quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Prolinfo prorroga inscrições no Estado. Tem vagas para Garanhuns

Programa, que oferece o aprendizado gratuito de línguas e informática, 
está presente em dez cidades, além da capital, Recife. (UPE).

O Programa de Línguas e Informática (Prolinfo) da Universidade de Pernambuco (UPE) prorrogou o período de matrículas para este primeiro semestre de 2018, cujas aulas iniciam no mês de março. Agora, informa a UPE, os interessados em aprender uma língua estrangeira (Inglês e Espanhol), Português (Gramática, Redação e Interpretação de Texto) e Informática, têm mais uma chance de estudar com certificação da universidade pernambucana, podendo fazer as matrículas até o início do semestre letivo.

Do litoral ao sertão, o Prolinfo está presente em dez cidades: além da capital, Recife - que oferece aulas em nove polos - Camaragibe, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e ainda Petrolina.

Além disso, não há pagamento de mensalidades. É cobrada apenas uma taxa de matrícula que varia entre R$ 250,00 e R$ 350,00 para fins de manutenção do programa. Funcionários do quadro efetivo da UPE e seus dependentes são isentos do valor, respeitando as regras do edital de matrículas.

Mais informações, você consegue através do fone: (81) 3033.7384/3033.7385, ou ainda através do site do Programa, que pode ser acessado clicando aqui.

Aberto ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns

Eliane Vilar, secretária de Educação de Garanhuns, durante cerimônia: “Esse ano, temos 
muitos ajustes e muito trabalho a conquistar”. (Secom/PMG – Fotos: Divulgação).

A Secretaria de Educação de Garanhuns (Seduc) realizou a cerimônia de abertura do ano letivo 2018 da Rede Municipal de Ensino na tarde dessa quarta-feira (07). O evento que teve como tema “Educar para transformar: um olhar para a educação municipal”, foi realizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e reuniu equipes gestoras e professores das escolas municipais, com o intuito de dar início ao desenvolvimento das atividades pedagógicas e apresentar um planejamento estratégico para o ano.

Durante a ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito, Haroldo Vicente, a secretária de Educação, Eliane Vilar, a diretora de Ensino da Seduc, Claudia Oliveira, o vereador, Alcindo Correia, a professora, Ângela Maria Barros, e a diretora da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (Gre), Adelma Elias, entre outras autoridades.

Na ocasião, diretora da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional, Adelma Elias, salientou a parceria entre estado e município. “Hoje é um dia que marca os inícios das atividades e ele foi reservado para acolher os profissionais da educação. Temos muita satisfação e respeito por todos esses servidores. O município de Garanhuns é significativo e tem a maior oferta de ensino público do Agreste Meridional e a Gerência estará sempre à disposição ao ensino municipal”, ressaltou.

Por sua vez, durante a cerimônia, a secretária de Educação, Eliane Vilar, afirmou que será feito tudo que for necessário para a educação de Garanhuns. “É um imenso prazer vivenciar este momento com todos que fazem a educação municipal em Garanhuns. Faremos o que for necessário para que os investimentos sejam para a educação e suas múltiplas necessidades. Em 2017, presenciei atos de comprometimento mesclados de amor. Esse ano, temos muitos ajustes e muito trabalho a conquistar”, assegurou Vilar.
.

Pedro Leite doa terreno para construção de hospital em Garanhuns

Doação, se destina a edificação do Hospital Mestre Dominguinhos.
Ex-vereador Mário Faustino (PSB), tem articulado para que a obra saia do papel.

Filho e irmão de ex-vereador, Pedro Luís Leite é mais um no roll de empresários garanhuenses que se soma a luta de Mário Faustino (PSB), para que o Hospital Mestre Dominguinhos possa ser edificado aqui no município. Semana passada, ao encontrar Faustino aqui na cidade, o próprio Pedro se encarregou de repassar a boa notícia. Com a aproximação do empresário junto ao tema, agora são seis, os terrenos doados ào Governo do Estado de Pernambuco para implantação da unidade de saúde.

Além de Pedro, o atual Prefeito da cidade de São João, Genaldi Zumba, o empresário Severino José Paes, o popular "Mano Imóveis", que atua no segmento imobiliário, e ainda outros três grupos empresariais da região Agreste Meridional, se mostraram dispostos a contribuir no mesmo sentido de Pedro: doando terreno.

A necessária implantação da unidade de saúde, defende o ex-vereador Mário Faustino, fica mais clara, quando considerada uma estimativa feita por ele, que reflete o número de pessoas que se deslocam aqui do município e de cidades vizinhas para capital pernambucana mensalmente, em busca de atendimentos: cerca de 20 mil.

Faustino: “Não é nada fácil ter de se deslocar à capital para cuidar de saúde. Digo isso porque conversei com muitas pessoas que fazem esse deslocamento e pude ver de perto que diversas delas sequer tem dinheiro para se alimentar durante a viagem. Saúde é prioridade e diante disso, seguiremos apelando ao Governador Paulo Câmara que possa presentear nossa cidade e região com mais esse importante equipamento”.

PSB Garanhuns homenageia Ivan Rodrigues pelos seus 90 anos

Trecho da crônica do PSB remetida à imprensa, em celebração ao aniversário de Rodrigues, traz
em destaque sobre ele: "Cidadão do mundo, escolheu Garanhuns para nascer e Pernambuco para servir”.

Na próxima terça-feira (13), portanto, portanto ainda durante o Carnaval deste ano, o Garanhuense, advogado, membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e atual Secretário Executivo de Planejamento e Gestão da Casa Civil do Governo Estado de Pernambuco, Ivan Rodrigues completa nova idade. Ex-Presidente do PSB aqui de Garanhuns e vereador por duas legislatura, Rodrigues sempre se mostrou um dos mais assíduos defensores e seguidores dos governos que se seguiram de Miguel Arraes.

Aqui em Garanhuns, para celebrar a data, o seu Partido, o PSB, remeteu uma crônica à imprensa. No texto, os socialistas destacam a grande figura humana e política de Ivan, que de acordo com eles, faria o ex-governador Miguel Arraes, se estivesse vivo, a testemunhar: “O filho de Zé Batatinha, mais de que um legado; ele é a matéria viva daquilo que pode transformar o mundo; o meu; o seu, o nosso: a esperança”.

         “Nobre entre todos aqueles que o cercam...

A contar de 13 de fevereiro de 1928, no mesmo dia em questão em 2018, registramos, 90 anos terão se passados. Perto disso, uma década, para torná-lo centenário, parece pouco, diante daquilo que as outras 9 pregressas, reservaram à sua notável estadia na geografia nacional brasileira. Socialista das causas maiores, humanitário e ainda sabedor dos meandros a que a vida costuma submeter as gerações do passado, presente e do futuro de agora, corre por suas veias, a cor do sangue garanhuense, do sangue Nordestino.

Cidadão do mundo, escolheu Garanhuns para nascer e Pernambuco para servir. Preso em 64 junto ao então Governador Miguel Arraes, por uma ofensiva que ficou conhecida como “golpe militar”, ressurgiu após a anistia. A partir de então, e com o apoio dos demais operários defensores da sociedade brasileira, protagonizou a partir de seu estado natal, o ressurgimento e ressignificado de uma nação, que naquela ocasião viu seus direitos ceifados, por meia dúzias de homens mal intencionados.

Do ex-Governador Miguel Arraes, estadista maior que já ocupou o Palácio do Campo das Princesas, foi partidário e conselheiro, mais do que isso, foi um amigo. Sua vida, dedicada a política, sobretudo, nas boas práticas dela, deixa marcas por todo o estado pernambucano. Filho de Zé Batatinha, nobre, entre todos que o cercam, marido, e ainda eterno pai de dois filhos, foi conduzido à dois mandatos de vereador na terra que, sabemos, será seu eterno chão. Sua vida pública, se confunde com a história de Pernambuco, enquanto a de Garanhuns, guarda as bases que a partir da década de 50, ele alicerçou.

Entre os públicos e privados, notáveis foram os postos ocupados por ele, do qual consideramos, o mais importante foi e segue sendo, o de homem, agente político arraigado nos bons costumes e condução proba de suas práticas. Se vivo estivesse, Arraes testemunharia: “O filho de Zé Batatinha, mais de que um legado; ele é a matéria viva, daquilo capaz de transformar o mundo; o meu; o seu, o nosso: a esperança”.

Em 2018, ao completar 90 anos de idade, tornamos ainda mais pública nossa estima por você, que escreveu e segue redigindo, com letras garrafais, a importante história dessa cidade, Garanhuns, desse estado, Pernambuco. Postulamos, considere nosso abono Ivan, para que outros 90 anos de sua sabedoria, retidão e generosidade humana, sejam compartilhados conosco, homens e mulheres do socialismo Brasileiro em Garanhuns."

Uma homenagem, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Garanhuns, ào advogado, membro da legenda, Ivan Rodrigues da Silva, atual Secretário Executivo de Planejamento e Gestão da Casa Civil, do Governo do Estado de Pernambuco.

PSB Garanhuns “Com você, sempre mais forte!”
.