quinta-feira, 12 de julho de 2018

Garanhuns recebe 1ª edição da Casa das Artes a partir do dia 13

Aberto ao público diariamente das 10h às 21h, espaço reunirá mostra de arte e artesanato, espaço
de gastronomia, exposição de antiguidades, apresentações de dança, música e grupos culturais.

A programação cultural da cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional pernambucano, contará este ano com uma novidade com potencial para movimentar ainda mais o cenário das artes locais, já em ebulição por conta do tradicional Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Trata-se da Casa das Artes - Território Cultural de Garanhuns; iniciativa promovida pela Rádio Marano FM, que funcionará na Av. Rui Barbosa, número 301, bairro de Heliópolis, entre os dias 13 e 28 de julho deste ano.

A ideia surgiu de uma conversa entre Jorge Branco, diretor da Marano, e sua esposa, a deputada estadual Priscila Krause, com Waldéria Santana e a artista plástica Socorrinho Gueiros, sobre o potencial, as necessidades e dificuldades dos artistas da cidade.

Aberto ao público diariamente das 10h às 21h e com entrada gratuita, o espaço reunirá mostra de arte e artesanato, gastronomia, exposição de antiguidades, apresentações de dança, música e grupos culturais. A ideia é privilegiar os talentos locais, oportunizando a exposição da arte garanhuense a moradores e turistas de todas as regiões do País.
.

Para o diretor da Rádio Marano, Jorge Branco, a Casa das Artes preencherá uma lacuna do cenário cultural de Garanhuns no período do Festival ao possibilitar mais espaço aos artistas da terra a apresentação do seus talentos. “Decidimos apostar nesse projeto, abrindo as portas ao público, para divulgarmos a nossa cidade e as artes genuínas daqui. Promover Garanhuns através dos nossos talentos culturais é a forma como a Marano encontrou para contribuir ativamente durante esse período de festa. É a realização de um desejo antigo dos que fazem o cenário cultural de Garanhuns”, classifica Jorge.

Todos os artistas que compõem o quadro de programação da Casa das Artes foram convidados, não arcando com qualquer custo de possíveis inscrições. No artesanato, participam da feira quatro associações: Associação Feira e Artes (Afa), Associação Feira do Parque (AFP), Associação da Casa do Artesão (Aca) e Centro de Ação Social e Artística de Garanhuns (Casag). No circuito gastronômico, estarão na Casa das Artes o República Coffee and beers, Campo da Serra, queijos especiais, as cachaças Sanhaçu, a Cerveja Artesanal Ekaüt e licores artesanais.

Na programação de mostras, está confirmada a exposição de câmeras fotográficas de Robson Ferreira, com relíquias que datam de 1965 e mais 17 artistas plásticos estarão com suas obras. Aos interessados em conferir o espaço, a Casa das Artes funcionará no casarão em frente ao Hotel tavares Correia, na Avenida Rui Barbosa.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário