudo que você quiser”, disse. Emocionado, o narrador agradeceu pelos 30 anos e 8 Copas de parceria e disse ter aprendido muito com o ex-árbitro.  "Obrigado por tudo que me ensinou, pelos conselhos que me deu e pela amizade. Você tenha certeza de que abriu uma estrada nova, para uma nova profissão como ex-árbitro de futebol. Você é o grande Arnaldo Cezar Coelho."

Antes de finalizar a transmissão da partida, Galvão ainda reservou espaço para outra emoção. O narrador da globo projetou que a Copa do Mundo na Rússia pode ter sido a última em sua carreira. Há 44 anos cobrindo mundiais, 12 ao total, ele não confirmou, mas sinalizou que em 2022 no Catar, pode ser um expectador comum, e não mais a principal voz das transmissões da Globo no Mundial. "Se é a minha última copa do mundo narrando. Não sei. Provavelmente seja. Se tiver sido, foi tão especial, foi tão emocionante, foi tão maravilhosa como se tivesse sido a primeira", registrou o narrador, antes de finalizar a transmissão do jogo da final, entre França e Espanha.


Eleições: Aécio Neves não disputará mandato eletivo este ano

Caso mude de ideia, tucano deve tentar voltar à Câmara dos Deputados; casa que ele 
já presidiu de fevereiro de 2001 a dezembro de 2002. (Blog do Jamildo - Foto: Agência Brasil).

Candidato a presidente da República nas eleições de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) não deve disputar cargo eletivo no pleito deste ano. No fim do seu mandato no Senado, o tucano não deve nem mesmo disputar a reeleição. Segundo reportagem do site Congresso em Foco, o ex-governador de Minas Gerais deve ser o único político alvo da Lava Jato no Senado que não irá disputar um mandato nas eleições de outubro.

O Congresso em Foco fez um levantamento que mostra que, dos 21 senadores que respondem a inquérito ou ação penal na força-tarefa, apenas Aécio Neves não está com a pré-campanha na rua. Seja para tentarem a reeleição, “descerem um casa” e disputarem um mandato deputado ou até mesmo o governo de um Estado, todos os outros parlamentares investigados, devem estar na briga por votos daqui a pouco menos de três meses.

Como apurado pelo site, a tendência é que o senador, desgastado com as denúncias de corrupção, não dispute a eleição para não “contaminar” o palanque do aliado o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), pré-candidato ao governo de Minas Gerais. Caso mude de ideia, o tucano deve tentar voltar à Câmara dos Deputados, Casa que já presidiu de 2001 a 2002, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Há quem também deva “descer uma ou duas casas” nas eleições de outubro. É o caso da senadora Gleisi Hoffman (PR), presidente nacional do PT, que anunciou sua pré-candidatura a deputada federal. Assim como a petista, os senadores José Agripino (DEM-RN) e Lídice da Mata (PSB-BA), outra que teve seu caso separada da Lava Jato, também disputarão um cadeira na Câmara Federal. Já o senador Dalirio Beber (PSDB-SC) tem pretensão ainda mais modesta: uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

PE: Loterias voltam a receber pagamento de contas de energia

Medida começou a valer desde ontem, sábado (14). .Acordo firmado entre o Grupo Neoenergia e a Caixa
Econômica Federal possibilitou a retomada do serviço; suspenso desde maio. (G1 Caruaru e Região).

As casas lotéricas de Pernambuco voltaram a receber pagamento de contas de energia elétrica desde ontem, sábado (14). A retomada desse serviço foi confirmada pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) na última sexta (13), após acordo firmado entre o Grupo Neoenergia e a Caixa Econômica Federal.

Desde o mês de maio deste ano, os clientes não podiam pagar as contas de energia elétrica nas lotéricas. A mudança aconteceu devido à ausência de negociação entre a concessionária e a Caixa para renovar o contrato que possibilitava esse serviço.

Durante esse período, os clientes precisavam cadastrar o débito na conta ou procurar caixas eletrônicos, correspondentes bancários e pontos de arrecadação Celpe Serviço para fazer o pagamento, que pode continuar sendo realizado por esses meios.

O acordo, segundo a Celpe, "atende à solicitação da sociedade, assegura ganhos para a Caixa e para os agentes lotéricos", segundo nota. Ainda de acordo com a companhia, "as empresas entendem que a situação gerada se tornou incompatível com a qualidade dos serviços essenciais prestados e lamentam os transtornos causados".

"Pernambuco Vai Mudar" realiza convenção no dia 4 de agosto

Informação foi repassada pelo senador Armando Monteiro, na tarde da última sexta-feira (13), 
durante entrevista à Rádio Grande Rio AM, de Petrolina. (JC Online – Foto: Divulgação).

O grupo de oposição Pernambuco Vai Mudar, encabeçado pelo senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao governo do Estado, já marcou a data e o local da sua convenção: 4 de agosto, no Recife. A informação foi repassada pelo próprio Armando na tarde da última sexta-feira (13), durante entrevista à Rádio Grande Rio AM, de Petrolina. "Vamos fechar essa chapa dentro de alguns dias com uma composição muito forte para que a gente possa realmente dizer a Pernambuco 'olha, o time está pronto, está escalado, nós vamos à luta e vamos ganhar a eleição'", afirmou Armando.

Também na sexta-feira, o PSB, partido do governador Paulo Câmara, publicou no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE-PE) a convocação para o seu Congresso Estadual, que ocorrerá apenas um dia depois da Frente das Oposições, em 5 de agosto. O ato será realizado no Clube Internacional do Recife, às 9h, e deverá definir os candidatos majoritários e proporcionais da legenda, além de deliberar sobre coligações.

MDB - Conforme divulgado na última quinta-feira (12), o MDB-PE, presidido pelo vice-governador Raul Henry, é outra agremiação que realizará sua convenção nos primeiros dias de agosto. No DOE de sexta, o partido convoca "os membros do Diretório Estadual do MDB, os Deputados Federais, os Deputados Estaduais, os Senadores e os delegados dos Diretórios municipais" para o encontro, que ocorrerá no próximo dia 3, na sede da legenda.

A cúpula emedebista pernambucana, que trava uma batalha judicial pelo comando da sigla com a Executiva Nacional e com o senador Fernando Bezerra Coelho, inicialmente realizaria a convenção no dia 20 de julho, mas, a pedido do governador Paulo Câmara, decidiu pelo adiamento do evento.

Pernambucanos apoiam criação do Partido Nacional Corinthiano

Partido, está na fase de apoiamento; que é quando são coletadas assinaturas dos eleitores e número
de documentos de identificação para comprovar a existência deles. (JC Online – Foto: Agência Corinthians).

Cerca de 60 mil eleitores estão “apoiando” a fundação do Partido Nacional Corinthiano (PNC) somente no Recife. Corinthians, como todos sabem, é um dos maiores times de futebol do País e diz no seu hino ser o “clube mais brasileiro”. "O partido está numa fase que se chama apoiamento. Para ser registrado, terá que ter um percentual de eleitores apoiando a iniciativa em pelo menos nove Estados”, explica o assessor da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos. 

Na fase de apoiamento, são coletadas assinaturas dos eleitores junto com informações dos números de documentos que comprovem a existência dos cidadãos. O partido tem dois anos para concluir essa etapa, iniciada em maio de 2017, quando se inscreveu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Agora, vamos olhar quantas assinaturas conferem, se as informações estão certas. Uma parte dessas assinaturas chegou de avião, vindo de São Paulo. São pernambucanos que moram lá”, conta Orson, acrescentando que o local onde as assinaturas foram coletadas não compete ao TRE investigar.

Suspeita de fraude - Há suspeitas de que uma parte das assinaturas tenha sido coletadas durante os jogos do Corinthians em São Paulo. Segundo Orson, qualquer irregularidade será encaminhada ao Ministério Público. “Já temos 35 partidos. Podemos chegar na eleição de 2020 com mais de 40 partidos”, conta.

O PNC não vai concorrer a eleição deste ano, porque o seu processo de criação não será concluído até outubro próximo.
A reportagem do JC procurou o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, atualmente deputado federal pelo PT. No gabinete, informaram que ele não vai falar sobre o PNC porque o Corinthians não tem nada a ver com esse partido.

“A maioria das assinaturas foi coletada em Pernambuco. A coleta de assinaturas no estádio é péssima, insignificante, porque as pessoas estão interessadas no jogo”, conta o secretário nacional do PNC, Marcelo Mourão, torcedor do Corinthians, assim como toda diretoria provisória. No TSE, o registro do partido está no nome do empresário Juan Antonio Moreno Grangeiro, que ocupou cargos na Prefeitura de Ubatuba, no litoral de São Paulo.
.

PSB e oposição não querem Cleiton Collins no comando da Alepe

“Isso se dá pela possibilidade dele dar viés religioso para certas temáticas”, destacou um deputado 
em reserva, sobre a rejeição ao nome de Collins. (JC Online – Foto: Roberto Soares/Alepe).

As recentes movimentações para a eleição do novo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) se intensificaram após o deputado Cleiton Collins (PP) se lançar candidato ao comando do Legislativo estadual. A desaprovação de seu nome, agora une socialistas e oposicionistas na busca de um novo candidato para o posto. Mesmo não concordando em um nome específico, o consenso entre os dois grupo é que Cleito, não pode se sagrar vencedor nessa disputa.

Após o falecimento do ex-presidente Guilherme Uchoa, Cleiton, 1° vice-presidente, assumiu interinamente o comando da Casa até o mês de agosto, data onde a Alepe fará uma nova eleição para o posto. Em reserva, um parlamentar da oposição afirmou que há um entendimento entre a situação e oposição para que Cleiton não seja reeleito."Há um sentimento na Casa de rejeição. Isso se dá pela possibilidade dele dar viés religioso para certas temáticas. O caso LGBT é um exemplo." Sobre as articulações internas ele complementa: Todo mundo está conversando com todo mundo."

Do outro lado, um deputado de situação confirmou as conversações extra partidárias e afirmou que a eleição de Cleiton vai além de uma questão partidária." O que está em jogo é a autonomia do poder Legislativo." O mesmo parlamentar conta que durante o velório de Uchoa, Collins já pedia votos a deputados para a futura eleição. "O corpo nem havia esfriado e ele já estava pedindo votos." A reportagem procurou o deputado Cleiton Collins, porém até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Eleição - Após a janela partidária o PP, conta com 14 parlamentares, sendo o partido com maior número de parlamentares. Se obtiver o apoio do PR no pleito, a conta poderia subir para 16 votos. O número é próximo ao obtido pelo governo, que conta com 12 parlamentares do PSB e mais sete de demais partidos da base. Nos bastidores, o nome do deputado Eriberto Medeiros (PP) foi posto como consenso para o conflito. Comentando sobre a possível divisão do partido entre os dois nomes, um progressista afirma que não há divisão e que partido apoiará Cleiton Collins, porém reconhece Eriberto como uma opção. "O partido está pacificado, agora o nome de Eriberto é mais leve."

No último dia 9 oposicionistas debateram a possibilidade de lançarem candidatura para o pleito. Em reunião, um dos nomes cotados ao posto é o deputado Álvaro Porto (PTB). “Temos 14 votos. Eu disse que se for de acordo com o grupo, aceitaria representar a oposição.” Porém o líder da oposição, deputado Silvio Costa Filho (PRB) afirma que o grupo se reunirá novamente para tomar uma decisão. “Estamos analisando o cenário. Foi ventilado lançar candidato. O nome de Álvaro é uma alternativa, ele colocou o nome. Contudo, isso não representa uma posição oficial da oposição.”