terça-feira, 22 de maio de 2018

Em Viagem: Izaías participa da XXI Marcha dos Prefeitos a Brasília

Marcha será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). 
Chefe do executivo local retorna para Garanhuns na próxima quinta-feira (24).

O Prefeito de Garanhuns Izaías Régis Neto (PTB), participa entre os dias 21 e 24 de maio deste ano, da XXI Marcha dos Prefeitos a Brasília; evento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios, e que se tornou um dos maiores do segmento político do Brasil, contando com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidente da República.

A XXI edição da Marcha será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). É o momento para apresentação de pautas estratégicas e reivindicações para o Congresso Nacional e para o Executivo Federal. De acordo com a assessoria de gabinete do Prefeito, o chefe do executivo local retorna para Garanhuns, na próxima quinta-feira (24).

Sesc Garanhuns exibe filmes gratuitamente entre 21 e 24 de maio

De acordo com Sesc, exibições serão realizadas sempre em
três horários: às 9h, às 14h30min e às 19h30min. (G1 Caruaru e Região).

O CineSesc em Garanhuns, projeto de exibição de filmes gratuitos aqui na cidade, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), acontecerá de 21 a 24 de maio, no salão de eventos da Unidade, que fica na Rua Manoel Clemente, nº 136, no Centro. As exibições serão realizadas em três horários: às 9h, às 14h30min e às 19h30min.

A animação japonesa “O Serviço de Entregas da Kiki” será exibida nos dias 21, 22 e 24. Na trama, Kiki é uma jovem bruxa de 13 anos, ainda um pouco imatura e teimosa. Ela vai para a costa europeia para aprimorar seus poderes, mas sua insegurança fará com que ela perca sua mágica. De acordo com o cronograma definido, o filme tem classificação livre e será exibido em dois horários: às 9h e às 14h30min.

Nos dias 22 e 23, o público vai assistir a “O Menino da Porteira”, que tem o cantor Daniel no elenco. O filme conta a história do peão Diogo, que leva uma grande boiada até a fazenda de Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso, ele conhece Rodrigo, um menino que sonha em se tornar um grande boiadeiro. No dia 22, o filme será exibido às 14h30, mas para quem perder a oportunidade, ele volta a telona no dia 23 às 19h30.

No dia 23, o projeto CineSesc apresenta aqui em Garanhuns, o filme “Aparecida, O Milagre”, às 14h30min. Com Murilo Rosa, Maria Fernanda Cândido e Bete Mendes no elenco, a trama apresenta Lucas que, depois de um grave acidente, fica entre a vida e a morte. Desesperado para salvá-lo, seu pai pede ajuda a Nossa Senhora Aparecida, que lhe restitui a fé e lhe dá a chance de acertar as contas com o passado, com sua família e com ele mesmo. O filme tem classificação indicativa de 12 anos.

Encerrando o CineSesc, no dia 24, às 19h30, será exibido “À Beira do Caminho”, com João Miguel, Vinicius Nascimento, Ângelo Antônio e Dira Paes. O filme mostra um caminhoneiro solitário, que esconde os traumas do seu passado e cruza o caminho de um menino. O garoto perdeu a mãe e está indo para São Paulo tentar achar o pai que não conhece. A classificação indicativa é de 12 anos.
.

Secretaria da Mulher e Aesga parceiras no “Arquitetando Vidas”

Programa, oferecerá aqui em Garanhuns, oito cursos durante o ano, dentre
eles: empreendedorismo, marketing pessoal e rotinas administrativas. (Secom/PMG).

O projeto Arquitetando Vidas surgiu no ano de 2015, com a realização de oficinas para assistidas pela Secretaria da Mulher aqui de Garanhuns. Em 2017, a ação passou a ter o objetivo de promover um empoderamento financeiro e qualificação profissional para essas mulheres. A partir de junho deste ano, o projeto será expandido por meio de uma parceria com a Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), para que os alunos e professores da instituição de ensino possam ministrar cursos do projeto.

Serão oito cursos ofertados durante o ano, com aproximadamente 30 vagas para cada oficina. As temáticas desenvolvidas serão empreendedorismo, formulação de currículo, marketing pessoal, qualidade no atendimento, entrevista e rotinas administrativas.

Além da parceria com a Aesga, a Secretaria da Mulher também irá contar com o apoio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, como explica a secretária da Mulher, Walkíria Alves. “Além de promovermos os cursos para as mulheres atendidas pela secretaria, também vamos acolher jovens que se interessarem pela formação, por meio do apoio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. Esse apoio vem como uma forma de prevenção. Quanto mais a mulher estuda e se capacita para o mercado de trabalho, mais ela tem chances de sair do ciclo de violência” destaca ela.
.

Gonzaga de Garanhuns mais próximo de se tornar Patrimônio Vivo

Torcida é grande para que o Mestre de Reisado seja mais um garanhuense 
fazer parte desse seleto grupo da cultura pernambucana. (Secom/PMG).

Luiz Gonzaga de Lima, mais conhecido como Gonzaga de Garanhuns, foi habilitado novamente para a fase seguinte do Concurso do Patrimônio Vivo de Pernambuco. O mestre do reisado que mantém viva a tradição desde crianças a idosos do município está entre os 53 aptos na 13ª edição do certame, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe. A lista foi divulgada no Portal Cultura PE oficialmente nesta segunda-feira (21). A torcida é grande para que Gonzaga, ao lado de José Pimentel, seja mais um garanhuense a fazer parte desse seleto grupo da cultura pernambucana.

A história de Gonzaga com o reisado começou há 60 anos, quando aos 13 teve o primeiro contato com o folguedo, na zona rural de Garanhuns. Iniciado oficialmente por Manoel Clarindo da Rocha, a quem ele chama de “primeiro mestre”, Gonzaga sempre se destacou. Em 1977, foi formado o Reisado do Mestre João Gomes, em Garanhuns, e Seu Gonzaga foi convidado para ser o personagem Mateus. Ao mesmo tempo que Gonzaga trabalhava no comércio e participava de reisados, ele também conciliava seu tempo com a produção de literatura de cordel. Em 1973, escreveu o seu primeiro trabalho, “Lampião e Serrinha”. E atualmente possui mais de 350 títulos autorais, que já ultrapassaram fronteiras e estão expostos em outros países, como nos Estados Unidos, França e Japão.

Seu Gonzaga, como é chamado carinhosamente, já participou de festivais regionais e de produções de LPs. Os cinco reisados que hoje ele faz parte são formados por idosos, adolescentes e crianças. Eles ensaiam semanalmente no Cras do bairro Heliópolis. Em novembro no ano passado ele recebeu o Prêmio dos Mestres da Cultura Popular: Edição Leandro Gomes de Barros. A premiação é realizada pelo Ministério da Cultura e vai gratificar os selecionados com um valor de 10 mil reais. O artista recebe apoio do Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo e Cultura.
.

Indiano recebe obras de pavimentação e recuperação de asfalto

Empresa GL Empreendimentos está refazendo o serviço em algumas
vias e concluindo outras. (Secom/PMG – Fotos: Camila Queiroz).

Desde a primeira quinzena deste mês, está sendo recuperada e aplicada a pavimentação asfáltica em sete ruas no bairro Severiano Moraes Filho (Comunidade Indiano). As obras se referem ao contrato 078/2014, em vigência atualmente, e ocorrem em duas circunstâncias: após a Secretaria de Obras e Serviços Públicos notificar a GL Empreendimentos para refazer o serviço; e em outras vias previstas no contrato. Não há previsão oficial para a finalização das obras, visto que a empresa prepara cronograma diferenciado para cada intervenção e a situação do tempo chuvoso também interfere no processo. O acompanhamento das obras está sendo realizado pela respectiva Secretaria.

A GL Empreendimentos está responsável pelas obras na Comunidade Indiano, na qual serão beneficiadas as Ruas da Harmonia, Manoel Luiz de França, Hiberon Wanderley (Rua Leão XIII), Sebastião Pacheco, Luiz da Silva Guerra, Alfredo Américo Leite e Jornal de Garanhuns. A empresa já havia realizado serviços em algumas vias, mas as obras que apresentaram problemas estão sendo refeitas pela empresa.
.

.