quarta-feira, 27 de junho de 2018

Cordel do Fogo Encantado abre a 28ª Edição do Festival de Inverno

Aqui na Suíça pernambucana, grupo vai apresentar o show Viagem ao Coração do Sol, que já 
passou por cidades como Recife, Salvador, Rio de Janeiro, entre outras. (Roberto Almeida).

A programação do Festival de Inverno de Garanhuns será anunciada amanhã, às 11h,  em coletiva no auditório do Palace Hotel, com a presença do prefeito Izaías Régis, secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja e diretores da Fundarpe.

O FIG este ano acontece entre os dias 19 e 28 de julho, tendo como tema a expressão “Um Viva à Liberdade!”. A intenção é despertar a atenção para a importância da liberdade artística, estética, política, religiosa e de expressão, como marco de enfrentamento dos preconceitos e da intolerância, segundo informa a Fundarpe

Bem oportuno o tema, num momento em que a democracia brasileira é deturpada, o que representa um sério risco a liberdade como um bem maior. A programação completa do Festival de Inverno saberemos amanhã, mas pelo menos a abertura parece já estar definida.

Segundo a blogueira Amannda Oliveira, do Falando Francamente, a abertura da 28ª edição do FIG será feita pelo grupo arcoverdense  “Cordel do Fogo Encantado”, formado por músicos e cantores hoje reconhecidos nacionalmente e também no exterior.

Em Garanhuns o grupo vai apresentar o show Viagem ao Coração do Sol, que já passou por cidades como Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Caruaru e esteve recentemente em Arcoverde. Segundo Amannda, a apresentação do Cordel do Fogo Encantado mistura passado e presente e uma das composições atuais, intitulada “Liberdade, a Filha do Vento”, tem tudo a ver com a concepção do Festival de Inverno este ano.

Garanhuns: Alunos da Rede Municipal se destacam na Obmep

Estudantes de mais de 10 escolas municipais
irão participar da segunda fase da prova. (Secom/PMG).

A Rede Municipal de Ensino aqui de Garanhuns, se destacou mais uma vez no quesito educação de qualidade. Estudantes de mais de 10 escolas municipais foram classificados para a segunda fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a chamada OBMEP. A etapa será realizada no dia 15 de setembro. O alto desempenho se deu por meio de trabalhos contínuos com simulados, aulões e intervenções constantes criados pelas equipes pedagógicas da instituições.

Segundo a secretária de Educação, Eliane Vilar, esse resultado serve de estímulo para os estudantes e, também, para os professores da Rede Municipal de Ensino. “Esses resultados são de grande importância para a continuidade do trabalho realizado pelos professores de matemática de nossas escolas, pois a partir da análise dos resultados, as estratégias interventoras estão sendo realizadas, já pensando nos resultados da segunda etapa e nos resultados de aprendizagem da escola”, explicou.

A Escola Municipal José Ferreira Sobrinho, no distrito de São Pedro, irá levar 14 estudantes para disputar a segunda fase. São eles, Bruno dos Santos, Felipe de Lima, Kauan Monteiro, Abel Nunes, Doris de Vasconcelos, Marcos Ferreira, Roseane Nascimento, Adjair de Souza, Alana de Melo, Cícero de Souza, Igor Carvalho e Ewellyn dos Santos, do nível 1, e no nível 2, foram aprovados os alunos Davi Santos, João Victor Teixeira, José Djavan da Silva, Luis Gustavo Melo, Bárbara da Silva, Erivan Santana e Jamile Silva.

18ª OBMEP - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2017, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

Recife: Governo de Garanhuns participa de reunião sobre o 28° FIG

Na pauta, últimos ajustes e definições para a
realização do evento. (Secom/PMG – Fotos: Fundarpe).

No final da manhã desta terça-feira (26), as secretárias de Turismo e Cultura, Neile Barros e de Comunicação Social, Jacqueline Menezes, participaram de uma reunião com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Pernambuco). Estavam presentes o secretário de Cultura, Marcelino Granja,  a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, Silvana Meireles, secretária executiva de Cultura, André Brasileiro, coordenador do FIG, Severino Pessoa, chefe de gabinete da Secult e Michele de Assumpção, assessora de Comunicação da Secult/Fundarpe.

A reunião foi solicitada no início da tarde da última segunda (25) pelo secretário de Cultura. No momento foram apresentadas as definições da Secult/Fundarpe sobre o lançamento da programação do 28° FIG, que ocorre na quinta (28), às 11h, no auditório do Garanhuns Palace Hotel. Ainda foram repassadas as informações sobre o formato da abertura no dia 19 de julho, que deve ocorrer no Centro Cultural Alfredo Leite  e discutidos pontos ainda em ajustes, sobre a estrutura e logística do mega evento multicultural.

Quanto aos assuntos relacionados à comunicação, foram definidos os prazos para o lançamento da convocatória de imprensa, que deve ser divulgada junto com a programação, e os pontos afins das duas estruturas de comunicação, que sempre trabalham integradas.

O Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secult/Fundarpe, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, Sesc-PE, Sebrae, Conservatório Pernambucano de Música, Virtuosi e Cepe Editora. 

Ruas do Polo Médico passarão por mudança na próxima semana

AMSTT segue finalizando toda a sinalização vertical
e horizontal das vias. (Secom/PMG – Fotos: Camila Queiroz).

A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) dá continuidade à sinalização nas ruas e avenidas localizadas entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Ernesto Dourado, no bairro Heliópolis. O local vai passar, a partir da próxima segunda-feira, dia de julho, por uma mudança de sentido de algumas vias, com o intuito de promover maior mobilidade no trânsito do local. Equipes estão atuando ao longo de todo dia e também durante o período noturno para finalizar os trabalhos.

A solicitação foi feita pelos usuários do Polo Médico da cidade, que reúne clínicas, laboratórios e hospitais em uma área determinada. De acordo com a AMSTT estão sendo instaladas mais de 90 placas nas avenidas Idelfonso Lopes, Simoa Gomes, Gonçalves Maia, Frei Caneca, Oliveira Lima e Avenida Rui Barbosa, além da Rua Ernesto Dourado.

De acordo com o presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, ao longo da próxima semana diversas ações educativas serão desenvolvidas, no intuito de conscientizar os condutores que passarem pelo local. “Estaremos atuando com nossos agentes de fiscalização de trânsito e também outros profissionais capacitados, que serão contratados para esse período inicial de adaptação. O intuito é promover mais segurança e uma maior mobilidade destas vias”, afirmou Elielson Pereira.

Mudanças — Os trechos que serão alterados estão apenas entre a Rui Barbosa e a Ernesto Dourado. A Avenida Idelfonso Lopes continuará mão dupla, a Simoa Gomes terá sentido único para o Dom Moura e a Gonçalves Maia sentido único para a Ernesto Dourado. Já a Frei Caneca será sentido único para Rui Barbosa. Na Avenida Oliveira Lima será proibido estacionar às quintas-feiras entre às 5 horas da manhã e às 14 horas.
.

Clã dos Ferreira oficializa entrada no “Pernambuco Vai Mudar”

Armando: “Em todos os momentos que conversamos com o Grupo Ferreira, em nenhum
momento o nosso entendimento passou por exigência de cargos e posições.” (Foto: Léo Caldas).

O evento que oficializou a entrada do Grupo dos Ferreira e do PSC à frente “Pernambuco Vai Mudar”, nesta terça (26), foi marcado por duras críticas ao governo do Estado, que já é visto sem capacidade administrativa, falta de liderança política e que vem tentando atrair apoios em troca de cargos. O ato reuniu cerca de 2 mil pessoas, na galeria The Garden Mall, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Estiveram presentes os pré-candidatos a governador Armando Monteiro (PTB) e a senador Mendonça Filho (DEM), o prefeito Anderson Ferreira (PR), o presidente do PSC e deputado estadual André Ferreira, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) e os ex-governadores Joaquim Francisco (PSDB), João Lyra Neto (PSDB) e Roberto Magalhães (DEM), entre outras autoridades.

O pré-candidato a governador do Estado de Pernambuco, Armando Monteiro ressaltou que o Grupo dos Ferreira tem credenciais políticas para compor a chapa e que o os Ferreira se juntarão à Frente para iniciar a discussão. O petebista também frisou que o projeto da Frente das Oposições tem o compromisso de resgatar a liderança de Pernambuco e oferecer um novo caminho à população. “Em todos os momentos que conversamos com o Grupo Ferreira, em nenhum momento o nosso entendimento passou por exigência de cargos e posições. Agora, quando me perguntam quando vamos fechar a chapa, quais são os nomes, digo que Anderson e André estarão dentro dessa frente e vão construir conosco essa solução. Hoje, Pernambuco tem governador, mas não tem governo. E a tarefa desse conjunto de forças é restabelecer a autoridade do governo”, afirmou Armando.
.

Em seu discurso, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira ressaltou seu apoio a Armando Neto, destacando a liderança do pré-candidato à frente do grupo. “Liderança não se impõe, se conquista. Aprendi a fazer política com ética e não tenho medo da máquina. Vejo a máquina do Estado fazendo conchavos e eles achavam que os Ferreira iriam se render a este tipo de política. Nós entregamos nossos cargos e viemos somar com este grupo. Viemos sem impor condições e para criar um caminho que agregue. Nosso grupo soma e é a porteira de entrada para novos adeptos que tenham essa mesma coragem. Política se faz assim, com diálogo e sem barganha”, disparou.

O deputado André Ferreira ressaltou que a decisão de romper com o Governo Estadual foi por este ter perdido a capacidade administrativa. “Pernambuco é o Estado com maior desemprego no Nordeste. São 12 anos de um Governo sem condições de recuperar o nosso tão querido e amado Estado de Pernambuco. Precisamos de um líder de verdade e você, Armando, é o líder deste grupo. As ruas estão cada vez mais ruidosas, pedindo mudança. Encontramos aqui políticos sérios e experientes para mudar o rumo de Pernambuco. Estamos vindo sem impor condições. Tenho disposição de atuar em qualquer posição para contribuir da melhor forma possível”, disse o dirigente do PSC.

Para Mendonça Filho, a Frente das Oposições vem ampliando cada vez mais o leque de apoios em todas as regiões do Estado e agregando forças políticas em prol de um novo projeto político para Pernambuco. "Essa mobilização política é cada dia mais crescente, a cada dia vai aumentar. Outras unidades virão, outras forças se somarão a este palanque para mostrar que Pernambuco vai tomar uma decisão correta no dia 7 de outubro com a mudança que é exigida pela população”, cravou o pré-candidato a senador.
.