domingo, 22 de julho de 2018

Garanhuns: Começam as apresentações do Teatro no FIG 2018

Espetáculo “Nuestra Senhora de Las Nuvens”, primeiro a ser exibido na
cidade, promoveu reflexões acerca da liberdade. (Secom/PMG).


A programação de artes cênicas da 28° edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) teve início na última sexta-feira (20), no Teatro Luiz Souto Dourado, localizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O espetáculo “Nuestra Senhora de Las Nuves”, inspirado na obra do argentino radicado no Equador, Arístides Vargas; foi interpretado pelo grupo potiguar Clowns de Shakespeare. Essa foi a primeira apresentação do polo que recebe uma extensa programação até o próximo sábado, dia 28 de julho.

Com direção de Fernando Yamamoto, a encenação, adaptada há quatro anos, busca provocar reflexões acerca do exílio, e toma como referência o golpe militar de 1964 no Brasil e as ditaduras vividas em outros países latino-americanos. As histórias são apresentadas por quatro atores e tem como centro a relação entre os personagens Oscar e Bruna.

A obra de 2001 se caracteriza como a segunda parte de uma “trilogia do exílio“ — já que o próprio autor foi obrigado a deixar a Argentina durante o regime ditatorial no país. O ator Dudu Galvão, que é integrante do Clowns de Shakespeare, afirmou que muito do simbolismo da peça vem do texto original de Arístides. “Ele viveu essa experiência também, e a gente se encantou muito, porque diz respeito da forma que a gente gosta de fazer o nosso teatro, que é contar essas histórias mais pungentes com um quê de leveza ”, pontuou.

O público lotou o teatro durante a apresentação que durou mais de uma hora. Após a encenação, muitos puderam conversar e tirar dúvidas com os atores da companhia. “Ainda não tinha assistido uma apresentação desse grupo, mas achei a discussão muito interessante. E o texto se mostra bastante atual, os atores tratam do assunto de uma forma bem delicada”, afirmou Mário Oliveira, que atualmente reside em Salvador.

A programação completa do Teatro no FIG 2018, você confere clicando aqui.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário