segunda-feira, 14 de maio de 2018

MP de Pernambuco realiza Audiência Pública aqui em Garanhuns

Audiência, tem por objetivo coletar informações junto à sociedade civil e o poder público, que 
possam embasar as ações e prioridades de atuação da 2ª Promotoria do órgão na cidade. (MPPE).

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, convida a população e entidades de representação do município para participar da audiência pública que discutirá suas prioridades de atuação. O encontro será realizado no próximo 18 de junho, das 9h às 13h, na sede das Promotorias de Justiça de Garanhuns, na rua Joaquim Távora, 393, no bairro de Heliópolis.

De acordo com o Ministério Público, a audiência tem por objetivo, coletar informações junto à sociedade civil e ainda com o poder público municipal, afim de embasar as ações e prioridades de atuação da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns nas cinco curadorias que a compõem: Infância e Juventude; Pessoa Idosa; Educação; Patrimônio Público e Social; e Fundações e Entidades de Interesse Social.

Após a audiência, o 2º promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, Domingos Sávio Pereira Agra, levará em consideração todas opiniões, sugestões, críticas ou informações emitidas durante o encontro, para realizar os encaminhamentos e deliberações que nortearão as prioridades da Promotoria em que atua.

Portal da Transparência de Garanhuns mantém-se bem avaliado

Segundo levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado, em 2017, 
município foi considerado o terceiro mais transparente de Pernambuco. (Carlos Eugênio).

Desde a popularização da rede mundial de computadores, internet, cresceu a necessidade de uma participação maior do cidadão na fiscalização da aplicação dos recursos públicos pela União, Estados e Municípios. Foi dentro desse novo contexto tecnológico, incrementado pelo advento dos smartphones, que foi sancionada em 2009 a Lei Complementar nº 131, também conhecida como Lei da Transparência, que obriga os Órgãos Públicos a divulgar seus gastos na Internet em tempo real, através de Portais. 

E quando se fala em Portal da Transparência, Garanhuns vai muito bem, obrigado. É que segundo levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em 2017, o Município foi considerado o terceiro mais transparente de todo o Estado de Pernambuco, só ficando atrás de Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

Mesmo bem avaliado, alguns usuários encontram dificuldades na hora de acessar o Portal do Município de Garanhuns e obter alguma informação sobre as Contas Públicas.  Um desses usuários entrou em contato com o Blog V&C acusando o Governo Municipal de estar omitindo informações no Site. Ele, de identidade não registrada, afirmou não estar conseguindo acessar a folha de pagamento referentes aos meses de Janeiro a Março deste ano, bem como a relação de servidores comissionados da Prefeitura. 

Procurado pelo V&C, a Controladoria Municipal, órgão responsável pelo Portal, forneceu as orientações necessárias e o Cidadão rapidamente encontrou o que procurava. Dúvida dirimida e informações encontradas, a crítica se transformou em elogio ao Portal da Transparência de Garanhuns. Ainda de acordo com a reportagem publicada na sexta (11) pelo V&C, para facilitar a navegação do cidadão pelo Portal da Prefeitura de Garanhuns, a Controladoria Municipal, que já disponibiliza um glossário sobre o Site, vem trabalhando para que um Manual, possa vir a ser inserido na estrutura do Site.

“O portal é bem fácil de ser acessado e o cidadão  não vai ter muita dificuldade. De toda forma, nos colocamos à disposição de qualquer Cidadão que esteja com dificuldade de acesso. Basta nos procurar na sede da Controladoria (funciona na Rua 13 de maio, nos antigos Cartórios). No site da Prefeitura (www.garanhuns.pe.gov.br) tem o endereço, número de telefone e o e-mail. O cidadão pode ficar tranquilo e fazer a provocação que estaremos respondendo em tempo hábil”, registra Glauco Brasileiro, que atua como Controlador Geral do Município desde janeiro de 2013.

Trânsito: Ruas do Polo Médico terão novo sentido a partir de junho

Ao total, 68 placas em seis avenidas e uma rua, serão instaladas, segundo informa 
Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Garanhuns (AMSTT). (Secom/PMG).

Começa nesta terça-feira, dia 15 de maio, a instalação das placas de sinalização nas ruas e avenidas localizadas entre a Avenida Rui Barbosa e a Rua Ernesto Dourado, no bairro Heliópolis aqui em Garanhuns. Esta será a primeira fase para a mudança de sentido de algumas vias, que pretende promover maior mobilidade no trânsito do local.

A solicitação foi feita por todos os usuários do chamado Polo Médico da cidade, que reúne clínicas, laboratórios e hospitais em uma área determinada. De acordo com a Autarquia Municipal de Segurança Trânsito e Transportes (AMSTT), serão instaladas 68 placas nas avenidas Idelfonso Lopes, Simoa Gomes, Gonçalves Maia, Frei Caneca, Oliveira Lima e Avenida Rui Barbosa, além da Rua Ernesto Dourado.

Adilson Sulene, secretário executivo da AMSTT, explica que os trechos das vias que serão alterados estão entre a Avenida Rui Barbosa e a Ernesto Dourado. A Avenida Idelfonso Lopes, de acordo com ele, continuará mão dupla, enquanto que a Simoa Gomes terá sentido único para o Dom Moura e a Gonçalves Maia sentido único para a Ernesto Dourado. Já a Frei Caneca será sentido único para Rui Barbosa.

Na Avenida Oliveira Lima será proibido estacionar as quintas-feiras entre as 5 horas da manhã e às 14 horas. “Por enquanto as modificações serão apenas na sinalização e será dado início a orientação dos motoristas que transitam pela área e a realização de alguns reparos nas vias. Apenas em junho está prevista a regulamentação dos novos sentidos para trajeto dos veículos”, esclarece o secretário executivo.
.

Garanhuns promove seminário integração comércio e gastronomia

Evento, promovido pelo Sebrae, acontecerá na próxima quinta (17)
e terá presença do ex-ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Com o objetivo de incentivar a conexão entre o mundo da gastronomia e o setor do comércio dos mais de 20 municípios de toda a região Agreste Meridional de Pernambuco, o Sebrae realiza, na próxima quinta-feira (17), em Garanhuns, o seminário "Turismo Inteligente". O evento, que contará com uma palestra do ex-ministro do Turismo e especialista em empreendedorismo, gestão empresarial e pequenos negócios, Luiz Barretto, acontece no auditório da Unidade Sebrae em Garanhuns, das 18h às 22h.

Sendo um dos principais responsáveis por alavancar o desenvolvimento econômico do país, assim como do interior do estado, o turismo é aliado direto no processo de descobertas dos potenciais regionais. Fatores naturais, culturais, infraestrutura de serviços, além de uma ampla rede especializada e capacitada em receber populações de outras cidades contribuem para que os estabelecimentos cresçam de forma integrada.

Pensando em estabelecer parcerias entre os empresários do Agreste, a programação do seminário foi pensada para contemplar diversos debates com especialistas nas áreas de empreendedorismo, turismo e gastronomia. "A nossa ideia é que todos ganhem com isso. É momento de troca de experiências, de pensar globalmente e agir localmente, fortalecer esses vínculos. Temos um município-polo, que é Garanhuns, cheio de eventos que crescem a cada ano. Queremos instigar os empresários a perceber que eles podem trabalhar em conjunto", enfatiza a gerente da Unidade Sebrae Agreste Meridional, Gerlane Melo.

Além da palestra "Inovação em Turismo e suas potencialidades", com o ex-ministro do Turismo, Luiz Barreto, os participantes também acompanharão a apresentação de dois cases de sucesso, com as empresas Apolo Beer Café (loja de cervejas especiais, além de cafés e petiscos) e o Cá-Já (restaurante de comida caseira), ambas do Recife – a apresentação vai focar no trabalho desenvolvimento em cada um dos estabelecimentos com as ferramentas de comunicação, promovendo um intercâmbio de conhecimento por meio da fala de seus proprietários. O evento vai ser encerrado com um talkshow.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas na sede do Sebrae Agreste Meridional, localizado na avenida Rui Barbosa, nº 671, bairro Heliópolis, 1º andar; ou pelo endereço eletrônico loja.pe.sebrae.com.br. O investimento total é de R$ 50. Outras informações podem ser obtidas pelos contatos 0800 570 0800 ou (87) 3221-3333.
.

Encontro de Numismática e Colecionismo será realizado na cidade

De acordo com organização, evento proporcionará momentos 
de compra, troca e venda de cédulas e moedas antigas. (Secom/PMG).

O Parque Euclides Dourado sediará no próximo dia 26 de maio deste ano, das 9 às 16h, o 1º Encontro Numismática e Colecionismo da cidade de Garanhuns. Trata-se de uma boa oportunidade para colecionadores, historiadores e curiosos conferirem de perto cédulas, moedas e medalhas históricas, bem como miniaturas, antiguidades e produtos de Filatelia, como selos postais e materiais relacionados.

“Teremos 36 mesas e 17 expositores, que vêm de diversas cidades brasileiras para expor seus materiais. Vamos contar com expositores de Campina Grande-PB; Maceió-AL; Caruaru-PE; Pesqueira-PE; Cosmópolis-SP, entre outros”, registra Eduardo Tavares, um dos organizadores do Encontro, que conta com a parceria do Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.

O 1º Encontro Numismática e Colecionismo de Garanhuns proporcionará momentos de compra, troca e venda, tendo como foco principal cédulas e moedas antigas, todavia apresentando grande quantidade de miniaturas de carros e motos; cartões telefônicos e antiguidades. Mais informações, bem como reservas de mesas pelos contatos: (87) 99922-3633; (87) 99986-0042 e (87) 99146-0182.
.