terça-feira, 27 de março de 2018

Izaías liderou criação da Universidade do Agreste em Garanhuns

Para que UFAPE fosse viabilizada, anos atrás, então deputado Izaías, 
pleiteou ao presidente Lula: “Me dê um presente, me dê uma Universidade!”.

A UFAPE, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões de reais; que resultará no desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) aqui em Garanhuns, e que teve sua criação aprovada na última terça-feira (20), pelo plenário da Câmara dos Deputados Federais, na capital, Brasília, é um sonho antigo do Prefeito Izaías.

Tão antigo, que ele fez sua primeira investida para que o projeto se tornasse realidade, ao então presidente Lula, cerca de 16 anos atrás. Naquela ocasião, Régis ainda ocupava o posto de deputado estadual. Bem ao seu estilo, e vendo a oportunidade ao seu alcance, aguerrido por aquilo que leva o município ao desenvolvimento, o atual Prefeito viu na figura de Lula, a melhor oportunidade, para que seu plano pudesse sair do papel.

Apesar da demora, e muito embora outros agentes políticos tenham integrado a linha de frente para que a UFAPE se tornasse realidade, caso do Senador Armando Monteiro (PTB), da Deputada Estadual Priscila Krause e do próprio Ministro da Educação Mendonça Filho, ambos do DEM, foi o Prefeito Izaías, que lá atrás, ao encontrar com Lula e sua comitiva, antes mesmo dele ser empossado em seu primeiro mandato, aqui em Garanhuns, deu o primeiro e mais importante passo para consolidação da Universidade, ao pedir ao ex-presidente: “Me dê um presente, me dê uma Universidade!”.

        Com as raízes fincadas lá atrás e as constantes idas do Prefeito a Brasília, em busca do apoio do Senador Armando Monteiro à demanda, a UFAPE começa a ganhar forma.

Criada pela aprovação do Projeto de Lei 5272/16, do Presidente da República, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, atuará com mais de um campus na região de Garanhuns. Como forma de avanço, para o quadro de pessoal da Unidade Acadêmica, serão criados 600 novos postos de professor e 893 cargos de Técnicos-Administrativos em Educação, sendo destes, 628 de nível intermediário classe D e 265 de nível superior classe E. No quadro dirigente, serão criados 8 cargos, além das funções de Reitor e de Vice-reitor.

          Tudo isso, defende o Prefeito, significa avanço para Garanhuns.
.

Eleições: Alcindo reafirma apoio à Silvio Costa Filho para Federal

Alcindo sobre Silvio: “Estamos construindo entre ele e Garanhuns uma boa relação
de amizade que oferecerá futuro político e de investimentos para todos”.

Quarta-feira passada (21), a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), através de requerimento proposto pelo deputado Estadual Álvaro Porto, celebrou a passagem dos 100 anos da Diocese de Garanhuns, cujo patrono é São José. Na ocasião, uma sessão solene foi realizada em reconhecimento ao trabalho social e religioso que a instituição presta ao Agreste Meridional a aos demais municípios abrangidos por ela, situados em outras duas regiões, Sertão e Zona da Mata Sul.

Presente ao momento, o vereador garanhuense Alcindo Correia (PCdoB), líder do Governo Izaías na Câmara, aproveitou, ao término da solenidade, para costurar ainda mais sua posição de apoiar o deputado Estadual Silvio Costa Filho (PRB), na busca por um mandato Federal. Silvinho, como adiantamos no Blog, concorre este ano a um dos 25 assentos reservados à Pernambuco, no terceiro escalão, em Brasília, em substituição ao seu Pai, Silvio Costa, que nestas eleições, tudo indica, deve disputar o Senado Federal.

No Agreste, em especial em sua região, a Meridional, Alcindo vem abrindo caminho à Silvio Filho em diversos municípios. Na Alepe, o encontro permitiu a ambos a troca de informações importantes, do ponto de vista político e eleitoral. Sábado passado (24), como forma de estreitar ainda mais seu vínculo com Correia, Silvinho esteve em Garanhuns, e ao lado dele, prestigiou o evento religioso Marcha para Jesus.

“Eu e Silvio Filho temos muitos pontos em comum, daí nossa aproximação. Estamos construindo entre ele e Garanhuns uma boa relação de amizade que oferecerá futuro político e de investimentos para todos”, destaca Alcindo, sobre o deputado.
.

Viva Dominguinhos, em Garanhuns, abrirá o São João do Brasil

Mais do que promover a figura, ou mesmo manifestar reconhecimento ao músico José Domingos
o popular Dominguinhos, Festival, sobretudo, faz elevar a autoestima do garanhuense.

Entre os dias 19 a 21 de abril deste ano, Garanhuns será palco para a abertura do São João do Brasil, a partir da realização do Festival Viva Dominguinhos. O evento, criado ainda em 2014, pelo Prefeito Izaías, é motivo de alegria para todos, já que na ocasião, a cultura nacional, a Nordestina de forma mais especial, é fortalecida, através de shows musicais, onde prevalecem a execução de músicas no ritmo de xote, xaxado, baião e forró.

Mais do que promover a figura, ou mesmo manifestar reconhecimento ao músico, cantor e compositor de Garanhuns, José Domingos de Morais, o popular Dominguinhos, o Festival, sobretudo, faz elevar a autoestima do garanhuense, ao relembrar a bela trajetória do artista, que saiu da suíça pernambucana em busca do seu sonho, o de se tornar um cantor famoso, e ganhou o mundo, se tornando referência em sonoridade.

Neste ano de 2018, o Festival segue crescendo como nos outros anteriores. Continuará com dois pólos de animação, um no largo do colunata, e outro, o principal, na praça que carrega o nome do arista. Outras intervenções marcam o evento em 2018, a contar da participação da comunidade escolar, através do projeto Desmistificando a Sanfona, bem como na pintura de mural, na Avenida Rui Barbosa, que irá retratar detalhas da vida e carreira de Dominguinhos, a Caminhada do Forró, a ser realizada no dia 20 de abril, e ainda um Workshop direcionado para sanfoneiros.

Feliz pelo acerto de conceber tamanho Festival, e sabendo de sua repercussão nacional, já que ele será mais uma vez, a exemplo do ano passado, transmitido pela TV Globo Nordeste (3 dias), o Prefeito Izaías é o mais animado com o evento. “O Viva Dominguinhos é um evento que fortalece a nossa economia, e na prática, ele representa a abertura das legítimas festas juninas do Nordeste. Dominguinhos não morreu porque a música não morre, ela é eterna”, vibra o Prefeito.

O Festival Viva Dominguinhos é uma realização do Governo Municipal de Garanhuns por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, com apoio das Secretarias de Educação, Comunicação Social, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e Infraestrutura. Ainda são parceiros a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Conselho Tutelar, Polícias, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU.

Clicando aqui, você confere a programação completa
da edição deste ano do Viva Dominguinhos
.