sexta-feira, 29 de junho de 2018

Deputado Federal repudia peça que será exibida em Garanhuns

No mesmo vídeo em que rechaça os organizadores do FIG pela contratação da peça, Pastor Eurico, 
aqui de Pernambuco, adverte que haverá consequências politicas, acaso o monólogo seja exibido.

Em um vídeo breve, porém já de grande repercussão para religiosos, o Deputado Federal Pernambucano pelo Patriotas, Pastor Eurico, repudiou com bastante veemência na noite desta sexta-feira (29), a decisão do Governo do Estado de Pernambuco, tomada através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, que se encarregou de contratar o monólogo teatral intitulado: “O Evangelho Segundo Jesus, a Rainha do Céu”, que até então, está previsto para ser encenado aqui na cidade, no próximo dia 26 de julho, dentro da programação oficial do 28º Festival de Inverno de Garanhuns.

Conforme publicamos no Blog no decorrer do dia de hoje, a peça, protagonizada pela atriz homossexual Renata Carvalho, faz uma releitura da vida de Cristo vivendo nos dias atuais como uma travesti. Segundo a sinopse do monólogo, o objetivo da encenação está em torno de uma profunda reflexão sobre a tolerância e o respeito às diferenças, a partir da seguinte questão: "E se Jesus voltasse à terra como uma travesti?".

Apesar do que defende a sinopse, religiosos de Pernambuco, como o Pastor Eurico, da Assembleia de Deus, rechaçam a peça, sob a ótica de que ela representa uma fronta as crenças cristãs, católicas e evangélicas, ao retratar a figura de cristo como um travesti.

No mesmo vídeo em que rechaçou os organizadores do FIG pela contratação do monólogo, Eurico fez uma convocação aos evangélicos. Para o pastor, acaso haja a encenação, esses religiosos precisam dar uma resposta nas urnas ao atual Governo do Estado, a quem o pastor creditou parte de sua insatisfação.

Como alerta, e não menos importante, Eurico ainda sugeriu ao Secretário de Cultura Marcelino Granja, que revisse sua posição de insistir na exibição do monólogo, e ao se referir ao Prefeito Izaías, parabenizou o chefe do Executivo local, por ele não compactuar com o "insulto a imagem sagrada do Cristo ressuscitado."

“Cuidado! Respeite os evangélicos! Nós não aceitamos essa afronta! Esse desrespeito aos cristãos, aos católicos, aos evangélicos, a todos que respeitam e honram Jesus. Pense nisso (...); é uma advertência!”, disparou o Pastor Eurico.

       Confira:

Garanhuns: Cemitério São Miguel funcionará em novos horários

Sobre o recadastramento, ele segue sendo realizado até o dia 30 de setembro, 
podendo ser feito de segunda a sexta-feira das 12h às 17h. (Secom/PMG).

Em comunicado dirigido à imprensa e à população, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos aqui de Garanhuns informa sobre os novos horários de funcionamento do Cemitério São Miguel, que estarão vigorando a partir do próximo domingo (01).

Segundo a Secretaria, para realizar marcações de enterros, o cemitério estará funcionando de segunda a sexta-feira, entre às 08h e 10h, e das 12h às 17h. Já nos sábados o horário é das 08h às 14h. E aos domingos, sempre das 07h Às 12h. Já para visitas durante os finais de semana, o local estará aberto para população das 08h às 14h aos sábados e das 07h às 12h aos domingos.

O recadastramento, segundo informa a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, segue sendo realizado até o dia 30 de setembro, podendo ser feito de segunda a sexta-feira das 12h às 17h. Aos sábados, das 08h às 14h, e aos domingos das 07h às 12h.

Praça Monsenhor Adelmar é revitalizada e ganha novo memorial

Espaço homenageia o religioso Adelmar da Mota Valença, que dá nome à praça. Inauguração, foi 
feita na manhã desta sexta-feira (29), com a participação do vice-prefeito, Haroldo Vicente. (Secom/PMG).

Em uma parceria com o Colégio Diocesano de Garanhuns, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, revitalizou a Praça Monsenhor Adelmar da Mota Valença com a implantação do Memorial Padre Adelmar da Mota Valença. A inauguração foi feita na manhã de hoje (29), com a participação do vice-prefeito, Haroldo Vicente, do secretário de Infraestrutura, José Gundes, e dos alunos do Colégio Diocesano, além da presença de outras personalidades e familiares do religioso.

O momento foi presidido pelo Padre Emerson da Silva e recebeu a apresentação da Banda Marcial do Colégio Diocesano. “O memorial é um projeto meu. Para desenvolvermos, recebemos o apoio incondicional do Governo Municipal de Garanhuns. Agradeço ao prefeito, Izaías Régis, ao vice-prefeito, Haroldo Vicente, e ao secretário de Infraestrutura, José Gundes pelo empenho”, agradeceu o padre e ex-diretor do Colégio Diocesano.

O Memorial Padre Adelmar da Mota Valença será aberto ao público durante o 28° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), entre os dias 19 a 28 de julho. O espaço está localizado no bairro São José, em frente ao Colégio Diocesano de Garanhuns.
.

Servidores da Funase investigados pelo uso de sprays de pimenta

Casos, que serão investigados, podem ter ocorridos aqui em Garanhuns. Uso de sprays 
de pimenta é proibido nas unidades de internação de adolescentes. (Ronda JC – Foto: Reprodução).

De acordo com informações publicadas no Blog Ronda JC, um procedimento administrativo foi instaurado para investigar um agente e uma assistente socioeducativos suspeitos de usar sprays de pimenta em adolescentes internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

O uso de sprays de pimenta é proibido nas unidades de internação de adolescentes, mesmo assim ainda estaria sendo adotado em alguns locais. No ano passado, o Ministério Público chegou a solicitar a interdição da Funase em Caruaru, também no Agreste, por denúncias de tortura – com uso de sprays e sufocamento com sacos plásticos.

Na portaria publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (29), a diretora presidente da Funase, Nadja Alencar, afirma que o procedimento administrativo visa “apurar as condutas e possíveis responsabilidades no suposto uso de spray de pimenta nos alojamentos do pavilhão IV” da unidade de Garanhuns. Se comprovadas as irregularidades, os funcionários podem ser punidos inclusive com a demissão.

Marcelino censura Izaías: “Decisão dele vai contra a Constituição”

Fala de Granja, se refere ao fato do Prefeito de Garanhuns ter revelado que não abrirá as portas do Centro
Cultural para apresentação do polêmico monólogo onde Cristo é retratado como um travesti. (JC/Gidi Santos).

Depois que o Prefeito Izaías Régis veio a público na manhã desta sexta-feira (29), para declarar que não abrirá as portas do centro cultural para apresentação do monólogo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que protagoniza uma releitura da vida de Jesus Cristo vivendo nos dias atuais como uma travesti, coube, também nesta sexta, ao atual Secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, se posicionar nos microfones da Rádio Jornal Garanhuns sobre a postura adotada pelo chefe do executivo local.

Na oportunidade, Marcelino afirmou que a decisão do Prefeito vai contra a Constituição brasileira, que preza pela liberdade de expressão artística e de pensamento. "Não é nosso papel vetar a peça. Ela fala para o público adulto e será apresentada. Não vejo razão para essa polêmica. Se a prefeitura não permitir que ela seja apresentada nesse espaço, será realizada em outro lugar, provavelmente", afirmou o secretário.

Na mesma entrevista, Marcelino acrescentou que O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu é uma obra como outra qualquer e que não vai contra o cristianismo. "Pelo que li sobre, a peça fala sobre tolerância, amor ao próximo e compaixão, mas pelo fato de ela ser representada por uma pessoa transexual, gera incômodo. O cidadão que não gosta de determinada obra, não assista", destacou Granja em sua fala.

Vale dizer, embora o monólogo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, provoque reações polêmicas, segundo sua sinopse, ele propõe uma reflexão sobre a tolerância e o respeito às diferenças a partir da seguinte questão: "E se Jesus voltasse à terra como uma travesti?". Segundo sua produção, a obra prega o amor e a tolerância e busca dar visibilidade às vivências trans, quebrando estigmas e lutando contra o ódio que faz do Brasil o país que mais mata LGBTs no mundo.
.

Izaías não cederá teatro para peça onde Jesus é um Transexual

Espaço no centro cultural não será cedido, porque segundo Prefeito, monólogo “O Evangelho Segundo 
Jesus, Rainha do Céu”, atinge o cristianismo e como consequência, Garanhuns, uma cidade cristã"

Desde as primeiras horas da noite desta quinta-feira, 28 de junho e após a divulgação da programação oficial da 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) no Garanhuns Hotel Palace, um assunto em especial tomou conta da cidade: a apresentação do monólogo teatral “O evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu vai”.

Previsto para ser exibido no próximo dia 26 de julho no teatro do Salão Jaime Pincho, no Sesc Garanhuns, o monólogo, originalmente escrito pela dramaturga transexual escocesa Jo Clifford, traduzida, montada e dirigida pela argentina radicada em São Paulo Natalia Mallo, tem como protagonista uma releitura de Jesus vivendo nos dias atuais como uma travesti, interpretada pela atriz Renata Carvalho. A proposta, segundo apurou o Blog, causa revolta nos diversos e mais distintos grupos religiosos.

Em muitas cidades, ações judiciais tentam cancelar a peça, embora em algumas delas as liminares expedidas pela justiça nesse sentido são cassadas, tornando possível a apresentação. Assim, aconteceu em Jundiaí, São Paulo, onde o Tribunal de Justiça daquele estado, desfez a decisão do juiz Luiz Antonio de Campos Júnior, da 1ª Vara Cível da cidade, que se encarregou em setembro de 2017 de barrar o espetáculo no Sesc local, ao escrever em sua sentença: “figuras religiosas e sagradas não podem ser expostas ao ridículo".
.

Aqui em Garanhuns, nem mesmo 24 horas se passaram do anúncio da apresentação do monólogo e o Prefeito Izaías já se posicionou contra a exibição da peça. Em entrevista a Rádio Jornal Garanhuns na manhã desta sexta-feira (29), o Prefeito anunciou que não irá ceder o teatro do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti para que o monólogo seja apresentado, embora lembramos, a apresentação esta prevista para ocorrer no Sesc. Para o Prefeito, que durante sua fala na Jornal de Garanhuns deixou claro nada ter contra os transexuais, o “O Evangelho Segundo Jesus Rainha do Céu”, é uma manifestação que atinge o cristianismo, que atinge as religiões, e como consequência, atinge Garanhuns, que assegurou o chefe do executivo local “é uma cidade cristã”.

Ao comunicar sua decisão também nesta manhã ao Secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, um dos responsáveis pela organização e realização do FIG, o Prefeito recebeu uma áspera resposta. “Deixa os moralistas entrarem na justiça, que agente derruba. Em todos os lugares foi assim”, alegou Granja ao Prefeito.

A posição adotada por Marcelino, está em sintonia com aquilo defendido pelo Governo do Estado, que em seu material de divulgação do FIG, sugere que a exibição  do “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, é uma forma de fortalecer o combate contra a intolerância e a discriminação. Segundo Granja, no caso de não ser possível a apresentação da obra nos teatros do Sesc ou Centro Cultural, as ruas de Garanhuns servirão de palco.

Apoio – Ao abordar a polêmica nesta sexta em entrevista, o Prefeito Izaías pediu apoio da população, bem como das denominações religiosas instaladas aqui em Garanhuns, dentre elas cristãs e evangélicas. Para o Prefeito, está mais do que claro que essa é uma questão comum e que envolve todos os Garanhuenses. Pelo exposto por Régis na Jornal, a população está sendo chamada a se pronunciar. “O Prefeito sozinho não tem autoridade total para fazer isso. A única autoridade que eu posso ter é fechar o Centro Cultural para que a peça não seja apresentada lá, mas o Secretário de Cultura disse que não tinha problema, apresentava a peça no meio da rua. Nada contra os transexuais, mas nós não podemos ir de encontro a maioria. A maioria não quer a peça”, disparou o Prefeito na entrevista.

     Fecomércio nega que peça será exibida no Sesc Garanhuns - Apesar da programação oficial divulgada pela Fundarpe/Secult indicar que a exibição da polêmica peça ocorreria nas dependências do Salão Jaime Pincho, na tarde desta sexta-feira, um dos diretores da Federação do Comércio aqui de Garanhuns, Reinaldo Barros, negou em contato com o Blog, que a encenação estivesse programada para ocorrer no teatro de propriedade do Sesc local. Ao blog, por telefone, Barros destacou: "Não existe a menor possibilidade desta apresentação ocorrer nas dependências do Sesc".

       Abaixo, você confere print da programação do FIG 2018, onde o monólogo "O Evangelho Segundo Jesus, Uma Rainha no Céu", aparece como peça que será exibida no Sesc local. Confira:
.

.

Ibope: Lula lidera corrida eleitoral com 21% das intenções de voto

Na pesquisa em que ex-presidente aparece em primeiro lugar, nomes dos prováveis 
candidatos não são ditos aos entrevistados. (JC Online – Foto: Divulgação).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera pesquisa de intenção voto espontânea, com 21%, de acordo com pesquisa realizada pela CNI/Ibope na semana passada e divulgada nesta quinta-feira (28). Neste caso, não são apresentados os nomes dos prováveis candidatos aos entrevistados pela pesquisa.

No cenário da pesquisa espontânea, Jair Bolsonaro (PSL) aparece em segundo lugar, com 11% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) estão empatados, com 2% cada. Álvaro Dias (Podemos), Geraldo Alckmin (PSDB) e João Amoedo (Novo) reúnem 1% das intenções de voto na pesquisa, cada um.

Na pesquisa espontânea, pré-candidatos como Henrique Meirelles (MDB), Rodrigo Maia (DEM) e Manuela D'ávila (PCdoB) não aparecem nominalmente no levantamento. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados não nominaram um candidato; 31% revelaram a intenção de votar nulo ou em branco; e 28% não souberam ou não quiseram responder.