quinta-feira, 7 de junho de 2018

Sexta: Revolução de 1817 será tema de palestra aqui em Garanhuns

Palestra, será realizada pelo Instituto Histórico de Garanhuns, e faz parte 
da programação especial em homenagem ao Bicentenário da Revolução de 17.

Nesta sexta-feira, dia 08 de junho, a partir das 18h, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG) recebe o doutor em História, professor da UFPE e presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), George Félix Cabral de Souza, para a realização da palestra "Por que relembrar a Revolução de 1817?". O evento, que é aberto ao público e tem entrada gratuita, ocorrerá no casarão-sede do IHGCG, à Praça Dom Moura, nº. 44, Centro (ao lado do antigo Fórum).

O palestrante é doutor em História pela Universidade de Salamanca, na Espanha, com estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França, e realiza, em sua atividade como professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, pesquisas na área de História Colonial, com ênfase nos seguintes temas: poderes locais, culturas políticas, elites e comércio na América colonial. Além disso, como presidente do IAHGP, coordenou os trabalhos do Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, que têm ocorrido em todo o Estado desde o dia 06 de março de 2017.

A palestra desta sexta será o último evento da programação especial do Instituto Garanhuns em homenagem ao Bicentenário, inaugurada com a conferência “1817: O Espaço da Revolução”, pelo professor e ex-presidente do IAHGP, José Luiz Mota Menezes, em maio de 2017. As atividades prosseguiram com o descerramento, em agosto de 2017, do painel de azulejos dedicado “À Memória dos Heróis da Revolução", oferecido ao Instituto Garanhuns pelo IAHGP, com o apoio da Grande Loja Maçônica de Pernambuco; e com a palestra "A Revolução de 1817 em Garanhuns", proferida pelo escritor e sócio-fundador do IHGCG, Ígor Cardoso, na Sessão Magna da Câmara de Vereadores em homenagem ao último Dia de Garanhuns (10 de março de 2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário