quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Ranking CGU: Pernambuco é o Estado mais transparente do Brasil

Avaliação, ocorreu no período de 09 de julho a 14 de novembro deste ano, com 691 entes, 
dentre eles os estados, capitais e municípios com mais de 50 mil habitantes. (SEI)

Pioneiro no quesito transparência, o Estado de Pernambuco é novamente destaque no cenário nacional, ocupando a liderança isolada, entre os estados, no Ranking da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° (EBT), com nota 9,4. A avaliação, realizada pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), ocorreu no período de 09 de julho a 14 de novembro deste ano, com 691 entes, dentre eles os estados, capitais e municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.

A transparência tem sido uma diretriz do Governo Paulo Câmara, que em 2018 colocou à disposição da sociedade um novo Portal da Transparência, mais moderno, didático e interativo, estimulando ainda mais a participação da sociedade na gestão. O ranking da EBT trouxe nesta edição uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela Controladoria Geral da União, com a Avaliação 360°. O resultado final, pode ser acessado, clicando aqui.

Com a nova metodologia, foram analisados tanto a transparência passiva quanto a transparência ativa (publicação de informações na internet), incorporando aspectos como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas, entre outros. O resultado é reflexo do avanço do fomento ao controle social e da melhoria do atendimento das demandas da população pelo Governo, que tem priorizado a verdade e a transparência, em suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário