quarta-feira, 25 de abril de 2018

Garanhuns: UBS's receberão internato médico de alunos da UPE

Com parceria entre Governo e UPE em execução, estudantes não terão de se deslocar a outras 
cidades para cursarem a última etapa de graduação do curso de medicina. (Secom/PMG).

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde participou na última terça-feira (24), na sede da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), de uma reunião com professores e coordenadores do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), no intuito de discutir a parceria firmada entre o Governo Municipal e a instituição de ensino para estabelecer o internato médico dos estudantes — última etapa da graduação de medicina, onde é iniciada a prática clínica; no município de Garanhuns.

O intuito é que os futuros profissionais possam ter como cenário de práticas a Rede de Atenção Básica Municipal, não sendo necessário, portanto, o deslocamento para outras cidades do Agreste Meridional, ou ainda para a capital pernambucana, Recife. Sendo assim, estudantes do 9° e 10° período do curso vão poder adquirir maiores experiências em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Garanhuns.

De acordo com a professora do curso de medicina e representante da Comissão de Internato da UPE, Maria Laura Rodrigues, o intuito é de que a medida seja adotada a partir de agosto deste ano. “Entre os principais benefícios obtidos com essa iniciativa está a assistência à saúde da população. Já que estaremos inserindo os alunos dentro do Sistema Único de Saúde, que vai atuar como elemento formador desses profissionais”, afirmou.

Na reunião de desta terça, além dos médicos das UBS’s, também estiveram presentes a secretária de Saúde, Nilva Mendes, o secretário-adjunto da pasta, Harley Davidson, e as coordenações de Atenção Básica e Educação Permanente do município. “Será uma troca mútua. Vamos proporcionar toda estrutura para que o trabalho possa acontecer, identificando as particularidades de cada unidade e capacitando nossos profissionais para que atuem como preceptores dos alunos, que também vão atuar atendendo as demandas do SUS”, afirmou a titular da pasta, Nilva Mendes de Sá.

Também em visita do reitor da UPE, prof. Pedro Falcão e da diretora do campi da UPE em Garanhuns, profª Rosângela Estevão Alves Falcão, ao Gabinete do prefeito Izaías Régis, durante o mês de março, a parceria entre Prefeitura e Universidade foi reafirmada, para que os alunos pudessem praticar o seu conhecimento acadêmico nas UBS’s, visando também uma maior prestação de serviços à população do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário