quinta-feira, 7 de junho de 2018

Garanhuns: Prefeitura regulariza dívidas de 115 famílias rurais

Regularização, ocorreu junto ao Banco do Nordeste e se refere
às operações de inadimplência no âmbito do PRONAF. (Secom/PMG).

O Prefeito Izaías Régis (PTB) participou de reunião na manhã desta  quarta-feira (06) com a nova gerente geral do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), agência Garanhuns, a senhora Josefa Edna Viana Vanderlei. A reunião também foi acompanhada pela Gerente de Negócios PRONAF, Marcella Fernanda, e pelo vice-prefeito, Haroldo Vicente.

O momento serviu para oficializar o interesse do Município de Garanhuns em regularizar as dívidas rurais de 115 (cento e quinze) famílias. A proposta foi aceita e autorizada pelo prefeito Izaías Régis. A regularização está relacionada às operações de inadimplência no âmbito do PRONAF de pequenos produtores do município de Garanhuns, contratadas em 2007, e tem o amparo da Lei nº 13.606/2018.

Durante o encontro desta quarta, o Prefeito assegurou que “o Governo Municipal de Garanhuns tem feito todo o esforço necessário para contribuir, diretamente, para o fortalecimento das atividades econômicas rurais do município”.  Agora, os agricultores recebem descontos de até 95%, podendo renegociar suas operações para pagamento até o ano de 2030, com parcelas a partir de 2021. Os produtores beneficiados poderão voltar a obter novos créditos e realizar investimentos em suas propriedades.

Sexta: Revolução de 1817 será tema de palestra aqui em Garanhuns

Palestra, será realizada pelo Instituto Histórico de Garanhuns, e faz parte 
da programação especial em homenagem ao Bicentenário da Revolução de 17.

Nesta sexta-feira, dia 08 de junho, a partir das 18h, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG) recebe o doutor em História, professor da UFPE e presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), George Félix Cabral de Souza, para a realização da palestra "Por que relembrar a Revolução de 1817?". O evento, que é aberto ao público e tem entrada gratuita, ocorrerá no casarão-sede do IHGCG, à Praça Dom Moura, nº. 44, Centro (ao lado do antigo Fórum).

O palestrante é doutor em História pela Universidade de Salamanca, na Espanha, com estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França, e realiza, em sua atividade como professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, pesquisas na área de História Colonial, com ênfase nos seguintes temas: poderes locais, culturas políticas, elites e comércio na América colonial. Além disso, como presidente do IAHGP, coordenou os trabalhos do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, que têm ocorrido em todo o Estado desde o dia 06 de março de 2017.

A palestra desta sexta será o último evento da programação especial do Instituto Garanhuns em homenagem ao Bicentenário, inaugurada com a conferência “1817: O Espaço da Revolução”, pelo professor e ex-presidente do IAHGP, José Luiz Mota Menezes, em maio de 2017. As atividades prosseguiram com o descerramento, em agosto de 2017, do painel de azulejos dedicado “À Memória dos Heróis da Revolução", oferecido ao Instituto Garanhuns pelo IAHGP, com o apoio da Grande Loja Maçônica de Pernambuco; e com a palestra "A Revolução de 1817 em Garanhuns", proferida pelo escritor e sócio-fundador do IHGCG, Ígor Cardoso, na Sessão Magna da Câmara de Vereadores em homenagem ao último Dia de Garanhuns (10 de março de 2018).

Capoeiras: Neide e Neném estarão no Palanque de Silvio Costa

Cumprindo agenda no Agreste Meridional, Silvio vem conseguindo reunir apoios em 
cidades importantes, além de Capoeiras, como no caso de São João e Calçado.

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) recebeu, nesta terça-feira (5), a declaração de apoio da prefeita de Capoeiras, no Agreste pernambucano, Neide Reino, do PSB. A iniciativa da prefeita contou com o apoio público do ex-prefeito Maurílio Rodolfo Tenório, Neném, como é popularmente conhecido.

A prefeita Neide foi eleita, em 2016, pela coligação É Possível Fazer Sempre Mais, formada pelos partidos PSB, PSD, PSC, PTC, PR e PMDB (hoje MDB). Com curso superior em Enfermagem, a prefeita administra uma cidade de mais de 20 mil habitantes, tendo renovado a gestão e se destacado pela prioridade de investimentos em ações sociais.

O nome Capoeiras provém do vocábulo indígena Capoeirã, que significa “mato frio”, segundo o IBGE. Era distrito de São Bento do Una, tendo obtido a emancipação em 1963. O seu território abriga quilombolas, no Sítio Imbé.

Calçado: Candidato de Nogueira ao senado será Silvio Costa Pai

Vice-líder da oposição ao governo Temer, Silvio tem ganhado força, na 
medida em que é citado como o "senador de Lula", por onde passa.

Vice-líder da oposição ao governo Michel Temer (MDB), na Câmara Federal, saudado pela luta contra o impeachment de Dilma (PT) e pela defesa do ex-presidente Lula (PT), o deputado Sílvio Costa (Avante) - pré-candidato ao Senado - ganhou, nesta quarta-feira (6), mais um aliado para a disputa eleitoral de outubro próximo.

Em encontro na cidade, o prefeito de Calçado, no Agreste Meridional, Francisco Expedito da Paz Nogueira (PP), foi mais um gestor municipal a declarar apoio ao deputado, reforçando sua pré-candidatura ao Senado no cinturão de cidades da mesorregião de Garanhuns. O prefeito Nogueira - comerciante na cidade -, 60 anos, elegeu-se pela coligação Avançando com a Força do Povo com 52.45% dos votos válidos (3.416).

O nome do vice-líder da oposição ao governo Temer tem ganhado força, na medida em que é citado como o "senador de Lula", referência à atuação de Sílvio Costa na Câmara e à relação pessoal e política com o ex-presidente. O deputado cumpre agenda de visitas pelo interior do Estado que tem lhe rendido declarações de apoio para a disputa ao Senado.

Emancipado em 1963, Calçado - antigo distrito de Canhotinho - tem a base econômica na zona rural, que exerce papel fundamental na formação dos calçadenses, sendo responsável por 84,0% da mão-de-obra, com predominância da agricultura de subsistência. O município tem uma população estimada de 11 mil habitantes, segundo o IBGE, está distante 215 Km do Recife e faz divisas com Jupi, Lajedo, Jurema e Canhotinho.

Prefeito de São João anuncia apoio a Sílvio Costa para o Senado

Decisão de apoiar Silvio, ressalta Prefeito, é um reconhecimento "à luta"
do parlamentar em defesa da democracia, na Câmara Federal.

Em uma agenda de contatos e reencontros políticos, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Sílvio Costa (Avante), recebeu - nesta quarta-feira (6) - a declaração de apoio do prefeito do município de São João, no Agreste de Pernambuco, José Genaldi Ferreira Zumba (Genaldi Zumba), do PSD, reeleito em 2016 com 52.27%(6.987) dos votos válidos, maior votação do que no pleito de 2012 (6.267 votos, 50,23% dos votos válidos).

Genaldi Zumba ressaltou que a escolha era um reconhecimento "à luta" de Sílvio Costa em defesa da democracia, na Câmara Federal, mas também por ser "um fato novo" em meio aos nomes citados para as chapas majoritárias.  Eleito pela coligação São João em Boas Mãos (PSDB, PRP, PSD, PTdoB, PPS, PSC, PCdoB, PROS), Genaldi Zumba, 46 anos, um técnico em enfermagem muito popular nas comunidades são-joanenses.

Agricultor por origem profissional, Genaldi Zumba ingressou na política em 2008, quando foi eleito vereador de São João. Quatro anos depois ganharia o primeiro mandato de prefeito. O vice é Geraldo Pereira de Lucena, Geraldo do Cestão, do PSD, comerciante que possui cinco mandatos de vereador. Com mais de 22 mil habitantes, segundo o IBGE, São João faz parte da bacia do Mundaú e da microrregião de Garanhuns (distante 15 Km), do qual foi distrito e se emancipou em 1958, sendo vizinho dos municípios de Angelim, Jupi e Calçado. Os habitantes são chamados de são-joanenses.