sexta-feira, 23 de março de 2018

Márcio apresenta Voto de Aplausos para Nilva, Secretária de Saúde

Segundo vereador, envolvimento pessoal da Secretária no Dom Moura para acompanhar
de perto a solução de diversos casos geridos por sua pasta, justificam o voto.

À frente da Secretaria de Saúde de Garanhuns, há pouco mais de dois meses, Nilva Mendes, que já ocupou o mesmo posto em Lagoa do Ouro por diversos anos, “fez por merecer”, segundo defende o vereador professor Márcio (PHS), e por isso, teve seu nome registrado nos anais da Casa Raimundo de Moraes, através de Voto de Aplausos dirigido à ela, apresentado por ele na última quarta-feira (21), durante reunião plenária da casa.

De acordo com o professor, a justificativa para o voto, está ligada a firme atuação de Nilva, que defende ele, tem saído do conforto do seu gabinete, para acompanhar de perto no Hospital Regional Dom Moura e demais ambientes de saúde, a solução de diversos casos geridos por sua pasta, em especial, aqueles de maior emergência. Semana passada, a presença inquieta de Nilva no agitado Dom Moura, chamou atenção do professor, e acabou servindo de motivação para os aplausos no Parlamento.

No Governo, já se admite, apesar dos ruídos logo na sua chegada, Nilva tem se mostrado habilidosa. Seu expediente, carregado de experiência, tem sido conduzido de forma a desburocratizar questões das mais altas, chegando a médias e baixas complexidades, motivo pelo qual, sua gestão tem se mostrado com excelência. Quarta-feira, quando foi apresentado o voto de aplausos à Secretária na Câmara, o público presente era pequeno, é bem verdade, apesar disso, o discurso de reconhecimento por parte de Márcio à ela, foi reproduzido por alguns de seus pares, nos gabinetes e nos pisos daquela casa.
.

Abrigo São Vicente será readequado, prevê termo de compromisso

Em 30 dias, segundo defende trato entre Prefeitura e Abrigo, deverá ser apresentado um plano de 
atividades que estimulem as idosas em seus aspectos cognitivo, mental e emocional. (MPPE).

Com o objetivo de promover melhorias no Abrigo São Vicente de Paulo, Instituição de Longa Permanência de Idosas (ILPI) localizada em Garanhuns, e estabelecer parcerias das redes de saúde e assistência social do município com a instituição, o procurador-geral do município, Jailson Costa, e a diretora do abrigo, Irmã Rita Alves Duarte, firmaram perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) um Termo de Compromisso.

Pelo acordo, a diretora compromete-se a realizar, até o final do ano, as adequações necessárias na estrutura do abrigo, de maneira a adequar-se ao número máximo de quatro idosas por quarto; manter profissional de nível superior para as atividades de lazer; observar o número mínimo de cuidadores por idosa, conforme o grau de dependência e ainda acompanhar os editais do município para celebração de convênios, visando à obtenção de recursos. Em 30 dias, deverá ser apresentado o plano de atividades que estimulem as idosas em seus aspectos cognitivo, mental e emocional.

Em 30 dias também, o Governo Municipal fará o levantamento das necessidades de medicamentos e produtos médico-hospitalares de uso contínuo das idosas abrigadas, regularizando nesse mesmo prazo o fornecimento daqueles medicamentos, e em 45 dias os produtos que integrarem a lista de atenção básica, organizando o fluxo desse fornecimento. 

Em 30 dias ainda, deverão ser implantados serviços de convivência e fortalecimento de vínculos dentro da unidade, com visitas quinzenais e de atendimento do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF), para atividades multidisciplinares de estimulação, com visitas quinzenais de um ou mais desses profissionais.

Zé Maurício desembarca na cidade de Saloá no próximo sábado

Atual presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, 
parlamentar vai a cidade, através da articulação do ex-vereador Wellington Freitas.

O deputado estadual pernambucano pelo Progressistas, Zé Maurício, visita o município de Saloá, mais uma vez neste sábado (24). A vinda dele foi articulada pelo grupo político do ex-vereador Wellington Freitas, do qual fazem parte, Zé Cabeleireiro (Progressistas), Valdir Lopes (PRTB), professor Bá (Progressistas) Demir Ponciano (Progressistas), Josa Vicente, Adonis Vicente e Dyda Saloá. Zé Maurício é amigo pessoal de Freitas e fará neste sábado, uma visita cortesia aos amigos e correligionários.

A expectativa é que o encontro conte com a participação de presidentes de associações, suplentes de vereadores, ex-presidente do IPA, pretensos candidatos em 2020 e amigos vereadores de outros municípios. Jovens saloaenses devem apresentar projeto ambiental ao deputado, que é presidente da comissão de meio ambiente da ALEPE.

Zé Maurício é o único deputado estadual da oposição a vir à Saloá nos últimos oito anos. O parlamentar, participou ativamente na campanha de 2016 na qual Freitas foi vice em na corrida eleitoral de 2016, onde e visitou o município durante a campanha e no comício final. Na ocasião da visita de Zé Maurício, o grupo liderado por Wellington, aproveitará o momento para apresentar seus novos integrantes.