sexta-feira, 11 de maio de 2018

Nova sede da Secretaria da Mulher de Garanhuns é inaugurada

Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam) 
Joana Beatriz também está funcionando no local. (Secom/PMG).

A nova sede da Secretaria da Mulher de Garanhuns foi inaugurada no fim da tarde desta quinta-feira, 10 de maio, com a presença do prefeito Izaías Régis, do vice-prefeito, Haroldo Vicente, e da atual secretária da Mulher, Walkíria Alves, além de secretários, vereadores e representantes de órgãos parceiros da pasta. O Centro Especializado em Atendimento à Mulher (Ceam) - Joana Beatriz, que funciona em conjunto com a secretaria, também foi inaugurado. O momento contou com a apresentação das contadoras de histórias da Biblioteca Municipal Ler é Preciso e do violinista, Carl Lima.

A nova estrutura física que acomodação a secretaria, conta com uma sala de acolhimento multiprofissional, sala de atendimento psicológico, brinquedoteca, sala especial para cursos de empoderamento financeiro, sala de espera para aguardar serviços de abrigamento e outros espaços idealizados especialmente para promover uma proteção para as mulheres que são atendidas diariamente na Secmul.

A secretária da Mulher, Walkíria Alves, afirma que o local simboliza o reconhecimento da luta pela equidade de gênero. “Não é somente um espaço maior, é a disposição de toda uma rede parceira que quer uma sociedade mais justa e igualitária. É pela vida das mulheres. Garanhuns hoje se importa com essas vidas ”, ressaltou Walkíria, 

O prefeito Izaías Régis destacou durante o evento de inauguração, que o objetivo é que mais mulheres garanhuenses sejam atendidas. “A Secretaria da Mulher foi uma grande conquista da nossa gestão. Iniciamos em 2013, com a Coordenadoria da Mulher e posteriormente criamos a Secretaria. A inauguração da nova sede é um avanço para a cidade. Nós queremos que os serviços de proteção e prevenção atendam cada vez mais um número maior de mulheres", explicou. A Secretaria da Mulher e o Ceam estão situados na rua Simoa Gomes, nº 16, em frente à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
.
.

.

.

Maria da Penha Vai à Escola realiza ações durante o Mês das Mães

Projeto desenvolvido pela Secretaria da Mulher de Garanhuns, 
discute violência doméstica contra a mulher nas escolas. (Secom/PM).

A Secretaria da Mulher de Garanhuns promove diversas ações de prevenção à violência doméstica contra a mulher. Uma delas é o projeto Maria da Penha Vai à Escola, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação. Durante a semana, as escolas Salomão Rodrigues Vilela, do distrito de Miracica, Manoel Correia Evangelista, no Sítio Cruz, e a Letácio Brito Pessoa, foram beneficiadas com o projeto que tem como principal objetivo trabalhar a questão do respeito e equidade entre homens e mulheres.

No mês em que é comemorado o Dia das Mães, as escolas municipais de Garanhuns estão vivenciando as festividades relacionadas à data e nesse contexto, a secretaria está nas escolas conversando com as mães e família em geral, sobre a temática da violência contra a mulher e a ressonância disso em toda a família.

A secretária da Mulher, Walkíria Alves, ressaltou que o mês das mães também é um momento de reflexão. “A gente vem discutindo como as formas de violência contra mulher, além do fator cultural, é uma forma de violência que é aprendida e naturalizada dentro de casa. Aproveitamos que é o mês das mães e estamos levando essa discussão”, explicou.
.

Garanhuns: Parque Euclides Dourado recebe iluminação com LED

De acordo com Prefeitura Municipal, mais de 80 luminárias foram 
instaladas ao redor da pista de cooper. (Secom/PMG).

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e da Secretaria de Infraestrutura, finalizou nesta semana a instalação de novas luminárias de tecnologia LED no Parque Euclides Dourado. A tecnologia tem o intuito de beneficiar os frequentadores do espaço, proporcionando uma maior iluminação do Parque; além de proporcionar uma maior sensação de segurança para todos.

A iniciativa surgiu após uma determinação do prefeito Izaías Régis. Ao todo, foram instaladas mais de 80 luminárias de LED, com potência de 100 watts, nos postes localizados ao longo da pista de cooper e dos seus entornos. Em alguns pontos específicos, foram colocadas mais de uma luminária por poste, para um melhor aproveitamento da tecnologia.

Antes do processo de modernização, foi realizada a revisão do quadro de energia do espaço, sendo verificada a necessidade de troca de alguns dos equipamentos elétricos do local. “Estamos trabalhando para fazer do Parque cada vez mais um espaço destinado à família, para que todos possam usufruir dos serviços aqui disponibilizadas em sua totalidade”, afirmou o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio.
.

.

Vacina contra Gripe: Dia D em Garanhuns, acontece neste sábado

Aqui na cidade, atendimentos ocorrerão em dois pontos de apoio: Largo do Colunata e 
Praça Souto FIlho, além de todas as Unidades Básicas de Saúde. (Secom/PMG)

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município de Garanhuns estarão funcionando neste sábado, dia 12 de maio, para executar o Dia D de mobilização contra a gripe (Influenza H1N1). De acordo com a Prefeitura, serão disponibilizados dois pontos de vacinação, localizados no Largo do Colunata e na Praça Souto Filho, popularmente conhecida como Fonte Luminosa. O horário de funcionamento é das 08h às 17h.

Até o momento, segundo informa a Secretaria de Saúde Municipal, Garanhuns já vacinou 35% do seu público-alvo. Entre eles, estão os idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, portadores de doenças crônicas e demais condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Sendo necessário apresentar uma prescrição médica durante a vacinação. “Todos os profissionais estarão mobilizados nesta data, para poder vacinar o máximo de pessoas destes grupos prioritários, e atingir a nossa meta de imunização que é de 90%”, destaca a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, Luciana de Andrade.

Caps das Flores sedia Encontro de Enfermagem em Saúde Mental

Momento, contou com a presença de diversos profissionais da área de saúde, que participaram 
de palestras sobre preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS). (Secom/PMG).

Durante o mês de maio é vivenciada a Semana da Enfermagem. Neste sábado (12) é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, e no dia 20, o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar em Enfermagem. Em alusão às data, os profissionais que compõem a equipe de Saúde Mental do município participaram nesta sexta-feira (11), do Encontro de Enfermagem em Saúde Mental, sediado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) das Flores. O evento teve como realizadores as Coordenações de Saúde Mental e Educação Permanente do município e o núcleo de residentes que integram a Rede de Saúde Municipal.

O momento contou com a presença de diversos profissionais da área de saúde, que participaram de palestras sobre preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS) — trabalho de condução e acompanhamento dos residentes dentro dos serviços de saúde; além de avaliação nutricional; auricoloterapia e ainda ginástica laboral.

O coordenador de Saúde Mental do município ressaltou a importância do momento para os profissionais. “Este encontro está voltado principalmente para a equipe de enfermagem, responsável por desenvolver um trabalho muito importante não apenas nos dois Caps; mas também em outros serviços que temos, como as residências terapêuticas. No intuito de que todos possam se capacitar para acolher os residentes e desempenhar o melhor trabalho em prol dos pacientes”, finalizou Raimundo Neto.