segunda-feira, 2 de julho de 2018

Grupo faz campanha para apresentar peça com Jesus trans no FIG

Para viabilizarem a exibição do monólogo aqui na cidade, envolvidos na campanha buscam 
arrecadar R$ 6 mil reais em doações, a partir da internet em um financiamento coletivo. (Leiajá.com)

Na última sexta-feira, 29 de junho, o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), pronunciou-se contrário a apresentação da peça 'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu', que traz uma atriz trans no papel de Jesus, durante a programação da 28ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Mesmo com garantias do Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, Marcelino Granja, de que o monólogo seria apresentado, diante da pressão, o evento foi cancelado, conforme publicamos em primeira mão.

Diante do imbróglio, um grupo de artistas e produtores culturais iniciaram uma mobilização por meio das redes sociais e financiamento coletivo online. A proposta é angariar o equivalente a R$ 6 mil, até o dia 10 de julho, para custear passagens, hospedagens e alimentação da equipe do espetáculo.

Para Joesile Cordeiro, ator garanhuense e um dos organizadores da campanha, a iniciativa partiu do descontentamento com algumas instituições, que publicamente se mostraram contrárias a vinda do espetáculo, dentre elas ele cita a Prefeitura Municipal de Garanhuns e a Diocese local. "Nós estamos nos articulando com os responsáveis pelo espetáculo e todos estão reforçando a campanha, compartilhando nas redes sociais. Estamos em comunicação diária com eles", comentou Joesile.

Em um evento no Facebook, o espetáculo já tem data e hora definida, 28 de julho, em duas sessões, as 19 e 22 horas. Apesar disso, o grupo ainda está na escolha do lugar para a apresentação. "A gente ainda está em busca de um espaço. Há muitas pessoas que ofereceram um local, chegaram até a oferecer casa, se fosse o caso e necessário. O lugar só será divulgado no dia da apresentação por questão de segurança”, revela Joesili.

Procurada pelo LeiaJá, a produção do espetáculo foi categoria diante da discussão. “Nosso posicionamento é a favor da liberdade de expressão e do Estado democrático”.

Joel: "Aliviado com cancelamento de peça com Cristo Transexual"

“Não se trata de homofobia, misoginia, transfobia e muito menos de censura, mas
a peça é atentatória à dignidade da fé cristã”, defende o parlamentar.

Deputado Estadual Joel da Harpa, nas redes sociais:

“Não é preciso assistir. Somente a estrutura já é um desrespeito e afronta religiosa. A família pernambucana não merecia tamanha violência por parte do Governo do Estado, que finalmente desistiu em levar a peça teatral “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”, para um evento tradicional como Festival de Inverno de Garanhuns, cuja 28ª edição tem como tema a liberdade nos mais diversos e distintos aspectos e segmentos.

É lamentável que a ideia de liberdade ou tradição libertária esteja relacionada a deturpação de valores morais e religiosos, debandando para a libertinagem e desrespeito, tudo isso com o apoio de uma minoria que consideram a si mesmos como a elite intelectual. Uma peça teatral que retrata Jesus Cristo como uma mulher transgênero e os apóstolos como homossexuais jamais poderia sequer ser imaginada.

Não se trata de homofobia, misoginia, transfobia e muito menos de censura, mas a peça é atentatória à dignidade da fé cristã. Por onde passou, trouxe discórdia, polêmica e transtorno. Em Porto Alegre e em Salvador, por exemplo, foi alvo de ações na Justiça pedindo (sem sucesso) o seu cancelamento. Em Jundiaí (SP), a apresentação foi suspensa por ordem judicial. Já no Rio de Janeiro, o prefeito e pastor Marcelo Crivella cancelou uma apresentação, mandando fechar o espaço teatral onde iria acontecer.

Fiquei perplexo e decepcionado. No momento em que lutamos por melhores dias para a sociedade pernambucana, criando projetos para o resgate da família e diminuição da violência, nos vimos diante de uma atitude quase impensada do Governo. Desde já, parabenizo o prefeito Izaías Régis que já declarou que não iria ceder o Centro Cultural de Garanhuns para a apresentação do espetáculo”.

Paulista: Aliado de Câmara declara apoio a Armando e Mendonça

Jorge Carrero (PV), além de se afastar da Frente Popular, se afastará da Prefeitura, 
para disputar uma vaga de Deputado Federal. (JC Online – Foto: Caio Marques/ Divulgação).

O vice-prefeito da cidade de Paulista, Jorge Carreiro, atualmente integrando os quadros do PV, declarou apoio às pré-candidaturas a governador e senador de Armando Monteiro (PTB) e Mendonça Filho (DEM), respectivamente. Carreiro, que confirmou sua pré-candidatura a deputado federal, se afasta da Frente Popular.

O anúncio foi feito durante encontro no município no último sábado (30), que reuniu lideranças políticas do Litoral Norte, como o prefeito de Igarassu, Mário Ricardo (PTB), o pré-candidato a deputado estadual Miguel Ricardo (PTB), vereadores e ex-vereadores.

Na reunião, Armando e Mendonça ouviram sugestões e propostas de Jorge Carreiro e seu grupo político. “Vamos mostrar o projeto que temos para Pernambuco. Vamos ter a honra de representar Paulista e a região”, afirmou o vice-prefeito.

Para Armando, o momento é de somar forças em todas as regiões de Pernambuco. “Estamos juntando um time de partidos, prefeituras e lideranças dos mais importantes em todas as regiões. Peço que Paulista se integre à essa luta e ofereça sugestões e propostas”, afirmou o pré-candidato a governador.

Guilherme Uchôa: Presidente da Alepe é hospitalizado em Recife

Informações preliminares indicam que deputado, que tem 71 anos,
teve um princípio de infarto. (JC Online – Foto: Sérgio Bernado/Acervo JC).

Após sentir uma indisposição durante a madrugada do último domingo, dia 1º de julho, em sua residência, o deputado Estadual Guilherme Uchoa (PSC), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Real Hospital Português, na capital do Estado, Recife.

De acordo com a assessoria de imprensa da Alepe, o Parlamentar sentiu-se mal, foi encaminhado para a unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz de Rebouças, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e em seguida foi transferido para o hospital particular na capital. Informações preliminares indicam que Uchoa, que tem 71 anos, teve um princípio de infarto. Em 2007, inclusive, o Deputado passou por problemas cardíacos e precisou ser submetido a um implante de stent coronário.

Procurado, o Hospital Português afirmou que não foi autorizado pela família do deputado a passar informações sobre o seu estado de saúde. A unidade hospitalar disse, apenas, que o paciente estava sedado e passando por exames médicos. A Alepe, por sua vez, declarou que maiores detalhes sobre o quadro do parlamentar só serão divulgados hoje, depois que o hospital concluir todos os exames necessários.

Hadad, e não lula, deve ser o candidato a Presidente pelo PT

Segundo Correio Braziliense, oficialização da candidatura de Haddad, só será feita depois de o Tribunal
Superior Eleitoral (TSE) declarar Lula inelegível. (Diário de Pernambuco / Foto: Nelson Almeida/AFP).

A insistência do PT com a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso e impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa, parece ter chegado ao fim, segundo publicou o Jornal Correio Braziliense. Movimentos internos no partido indicam que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad poderá viabilizar-se como pré-candidato da legenda à Presidência da República em breve. Haddad foi convocado para detalhar o plano de governo do PT, que será apresentado durante a campanha e mantido caso Lula seja impedido pela Justiça de participar do pleito.

As diretrizes do plano de governo permanecem em sigilo pela cúpula do partido, mas assessores informaram ao Correio que as grandes preocupações do PT são segurança e economia. A oficialização da candidatura de Haddad, vista como certa, só será feita depois de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar Lula inelegível. Contudo, o ex-prefeito já aparece em pesquisas de intenção de voto, como a divulgada semana passada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Ibope. No levantamento, Lula tem 33% e, em um cenário sem ele, Haddad registra 2%. 

Lula está cada vez mais próximo de Haddad e já detalhou a ele suas ideias. Para facilitar a conversa, o ex-presidente decidiu que Haddad passará a integrar a equipe de advogados que irá representá-lo junto ao TSE. O ex-prefeito é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mas o objetivo está longe de ser aproveitar o seu conhecimento jurídico. A principal vantagem é que, graças ao fato de ser advogado de Lula, Haddad passa a ter o direito de visitar Lula todos os dias na sede da Polícia Federal em Curitiba, e pode receber orientação constante do mentor.