sábado, 28 de abril de 2018

São Caetano: Mais vereadores declaram apoio à Marília Arraes

No Agreste Meridional, em razão da articulação do vereador Alcindo Correia, mais de 50 
parlamentares já estão com a petista. No estado, esse número já passa de 100. (Roberto Almeida).

Incansável, a vereadora recifense, Marília Arraes (PT), está todo dia num município diferente, colhendo apoios para o projeto político de disputar o Governo do Estado pelo seu partido. Nesta sexta-feira (27), Arraes participou de um ato público em defesa do ex-presidente Lula e neste giro pelo Agreste Central do Estado, conseguiu a adesão de mais oito novos vereadores de São Caetano a sua pré-candidatura.

Só no Agreste Meridional e regiões próximas, 50 vereadores estão com a neta de Arraes. No estado todo já passam de 100. Na manifestação pró-Lula em Caruaru quem esteve presente foi o vereador garanhuense, líder do Governo Izaías na Câmara, Alcindo Correia (PCdoB), um dos mais próximos de Marília.

Na próxima semana, tudo indica, será divulgado o resultado de uma nova pesquisa do Instituto Múltipla. A partir dele, será possível identificar um quadro mais real daqueles que se apresentam como pré-candidatos ao Governo do Estado: Armando, Paulo e Marília.

Saúde cumpre ações da Campanha de Hanseníase e Verminoses

Atividades, irão beneficiar alunos da Rede Municipal de Ensino,
até a próxima segunda-feira (30). (Secom/PMG).

Alunos de 59 escolas da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, receberão até o começo da próxima semana, as atividades da Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses. O objetivo da atuação do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, é identificar possíveis casos das doenças para sequência e tratamento em 80% dos alunos. A ação vem sendo desenvolvida desde o começo deste mês, pelos profissionais da pasta.

O público-alvo da campanha são os alunos entre 05 a 14 anos, e que estão no ensino fundamental; tanto das escolas da sede, bem como do campo. A expectativa é de que até a data prevista, aproximadamente 16 mil alunos sejam beneficiados pela iniciativa. Por meio deste trabalho em campo, os profissionais de saúde vêm reduzindo a carga parasitária de geohelmintos (vermes) nas crianças e adolescentes das escolas.

O tratamento preventivo, se dá por meio da administração de comprimidos em dose única. Todos os servidores responsáveis pelo trabalho foram capacitados anteriormente; tanto para a avaliação dos alunos, como para a administração medicamentosa.

Educação de Garanhuns será alavancada com o Educar pra Valer

Programa, desenvolvido pela Ong Bem Comum e patrocinado pela Fundação Lemann, 
busca contornar os baixos índices de alfabetização no Brasil. (Secom/PMG).

A educação do município de Garanhuns será efetivamente fortalecida por meio de um programa da Organização Não Governamental (Ong) Bem Comum, patrocinada pela Fundação Lemann. O programa Educar pra Valer busca impulsionar a educação de várias cidades brasileiras. Durante a semana, a coordenadora de estado do programa, Leuzimirtes Loiola, realizou exames diagnósticos com diversos estudantes dos segundos e quintos anos das escolas da rede municipal. As visitas foram executadas juntamente com a Supervisão de Ensino da Secretaria de Educação de Garanhuns.  

A secretária de Educação, Eliane Vilar, enfatizou que o projeto irá ajudar a alavancar os índices de alfabetização de Garanhuns. “É uma proposta totalmente gratuita que está sendo construída juntamente com a gestão educacional de Garanhuns. Precisamos imediatamente montar estratégias para que a gente possa pensar em um processo de construção, baseado no Plano Nacional de Educação (PNE), para que seja possível alavancar os índices de alfabetização do município”, declarou.

A coordenadora de estado do programa Educar Pra Valer, Leuzimirtes Loiola, explicou o modo de execução do Educação pra Valer. “A partir dessa avaliação, será feito um estudo e por meio dele, a equipe da Ong, juntamente com a Secretaria de Educação de Garanhuns irá estipular metas e ações, para haja melhorias na área aqui em Garanhuns”, afirmou.

Programa Educar pra Valer - O programa é desenvolvido pela Ong Bem Comum, patrocinado pela Fundação Lemann e busca contornar os baixos índices de alfabetização no Brasil. Dentre as 50 cidades selecionadas estão Garanhuns (PE), Vitória da Conquista (BA), Conde (PB), Cachoeira do Sul (RS) e Codó (MA). A equipe se propõe a passar entre 3 a 4 anos em cada cidade, realizando ações e cumprindo metas específicas de cada local. Após implementar o programa, a equipe dá suporte na gestão e na formação de professores.
.

Consolidado, Viva Dominguinhos recebeu quase 200 mil pessoas

Em 2018, em sua 5ª edição, evento proporcionou um aumento no volume de 
ocupação da rede hoteleira de 94% em relação ao restante do ano. (Secom/PMG).

A Prefeitura de Garanhuns divulgou nesta sexta-feira (27) os resultados da realização da quinta edição do Viva Dominguinhos, criado para homenagear a vida e a obra de José Domingos de Moraes, nascido em Garanhuns. De 19 a 21 deste mês, cerca de 200 mil pessoas estiveram nos dois polos da festa e a movimentação financeira gerada pelos moradores e visitantes beneficiou a economia local.

Os números obtidos por meio de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico, relacionada a movimentação dos negócios da cidade durante o período do evento, atestam o sucesso no que diz respeito ao retorno financeiro. Principalmente em setores como rede hoteleira, alimentícia, e também para os comerciantes de alimentos e bebidas. Foram entrevistadas 85 pessoas, sendo 51 hotéis e restaurantes e 34 comerciantes de alimentos e bebidas.

Para 100% dos entrevistados a grade de programação e a divulgação do Viva Dominguinhos está aprovada. Deste total, 95% considerou que houve uma melhora em toda a logística do evento, quando comparada ao ano anterior.

Os empresários de hotéis e pousadas afirmaram que o volume da taxa de ocupação teve um aumento de 94% em relação ao restante do ano, finalizando com 91% da ocupação total dos cerca de 2,5 mil leitos disponíveis na cidade.
.

Já 84% da rede alimentícia entrevistada afirmou que obteve aumento nas vendas, de 58% em média. O Viva Dominguinhos gerou a contratação de profissionais extras para atender a demanda em 44% dos hotéis e pousadas e em 55% dos estabelecimentos de alimentação. Já o fluxo de vendas para os comerciantes de alimentos e bebidas, de acordo com levantamento, teve um acréscimo de 80% com as festividades.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos aqui de Garanhuns, realizou 40 abordagens com distribuição de material informativo sobre violação de direitos das crianças e adolescentes nas barracas de comerciantes de alimentos e bebidas na Praça Mestre Dominguinhos. Foram realizadas ainda 15 abordagens semelhantes no Palco Canta Dominguinhos, localizado no Largo do Colunata, centro da cidade.

O Conselho Tutelar realizou 20 atendimentos de abordagem social, incluindo o enfrentamento ao trabalho infantil, exploração sexual, pessoas em situação de rua; e a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Dezenas de crianças e adolescentes foram encaminhados de volta para casa, por não estarem acompanhadas dos pais ou responsável legal, ou não portarem documento de identificação.

A Secretaria de Saúde também teve papel fundamental. Durante a ação Fique Sabendo — Ônibus da Prevenção da SES foram realizados 498 de HIV, sífilis e hepatite C, atendendo a 166 pessoas. A ação de Assistência em Saúde - Urgência e Emergência realizou 55 atendimentos, sendo 56% do público feminino e 44% masculino com idades de 10 a 19 anos (35%), 20 a 29 anos (29%), 30-39 anos (11%), 40 a 49 anos (9%), 50 a 59 anos (9%), 60 a 69 anos (5%) e sem identificação (2%). O perfil dos atendimentos foi de 42% para aferição de Pressão Arterial, 36% para alcoolemia, 15% para dores gástricas, dispneias e paciente com febre e 7% de curativos.

Os shows noturnos, realizados entre os dias 19 e 21 no Palco Mestre Dominguinhos foram transmitidos ao vivo pela Globo Nordeste e pelo Facebook nos três dias de festa. As transmissões ao vivo dos shows na página oficial da Prefeitura chegaram a 115,1 mil visualizações, atingindo 340.453 pessoas. E a disseminação de notícias sobre o evento foi realizada pelos 125 profissionais de comunicação de diversas cidades do Nordeste, credenciados pela Secretaria de Comunicação Social.
.

Álvaro Porto em defesa de Izaías: "êxitos da gestão incomodam"

Em nota remetida a imprensa, em referência a Belo do Cal e Betânia da Ação Social, Deputado disparou
“posicionar-se contra a ampliação dos investimentos na Magia do Natal é depor contra o município".

 Álvaro Porto:

“É com indignação que estamos acompanhando os ataques ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. É inacreditável que uma denúncia vazia, pautada em declarações informais, seja capaz de fundamentar críticas e discursos acusatórios, como vem ocorrendo. E mais grave: mesmo sem provas, os ataques não tem poupado nem mesmo familiares do prefeito.

Posicionar-se contra a ampliação dos investimentos para o projeto Magia do Natal depõe contra o município, mas cada um deve saber o ônus que essa conduta acarretará. Agora, envolver em denuncismo banal uma iniciativa que, ano após ano, vem atraindo mais e mais turistas e gerando divisas para o município, é se contrapor ao crescimento de Garanhuns e ao bem estar da sua população, que é quem sofrerá com o prejuízo.

Por sua vez, expor a família do prefeito de Garanhuns em um episódio estéril como esse que foi apresentado, é uma atitude condenável e lamentável. Se o intuito é questionar e atacar o prefeito, que assim aconteça. De preferência com fundamentos e provas. Agora, extrapolar o campo político e adentrar no território familiar é demonstração de falta de apreço à civilidade e à boa convivência necessárias à vida pública. 

Ao que tudo indica, os adversários do prefeito Izaías Régis não estão dispondo de elementos capazes de amparar denúncias contra a gestão municipal. Sim, porque recorrer a declarações informais, divulgadas por vias nem um pouco imparciais, para embasar acusações e pronunciamentos aponta para uma superficialidade impressionante.

Observando alguns argumentos utilizados, vê-se ainda que, além inexistência de fundamentos, sobram mágoas. Gente que no passado elegeu-se na esteira da popularidade do prefeito hoje afasta-se e caminha para a oposição carregando ressentimento. De todo modo, fica claro que os êxitos da gestão de Izaías incomodam. Tanto que os adversários se arriscam até mesmo a impor limites à expansão de uma iniciativa como a Magia do Natal.

Este projeto, cujas contas têm sido aprovadas e cujos lucros têm sido aplicados em ações benéficas ao município, é um sucesso. Pelo ângulo que se quiser analisar, é um sucesso. E, vale destacar que o talentos dos que fazem a Associação Casa do Artesão e o trabalho voluntário de Socorro Régis e Michele Régis têm muito a ver com esse êxito. Isso é público e notório.  Se querem lapsos para criticar a gestão de Izaías Régis, procurem outro projeto. Este está consolidado e aprovado. E é aguardado e estimado por gente de todas as regiões de Pernambuco e de outros estados do país.”