terça-feira, 21 de agosto de 2018

Ibope: Paulo tem 27%, Armando 21%, mas empatam tecnicamente

Levantamento divulgado nesta segunda, dá novo gás a candidatura de Monteiro.
No Ibope, Armando tem 27% de rejeição, contra 43% de Paulo, uma diferença de 16%.

Pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e pelo Jornal do Commercio, divulgada na noite desta segunda-feira (20), apresenta o Governador Paulo Câmara (PSB) liderando as intenções de voto, com 27%, frente a 21% do Senador Armando Monteiro (PTB).

No levantamento, o primeiro após a oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral, Ana Patrícia Alves (PCO), e Julio Lóssio (Rede), aparecem, ambos com 3%. Já Maurício Rands (PROS) e Simone Fontana (PSTU) 2%, cada. Dani Portela (PSOL) somou 1%. Por fim, Brancos e nulos representam 32% e Não sabe/não responderam: 8%.

Empate técnico - De acordo com a pesquisa, que tem um intervalo de confiança de 95%, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Paulo e Armando aparecem tecnicamente empatados, já que o atual Governador, com 27 pontos, teria entre 30% e 24%, ao tempo que Armando, oscila entre 18% e os mesmos  24% de Câmara.

Rejeição de Paulo - O levantamento divulgado nesta segunda dá novo gás a candidatura de Monteiro. No Ibope, Armando tem 27% de rejeição, contra 43% de Paulo, uma diferença de 16%. Com esses números, aliados de Monteiro acreditam ser possível cativar parte do eleitorado insatisfeito com Câmara, para o candidato petebista.

Ao total, o Ibope ouviu 1.204 eleitores em 57 municípios pernambucanos, entre os dias 17 e 19 de agosto. 

Coluna do Blog – Segunda/Terça

Comemoração – Quem reagiu com comemoração exaustiva aos números divulgados pelo Ibope nesta segunda, foi o coordenador da campanha do senador Armando Monteiro, Mário Ricardo, Prefeito de Igarassu. Segundo ele, a disputa pelo Palácio dos Campos das Princesas irá para o segundo turno, haja vista o cenário apresentado pelo instituto, que coloca Monteiro como líder dos candidatos da oposição, empatado tecnicamente com Câmara, mas com rejeição menor que o socialista. 27% de Paulo, frente a 32% dos seus adversários, também contribuiu para para Ricardo incorporá o discurso de que o jogo é favorável ao seu palanque no segundo tempo.

Dorgival Figueiredo – Atual presidente do PSB Garanhuns, ele fez uma leitura diferente de seus adversários, sobre o levantamento Ibope para o Governo de Pernambuco. Segundo Figueredo, Armando diminuiu sua rejeição (saiu de 38 para 27), todavia, não emplaca o aumento de seu eleitorado, ou seja, sua intenção de voto.

Embora a rejeição de Câmara tenha reduzido apenas 4%, confrontados os números Ipespe Ibope, Dorgival acredita que com um tempo maior de rádio e TV, o Governador terá melhores chances de expor seus feitos; de confrontar e desfazer a figura de Armando, ao tempo que também conseguirá ascender eleitoralmente. Dorginho cita ainda, que o Governador tem mais prefeitos, vereadores e deputados ao seu lado, segundo ele, o que dará mais corpo a campanha de Câmara.

Segundo Turno – Análise feita pelo Jornalista Gerson Camarotti da Globo News, nesta segunda, atesta para a provável realização de um segundo turno nas eleições para Governador aqui em Pernambuco. Camarotti, que é pernambucano, e edita um dos blogs mais respeitados do mundo político, também corroborou no início da noite em sua análise, que a rejeição de Paulo, pode ofuscá-lo nas eleições deste ano, abrindo caminho à sua derrocada e consequente consagração de Armando.

Aliado de primeira hora – O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), fiel escudeiro de Armando Monteiro ao longo de sua vida política não esconde seu estado festivo. Assim como o Prefeito de Igarassu, Mário Ricardo, Régis vem comemorando o resultado da pesquisa Ibope, que subscreveu o retrato visitado pelo Ipespe semana passada. Na última sexta, Izaías esteve em São João ao lado de Monteiro, em evento oficial onde o Prefeito daquela cidade, Genaldi Zumba (PSD), declarou apoio oficial ao palanque do Pernambuco vai Mudar. Ao Blog, Izaías confirmou que manteve conversa com o Prefeito de Paranatama, Valmir do Leite (PSB). Rechaçando o disse me disse, Regis indicou que Valmir não deixou claro, se subirá no palanque de Armando. Assim, e por hora, ele está mesmo é na Frente Popular de Pernambuco.

Abrindo caminho – Mendonça Filho, DEM, candidato ao Senado pelo “Pernambuco Vai Mudar”, grupo que tem Armando Monteiro como candidato a Governador, capitalizou novos apoios à sua postulação. E não foram quaisquer apoios, nada menos do que 15 Prefeitos que integram a atual base do Governador Paulo Câmara. Destes, sete são do PSB e os demais do PSD, MDB e Solidariedade. “Esse apoio é o reflexo do nosso trabalho, da nossa luta transformadora pela educação e por Pernambuco”, comemorou Mendonça.

Na dianteira – Embora seus números não possam ser divulgados, em razão da legislação eleitoral, pesquisa de consumo interno trazida ao conhecimento do Blog do Gidi Santos, revela que a eleição para deputado estadual aqui em Garanhuns, tem considerada polarização entre Álvaro Porto (PTB), aliado do Prefeito Izaías, com o Governista Sivaldo Albino (PSB). Apesar de polarizada, Porto aparece nas cabeças em dois recortes aferidos pelo levantamento. Ironizando o discurso de que os garanhuenses devem votar em um candidato radicado na cidade, um aliado de Régis disparou nesta segunda: “Quem é da terra é batata. Macaxeira. De que vale um deputado daqui, uma vez ele não produza resultados”.

Nova Pesquisa – Na próxima quarta-feira (22), será a vez do Instituto Datafolha revelar os números colhidos aqui em Pernambuco, que darão novo quadro sobre a disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. O levantamento, será divulgado pelo Jornal Folha de São Paulo. Ao todo, 1.200 eleitores estão sendo ouvidos pelo Instituto. Quarta, traremos todos os números, além claro, das considerações dos aliados de Câmara e Monteiro, que polarizam a disputa deste ano.

Decisivo em PE – Encarcerado na Sede da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná, onde cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula terá papel decisivo nas eleições majoritárias aqui em Pernambuco.

Segundo o Ipespe, o petista representa cerca de 60% das intenções de voto no estado. Diante disso, resta saber, se o seu eleitorado, acompanhará Paulo e o PSB, que em 2016 votaram a favor do impeachment e em 2014 deram corpo a candidatura presidencial de Aécio Neves, ou se ele se manterá ao lado de Armando, agora aliado de Bruno Araújo (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e Fernando Bezerra Coelho (MDB), todos, que representam parte do palanque de Temer em Pernambuco. Já deu pra sentir uma prévia. Esta semana, na Região Metropolitana do Recife, acompanhado de Humberto Costa (PT), acusado de liderar a retirada da candidatura de Marília Arraes ao Governo, Câmara foi vaiado, e junto ao senador petista; chamado de “golpista”.

Em tempo: Atualmente, Lula representa 60% das intenções de voto em Pernambuco, segundo o Ipespe. Dúvida: "conseguirá Câmara, emplacá-lo em seu palanque?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário