sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Campanha leva prevenção às ruas de Garanhuns

Servidores realizaram abordagens para divulgar prevenção
do câncer de mama e do colo do útero. (Secom/PMG).

Em mais uma ação da campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar a população a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Promoção à Saúde (NPS), promoveu nesta quinta-feira (25), uma ação nas ruas de Garanhuns, com o intuito de abordar pedestres e motoristas e divulgar o tema central da campanha.

A ação aconteceu em parceria com o 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM), e com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT); e teve também a participação da titular da pasta, Nilva Mendes, e do secretário-adjunto de Saúde, Harley Davidson; que acompanharam os servidores da sede da Secretaria de Saúde no percurso até a rua XV de Novembro, onde foi realizada a ação de panfletagem e distribuição de adesivos e adereços alusivos ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

A vendedora Marilene Porfirio Cadengue, de 57 anos, destacou a relevância do tema para a população de Garanhuns. “Acho importante fazer a prevenção, além de ir no posto. Não só a mulher, mas o homem também precisa cuidar da sua saúde. Lembrando que temos no próximo mês o Novembro Azul, que é voltado para saúde do homem”, afirmou.

Serviço — A Secretaria constatou um aumento significativo no número de exames citopatológicos realizados no município. Em 2018, a expectativa é de que aproximadamente 3.000 mulheres sejam beneficiadas. Os exames seguem sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro; além do Centro de Especialidades da Mulher e da Criança (Cesmuc), que está localizado na avenida Simoa Gomes, n° 346, no bairro Heliópolis. É necessário que o paciente esteja munido de cópias dos documentos de RG/CPF, do comprovante de residência e do cartão do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário