terça-feira, 1 de maio de 2018

Matheus Martins: “Comecem a acreditar nas novas lideranças”

Além disso, defende Martins: “é preciso oxigenar as boas ideias no Executivo
e Legislativo local, sendo que isso só será possível, com a participação da juventude”.

Ex-Presidente do PSDB Jovem de Garanhuns, atualmente no Partido Progressista (PP), Matheus Martins, concedeu entrevista ao Blog do Gidi Santos na tarde desta terça-feira, 1 de maio, dia do trabalhador. Consistente em suas palavras, ele voltou a dizer que pode ser candidato a Prefeito de Garanhuns nas próximas eleições municipais: 2020, mas que essa possibilidade vem sendo trabalhada com muita serenidade.

Mais do que concorrer numa eleição, a eventual postulação de Martins a cadeira mais importante do Palácio Celso Galvão, representa a juventude garanhuense, reivindicando seu lugar de direito nas esferas de poder aqui do município. Para Matheus, o protagonismo dessa parcela da sociedade está adormecido, apesar disso, ele destaca, “essa fração do eleitorado pode decidir uma eleição majoritária aqui em Garanhuns”.

Considerando educação, saúde e segurança como áreas que devem ser prioridade numa gestão, Martins pondera que não se pode investir na qualidade de vida do cidadão, sem investir grandes ordens de recursos em infraestrutura urbana.

Breve nas palavras, mas profuso nas ideias, durante a entrevista que concedeu ao Blog, ele revelou o que sob sua ótica, deve orientar a população na hora de decidir-se pelo voto. “Conheçam os políticos de nossa cidade, inclusive aqueles que não tem mandato, mas que mesmo assim, militam em busca do melhor para Garanhuns. Analisem seus perfis e currículos, mas sobretudo, acreditem nas novas lideranças. Em particular, contribuo para que Garanhuns alcance um patamar ainda melhor, mas isso só será possível, com a participação da juventude encabeçando os sonhos”.

Maio será o mês dedicado as corridas de rua aqui em Garanhuns

Maratona de corridas teve início nesta terça-feira, dia 1º de maio, com a realização da 
Corrida do Trabalhador, com percurso total de 5 quilômetros. (Secom/PMG).

O mês de maio será marcado pela realização de diversas corridas de rua em Garanhuns, com percursos diversos e nos turnos da manhã e à noite. Todas as corridas contam com a parceria do Governo Municipal de Garanhuns, por meio da AMSTT e das secretarias de Juventude, Esportes e Lazer; Saúde e Mulher. A maratona de corridas teve início nesta terça-feira, dia 1º de maio, com a realização da Corrida do Trabalhador. A prova, realizada pelo SESC/Garanhuns, apresentou um percurso de 3 milhas (cerca de 5km) com sua largada as 7h, defronte ao Ginásio de Esportes da entidade.

Já no domingo (13), terá a 2ª Corrida Dia das Mães, exclusivamente para mulheres. A corrida, com inscrições já encerradas, terá largada no Parque Euclides Dourado, a partir das 7h30. “Queremos homenagear as mamães em seu dia, por isso a corrida, com percurso 5Km, será exclusiva para o gênero feminino. Vamos contar com medalhas e brindes para as participantes”, registra Renata Rafaelle, promotora do evento esportivo.

Uma semana depois, 20 de maio, também tem corrida de rua em Garanhuns. Será a primeira corrida Maio Amarelo, numa realização da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). “Será uma corrida festiva, em que os participantes se inscreverão no dia do evento, através da doação de um 1kg de alimento que será distribuído junto a famílias carentes do município. Serão premiados com medalhas personalizadas os cinco primeiros colocados nos gêneros masculino e feminino e também teremos troféus”, pontua Carlos Eugênio, secretário de Juventude, Esportes e Lazer.

CORRIDA NOTURNA – Já no sábado, dia 26 de maio, acontece a Duo Night Run. A prova de 5 e 10km marcará as comemorações dos 10 anos da Duo Academia e terá largada às 19h30, no Parque Euclides Dourado. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas nas duas unidades da Duo Academia na Cidade (no Centro e no bairro Heliópolis), bem como através do site: www.fmxsports.com.br.

“Como será noturna, os corredores inscritos contarão com um kit composto por Camiseta, Chip, Medalha e Lanterna. Também teremos outras atividades antes e depois da Corrida. Será um grande evento para marcar os dez anos da Duo Academia em Garanhuns”, pontua Gustavo Neris, um dos responsáveis pela corrida.
.

Francisco Figueira: Prefeitura move ações de reintegração de posse

Embora invasões a terrenos naquele bairro tenham se tornado frequentes, nos casos 
em que envolve o executivo local, disputa foi parar na Justiça. (Secom/PMG).

A Procuradoria Municipal da Prefeitura de Garanhuns, ajuizou ação de reintegração de posse contra os invasores de três terrenos situados no bairro Francisco Figueira, em Garanhuns. Nos locais, sinalizados como terrenos de propriedade do Município de Garanhuns, estão ocorrendo diversas invasões e construções irregulares.

Os três processos foram distribuídos à Vara da Fazenda Pública da Comarca aqui de Garanhuns nos últimos dias 25 (nº 2690-61.2018.8.17.2640) e 30 de abril deste ano (nº 2730-43.2018.8.17.2640 e 2731-28.2018.8.17.2640). No primeiro deles, o juiz titular do caso, Dr. Enéas Oliveira da Rocha, intimou que os réus encontrados no local se manifestem quanto ao pedido liminar em cinco dias a contar do dia 27 de abril.

Essa invasões tem se tornado frequentes naquele bairro. É comum, diariamente termos acesso a informações sobre novos grupos empreendendo essa prática, que nos casos em que envolvem terrenos do município, estão sendo reivindicados mediante ações de reintegração de posse na Justiça, por parte da Prefeitura Municipal de Garanhuns.

Servidores do Samu Garanhuns passam por curso de capacitação

Ao total, 22 profissionais participaram da instrução que representa a primeira etapa de 
um cronograma de qualificações, atualizações e avaliações de todos os servidores. (Secom/PMG).

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), aqui de Garanhuns participaram nesta segunda-feira, 30 de abril, na sede do Serviço, de uma capacitação de atualização sobre o Suporte Básico de Vida (SBV); que foi oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação em Educação Permanente, e da Coordenação do Samu Municipal. O encontro, de acordo com o órgão, representa a primeira etapa de um cronograma de qualificações, atualizações e avaliações de todos os servidores.

O responsável por ministrar o curso, o médico Anderson Ferraz, também integra a equipe de servidores do Serviço. Durante o momento realizado nesta segunda, foram simuladas as técnicas de socorro para pacientes que são vítimas de paradas cardíacas. Ao todo, 22 participantes, dentre eles, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas da Unidade de Suporte Avançado (USA) e Unidade de Suporte Básico (USB); realizaram abordagens práticas em duplas.

A coordenadora do Samu em Garanhuns, Michely Cavalcanti, destaca a importância do momento para aperfeiçoar os atendimentos da equipe. “Passamos inicialmente por um momento teórico, para depois simular práticas que podem vir a acontecer na realidade. É portanto o começo de uma série de atividades para atualizar e qualificar nossos profissionais para um melhor desempenho na assistência à população”, afirmou.
.

Distrito de Miracica vai receber ações de Vigilância em Saúde

Momento, será realizada na próxima quinta-feira (03), em frente a UBS Miracica I, com 
foco de educação em saúde; voltadas para prevenção da crueldade contra os animais. (Secom/PMG).

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, realiza na próxima quinta-feira (03), uma ação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Miracica I, das 09h às 12h, com a participação do Centro de Controle Ambiental (CCA), da Coordenação Programa Nacional de Combate à Dengue aqui na cidade de Garanhuns (PNCD-GUS) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Durante a ação, serão desenvolvidas uma série de atividades com foco de educação em saúde; voltadas para prevenção da crueldade contra os animais, além de vacinação contra raiva e informes sobre a posse responsável de animais.

O momento também vai contar com a participação dos agentes de combate às endemias (ACE’s), que vão atuar por meio de abordagens sobre o controle biológico do aedes Aegypti; além de um trabalho de busca ativa de larvas do mosquito. Já a equipe do CTA irá realizar informes de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), além da distribuição de preservativos para população do distrito.

Vacinação contra gripe segue até o dia 1 de junho em Garanhuns

Até o momento, 20% do público-alvo já foi imunizado no município. Dia 12 de maio, no Largo Colunata e
Fonte Luminosa, servidores da Saúde realizarão o Dia D da Campanha de Vacinação. (Secom/PMG).

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, dá continuidade a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que teve início no dia 23 deste mês, e segue até o dia 01 de junho de 2018. O principal objetivo da iniciativa é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções causadas pelo vírus da influenza no público alvo da vacinação.O município já recebeu cerca de 12 mil doses da vacina, que estão sendo administradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), sempre das 08h às 16h na área urbana, e das 8h às 14h na área rural. Até o momento foram vacinados pelo menos 20% do público-alvo, a meta é atingir 90% desta população.

Os profissionais da pasta seguem se preparando para execução do Dia D da Campanha de Vacinação, que acontece no dia 12 de maio. Para atender às demandas da população, serão montados dois pontos de apoio, localizados no Largo do Colunata e na Praça Souto Filho, popularmente conhecida como Fonte Luminosa.

Os grupos prioritários, segundo informa a Secretaria Municipal de Saúde, englobam crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas — até 45 dias após o parto; profissionais da área de saúde; povos indígenas; pessoas com 60 anos ou mais de idade; adolescentes de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadores de comorbidades — doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, estes devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina; e professores das escolas públicas e privadas, que devem apresentar contracheque ou crachá que identifique a atividade profissional.