sexta-feira, 8 de junho de 2018

Distante no espaço: Nasa encontra matéria orgânica em Marte

''Compostos podem ter vindo de meteorito, de formações geológicas parecidas 
com carvão e xisto negro na Terra, ou alguma forma de vida'', assegura cientista. (AFP).

Um robô da Nasa detectou mais blocos de construção da vida em Marte - a matéria orgânica mais complexa até hoje - a partir de rochas de 3,5 bilhões de anos na superfície do Planeta Vermelho, disseram cientistas nesta quinta-feira, 7 de junho a imprensa internacional. O rover Curiosity (foto acima) não tripulado também encontrou evidências crescentes de variações sazonais de metano em Marte, indicando que a fonte do gás é provavelmente o próprio planeta, ou possivelmente sua água subterrânea.

Embora não sejam evidências diretas de vida, os componentes da cratera Gale de Marte são o conjunto mais diversificado já retirado da superfície do planeta desde que o veículo robótico aterrissou em 2012, dizem especialistas. "Este é um avanço importante porque significa que há materiais orgânicos preservados em alguns dos ambientes mais severos de Marte", disse a autora principal de um dos dois estudos publicados na revista Science, Jennifer Eigenbrode, astrobióloga do Goddard Spaceflight Center da Nasa. 

"E talvez possamos encontrar algo mais bem preservado do que isso, que tenha assinaturas de vida", disse à AFP., e ainda arrematando: "Esta é a primeira vez que detectamos um conjunto tão diversificado desse tipo de coisa".

Pista para "algo maior" - Os compostos podem ter vindo de um meteorito, ou de formações geológicas parecidas com o carvão e o xisto negro na Terra, ou alguma forma de vida, disse Eigenbrode. 

Sua fonte precisa ainda é um mistério. 

"Detectamos os fragmentos de algo maior", disse Eigenbrode.
.

As amostras foram perfuradas a partir da base do Monte Sharp, dentro de uma bacia chamada Gale Crater, que acredita-se ter abrigado um antigo lago marciano. "Esse é um bom lugar para a vida ter vivido, se alguma vez existiu em Marte", disse. 

A rocha de argilito foi perfurada a partir dos cinco centímetros superiores da superfície marciana e aquecida num laboratório de análise em miniatura localizado a bordo do rover. Um instrumento construído na França revelou "várias moléculas orgânicas e voláteis que lembram rochas sedimentares ricas em elementos orgânicos encontradas na Terra, incluindo entre outros, tiofeno, 2- e 3-metiltiofenos, disse o estudo da Science.

Estudo do metano - O outro artigo na Science relatou novos detalhes na busca pela fonte de metano em Marte, que tem picos e quedas de acordo com as estações do ano. O metano, a molécula orgânica mais simples, varia entre "0,24 a 0,65 partes por bilhão, com um pico próximo ao final do verão no hemisfério norte.

A fonte ainda não está clara, mas pode estar armazenada no subsolo frio marciano em cristais à base de água chamados clatratos, disseram os pesquisadores. "Ambas as descobertas são avanços em astrobiologia", escreveu Inge Loes ten Kate, da Universidade de Tübingen, na Alemanha, em um comentário na revista Science. 

"A detecção de moléculas orgânicas e metano em Marte tem implicações de longo alcance em vista da potencial vida passad", disse. "O Curiosity mostrou que a cratera Gale era habitável há cerca de 3,5 bilhões de anos, com condições comparáveis ??às da Terra primitiva, onde a vida evoluiu naquela época", acrescentou, e concluiu: "A questão de se a vida pode ter se originado ou existido em Marte é muito mais oportuna agora que sabemos que moléculas orgânicas estavam presentes em sua superfície naquela época". 

Próximas missões - De acordo com Ariel Anbar, professor da Universidade do Estado do Arizona que dirigiu o programa de astrobiologia da faculdade financiado pela Nasa de 2009 a 2015, o trabalho "definitivamente move a bola pela quadra de maneiras importantes". Ele "define como as perguntas serão feitas e perseguidas na próxima etapa da exploração de Marte", disse Anbar, que não esteve envolvido no estudo, à AFP por e-mail. 

Os cientistas esperam promover a busca por sinais de vida em Marte com o rover europeu e russo ExoMars, programado para aterrissar em 2021. Este vai perfurar ainda mais fundo do que qualquer instrumento anterior, até dois metros de profundidade. A Nasa também tem outro rover em andamento com sua missão Mars 2020, que planeja perfurar núcleos e separá-los para uma possível futura captura e retorno à Terra.
.

Consulta ao 1º lote de restituição do imposto de renda inicia hoje (8)

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita 
Federal na internet ou ligar para o Receitafone 146. (Agência Brasil – Artes: Reprodução).

A partir das 9 horas desta sexta-feira (8), será liberada a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2018. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017, informou a Receita Federal.

O crédito bancário para 2.482.638 contribuintes será realizado no dia 15 de junho, totalizando R$ 4,8 bilhões. Terão prioridade para receber a restituição 228.921 idosos acima de 80 anos, 2.100.461 contribuintes entre 60 e 79 anos e 153.256 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora, informou a Receita.

Cadastro de Pessoas Físicas - Há, ainda, aplicativo para tablets e smartphones, o que facilita consulta às declarações do IRPF e situação no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
.

Silvio Filho repercute pesquisa sobre queda de Paulo: “Sem rumo”

Avaliação do líder da oposição na Alepe, foi feita a partir de uma pesquisa de consumo interno 
realizada pedido do PT, cuja rejeição ao atual Governo atingiu um patamar antes nuca visto. (Alepe)

Uma pesquisa interna de intenção de voto e que ainda traz em seus dados a avaliação do atual Governo Paulo Câmara (PSB), realizada a pedido do Partido dos Trabalhadores para consumo interno da legenda, a que teve acesso o líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Sílvio Costa Filho (PRB), mereceu comentários do parlamentar durante a Reunião Plenária desta quarta (6). Segundo ele, de acordo com o estudo, o governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), estaria com alto índice de desaprovação entre os pernambucanos. “Os números revelam um governo sem rumo, sem direção e cujas conquistas estão ficando para trás”, avaliou.

“Os dados batem com as nossas pesquisas internas. As pessoas começam a identificar a necessidade de uma nova pauta para Pernambuco”, afirmou Costa Filho. “Este é um governo que não sinaliza uma reação. Pensávamos que ele fosse capaz de continuar o trabalho de Eduardo Campos, mas o tempo da emoção passou e o tempo da razão está batendo à porta”, disse, defendendo que uma candidatura de oposição pelo Partido dos Trabalhadores seria “boa para a democracia”.

Edilson Silva (PSOL) se manifestou no mesmo sentido. “Qualquer tipo de manobra truculenta para tolher a possibilidade de uma candidatura do PT seria prejudicial não apenas ao campo de esquerda, mas à política”, analisou. Odacy Amorim (PT) considerou que há interesse da legenda em se lançar à disputa pelo Governo do Estado, mas que o “interesse maior é de levar o ex-presidente Lula de volta à Presidência da República”.
.

Salvando Vidas: Samu Garanhuns celebra 5 anos de implantação

Comemoração foi realizada nesta quinta-feira (07), no Centro Administrativo II. Na ocasião,
diversas autoridades estiveram presentes. (Secom/PMG – Fotos: Aquiles Soares).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou recentemente cinco anos de atividades em Garanhuns. Em comemoração à data, uma solenidade foi realizada nesta quinta-feira (07), na sede do órgão, localizada no Centro Administrativo II. Além dos profissionais do serviço, o momento contou com a participação do deputado estadual, Álvaro Porto; do vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente e do vereador, Ary Souto. Também estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes; o secretário de Governo, Articulação Política e Ouvidoria, Mewtton Araújo; a coordenadora do Samu Garanhuns, Michely Cavalcanti e outros convidados.

Na ocasião, os profissionais discutiram um sobre o seu trabalho junto à sociedade. Também foram entregues os certificados de participação no curso de Suporte Básico de Vida (SBV), realizado em abril. A secretária de Saúde, Nilva Mendes, aproveitou a ocasião para parabenizar os profissionais. “Fui uma das pessoas que lutou pela implantação do Samu aqui há cinco anos atrás, e hoje trabalhando junto dessa equipe, deposito toda minha confiança nesse serviço que é essencial para população de Garanhuns e região”. Após a fala da titular da pasta, um coffe break foi servido aos participantes.

A coordenadora do Samu em Garanhuns falou sobre o serviço oferecido no município e sobre a importância do mesmo. “Buscamos a cada dia nos aperfeiçoar para proporcionar o socorro dos pacientes, contribuindo sempre para salvar vidas. Nossa equipe segue fortalecida e unida nesse propósito”, afirmou Michely Cavalcanti.

Parte da equipe técnica do serviço esteve presente, participando também de um momento religioso com o padre José Emerson Alves. Atualmente, o Samu Garanhuns é formado por 30 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e auxiliares de serviços gerais. Estes profissionais realizam atendimento de urgência e emergência, por meio de dois veículos: a Unidade de Suporte Avançado (USA), a Unidade de Suporte Básico (USB).
.

Unidade Regional de Polícia Científica é inaugurada em Garanhuns


Haroldo Vicente: “Trabalhamos bastante para viabilizar esta grande aquisição para 
população, que não vai mais depender de outras cidades como Caruaru e Recife”.

Foi inaugurada nesta quinta-feira (07), a Unidade Regional de Polícia Científica em Garanhuns. O serviço será essencial para o município, garantindo uma maior agilidade e fortalecimento de inquéritos policiais. O imóvel cedido pela Prefeitura, está localizado na avenida Simoa Gomes, onde funcionava a antiga sede do Serviço Móvel de Urgência (Samu); e vai ser a sede do Instituto de Medicina Legal (IML) 24 horas, uma unidade de remoção de cadáveres, o Instituto de Criminalística e o Instituto Tavares Buril no município.

O momento contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); do vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente (PSC); e de alguns vereadores aqui do município. Na ocasião, também estiveram presentes os titulares das secretarias municipais de Educação, Saúde, Mulher e Infraestrutura. Além de ceder o espaço, o Governo de Garanhuns também vai auxiliar na manutenção administrativa do local.

O apoio já havia sido firmado pelo prefeito Izaías Régis (PTB), ainda no decorrer do ano passado, junto à delegada Sandra Santos, gerente geral de Polícia Científica de Pernambuco. “São diversos serviços periciais que estamos trazendo para esta região. Estamos entregando esta unidade com grande satisfação, pois sabemos o benefício que ela vai trazer para a população local”, declarou Sandra.

Dessa forma, Garanhuns passa a funcionar como polo regional e poderá atender em horário integral a mais de 20 municípios de toda a região. A unidade Regional faz parte do processo de interiorização da Polícia Civil.  “Trabalhamos bastante para viabilizar esta grande aquisição para a população, que não vai mais depender de outras cidades como Caruaru e Recife para realizar tais procedimentos. São serviços importantes e que vão facilitar da resolutividade de vários casos criminais”, o vice-prefeito, Haroldo Vicente.

Com a sede em Garanhuns, poderão ser realizadas investigações com perícia no local do crime, de drogas (química forense), balística, identificação de veículos no caso de transferência e peritos em informática. “Vamos funcionar em esquema de plantão 24 horas. Com peritos criminais, médicos legistas, auxiliares e datiloscopistas. A unidade já está funcionado prontamente, à disposição de qualquer chamado que for feito pela Polícia Civil da região”, destaca a gestora da unidade, Ana Cristina Monteiro.
.