domingo, 15 de julho de 2018

Eleições: Aécio Neves não disputará mandato eletivo este ano

Caso mude de ideia, tucano deve tentar voltar à Câmara dos Deputados; casa que ele 
já presidiu de fevereiro de 2001 a dezembro de 2002. (Blog do Jamildo - Foto: Agência Brasil).

Candidato a presidente da República nas eleições de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) não deve disputar cargo eletivo no pleito deste ano. No fim do seu mandato no Senado, o tucano não deve nem mesmo disputar a reeleição. Segundo reportagem do site Congresso em Foco, o ex-governador de Minas Gerais deve ser o único político alvo da Lava Jato no Senado que não irá disputar um mandato nas eleições de outubro.

O Congresso em Foco fez um levantamento que mostra que, dos 21 senadores que respondem a inquérito ou ação penal na força-tarefa, apenas Aécio Neves não está com a pré-campanha na rua. Seja para tentarem a reeleição, “descerem um casa” e disputarem um mandato deputado ou até mesmo o governo de um Estado, todos os outros parlamentares investigados, devem estar na briga por votos daqui a pouco menos de três meses.

Como apurado pelo site, a tendência é que o senador, desgastado com as denúncias de corrupção, não dispute a eleição para não “contaminar” o palanque do aliado o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), pré-candidato ao governo de Minas Gerais. Caso mude de ideia, o tucano deve tentar voltar à Câmara dos Deputados, Casa que já presidiu de 2001 a 2002, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Há quem também deva “descer uma ou duas casas” nas eleições de outubro. É o caso da senadora Gleisi Hoffman (PR), presidente nacional do PT, que anunciou sua pré-candidatura a deputada federal. Assim como a petista, os senadores José Agripino (DEM-RN) e Lídice da Mata (PSB-BA), outra que teve seu caso separada da Lava Jato, também disputarão um cadeira na Câmara Federal. Já o senador Dalirio Beber (PSDB-SC) tem pretensão ainda mais modesta: uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário