terça-feira, 10 de abril de 2018

Sesc e Prefeitura realizam nesta quinta a ação “Saúde para Todos”

Durante evento, que será realizado em frente ao Centro de Referência de Assistência Social 
da Comunidade da Várzea, diversos serviços de saúde serão oferecidos gratuitamente. (Secom/PMG).

O Serviço Social do Comércio (Sesc) realiza, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), nesta quinta-feira (12), a ação “Saúde para Todos”, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, que foi comemorado nesse último sábado (07), e tem entre seus objetivos conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis. Na ação desta semana serão oferecidos serviços das 08h às 12h, de forma gratuita, em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Várzea.

Durante a ocasião serão ofertados exames rápidos para HIV, sífilis e Hepatite C, além de distribuição de preservativos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Promoção da saúde bucal, com escovódromo, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal. As equipes das Unidades Básicas de Saúde estarão realizando aferição de pressão arterial, exame de prevenção e vacinação.

Por meio de parcerias, a ação disponibilizará também testes de tipagem sanguínea, testes de acuidade visual, manutenção de óculos, corte de cabelo, maquiagem, limpeza de pele e degustação de receitas de reaproveitamento de alimentos. O Cras Várzea está localizado na rua Oscar Francisco, n° 59, na comunidade Várzea.

Governo de PE prorroga inscrições para o Edital Nacional do FIG

Com a prorrogação, artistas poderão enviar suas propostas de programação até o próximo dia 17 
dabril. FIG, acontecerá durante o mês de Julho em Garanhuns. (Secult/Fundarpe – Foto: Reprodução).

Por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, o Governo do Estado de Pernambuco prorrogou o período de inscrições no Edital Nacional do 28º Festival de Inverno de Garanhuns. Artistas de todo o País têm até o dia 17 de abril para participar. Marcação importante no calendário cultural do Estado e no roteiro nacional de eventos deste perfil, o FIG 2018 vai acontecer no mês de julho, oferecendo centenas de atividades gratuitas de fruição e formação em todas as áreas culturais e linguagens artísticas.

Para Marcelino Granja, atual Secretário Estadual de Cultura, "em mais uma edição, as marcas do Festival de Inverno de Garanhuns serão a reafirmação de nossa identidade como um povo de enorme diversidade cultural e do intercâmbio entre grupos e artistas das mais diversas expressões". Márcia Souto, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, reforça que "o FIG é ainda uma oportunidade imperdível de convivência da tradição com a novidade, da cena cultural consolidada com a experimentação artística, elementos essenciais à renovação e à vitalidade da nossa cultura".

Propostas de shows, cortejos, performances, intervenções, recitais, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras, ações de gastronomia e patrimônio cultural, entre outras atividades, podem ser enviadas ao Edital aqui.

Musa: Kiara Ribeiro abre a última noite do 5º Viva Dominguinhos

Como em todos os anos, em 2018, cantora levará para o palco um show irreverente, 
incendiante com clássicos da MPB e Forró. (Assessoria – Foto: Divulgação).

No mesmo palco da Praça Mestre Dominguinhos com Marina Elali, Fagner e Alcimar Monteiro, Kiara Ribeiro, artista aqui de Garanhuns, promete fazer do sábado de Tiradentes uma noite inesquecível, mais do que especial, e o público pode esperar e se preparar para cantar com ela clássicos de grandes artistas que beberam da mesma fonte como: Alceu Valença, Zé Ramalho, Elba Ramalho e Dominguinhos. Pelo quarto ano consecutivo a artista é convidada para homenagear o seu padrinho e o filho mais ilustre de Garanhuns, José Domingos de Morais, o saudoso e grande "Mestre Dominguinhos". 

A cantora que acaba de lançar em diversas plataformas digitais seu novo trabalho DISCO VELHO, levará para o palco principal do Viva Dominguinhos no sábado, dia 21 de abril às 20 horas, um show com sua marca, irreverente, incendiante com clássicos da MPB e Forró cantados por grandes nomes como Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho e Dominguinhos. "Será uma edição especial, um show comemorativo, bem harmonizado, para uma noite digna de homenagens" ressalta a cantora.

Kiara Ribeiro surgiu no cenário artístico da música em 2011 conduzida ao palco pela primeira vez por Dominguinhos. Nesta sua quarta participação no evento que já é considerado um dos mais importantes do estado, a artista sobe ao palco acompanhada de oito grandes profissionais da música. Com apenas oito anos de carreira, Kiara Ribeiro coleciona diversas premiações, entre elas: Prêmio de música pernambucana, O Troféu ACINPE 2013 pela votação dos críticos melhor álbum na categoria MPB. Tem cinco participações consecutivas no Festival de Inverno de Garanhuns, o maior evento multicultural da América Latina. Em 2014 puxou o Galo da Madrugada o maior bloco popular de rua do mundo para um público de cerca de 1,5 milhões de pessoas.

Gratuita: CNH eletrônica já está disponível para o Estado de PE

Documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira
física e será identificada pela leitura do QRCode ou Certificado Digital.

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio do DETRAN-PE, informa que quem tirou a primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH, ou renovou, a partir do dia 02 de maio de 2017, já poder optar desde o último dia 6 de abril, pela a CNH Eletrônica sem pagar nada pelo serviço. Para adquirir CNH-e é preciso se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, clicando aqui.

O documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física e será identificada pela leitura do QRCode ou Certificado Digital. A carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso e conta com um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. 

Vale lembrar que esse serviço só é válido para as CNH’s emitidas a partir de 02 de maio de 2017, pois as mesmas dispõe do QRCode. Quem esquecer a CNH física em casa não estará sujeito à multa e pontos na carteira, basta apresentar o documento digital. Os condutores podem optar pelos dois modelos de CNH.

Armando e presidente do BC acertam votação do Cadastro Positivo

Aprovado no Senado em outubro com parecer do Senador, projeto de lei, permitirá 
redução dos juros para cerca de 20 milhões de Brasileiros. (Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação).

O senador Armando Monteiro, do PTB aqui de Pernambuco, e o presidente do Banco Central Brasileiro, Ilan Goldfajn, acertaram na manhã desta terça-feira (10) dar tramitação rápida, no retorno ao Senado, do projeto de lei que altera o Cadastro Positivo, após sua votação na Câmara dos Deputados, que pode ocorrer hoje ainda hoje. Ambos conversaram longamente no gabinete da presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes da audiência pública trimestral na CAE do presidente do BC.

Aprovado no Senado em outubro com parecer de Armando e remetido ao exame da Câmara, o projeto de lei do Cadastro Positivo, que lista os clientes em dia com suas obrigações financeiras, permitirá a redução dos juros. “Esperamos que a Câmara dos Deputados não desfigure o projeto”, afirmou o senador pernambucano na audiência pública. 

Entre outras modificações que Armando fez na legislação original do Cadastro Positivo, foi eliminada a exigência de autorização prévia do cliente para ser incluído no banco de dados, mantendo-se, contudo, o direito de solicitar a exclusão do seu nome a qualquer momento. O senador incluiu como fontes de dados as empresas de luz e água e as teles, o que permitirá a inserção no cadastro positivo de ampla parcela da população atualmente sem acesso aos serviços bancários: cerca de 20 milhões de brasileiros.