segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

PE: Tadeu é eleito deputado mais atuante em favor dos municípios

Pontuação obtida por Alencar, que o colocou em posição de destaque, assim como,
a de cada Deputado, tem relação com seu apoio a pauta municipalista. (Amupe / Nil Júnior).

A Associação Municipalista aqui do Estado de Pernambuco (AMUPE), compartilhou informação da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, disponibilizou em nota nas redes sociais, e ainda no seu site, através do link Observatório Político; o ranking dos Deputados tidos como os que mais apoiam a pauta municipalista. “O link monitora os deputados e senadores em todas as plenárias e monta um ranking com os parlamentares mais atuantes e os menos por estado, assim você cidadão consegue acompanhar de perto se o seu deputado e senador está atuando a favor dos municípios ou não”, diz na nota.

A pontuação de cada Deputado tem relação com seu apoio a pauta municipalista. Temas como o Parcelamento de Débitos Previdenciários dos Municípios, Veto do ISS, PLP 366/2013 – ISS (Cartões, leasing e construção civil),  Segurança Pública como competência comum dos Municípios , PEC dos Precatórios e PEC 1/2015 – Aplicação anualmente de valor mínimo pela União em ações e serviços públicos de saúde.

Quando vota com base no que a CNM considera “em favor dos municípios, o Deputado pode somar a depender da importância da matéria entre 4 e 12 pontos”. Ele tem pontos descontados quando vota contrário. No Senado, Humberto Costa aparece como o mais atuante, seguido de armando Monteiro e Fernando Bezerra Coelho.
.

Silvio Costa Filho: “Este, já é o ano mais violento da história de PE”

Em aparte ao discurso de Silvio, proferido na Alepe, Edilson Silva (PSOL) ressaltou que o número de homicídios voltou ao nível de antes da criação do Pacto pela Vida. (Alepe – Foto: divulgação).

O número de 5.030 homicídios, ocorridos entre janeiro e novembro deste ano, aqui no estado, divulgado pela Secretaria de Defesa Social, na última sexta-feira (15), foi destacado pela Bancada de Oposição, na Reunião Plenária desta segunda (18), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Segundo o líder oposicionista, Sílvio Costa Filho (PRB), a segurança pública de Pernambuco tem índices piores do que a de Estados vizinhos.

“Este já é o ano mais violento da história de Pernambuco, que completa mais de 12.300 assassinatos na gestão do atual Governador, Paulo Câmara”, ressaltou. “Os governistas argumentam que o problema é nacional, mas eles escondem que Estados próximos diminuíram a criminalidade: como, Alagoas em 6%, Paraíba em 4% e Piauí em 5%. Já aqui em Pernambuco, tivemos um aumento de 26%”, afirmou Costa, nesta segunda.

Em aparte ao discurso de Silvio, na Alepe, Edilson Silva (PSOL) ressaltou que o número de homicídios, voltou ao nível de antes da criação do programa Pacto pela Vida. “Os projetos que o Poder Executivo conseguiu aprovar para o setor pioraram sua relação com a tropa policial”, avaliou. “A única coisa boa neste governo é a propaganda, que apresenta um Pernambuco diferente da realidade. Na vida real, os pernambucanos estão vendo a violência tomar conta do Estado”, declarou Álvaro Porto, do Partido Social Democrático (PSD), avaliando que a gestão estadual “está fora do prazo de validade, e vai ser trocada em 2018”.

“Quando nós avisamos que Pernambuco ia superar o número de cinco mil homicídios ao fim de 2017, diziam que estávamos apostando no ‘quanto pior melhor’. Infelizmente, chegamos a esse número ainda em novembro”, registrou Teresa Leitão (PT). Ela apontou, ainda, que a gestão, Câmara teve três secretários de segurança em menos de três anos.

Governo de PE viabiliza empregos à egressos de Penitenciárias

Ao todo, gestão estadual, proporcionou a contratação de 22 funcionários
em regime CLT, que já passaram por unidades prisionais.

Egressos do Sistema Penitenciário do estado de Pernambuco têm muito para comemorar ao final deste ano de 2017. Eles terminaram de cumprir suas penas e por meio do trabalho e dedicação conseguiram ser contratados pelo regime CLT. A conquista deve-se a parceria do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Patronato Penitenciário, com empresas públicas e privadas.

Uma delas é a Algo Bom, fábrica de estopa e pano de chão, localizada em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), que desenvolve o projeto de Ressocialização desde 2000. Seis egressos tiveram as carteiras assinadas este ano na empresa. Ao todo são 22 funcionários em regime de CLT, que já passaram por unidades prisionais.  De acordo com a Lei de Execuções Penais, o reeducando pode trabalhar, mas sem carteira assinada. Esta só é conquistada após o término da pena.

Carlos Eduardo Mizael, 33, chegou a Algo Bom em 2014, cumprindo a liberdade condicional, e foi na casa que reconstruiu a vida. Conheceu a companheira, namorou, noivou, casou em janeiro deste ano e, para consagrar o novo ciclo,  encerrou a pena e foi contratado com carteira assinada no último mês de outubro. “Foi Deus que me ajudou a conseguir. É muita alegria e o pensamento agora é ter um filho”, comemora.

Prefeitura de Garanhuns recupera mais quatro estradas vicinais

João Paulo Sobral: “Estamos em um trabalho acelerado para atender todas as demandas, 
para uma melhor locomoção da população.” (Secom/PMG – Fotos: Divulgação).

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, segue com um trabalho árduo na recuperação das estradas vicinais da zona rural de Garanhuns. Semana passada as estradas dos sítios dos distritos de Miracica e São Pedro receberam equipes para executar a recuperação. Esta semana as ações são de continuidade contemplando o Distrito de Miracica (entre a divisa de Brejão e Garanhuns), as estradas de Baixa da Telha, Mata da Onça e Sítio Lajeiro.

“Estamos em um trabalho acelerado para atender todas as demandas, para uma melhor locomoção da população. Pedimos um pouco mais da ajuda dos moradores. Alguns estão dificultando o nosso trabalho, sem querer cooperar com todo o processo da recuperação”, assegura o titular da pasta, João Paulo Sobral.

Algumas estradas faziam muito tempo que não recebiam a ação. A manutenção das estradas é uma das prioridades do Governo Municipal. Assim, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente segue um cronograma e vem trabalhando intensamente para atender a todas demandas.
.

Garanhuns: Faculdade de Direito oferece orientação jurídica grátis

Projeto desenvolvido pela FDG, o Dhialogue, está atuando, desde o mês de outubro, 
em comunidades da COHAB III, Manoel Chéu, Heliópolis, Boa Vista, Aloísio Pinto e Liberdade.

Mais uma vez a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA ultrapassa os muros da sala de aula e promove ações voltadas para as comunidades mais carentes do Município. Através do Departamento de Pesquisa e Extensão Universitária – DEPEX da AESGA, alunos e professores da Faculdade de Direito de Garanhuns – FDG estão realizando o Projeto DHialogue - Direitos humanos, família e trabalho.

Coordenado pela professora Bruna Maria Jacques e acompanhado dos alunos da FDG Lucas Evangelista Costa, Aline Inocêncio de Sousa e Marcelle Anne Nogueira da Silva, o Projeto de Extensão consiste em atuar no desenvolvimento do progresso social, através da divulgação e disseminação dos conhecimentos de temas de direitos humanos, direito de família, como também questões pertinente ao emprego e as diversas formas de relações de trabalho, realizadas por meio de palestras e serviços de orientação jurídica.

O DHialogue, de acordo com informações colhidas pelo Blog do Gidi Santos junto a AESGA, está atuando, desde o último mês de outubro, em comunidades da COHAB III, Manoel Cheu, Heliópolis, Boa Vista, Aloisio Pinto e Liberdade. Desde então, foram firmadas importantes parcerias com a Paróquia Santa Tereza do Menino Jesus, no Magano; a Associação WEFA – Luta e Educação Para Todos, em Heliópolis e com a Quarta Igreja Presbiteriana de Garanhuns, na Boa Vista, de forma a fortalecer e ampliar os atendimentos.

“Desde que o Projeto foi encaminhado ao DEPEX pela professora Bruna percebemos a importância e a necessidade de colocá-lo em prática, seguindo o preceito da Autarquia de cumprir seu papel social junto à comunidade local”, destaca o coordenador do Departamento de Extensão Universitária, José Carlos Vilar.
.

.

Magia do Natal: artistas locais se destacam no Palco Prefeitura

Este ano, e pela primeira vez, evento conta com um aplicativo oficial, com  a programação, 
que já está disponível para download, no Google Play Store. (Secom/PMG – Fotos: Camila Queiroz).

A noite deste domingo (17) foi de grande público na avenida Santo Antônio, onde diversas famílias e turistas pararam para conferir mais um Desfile de Papai Noel e os shows musicais do Palco Prefeitura, responsáveis por encerrar mais um fim de semana da Magia do Natal em Garanhuns - marcado por apresentações de artistas nacionalmente conhecidos.

Crianças e adolescentes dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) do município, encantaram os presentes durante o Desfile de Papai Noel, que na próxima semana, será realizado nos dias 23 e 25 de dezembro. Um grupo com mais de 80 garotos (a), de 06 a 14 anos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município de Correntes vieram acompanhar o cortejo. “É uma realização de um sonho. Porque o grupo é de crianças carentes que geralmente não tem acesso a um evento como este, estão todos encantados com o Papai Noel”, afirmou a professora Juliete Bezerra.

No Palco Prefeitura, a companhia Fisa D’ Arte iniciou as apresentações. O grupo formado por Isabel Bortnik e Filipe Bortnik, uniu música, teatro e dança como forma de abordar o verdadeiro sentido do Natal. Em seguida foi a vez dos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Luís Pereira Junior, do município de Caetés, com um repertório que variou de grandes composições da bossa nova, ao ritmo sertanejo universitário. O grupo foi criado em 2016 e conta com 7 participantes.
.

A Banda Outono trouxe os sucessos do rock nacional, canções como “Há Tempos” e “Pais e Filhos”, da banda Legião Urbana, animaram o público presente. Em seguida, foi a vez de Lucas Notaro e os Corajosos subirem ao palco. O artista já se apresentou em diversos festivais de música do estado e encerrou a programação de hoje.

A Magia do Natal é realizada pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ferreira Costa, Uninassau, Mano Imóveis, Casa das Balas, Farmácias FTB e Café Ouro Verde. A programação oficial está disponível no site www.garanhuns.pe.gov.br.

APP – A “Magia do Natal” conta pela primeira vez com um aplicativo oficial. O app disponibiliza a programação do evento, guias turísticos, gastronômico e comercial. O aplicativo foi desenvolvido pela ArMidia Desenvolvimentos, empresa de Garanhuns, em parceria com a Prefeitura e está disponível para download para o sistema Android.
.
.