domingo, 25 de fevereiro de 2018

Jupi: Vereadores de oposição estarão no palanque de Marília Arraes

Chegada dos parlamentares para apoiar candidatura da neta de Arraes ao Governo
de PE, foi arquitetada pelo vereador Garanhunense, Alcindo Correia (PCdoB).

Mais adesões à pré-candidatura da vereadora recifense, Marília Arraes (PT), ao Governo de Pernambuco, foram firmadas. No último final de semana, registramos a chegada dos vereadores da cidade de Jupi, que integram a oposição ao atual Governo do Prefeito Marcos Patriota, aliado do Governador Paulo Câmara. Fato que chama atenção nessas novas adesões a Arraes, é que dois, dos novos quatro parlamentares aliados, integram o mesmo partido de Câmara, o PSB, sendo eles: Jefferton Monteiro e Jurandir Souza – este último, conhecido popularmente na cidade como "Dida".

Além dos dois socialistas, segundo publicou em seu blog, o ex-vereador de Saloá, Wellington Freitas, Joel da Colônia (PR) e Antonio de Santa Rita (PDT), ambos exercendo mandato nesta legislatura, também reforçarão o palanque da petista nessas eleições. O ex-vereador de Jupi, Eduardo Salgueiro, é outro registrado por Freitas em sua postagem, que “vermelhou” para o lado do PT, e da militância de Marília.

Com isso, vale registrar, toda a oposição no legislativo de Jupi estará com Marília. A chegada desses parlamentares para apoiar a neta de Arraes foi arquitetada pelo vereador Garanhunense, Alcindo Correia (PCdoB), uma das principais lideranças da petista no Agreste Meridional, junto ao próprio Welligton Freitas. No próximo dia 10 de março, conforme antecipamos aqui no Blog, Marília estará participando de um grande ato político aqui em Garanhuns, com local ainda a ser definido (provavelmente será na Câmara Municipal). O giro pela região inclui ainda, visitas as cidades de Saloá e Paranatama.

Novo levantamento revela: “Izaías tem 67% de avaliação positiva”

Desempenho do atual Governo foi avaliado como “Ótimo” por 17,7%  dos
garanhuenses, e considerado “bom” por outros 49,3% dos cidadãos consultados.

Levantamento de Avaliação/Opinião realizado pelo Instituto Analysis Pesquisa e Mercado, entre os dias 17 e 20 deste mês e publicado no Blog do jornalista Carlos Eugênio, avaliou os principais eventos realizados aqui em Garanhuns. Na sondagem também foi verificado o grau de aprovação dos Governos Municipal, Estadual e Federal, reservando espaço ainda para uma avaliação semelhante, junto a Câmara Municipal de Vereadores.

Segundo o Estudo, com pouco mais de cinco anos à frente da Prefeitura Municipal, o Prefeito Izaías (PTB), segue bem avaliado, tendo sua aprovação assinalada por 67% da população do Município. O desempenho do Governo local foi avaliado como “Ótimo” por 17,7% dos garanhuenses, enquanto que outros 49,3% dos cidadãos consultados, validaram sua posição, considerando a atual gestão como “boa/bom”.

Para 18,4% dos entrevistados, o atual Executivo Municipal apresenta um desempenho ‘Ruim”. Quanto aos que consideram como ‘Péssimo’ o Governo de Izaías, eles somam 13,7%. 1% preferiram não opinar, segundo dados apurados pelo Instituto Analysis.

O Estudo Cientifico, marcado pela aplicação de 400 questionários junto a cidadãos de diferentes localidades do Município e que possui um intervalo de confiança de 95%, também aferiu o desempenho dos Governos Estadual e Federal, assim como da Câmara local. Apenas 3,7% dos participantes da pesquisa consideram o Governo Paulo Câmara como ‘Ótimo’, ao tempo que outros 27,6% acreditam que a Gestão do Socialista é ‘Boa’.

63,7% reprovam a atual Gestão Estadual, comandada por Câmara, sendo 37,6% que a consideram como ‘Ruim’ e 26,1% como ‘Péssima’. Outros 5%, segundo o levantamento, não souberam responder. O Governo Temer teve 2% de ‘Ótimo’; 13,4% de ‘Bom’; 22,6% de ‘Ruim’ e 60,2% de ‘Péssimo’, enquanto de 1,7% não souberam responder.

Quanto ao trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns, ele agrada a 32,9% da população, ao passo que 60,4%, desaprovam a atuação dos Legisladores, segundo informam os dados colhidos pelo Instituto Analysis Pesquisa e Mercado (4% - Ótimo; 28,9% - Bom; 33,3% - Ruim e 27,1% - Péssimo). 

São João: Pierre une oposição e situação para construir hospital

Santiago: “Temos que pensar numa São João e num Agreste do futuro, e não vejo isso, sem 
a presença desse hospital, o Mestre Dominguinhos, garantindo uma saúde de qualidade”.

         O Hospital Regional Mestre Dominguinhos, previsto inicialmente para ser construído aqui em Garanhuns, volta a ser discutido na Região Agreste Meridional, com destaque para atuação do vereador do Município de São João, Pierre Santiago, do PP.

Na última quarta-feira (21), sabendo da urgente necessidade da instalação dessa unidade na região, o parlamentar registrou seu nome nos anais da Câmara de Vereadores de sua cidade, ao conseguiu unir oposição e situação daquele poder legislativo, em torno de um requerimento de sua autoria (aprovado por unanimidade), que autoriza o poder executivo daquele município, a doar terreno da municipalidade, que servirá à edificação do hospital.

Genaldi Zumba, Prefeito de São João, acompanhou a reunião de quarta passada. Na ocasião, ele, que é solidário ao tema, se manifestou favorável ao pedido de Pierre, ainda que o parlamentar esteja no campo de oposição ao seu governo. A atuação de Santiago, soma esforços junto a do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Garanhuns, Mário Faustino, do PSB, que periodicamente tem ido à capital pernambucana, Recife, afim de destravar a construção da unidade, como fez com a Escola Técnica Estadual, Ariano Vilar Suassuna, que vem sendo erguida aqui em Garanhuns.

Com a posição adotada por Genaldi e a Câmara de São João, cresce a probabilidade da implantação do Mestre Dominguinhos a margem das BR’s 177 ou 423, que em parte, integram o território da municipalidade de São João. “Entramos na luta pelo hospital, motivados pela dedicação do amigo Mário Faustino. Essa obra, ela conta com nosso apoio, devido a sua enorme envergadura e sua utilidade para nosso Agreste. Temos que pensar numa São João e num Agreste do futuro, e não vejo isso, sem a presença desse hospital, garantindo uma saúde de qualidade”, destaca Pierre.
.

Liderança em São João e aproximação de João Campos – Vereador de segundo mandato, bacharel em direito, ex-presidente da Câmara de São João, Pierre se destaca e ganha mais espaço a cada dia em sua cidade. Diante de sua atuação, ele chamou atenção de um dos filiados mais influentes do PSB de Garanhuns, o ex-vereador Mário Faustino, que na primeira ocasião em que esteve com o parlamentar, tratou de estreitar relações.

Desde então, Santiago tem sido conduzido há uma aproximação com o atual Chefe de Gabinete do Governador Paulo Câmara, João Campos, pré-candidato a deputado Federal. João, será o candidato da maioria dos socialistas aqui no município, e a expectativa é que ele se torne o deputado majoritário pelo PSB aqui em Garanhuns. Isso, de acordo com o ex-vereador Mário Faustino, proporcionará uma relação mais estreita entre João e a cidade, o que na prática, de acordo com ele, deverá ser revertido numa importante ordem de recursos destinados para a cidade, no caso da consagração de Campos nas urnas.

“Identifico em João o mesmo que em Pierre: juventude, disposição e liderança, dessa forma, eu só poderia apoiá-los. João terá um papel decisivo para o estado quando confirmarmos sua eleição em outubro próximo e quanto a Pierre, ele já se destaca na cidade de São João, sendo que muito em breve, conduzirá uma forma de fazer política que deve ecoar em todo Agreste Meridional. Uma aliança entre João e Pierre é algo que seguramente deve somar para região”, assegura Mário Faustino, do PSB aqui de Garanhuns.