domingo, 18 de fevereiro de 2018

Rio: Temer anuncia criação do Ministério de Segurança Pública

Elaboração da nova pasta, faz parte de uma estratégia do presidente para criar uma marca 
para seu governo na área de segurança pública. (Folhapress – Foto: Alan Santos/PR).

O presidente Michel Temer anunciou neste sábado (17), em reunião no Rio de Janeiro a criação do Ministério de Segurança Pública. A formação da pasta foi decidida nos últimos dias pelo governo. Neste sábado, Temer esteve no estado Fluminense, afim de tratar temas relacionados a intervenção federal na segurança do Estado. Em pronunciamento após a reunião, o presidente assegurou que a nova pasta vai coordenar o trabalho de segurança pública em todo o país. "Isso vai acontecer na próxima semana, no mais tardar na outra semana. Já conversei com os presidentes da Câmara e do Senado", disse o presidente.

O assunto já vinha sendo tratado pelo governo nos últimos meses, mas ganhou força com a onda de violência vivida pelo Rio durante o Carnaval. Pelo esboço feito pelo Palácio do Planalto, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional iriam para o controle da nova pasta, o que esvaziaria o Ministério da Justiça.

O nome do novo ministro ainda não foi anunciado. Um dos mais cotados é o de José Mariano Beltrame, ex-secretário estadual de Segurança do Rio de Janeiro. A criação da nova pasta faz parte de estratégia do presidente de criar uma marca para seu governo na área de segurança pública. Segundo pesquisa interna do MDB, o tema é um dos que mais preocupam os brasileiros para o processo eleitoral deste ano. Segundo a Folha de S.Paulo apurou, o ministério será de caráter extraordinário, ou seja, com prazo de validade, podendo ser extinto quando arrefecer a crise na segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário