quarta-feira, 16 de maio de 2018

Audálio também contribuiu para criação da UFAPE em Garanhuns

Na Câmara Municipal, como forma de contributo, parlamentar motivou diversas discussões sobre o tema, 
e não satisfeito, ainda aprovou dois requerimentos de sua autoria para criar a Universidade autônoma.

Com a sanção presidencial realizada no Palácio do Planalto, no último dia 12 de abril, a Universidade Federal do Agreste (UFAPE) vai se tornando realidade aqui em Garanhuns. Acompanhando o processo desde o início, o vereador garanhuense Audálio Ramos, que integra os quadros do PSDC, se destaca em razão de sua atuação em nível municipal pela transformação da UAG-UFRPE em uma Universidade autônoma.

Desde 2014, o parlamentar participa das mobilizações que agora, se encarregaram de conceber a nova Universidade. O trabalho de Audálio, se soma ao de outros interlocutores da investida, dentre eles, alunos, técnicos administrativos e professores da UAG/UFRPE.

Na Câmara Municipal, como forma de contributo, o parlamentar cristão motivou diversas discussões sobre o tema, e não satisfeito, ainda aprovou dois requerimentos de sua autoria, que solicitavam o desmembramento UAG/UFRPE e consequente criação da UFAPE. Ambos os requerimentos foram encaminhados ao Ministério da Educação, senadores e deputados federais da bancada pernambucana.

“O projeto de transformação da UAG em universidade é de muitas pessoas: é do diretor Airon Melo, é dos professores, é dos alunos, demais servidores, bem como de tantos outros agentes políticos. Entretanto, como representante do povo garanhuense, também me uni a todos os esforços nesse sentido fazendo minha parte em benefício da causa. Parabenizo a comunidade acadêmica da UAG e o senador Armando Monteiro, pois a criação da UFAPE, trará além da ampliação na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, mais oportunidades de emprego e renda”, destaca Audálio.

Dobradinha entre Izaías e Armando pode ganhar o Estado de PE

“Armando Governador e Izaías Prefeito, Garanhuns e a região Agreste Meridional 
viveriam dias de intenso desenvolvimento”, defendem aliados dos petebistas.

Aliados históricos, o Senador Armando Monteiro e o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, ambos do PTB, podem estender sua dobradinha política da terra das flores para todo o estado de Pernambuco. Acaso o congressista se viabilize como candidato ao Campo das Princesas nas eleições deste ano pelo arranjo das oposições aqui no estado, siga ao segundo turno e se sagra vencedor, esse cenário conduzirá Régis e Monteiro a um protagonismo em nível de estado antes nunca visto.

Protagonismo esse aliás, que segundo defende aliados do Prefeito Izaías, se encarregará de fazer com que Garanhuns e o Agreste Meridional possam ser contemplados com ações e obras estruturadoras essenciais para o desenvolvimento de suas populações. Em Garanhuns por exemplo, a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, promessa de campanha não cumprida do atual Governador Paulo Câmara (PSB), poderia sair do papel, e diante da estreita relação entre Régis e Monteiro, as parcelas do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), chegariam ao executivo local.

No âmbito regional e diante da perspectiva de Armando, que conhece o Agreste Meridional como poucos, obras como a Adutora do Agreste; que trará água através da transposição do Rio São Francisco até a cidade de Lajedo, e ainda a duplicação da BR 423, ganhariam um reforço de peso, podendo, ambas, serem estendidas. Mais do que estendida, para o caso da duplicação da 423, a obra seria executada, já ela se arrasta a anos, sem que nada efetivamente saia do papel; saia do campo burocrático.

Em que pese Armando sair vencedor do pleito, seus aliados asseguram que Pernambuco viverá tempos de intenso desenvolvimento e que Monteiro à frente dos destinos dos pernambucanos, escreverá seu nome na história do estado, como melhor e mais atuante homem público a governar o adormecido Leão do Norte.

Marília segue conquistando aliados na região Agreste Meridional

Pré-candidata ao Governo de Pernambuco, nas duas oportunidades em que esteve 
em Garanhuns, petista se mostrou alinhada com as demandas regionais.

Empatada tecnicamente com o Governador Paulo Câmara (PSB), segundo recém divulgada pesquisa sobre indicação de voto para o Governo de Pernambuco, feita pelo Instituto Múltipla, da cidade de Arcoverde, a vereadora do Recife, Marília Arraes, PT, segue ampliando o número de apoios à sua pré-candidatura. Na região Agreste Meridional, em especial, isso se deve ao empenho de quatro figuras, que diariamente vem percorrendo algumas cidades, afim de assegurar essas novas adesões.

De Brejão, Paulo e Jânio Moraes, de Saloá, Welington Freitas e aqui de Garanhuns, o vereador, líder do Governo Izaías na Câmara, Alcindo Correia (PCdoB), que embora não pertença aos quadros do PT, é aliado de primeira hora da petista. Mais do que somar adeptos à postulação de Arraes, o trabalho de campo desses personagens alicerça junto a Marília, um programa de Governo que deverá contemplar toda a região Agreste Meridional, com ações que irão desde o campo até a segurança pública, saúde e educação.

Nas duas oportunidades em que esteve em Garanhuns, sempre a convite de Alcindo, Marília se mostrou alinhada com as demandas locais e regionais. Disse em uma das vezes, que o Agreste precisa ser pensado a partir de sua enorme dimensão, e não apenas de uma única cidade. Percepção semelhante, tem o vereador Garanhuense Alcindo Correia, que nas ocasiões em que esteve com Marília, apresentou projetos que buscam consolidar o Agreste Meridional como região de maior potencial em desenvolvimento econômico no estado.
.

Prefeitura realiza aração de terras e recuperação de estradas rurais

Até o momento, mais de 500 famílias já foram beneficiadas com a ação, enquanto que em 
média, mais de 1.000 famílias serão atendidas até o início de junho. (Secom/PMG).

Com a chegada do período chuvoso a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente do município de Garanhuns, iniciou desde o mês passado, o projeto de aração de terras, que é gratuito para todos os agricultores registrados no município. Mais de 500 famílias já foram beneficiadas com a ação, em média mais de 1000 famílias serão atendidas até o início de junho, dependendo do cronograma. Em virtude das chuvas antecipadas este ano, foi possível adiantar a aração, o que vai contribuir numa colheita melhor para os produtores daqui a três meses, evitando a perdas por chuvas.

Esta semana estão sendo atendidos os produtores do sítio Estivas, a comunidade do Castainho, também os Sítios Papa Terra, Furnas e o distrito de Iratama. Na próxima semana o Sítio Cruz, Lagoa de Jenipapo e o distrito de Miracica serão beneficiados.  “São utilizados quatro tratores para os trabalhos de aração nas propriedades rurais. Temos esse compromisso e atenção com o homem do campo e estamos sempre à disposição da população, visando sempre na melhoria da produção e qualidade de vida. Também estamos com uma equipe exclusiva empenhada na manutenção das frotas, todos os dias”, enfatizou o secretário da pasta, João Paulo Sobral, que acompanha os trabalhos.

A equipe da Secretaria também está executando reparos nas estradas, em pontos específicos no Sítio Estrela, Estivas e Lajes para garantir uma melhor trafegabilidade, com segurança e conforto. A secretaria informa que continua à disposição da população através do telefone (87) 3761-0697. Toda solicitação ainda informa a pasta, será analisada, sendo que em seguida será incluída em um cronograma de ações preestabelecidos.

Garanhuns vai sediar a 1ª Delegacia dos Hospitais de Pernambuco

Além de fortalecer o segmento na localidade, com a abertura da delegacia,
diretoria do Sindhospe quer ampliar os serviços na região.

O Sindicato dos Hospitais do Estado de Pernambuco (Sindhospe) inaugura, nesta quarta-feira (16), a 1ª Delegacia Regional, em Garanhuns. Administrada pelo delegado e vice-presidente do Sindhospe José Tinoco (foto), a regional será fundamental para a inserção das ações da entidade com o objetivo de desenvolver ainda mais o setor saúde no Agreste Meridional. No evento, a assessora jurídica do Sindicato, Solange Bezerra, será palestrante sobre os papéis dos sindicatos e conselhos no setor saúde e suas atribuições.

“A delegacia traz uma ênfase de cursos e serviços para a região, responsável por reunir importantes serviços de saúde. Queremos, com essa inauguração, ser um espaço de diálogo com as unidades de saúde, promover a integração entre as redes pública e privada e estimular a capacitação por meio da formação”, garante Tinoco, que ressalta ainda que o município concentra um importante campus de medicina da UPE.

Para o presidente do Sindhospe, George Trigueiro, a inauguração da delegacia de Garanhuns é a consagração daquilo que foi firmado em sua posse em 2017. “A interiorização sempre foi um compromisso deste Sindicato. Agora, damos um passo importante no sentido de concretizar as ações que foram pensadas durante todo esse tempo, a fim de descentralizar e aprimorar nossa excelência no Interior”, destacou.

A escolha por Garanhuns não foi aleatória. Isso porque, a implementação de uma regional nessa região terá repercussão positiva em vários municípios do entorno. Para se ter ideia,  a abrangência dos benefícios pode chegar a 25 cidades. Ao todo, essas cidades reúnem cerca de 300 estabelecimentos de saúde.

Além de fortalecer o segmento na localidade, a diretoria do Sindhospe quer ampliar os serviços na região. Acompanhamento jurídico, acesso a programas de acreditação nacional e internacional, descontos nos cursos do mercado e acesso a uma intensa agenda de debates sobre o setor são alguns dos benefícios disponibilizados pela entidade.
.