terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Garanhuns: Secretaria de Saúde segue combatendo a dengue

Para acabar com o Aedes aegypti, secretaria vem realizando ações com bomba 
costal para pulverização do mosquito em diversos locais. (Fotos: Secretaria de Saúde).

A Secretaria de Saúde de Garanhuns, por meio do Programa de Combate ao Aedes aegypti, iniciou os ciclos do ano de 2018 do bloqueio viral do Aedes aegypti - mosquito responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e do Zika vírus. A medida de prevenção utiliza o sistema Ultra Baixo Volume (UBV) leve com a bomba costal e tem a finalidade de interromper o ciclo de transmissão das doenças citadas. Um dos Distritos de Garanhuns, o de São Pedro foi o primeiro local  a receber a equipe.

A ação com bomba costal para pulverização desses mosquitos, é realizada nas imediações de locais onde foi detectado algum caso das doenças transmitidas pelo inseto, quebrando assim, o ciclo de desenvolvimento do Aedes aegypti. Além disso, o trabalho dos agentes de endemias da secretaria na cidade, é contínuo, visitando cada residência e depositando o larvicida nos reservatórios de água existentes.

Apesar dos bons resultados obtidos em pesquisas anteriores, a exemplo, no último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) aqui em Garanhuns, algumas localidades apresentaram um índice de infestação expressivo com o crescimento de focos do mosquito; entre eles estão a Vila do Quartel, com 20,6%, e a Cohab III, com 17,7%. Esses dados, ensejam atuação intensificada da Secretaria de Saúde.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário