quinta-feira, 12 de julho de 2018

Atriz de peça com Jesus travesti confirma exibição de monólogo

Em vídeo a que o blog teve acesso com exclusividade, atriz anuncia que monólogo estará em
Garanhuns no final de julho. Data, local e horário da apresentação não foram revelados por Renta Carvalho.

Embora ainda sem data, local e horário divulgados, a apresentação do polêmico e "censurado" monólogo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, está previsto para acontecer no final deste mês de julho aqui em Garanhuns; quando a cidade estará vivenciando a programação da 28ª edição do Festival de Inverno. A informação, é da atriz que representa Cristo como um travesti na peça, Renata Carvalho.

Em vídeo, a que o Blog do Gidi Santos obteve acesso com exclusividade, a atriz, além de confirmar a apresentação, registra que a peça não ataca nenhuma religião. De acordo com ela, o “Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, retrata comportamentos baseados no amor, no perdão, e não na profanação ou heresia a figura de Cristo, como vem sugerindo diversos grupos religiosos e ainda grandd parte da população local. Para Renata, a censura em massa a que foi submetida a peça, nada mais é do que um reflexo da construção social direcionada a criminalizar o ser travesti e suas vivências trans.

Na última segunda-feira (9), o Ministério Público de Pernambuco aqui em Garanhuns, através do Promotor Domingos Sávio Pereira Agra, recomendou o retorno da peça a programação oficial do FIG, ao atual Secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja. Apesar disso, o monólogo será exibido aqui na cidade de forma independente. É que segundo informa Renata no vídeo, através de uma campanha na internet promovida por artistas de Garanhuns e de todo o Estado, a atriz conseguiu arrecadar quase doze mil reais para viabilizar a vinda da peça a cidade. Esse valor, é o dobro daquele inicialmente aspirado.

Depois do anúncio feito por Renata, a expectativa fica agora por conta da divulgação da data, horário e do local onde ocorrerá a apresentação. Artistas ouvidos pelo Blog do Gidi Santos, se queixaram das muitas manifestações hostis dirigidas a atriz pelas redes sociais. Ao Blog, eles confidenciaram que a segurança de Renata, assim como do público, será garantida, no decorrer da exibição do monólogo aqui na cidade.

       Abaixo, você confere vídeo, onde Renata Carvalho, 
                confirma a vinda do monólogo a Garanhuns no final deste mês.

Audiência Pública define organização do Festival de Inverno

Shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos serão encerrados às 03h nas sextas-feiras 
nos sábados. Já de domingo à quinta-feira, às 01h. (Secom/PMG – Foto: Léo Caldas).

Com o intuito de preservar os direitos da população e dos turistas que irão participar da 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e definir detalhes sobre o evento, uma audiência pública foi realizada na manhã desta quinta-feira (12), na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Garanhuns. Participaram da discussão representantes de órgãos públicos de segurança e trânsito, representantes das secretarias municipais e Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

A audiência foi presidida pela promotora de Justiça Marinalva Almeida e foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o qual consta diversas questões práticas relacionadas ao evento. Correções no termo do ano passado foram ajustadas e novas pontuações foram discutidas na reunião. A questão da superlotação do espaço de realização do evento foi uma das ações discutidas. Ficou acordado que a Praça Cultural Mestre Dominguinhos poderá ser fechada quando a capacidade de público for alcançada. A ação será de iniciativa da Polícia Militar (PM), sendo precedida de uma comunicação à organização do evento, entenda-se aí, Fundarpe/Secult e Prefeitura de Garanhuns.

Não será permitida a entrada de copos ou vasilhames de vidro, ou coolers (recipientes de bebidas e alimentos) no local do evento. A orientação é que os comerciantes de alimentos e bebidas sirvam os produtos em materiais descartáveis. Em relação às barracas e camarotes, todos deverão ser abastecidos das 8h às 16h30, e a área terá que ser fechada, impreterivelmente, até às 17h. A entrada para o camarote será permitida apenas pela entrada principal da Praça Mestre Dominguinhos, na Av. Nilo Peçanha.
.

Não será permitido o acesso de menores de 12 anos de idade que estejam desacompanhados. Também será proibida a entrada de menores de 18 anos de idade sem acompanhamento dos pais, responsáveis ou parentes ascendentes e descendentes colaterais até o terceiro grau. A fiscalização será realizada pelo Conselho Tutelar e por 20 socioeducadores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos que estarão distribuídos nas cinco entradas do Palco Principal, realizando, também, ações preventivas.

Assim como em edições anteriores, será mantido o Centro de Acolhimento, para as crianças que estiverem em situação de vulnerabilidade durante o evento, que será no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Ainda durante o FIG, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estará atuando de forma preventiva em situações de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Entre às 15h e 17h, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Polícia Militar irão fazer uma ronda na Praça Mestre Dominguinhos, com o intuito de localizar adolescentes com menos de 18 anos e sem acompanhamento de responsáveis, proibidos de ficarem no local. As polícias Militar e Civil também terão um ponto de apoio no Centro Cultural.

Ainda na audiência desta quinta-feira, ficou estabelecido que a Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará serviço de urgência e emergência, com equipe especializada durante os dias do evento, até o fim da última atração do Palco Principal. Ainda no local, haverá uma equipe profissional, para atendimento ao consumidor, nos casos que envolvam questões sanitárias ou de ofensas à qualidade do serviço prestado.

Quanto ao horário do evento, a PM informou que foi acordado com a Fundarpe que os shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos serão encerrados às 03h nas sextas-feiras e aos sábados, e de domingo à quinta-feira, às 01h. Admitindo-se tolerância de até meia hora caso haja falha de equipamento. O Palco Pop, localizado na última edição em frente ao Parque Euclides Dourado, estará realocado em frente à entrada do Terminal Rodoviário de Garanhuns. A Polícia Militar também terá um ponto de apoio próximo ao local. Mais de 200 policiais civis e 270 policiais militares estarão em operação durante a festa. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) estará de plantão durante todo o evento. O 28º Festival de Inverno de Garanhuns acontece entre os dias 19 a 28 de julho.
.

FIG: Agendamento para Camarote de Acessibilidade inicia segunda

Este ano o espaço será custeado com recursos
próprios da Prefeitura de Garanhuns. (Secom/PMG).

O Camarote de Acessibilidade será novamente uma opção durante os shows na Praça Mestre Dominguinhos durante a realização da 28° edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A estrutura, disponibilizada pela Secretaria de Turismo e Cultura, e coordenada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud) de Garanhuns, é reservada para pessoas com deficiência que querem desfrutar da programação no local. O espaço — que será totalmente custeado por recursos próprios do Governo Municipal, é gratuito, tem capacidade para 60 pessoas.

Este ano o local também vai contar com intérprete de libras, banheiro químico adaptado, programação em braille, um ponto de apoio da Secretaria Municipal de Saúde com técnico em enfermagem e material para primeiros socorros, além de dispor de um profissional de apoio cedido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).  O camarote abre a partir das 20h e funciona até o encerramento do último show.

Como o camarote possui capacidade limitada, os interessados devem realizar o agendamento, que a partir da próxima segunda-feira (16), no horário de 8h às 14h, pelos telefones:(87) 3762-7082, (87) 99978-5505; (87) 98132-4253. Ou então presencialmente, na Casa dos Conselhos, na avenida Ernesto Dourado, 890, bairro Heliópolis; ou também no setor de Acessibilidade da SASDH, localizado na avenida Rui Barbosa, n° 807, bairro Heliópolis. Para as pessoas com deficiência auditiva, o agendamento pode ser feito pelos e-mails: comudegaranhuns@hotmail.com e cilgaranhuns@gmail.com .

Cada pessoa poderá escolher duas noites para o uso do espaço. Porém, de acordo com o número de agendamentos, a quantidade de dias poderá aumentar. O agendamento segue até o último dia do FIG, sábado (29).
.

Garanhuns recebe 1ª edição da Casa das Artes a partir do dia 13

Aberto ao público diariamente das 10h às 21h, espaço reunirá mostra de arte e artesanato, espaço
de gastronomia, exposição de antiguidades, apresentações de dança, música e grupos culturais.

A programação cultural da cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional pernambucano, contará este ano com uma novidade com potencial para movimentar ainda mais o cenário das artes locais, já em ebulição por conta do tradicional Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Trata-se da Casa das Artes - Território Cultural de Garanhuns; iniciativa promovida pela Rádio Marano FM, que funcionará na Av. Rui Barbosa, número 301, bairro de Heliópolis, entre os dias 13 e 28 de julho deste ano.

A ideia surgiu de uma conversa entre Jorge Branco, diretor da Marano, e sua esposa, a deputada estadual Priscila Krause, com Waldéria Santana e a artista plástica Socorrinho Gueiros, sobre o potencial, as necessidades e dificuldades dos artistas da cidade.

Aberto ao público diariamente das 10h às 21h e com entrada gratuita, o espaço reunirá mostra de arte e artesanato, gastronomia, exposição de antiguidades, apresentações de dança, música e grupos culturais. A ideia é privilegiar os talentos locais, oportunizando a exposição da arte garanhuense a moradores e turistas de todas as regiões do País.
.

Para o diretor da Rádio Marano, Jorge Branco, a Casa das Artes preencherá uma lacuna do cenário cultural de Garanhuns no período do Festival ao possibilitar mais espaço aos artistas da terra a apresentação do seus talentos. “Decidimos apostar nesse projeto, abrindo as portas ao público, para divulgarmos a nossa cidade e as artes genuínas daqui. Promover Garanhuns através dos nossos talentos culturais é a forma como a Marano encontrou para contribuir ativamente durante esse período de festa. É a realização de um desejo antigo dos que fazem o cenário cultural de Garanhuns”, classifica Jorge.

Todos os artistas que compõem o quadro de programação da Casa das Artes foram convidados, não arcando com qualquer custo de possíveis inscrições. No artesanato, participam da feira quatro associações: Associação Feira e Artes (Afa), Associação Feira do Parque (AFP), Associação da Casa do Artesão (Aca) e Centro de Ação Social e Artística de Garanhuns (Casag). No circuito gastronômico, estarão na Casa das Artes o República Coffee and beers, Campo da Serra, queijos especiais, as cachaças Sanhaçu, a Cerveja Artesanal Ekaüt e licores artesanais.

Na programação de mostras, está confirmada a exposição de câmeras fotográficas de Robson Ferreira, com relíquias que datam de 1965 e mais 17 artistas plásticos estarão com suas obras. Aos interessados em conferir o espaço, a Casa das Artes funcionará no casarão em frente ao Hotel tavares Correia, na Avenida Rui Barbosa.
.