sexta-feira, 9 de março de 2018

Sábado (10) Garanhuns comemora 207 anos de sua fundação

Descoberta de documentos oficiais, possibilitou a mudança da data em que se
comemorava o aniversário do município, antes realizada no mês de fevereiro. (Secom/PMG).

Garanhuns comemora neste sábado, 10 de março, 207 anos de criação. Para celebrar a data, o Governo Municipal realizou adiversas atividades através de parcerias entre suas secretarais e instituições locais. Neste sábado, as 08h, haverá o hasteamento dos pavilhões oficiais, em frente ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal. Antes porém, nas primeiras horas do dia, será realizada uma queima de fogos em alusão ao Dia de Garanhuns. A partir das 19h30min, está programada uma Sessão Solene do Dia de Garanhuns, na Câmara Municipal de Vereadores. Omomento, acontece em parceria ao Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns.

No domingo (11), as comemorações acontecem no Parque Euclides Dourado, onde as 7 da manhã, será dada largada para Corrida do Dia de Garanhuns. Segundo os organizadores, os competidores percorrerão 4,6 quilômetros. A partir das 15 horas, ainda no Parque, haverá uma roda de sanfona, idealizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Por lá, a Associação Feira e Arte também contribui para o dia dedicado a cidade, realizando um feira, dispondo de vendas de artesanatos, plantas e gastronomia, no sábado (10) e no domingo (11), das 10 às 19 horas.

DIA DE GARANHUNS – A descoberta de documentos oficiais possibilitou a mudança da data em que se comemorava o aniversário do município. De acordo com o Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, equipes do Museu do Tombo de Portugal, descobriram que a localidade foi elevada à vila em 1811 em documento assinado por Dom João VI, o que para a época tinha status de município. O Dia de Garanhuns, que se refere a sua Data Magna, será sempre comemorado no segundo domingo de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário