terça-feira, 20 de março de 2018

Centenário da Diocese de Garanhuns será celebrado na Alepe

Proposto em requerimento pelo deputado Estadual Álvaro Porto, evento será pautado pelo reconhecimento 
e gratidão ao trabalho social e religioso que a instituição prestou e presta ao Agreste Meridional.

Os 100 anos da criação da Diocese de Garanhuns serão celebrados em sessão solene na Assembleia Legislativa (Alepe), nesta quarta-feira (21.03), às 18h. Proposto em requerimento pelo deputado Estadual Álvaro Porto, e aprovado pela Casa, o evento será pautado pelo reconhecimento e gratidão ao trabalho social e religioso que a instituição prestou e presta ao Agreste Meridional a aos municípios abrangidos no Sertão e Mata Sul.

A Diocese de Garanhuns foi criada pelo Papa XV em 02 de agosto de 2018 através da Bula Archidiocesis Olindensis et Recifensis. O documento desmembrou o Agreste Meridional e ainda Nazaré da Mata e Pesqueira da Arquidiocese de Olinda e Recife. A medida foi tomada para descentralizar o comando da ação da Igreja em Pernambuco, garantindo autonomia à atuação dos sacerdotes em suas respectivas regiões.

Atualmente, a Diocese, que fica localizada no Centro-Sul Oriental do Estado de Pernambuco, compreende 26 municípios, sendo dois na Zona da Mata (Quipapá e São Benedito do Sul), dois no Sertão (Itaíba e Águas Belas) e vinte e dois no Agreste do Estado (Garanhuns, Caetés, Capoeiras, Paranatama, Saloá, Bom Conselho, Lagoa do Ouro, Correntes, Brejão, Terezinha, Iati, São Bento do Una, Jurema, Calçado, Jupi, Jucati, Lajedo, Panelas, São João, Angelim, Palmerina e Canhotinho).
.

O centenário se dará, de fato, no dia 02 de agosto, mas, segundo a justificativa do requerimento assinado por Álvaro Porto, as comemorações começam desde já. A própria Diocese já programa festividades, romarias e outros eventos de celebração. O ponto alto será o Congresso Eucarísitico Diocesano.

"Por este motivo, solicito que esta Casa Legislativa abra as suas portas para celebrar o centenário da Diocese de Garanhuns, responsável por evangelizar e formar o povo de Deus na fé. Verdadeiramente, a Diocese de Garanhuns tem uma bela passagem percorrida na profusão de fé e significativa trajetória, que muito nos orgulha e, portanto, é extremamente justo e oportuno que este Poder Legislativo celebre, numa sessão solene, a ocasião da passagem dos seus 100 anos de fundação", afirmou Porto, no requerimento.

Aprovado, o requerimento foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira passada (16). Estão convidados o arcebispo de Recife e Olinda, Dom Antônio Fernando Saburido, o bispo de Garanhuns, Paulo Jackson Nóbrega, o prefeito do município, Izaías Régis (PTB), vereadores, secretários, autoridades representantes da sociedade de Garanhuns, assim como toda a população do Agreste Meridional e de todos municípios alcançadas pela Diocese na Mata e na região Sertão do Estado Pernambucano.

A sessão solene será realizada às 18h, no auditório Senador Sérgio Guerra, 1º andar do Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, na Rua da União s/n. Boa Vista.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário