domingo, 29 de julho de 2018

Izaías: “Festival de Inverno se transformou no Festival do Satanás”

Manifestação do Prefeito, circula através de áudio nas redes
sociais, sobretudo em grupos do aplicativo WhatsApp.

Cercado por diversas polêmicas, que envolvem o respeito ao sagrado e a liberdade de expressão, o 28º Festival de Inverno de Garanhuns chegou ao fim ontem, dia 28, com um show emblemático do Titãs. Com a praça mestre Dominguinhos lotada, o FIG se despediu de seus expectadores bem ao seu estilo, agradando a todos, com toda sua excelência de festival multicultural mais prestigiado da américa latina.

Dados divulgados pela Fundarpe/Secult neste domingo (29), revelam que esse ano, mais de 500 atrações subiram aos palcos do evento. Juntas, elas atraíram cerca de 300 mil pessoas a cidade, número esse, bem menor do que aquele registrado em anos anteriores, onde a marca de um milhão de visitantes foi comemorada.

Embora os Titãs tenham sido a principal atração musical da noite deste sábado (28), no palco principal instalado na praça Mestre Dominguinhos, uma manifestação em especial do Prefeito Izaías Régis (PTB), atraiu mais holofotes do que o show da banda paulista.
.

É que segundo Régis, que está revoltado com o Governador Paulo Câmara (PSB), a gestão estadual transformou o FIG 2018 num “Festival de Inverno do Satanás”. As queixas do Prefeito, se referem as apresentações, cujas falas de alguns cantores, caso de Daniela Mercury e Johny Hooker, por exemplo, insultaram o dogma Cristã e sua massa de seguidores, na ocasião onde ambos, alegaram que Cristo seria “homossexual”.

O Monólogo “ O Evangelho Segundo Jesus Rainha do Céu”, onde a atriz trans Renata Carvalho, protagoniza Cristo nos dias atuais na figura de um travesti, foi o grande epicentro dessas manifestações no principal palco do evento. Após a peça ser excluída da grade oficial do FIG, pelo Governo do Estado, a partir de uma decisão do Prefeito Izaías de não ceder o Centro Cultural para sua exibição, um clima de inquietação tomou conta de alguns contratados da Fundarpe/Secult, que entendiam estar havendo censura a livre manifestação artística, daí o porque das manifestações desrespeitosas de Daniela e de Johnny.


Apesar de uma grande batalha jurídica, que envolveu o Ministério Público local e o TJPE, o monólogo acabou sendo exibido de maneira privada e em duas sessões aqui em Garanhuns. Juntos, esses três episódios revoltaram a maioria dos cidadãos garanhuenses, que nas redes sociais bombardearam críticas ao Governador Paulo Câmara PSB.

Mais do que criticar o chefe do executivo estadual, diversos cidadãos vem defendendo, para o caso do Johnny Hooker, que uma ação judicial seja movida contra suas declarações ofensivas. O objetivo, que o cantor se retrate publicamente com os garanhuenses, sobretudo com os cristãos, já que na praça Mestre Dominguinhos durante seu show, realizado na sexta (27), além de mandar parte dos expectadores que assistiam sua apresentação enfiarem as vaias no..., ele ainda teria profanado o símbolo maior dos religiosos Cristãos, dizendo: Jesus é travsti sim. Jesus é transexual sim. Jesus é bicha sim”, entoando um coro, que manifestava ainda: "Ih ih ih, Jesus é travesti".



Desabafo - Em áudio que circula nas redes sociais, o Prefeito Izaías Régis também se manifestou sobre as polêmicas que envolveram o FIG deste ano. Para ele, assim como para a maioria dos garanhuenses, tudo isso aconteceu por falta de respeito do Governador Paulo Câmara com a cidade. “Essa é a liberdade que não tem limites, que não respeita a maioria da população, que não respeita os cristãos. O que fizeram com Garanhuns, esse tal de Johny, é uma falta de respeito a todos nós. Mas eu vou gravar um vídeo para mostrar ao mundo o repúdio à esse governo irresponsável que não tomou conta do evento e o transformou em evento do satanás. Não é mais o Festival de Inverno de Garanhuns; é o Festival de Inverno do Satanás. Foi isso que ele fez, esse cidadão chamado Paulo Câmara, Governador do Estado de Pernambuco”, detonou o Prefeito.

Até o momento, nenhum aliado do Governador Paulo Câmara (PSB) se manifestou publicamente sobre o assunto. Apesar disso, nos bastidores, eles vem atribuindo toda essa polêmica ao Prefeito Izaías. O Blog está a disposição para que eles, assim como a Fundarpe/Secult, possam expor seu posicionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário